sábado, 30 de novembro de 2013

ANGOLA E CABO VERDE ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO NA ÁREA DA DEFESA

Luanda - A República de Angola e de Cabo Verde vão assinar, nos primeiros dias do mês de Dezembro, naquele país, um Acordo de Cooperação na área da Defesa, com vista ao reforço da cooperação bilateral no sector em diversos domínios, anunciou hoje (sábado), uma nota daquele pelouro dirigida à Angop, em Luanda.

Neste âmbito, uma delegação do Ministério da Defesa Nacional, chefiada pelo titular da pasta,  Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem, vai cumprir, de um (1) a quatro (4) de Dezembro, uma missão oficial e de trabalho naquele arquipélago, no âmbito das relações de amizade e cooperação existente entre os dois Estados lusófonos.  

Durante a sua visita,  Cândido Van-Dúnem vai abordar com o seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Homero Tolentino Araújo, vários aspectos ligados ao reforço da cooperação entre o Ministério da Defesa Nacional (MINDEF) de Angola e de Cabo Verde, com destaque para a questão da assinatura do Acordo de Cooperação, a decorrer na próxima semana.

Integram a comitiva, vários generais, altos oficiais das Forças Armadas Angolana (FAA) e quadros sénior do MINDEF e seus altos funcionários, entre os quais o Director Nacional de Relações Internacionais do Ministério da Defesa,  José Luís Caetano Higino de Sousa “Zé Grande”, que de 22 a 26 de Setembro último esteve em Cabo Verde, a frente de uma comitiva, para preparar e harmonizar o projecto de Acordo a ser rubricado.

Angola e a República de Cabo Verde mantêm excelentes relações de cooperação no quadro bilateral e a nível da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), abrangendo as áreas político-diplomatica, defesa e segurança, transportes, educação, saúde, agricultura, pescas, petróleos, entre outros sectores com menor impacto.
Fonte:Angop

ANGOLA: PAÍS DE LÍDERES MUTANTES – RAÚL DINIZ

Luanda - Chegamos a um ponto que não faz mais sentido ouvir e/ou levar a sério qualquer comunicado que venha do incongruente MPLA/JES. Todo falatório que venha do MPLA/JES a muito deixou de ser importante, por essa organização aninhar dentro dela autênticos criminosos que mudaram e o rumo que o país deveria seguir para que os angolanos vivessem em paz e harmonia na sua terra sequestrada.

O LÍDER ILLUMINATI DA MENTIRA ENGANOSA
O partido dirigido pelo iluminado templário Eduardo dos Santos é uma quadrilha criminosa que se organiza na desorganização criada na desordem que gera em torno do estado desorientado pelo excesso de prazo de validade forçada! Hoje mais do antes percebemos a razão desse estranho estresse tão evidente, que provocou uma desproporcional paranoia coletiva que atingiu todo interior das instituições do estado acabando por afetar igualmente todo diretório do partido que sustenta o regime antidemocrático que estamos com ele!
O MEDO DO REGIME É IRREVERSÍVEL
Muitas são as razões que levaram o partido de Eduardo dos Santos a sair quatro vezes seguidas a publico com alegóricos e descompassados pronunciamentos disfuncionais que demonstram desnorte, que põe a descoberto o medo desconfortável, que provocou o descontrolo que reina nas hostes desesperadas da coligação do mal composta pela maioria fictícia parlamentar, cidade alta, casa de segurança do presidente da republica e principalmente no comité central do MPLA/JES.
 Nada vem ao acaso, mas agora sabemos por fontes estrangeiras ligadas ao regime, que o feiticeiro imortal chefe da gang criminosa sequestrador do nosso país está afinal numa clinica oncológica em busca de tratamento como eu havia anunciado em primeira mão, apesar de na altura ninguém ligar importância ao meu alerta! Hoje o meio de comunicação do amigo estranho do MPLA a RTP confirmou o que a maioria do povo á muito desconfiava!
 A atrapalhação do regime e tal que tentam a todo custo passar uma falsa tranquilidade referente ao estado de saúde do cabeça do regime enlouquecido está centrado receoso medo de se provocar eventuais guerras intestinais em busca de protagonismos estranhos no interior do regime. Tudo tem um fim na vida dos mortais, mas o fim maior que nós a maioria excluída será a hora em que se anunciará aos quatro ventos a morte e o consequente enterro do vergonhoso regime angolano. Leia mais

MOÇAMBIQUE: GOVERNO PORTUGUÊS DISPONÍVEL PARA APOIAR VÍTIMAS DE QUEDA DE AVIÃO

O Governo português está disponível para apoiar as famílias das vítimas da queda do avião das linhas aéreas moçambicanas, na sexta-feira, tendo já disponibilizado ajuda também, se necessária, a Moçambique.
Governo português disponível para apoiar vítimas de queda de avião
Em declarações à Agência Lusa, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, disse que todas as famílias das seis vítimas portuguesas já foram contactadas, a quem o Governo expressa condolências, o que também já fez junto do ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Oldemiro Baloi.

Um avião das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) despenhou-se na sexta-feira no Parque Nacional de Bwabwata, no norte da Namíbia, e morreram os 27 passageiros e os seis tripulantes.
Na tarde de hoje, o ministro falou com o seu homólogo moçambicano, Oldemiro Baloi, a quem expressou condolências e se disponibilizou para prestar apoio, e também falou com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, Georges Chikoti, "expressando também as condolências pelos angolanos que pereceram no acidente".
"Combinámos que prestaríamos, os respetivos governos, o auxílio que for considerado necessário", disse Rui Machete à Lusa.
O ministro esclareceu que todas as famílias dos seis portugueses mortos (todos homens) já foram contactadas e que todas estão em Portugal, e salientou que o Governo e em particular o Ministério dos Negócios Estrangeiros "está à disposição para, logo que se conheça o plano que vai ser estabelecido pelas autoridades da Namíbia, prestar todo o apoio que for considerado necessário".
"Aguardamos indicação do Governo da Namíbia para saber qual o plano em termos de recolha dos cadáveres e naturalmente estaremos a disposição das famílias portuguesas para o que se tornar necessário no que respeita à recuperação e depois ao repatriamento dos corpos", disse Rui Machete, acrescentando ainda que Portugal está disponível para ajudar se para tal for solicitado.
Também o Instituto Nacional da Aviação Civil já entrou em contacto com o seu homólogo moçambicano e disponibilizou os seus serviços, disse o ministro, salientando as naturais dificuldades que vão decorrer da zona de difícil acesso onde caiu o avião.
"Neste momento todos os postos consulares e embaixadas de Portugal em Moçambique, África do Sul, Namíbia e Angola estão em alerta para os serviços que forem necessários", disse Rui Machete.
De acordo com a LAM seguiam no avião 10 moçambicanos, nove angolanos, cinco portugueses, um francês, um brasileiro (também com nacionalidade portuguesa) e um chinês.
Rui Machete admitiu à Lusa que possam existir outros casos de dupla nacionalidade e que a LAM não tenha conhecimento, pelo que pode haver mais cidadãos portugueses envolvidos.
Na sexta-feira, o voo 470 da LAM despenhou-se sexta-feira no Parque Nacional de Bwabwata, no norte na Namíbia, durante um temporal que assolava a região.
Os destroços, carbonizados, só foram detetados já hoje por avião e as autoridades namibianas já mandaram para a zona meios para averiguar as causas do acidente.
No avião, seguiam 33 pessoas, 27 passageiros e seis tripulantes. Na aeronave seguiam dez moçambicanos, nove angolanos, seis portugueses (um dos quais luso-brasileiro), um francês e um chinês.
Entretanto, foi decidida a criação de uma comissão de inquérito moçambicana do acidente, que contará com elementos da transportadora aérea e do Ministério dos Transportes e Comunicação, e outra internacional liderada pela Namíbia.
A comissão internacional contará com peritos da Namíbia (onde caiu o avião), Moçambique (de onde era a companhia) e Brasil (país de onde é o fabricante, a Embraer).

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PAULO TORRES É O NOVO SELECIONADOR DA GUINÉ-BISSAU

Paulo Torres é o novo selecionador da Guiné-Bissau
O técnico português Paulo Torres rubricou esta sexta-feira com o governo de transição da Guiné-Bissau um contrato de três anos como selecionador de futebol do país, disse à agência Lusa, o diretor-geral dos Desporto guineense, José da Cunha.
O salário do técnico não foi revelado, mas José da Cunha adiantou que Paulo Torres vai ter um adjunto português e outro guineense para desenvolverem um trabalho de base desde as camadas de formação (sub-17) até à seleção principal.
"A ideia é começar de base até ao topo. Não vamos pedir títulos ao Paulo Torres, apenas esperamos que desenvolva um trabalho com consistência", disse o diretor-geral do Desporto guineense.
Em declarações à imprensa após a assinatura do contrato, o novo selecionador de futebol da Guiné-Bissau prometeu trabalhar com as condições que lhe foram oferecidas pelas autoridades e que vai residir no país.
"Assino este contrato de coração e com grande orgulho", afirmou Paulo Torres, que prometeu dedicar-se ao máximo pela causa de um país que diz admirar e onde se sente como se estivesse em casa.
O treinador português diz que vai trabalhar para potenciar os jogadores guineenses que, na sua opinião, são como "um diamante por lapidar".

PORTUGAL: ALGUNS EXEMPLOS DE DÚVIDAS QUE O TRIBUNAL DE CONTAS ENCONTROU NAS DESPESAS PÚBLICAS…

VOU PARTILHAR CONVOSCO O E-MAIL QUE UM COLEGA ME ENCAMINHOU.
E-mail encaminhado:
Se isto da "coisa pública" tudo fosse levado a sério como devia, estes gajos pura e simplesmente deveriam levar um grande piparote no  cú,  no exacto momento em que fossem descobertos, e serem presos, para além de, de imediato, terem de repôr tudinho o que lhes não pertencesse, tal como me aconteceria na minha empresa. Mas há muita gente, a começar por muitos legisladores, que confundem (será?!...) democracia com bandalheira e vale-tudo, porque "isto é tudo nosso"...
Gostei sobretudo do bom gosto daqui da minha vizinha autarquia de Loures (652.300,00 euros em vinhos brancos e tintos). De entre todas as vigarices seria sem dúvida a que eu escolheria para mim porque ao menos embebedava-me para toda a vida e esqueceria esta porca miséria da política portuguesa.
 
Poderá isto ser verdade? Se é, é crime; se é mentira, é crime a difamação. Amanhã há mais e mails, e a paródia continua. Andamos distraídos, e prontos, como diz a gente comum. Os senhores da televisão explicam.
Amigos isto foi tirado do Tribunal de contas.........
Estou sem palavras !!!!!!!!
AQUI VOS DEIXO ALGUNS EXEMPLOS DE DÚVIDAS QUE O TRIBUNAL DE CONTAS ENCONTROU NAS DESPESAS PÚBLICAS…
POR FAVOR, NÃO DEIXEM DE LER!!!
1.      ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DO ALENTEJO, I. P.
- Aquisição de 1 armário persiana; 2 mesas de computador; 3 cadeiras c/rodízios, braços e costas altas: 97.560,00€
Eu não sei a quanto está o metro cúbico de material de escritório mas ou estes armários/mesas/cadeiras são de ouro sólido ou então não estou a ver onde é que 6 peças de mobiliário de escritório custam quase 100 000€.
Alguém me elucida sobre esta questão?
2.      MATOSINHOS HABIT – MH
 – Reparação de porta de entrada do edifício: 142.320,00 €
Alguém sabe de que é feita esta porta que custa mais do que uma casa?
3.      UNIVERSIDADE DO ALGARVE – ESC. SUP. TECNOLOGIA – PROJECTO TEMPUS
– Viagem aérea Faro/Zagreb e regresso a Faro, para 1 pessoa no período de 3 a 6 de Dezembro de 2008: 33.745,00 €
Segundo o site da TAP a viagem mais cara que se encontra entre Faro-Zagreb-Faro em classe executiva é de cerca de 1700€. Dá uma pequena diferença de 32 000 €. Como é que é possível???
4.      MUNICÍPIO DE LAGOA
 – 6 Kit de mala Piaggio Fly para as motorizadas do sector de águas: 106.596,00 €
Pelo vistos fazer um “Pimp My Ride” nas motorizadas do Município de Lagoa fica carote!!!
5.      MUNICÍPIO DE ÍLHAVO
– Fornecimento de 3 Computadores, 1 impressora de talões, 9 fones, 2 leitores ópticos: 380.666,00 €
Estes computadores devem ser mesmo especiais para terem custado cerca de 100 000€ cada….Já para não falar nos restantes acessórios.
6.      MUNICÍPIO DE LAGOA
– Aquisição de fardamento para a fiscalização municipal: 391.970,00€
Eu não sei o que a Polícia Municipal de Lagoa veste, mas pelos vistos deve ser Haute-Couture.
7.      CÂMARA MUNICIPAL DE LOURES
– VINHO TINTO E BRANCO: 652.300,00 €
Alguém me explica porque é que a Câmara Municipal de Loures precisa de mais de meio milhão de Euros em Vinho Tinto e Branco????
8.      MUNICIPIO DE VALE DE CAMBRA
– AQUISIÇÃO DE VIATURA LIGEIRO DE MERCADORIAS: 1.236.000,00 €
Neste contrato ficamos a saber que uma viatura ligeira de mercadorias da Renault custa cerca de 1 milhão de Euros. Impressionante…
9.      CÂMARA MUNICIPAL DE SINES
– Aluguer de tenda para inauguração do Museu do Castelo de Sines: 1.236.500,00 €
É interessante perceber que uma tenda custa mais ou menos o mesmo que um ligeiro de mercadorias da Renault e muito mais que uma boa casa... E eu que estava a ser tão injusto com o município de Vale de Cambra…
10.  MUNICIPIO DE VALE DE CAMBRA
– AQUISIÇÃO DE VIATURA DE 16 LUGARES PARA TRANSPORTE DE CRIANÇAS: 2.922.000,00 €
E mais uma pérola do Município de Vale de Cambra: uma viatura de 16 lugares para transportar crianças custa cerca de 3 milhões de Euros. Upsss, outra vez o município de Vale de Cambra…
11.  MUNICÍPIO DE BEJA
– Fornecimento de 1 fotocopiadora, “Multifuncional do tipo IRC3080I”, para a Divisão de Obras Municipais: 6.572.983,00 €
Este contrato público é um dos mais vergonhosos que se encontra neste site. Uma fotocopiadora que custa normalmente 7,698.42€ foi comprada por mais de 6,5 milhões de Euros. E ninguém vai preso por porcarias como esta?
 COMO É POSSÍVEL NÃO ESTARMOS EM CRISE?
É DIFÍCIL CORTAR NAS DESPESAS PÚBLICAS…
NOTA-SE…
ACABAMOS DE VER ALGUNS EXEMPLOS…

MOÇAMBIQUE: BISPOS CATÓLICOS DA ÁFRICA AUSTRAL EXIGEM FIM DA VIOLÊNCIA MILITAR EM MOÇAMBIQUE

Maputo, 29 nov (Lusa) - Os bispos católicos da África Austral exortaram os governos da região para exigirem a cessão da violência militar em Moçambique, encorajando o diálogo entre o governo moçambicano e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição.
A região centro de Moçambique tem sido palco de confrontos intermitentes entre o exército moçambicano e homens armados da Renamo e a circulação num dos troços da principal estrada do país é feita sob colunas militares, devido a ataques armados atribuídos aos antigos guerrilheiros do movimento.
Num comunicado por ocasião da sua assembleia plenária, a Associação Inter-Regional dos Bispos da África Austral (IMBISA, na sigla inglesa) apela aos governantes da região para exigirem o fim dos confrontos, apontando o diálogo como a via para a solução das divergências entre o governo e a Renamo.

ANGOLA: PGR JÁ TEM A CONFISSÃO DA MORTE DOS DOIS EX-MILITARES RAPTADOS

A Procuradoria-Geral da República de Angola reconheceu hoje, em comunicado enviado à Lusa, que os suspeitos da morte de Alves Kamulingue e Isaías Cassule, os dois ex-militares raptados em 2012 quando tentavam organizar uma manifestação antigovernamental, confessaram o homicídio.
PGR já tem a confissão da morte dos dois ex-militares raptados
Num comunicado de três páginas, a PGR "lamenta (...) confirmar a morte" dos dois ex-militares, hipótese que a própria PGR aliás não descartava num primeiro comunicado sobre o caso, divulgado no passado dia 13.

A morte dos dois ex-militares está na base da subida da tensão política verificada nos últimos dias em Angola, com a realização no dia 23 de manifestações em vários pontos do país, convocadas pelo principal partido da oposição, União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), consideradas previamente ilegais pelas autoridades.
O segundo maior partido da oposição, a coligação eleitoral Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE) associou-se à causa e na sequência de uma colagem de cartazes, também em várias províncias, um seu dirigente viria a ser abatido, em Luanda, por efetivos da Guarda Presidencial, por alegada violação do perímetro do Palácio Presidencial.
O funeral deste dirigente, na passada quarta-feira, voltou a fazer subir a temperatura política, com os participantes na cerimónia a quase confrontarem-se com a polícia, por insistirem em acompanharem o caixão a pé, numa distância de quatro quilómetros, dentro de Luanda.
Na quinta-feira, foi a vez dos deputados das quatro forças políticas da oposição abandonarem os trabalhos do parlamento, em virtude do partido no poder, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) ter inviabilizado a realização de um debate sobre os acontecimentos dos últimos dias.
No comunicado de hoje, a PGR acrescenta estarem em curso a realização de "diligências processuais de reconstituição dos factos e de exames periciais de ADN para a identificação dos restos mortais dos infelizes".
"A PGR solidariza-se com os familiares dos infelizes pela dor e sofrimento causados pelos infaustos acontecimentos", lê-se no documento, que logo a seguir garante que tudo será feito para o "cabal esclarecimento dos factos".
Os dois ex-militares foram raptados na via pública, em Luanda, nos dias 27 e 29 de maio de 2012, quando tentavam organizar uma manifestação de veteranos e desmobilizados contra o Governo de José Eduardo dos Santos.
Mesmo depois do rapto, ex-militares saíram em duas ocasiões à rua, nos dias 07 e 20 de junho de 2012, ambas não autorizadas, com a última a ser dispersada com tiros para o ar e granadas de gás lacrimogéneo.
Dois dias depois do primeiro comunicado da PGR, o chefe do Serviço de Inteligência e de Segurança do Estado (SINSE) de Angola, Sebastião Martins, foi demitido do cargo pelo Presidente José Eduardo dos Santos.
Os motivos da decisão, não revelados, estão relacionados com o alegado envolvimento de agentes do SINSE na presumível morte dos dois ex-militares.
Sebastião Martins acumulou a chefia do SINSE com o cargo de ministro do Interior, para o qual foi nomeado em 2010 e que abandonou em outubro de 2012, por não ter sido reconduzido na formação do novo executivo saído das eleições de agosto de 2012.

LONDRES: MUÇULMANOS BRITÂNICOS MANIFESTAM-SE JUNTO A EMBAIXADA ANGOLANA

Um grupo de cerca de 30 muçulmanos concentraram-se hoje em frente à embaixada de Angola em Londres para protestar contra a alegada opressão dos praticantes do Islão naquele país.
Muçulmanos britânicos manifestam-se junto a embaixada angolana
"Estamos aqui para protestar contra a proibição do Islão em Angola. Ouvimos rumores de que não é verdade, mas as demolições e encerramento de mesquitas mostram que os irmãos muçulmanos são oprimidos", afirmou à Agência Lusa Abu Shafehi, um dos líderes do grupo.

Na origem do protesto estão notícias de que o Ministério da Justiça angolano indeferiu o pedido obrigatório de legalização de 194 organizações religiosas, entre as quais a da comunidade muçulmana.
O ativista muçulmano britânico manifestou-se convencido de que "Angola quer fazer parte da guerra ao terrorismo" e prevê mais protestos de comunidades muçulmanas noutros países.
"Os ditadores angolanos devem deixar os muçulmanos praticar e a sua fé e autorizar a lei 'sharia' (a lei islâmica tradicional) no país", defendeu.
O único manifestante angolano, Cadu Teixeira, disse à Lusa que os muçulmanos não foram respeitados.
"Não se faz, deitar abaixo mesquitas depois de deixar construir", afirmou.
Esta, na sua opinião, é uma questão política: "Não é só em relação aos muçulmanos que tem de mudar, é o presidente da República que tem de mudar".
A manifestação foi convocada através das redes sociais e de mensagens telefónicas e a hora marcada para coincidir com o fim da oração de sexta-feira numa mesquita próxima.

ANGOLA DESMENTE INTERNAMENTO DE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS

Foi noticiado durante o dia de ontem que o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, estaria internado numa numa clínica oncológica em Barcelona, Espanha. Contudo, o governo daquele país já veio desmentir a informação, que qualificou como “leviana e irresponsável”.
Angola desmente internamento de José Eduardo dos Santos
A notícia de que o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, estaria internado numa numa clínica oncológica em Barcelona, Espanha, foi hoje desmentida pelo chefe da diplomacia angolana, Georges Chikoti.

A falar à margem de um encontro com o Corpo Diplomático, Georges Chikoti alegou que a notícia era falsa.
Entretanto, foi divulgado pela Agência Lusa um comunicado assinado pela Presidência da República angolana: “O Governo da República de Angola lamenta a forma leviana e irresponsável como a RTP, empresa pública da Rádio e Televisão de Portugal está a divulgar mentiras sobre o estado de saúde do Presidente da República de Angola”.
Ainda naquela nota de imprensa, confirma-se que José Eduardo dos Santos se encontra em território espanhol, mas garante que não esteve internado em qualquer unidade médica.

AVIÃO MOÇAMBICANO "ESTÁ DESAPARECIDO" NA NAMÍBIA

A administradora-delegada das Linhas Aéreas Moçambicanas (LAM) admitiu hoje que o avião que fazia a ligação Maputo-Luanda "está desaparecido" e que estão a ser feitas buscas no norte da Namíbia.
Avião moçambicano está desaparecido na Namíbia
Em declarações aos jornalistas, no aeroporto de Maputo, Marlene Manave, explicou que o "avião está desparecido" desde o início da tarde, quando sobrevoava o norte da Namíbia, numa zona perto do Botsuana e de Angola, onde se verificaram chuvas muito fortes.

Desde o momento em que houve falta de contacto rádio com a aeronave, as autoridades moçambicanas contactaram a Namíbia para terem início buscas.
Segundo a administradora-delegada da LAM, a nacionalidade dos passageiros "ainda não foi apurada".
A agência Lusa tentou contactar com o gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e com o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, mas tal ainda não foi possivel.
No voo, seguiam 28 passageiros a bordo (27 adultos e uma criança) e seis tripulantes.
Segundo a página da empresa que gere os aeroportos namibianos não aterrou qualquer avião proveniente de Moçambique.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ANGOLA PROÍBE ISLÃO E FECHA MESQUITAS

As autoridades de Angola proibiram o Islão e estão a fechar mesquitas, naquilo que consideram um "esforço para parar a propagação do "extremismo" muçulmano".

A Ministra da Cultura de Angola, Rosa Cruz e Silva, explica que "o processo de legalização do Islão não foi aprovado pelo Ministério da Justiça e, portanto as mesquitas em todo o país serão fechadas e demolidas".
Os angolanos decidiram igualmente proibir dezenas de outras religiões e seitas que, segundo o governo, atentam contra a cultura da nação, cuja religião maioritária é o Cristianismo, praticado por 95% da população.
O jornal angolano O País relata que cerca de 60 mesquitas já foram fechadas. Já os representantes da comunidade muçulmana denunciam que estas medidas foram tomadas sem consulta e que não se constituem em uma pequena seita.
As autoridades de Luanda alegam que "os muçulmanos radicais não são bem-vindos no país e que o governo angolano não está preparado para legalizar a presença de mesquitas", nação que se tornou a primeira do mundo a proibir o Islão.
Fonte: angonotícias.com

ANGOLA: POLÍCIA LANÇA GÁS LACRIMOGÉNIO DO CORTEJO FÚNEBRE DO JOVEM ASSASSINADO PELA UGP

Luanda - O cortejo fúnebre para o último adeus ao jovem Manuel Carvalho “Ganga” assassinado no dia 23 de Novembro pela guarda presidencial, esta a ser marcado por turbulência precipitadas pela Policia Nacional.
O corpo de Manuel Carvalho “Ganga” encontrava-se, em câmara ardente desde terça feira, no salão dos bombeiros, ao lado do hospital militar de Luanda com previsão de seguir por volta das 9h00 ao cemitério de Santa Ana, nos arredores do Comando Provincial de Luanda.
Durante a marcha a multidão que acompanha em andamento (dos bombeiros até ao cemitério) com o carro fúnebre em frente, foi interrompida pela polícia nacional que decidiu pôr ao longo trajecto um forte aparato de efectivos.
De acordo com o activista Victor Hugo  Ngongo “três helicópteros patrulham o cemitério da Santa Ana e há informações que os efectivos da polícia dispararam bombas de gás lacrimogénio durante a caminhada. Eu estou na Santa Ana.”
Uma segunda testemunha que acompanhava o cortejo nos arredores do supermercado Jumbo confirma que foram atirados gás contra as pessoas. “Fomos travados no cortejo por um forte aparato policial com gás lacrimogéneo helicópteros etc., há desmaios. Os helicóptero estão a fazer voo e as pessoas estão envolvidas em pó de areia mesmo em torno do carro fúnebre”
1397669_599416530125484_1697036067_o.jpg
Um terceira testemunha, amigo do malogrado que pede para não ser citado,  conta que “a marcha funerária de Wilbert Ganga está parada junto ao Jumbo porque a polícia não deixa avançar. Há PIR por todo lado. Fiz o trajecto Feira Popular - Cemitério Sant'Ana de candongueiro e deu pra ver a cavalaria escondida um pouco mais em frente. Os policias estão fortemente armados por todo caminho. Em cima sobrevoa o helicóptero da polícia.”
A Policia impediu que se realizasse o  cortejo fúnebre a pé obrigando as pessoas a apanharem autocarros para chegarem até ao cemitério. “Fomos impedidos pela barreira da polícia que encontramos no Jumbo. A situação está feia, até os mortos são impedidos de serem enterrados. O carro da urna está parado. Os polícias alegam que estão a espera das ordens superiores”, lamentou  uma quarta testemunha.

GUINÉ-BISSAU: NÃO PODE HAVER MAIS IMPUNIDADE NO PAÍS – RAMOS-HORTA

 


Rádio Onu entrevista José Ramos-Horta
 
O enviado especial da ONU para a Guiné-Bissau, José Ramos Horta, afirmou que não pode mais haver impunidade no país.
 
O ex-presidente do Timor Leste fez a declaração em entrevista à Rádio ONU, logo depois de pronunciamento no Conselho de Segurança sobre a situação no país africano.
 
Segundo ele, "não se pode fazer golpes e depois esperar a anistia."
 
Para o representante do Secretário-Geral, a saída da crise vai acontecer apenas através do diálogo entre os políticos e os militares.
 
Ramos Horta disse ainda que a situação agora na Guiné-Bissau está bem melhor depois da onda de violência registrada há algumas semanas.
 
Ele disse que alertou o Conselho de Segurança sobre a questão das violações dos direitos humanos no país africano. Segundo Ramos Horta, o órgão está preparado para adotar ações direcionadas contra pessoas ou instituições que estão agindo fora da lei.
 
O enviado especial da ONU acredita que com o forte envolvimento da comunidade internacional será possível realizar as eleições em março de 2014.
 

MOÇAMBIQUE - AUTÁRQUICAS 2013: POLÍCIA MATA DOIS ADOLESCENTES EM GÚRUÈ

 

Verdade (mz)
 
Na sexta-feira passada (22), a Polícia da República de Moçambique (PRM) em Gúruè, na província da Zambézia voltou a recorrer, desnecessariamente, à força, e matou a tiro dois adolescentes, dos quais um rapaz de 15 anos de idade e uma menina de 17 anos, que acompanhavam um grupo de cidadãos que contestavam a vitória supostamente fabricada do candidato da Frelimo, Janguir Ussene, nas eleições da última quarta-feira (20). É naquela autarquia, onde a população já havia prometido não votar na Frelimo, assim como em Mocuba, após o término da contagem de votos o MDM e os seus candidatos constam como vencedores e os munícipes estavam atentos a esses resultados ao mesmo tempo que já contavam vitória a favor do partido de Daviz Simango.
 
Entretanto, algum malabarismo dos órgãos de administração eleitoral viciou os votos colocando-os a favor da Frelimo, um partido com 50 anos de existência e que, de há tempos para cá tem sido fortemente contestada pelos seus membros e simpatizantes, sobretudo desde 2004, altura em que Armando Guebuza se tornou Presidente da República e da mesma formação política.
 
Na sequência da contestação dos citadinos de Gúruè - sem recurso a nenhuma violência -, contra os resultados do último escrutínio, a PRM disparou contra cidadãos desarmados, tendo acabado com duas vidas inocentes. Um agente da Polícia ficou gravemente ferido, pois na altura em que pretendia disparar, a população, já enfurecida, com a morte dos dois adolescentes, conseguiu dominar o homem, apoderou-se da sua arma e o agrediu fisicamente.
 
Refira-se que aquando da apresentação pública de Janguir Ussene, após as eleições internas da Frelimo, em Agosto deste ano, ele foi rejeitado publicamente pelos residentes e estes prometeram não votar nele nem no seu partido caso concorresse no escrutínio passado. Ao que tudo indica, a população sabia o que estava a dizer e cumpriu a sua promessa.
 
No município de Gúruè vive-se um ambiente de cortar à faca. Há um reforço maior da Força de Intervenção Rápida (FIR) que sai de Cuamba. A missão desses agentes com fama de maltratar indivíduos e sem modos para reprimir as tensões sociais é andar de casa em casa com o intuito de identificar membros e simpatizantes do MDM para maltratá-los. Neste momento, existem muitas pessoas a abandonarem as casas residência porque temem represálias. Há informações de que o próprio candidato da Frelimo, Janguir Ussene, pediu para renunciar ao cargo porque ninguém contava com o ambiente que se vive localmente. Aliás, ele reconhece que em nenhum momento ganhou as eleições realizadas no dia 20 deste mês, por isso, prefere demitir-se. Ele e um comerciante e quer tocar a vida para frente. Contudo, a Frelimo não lhe deixa fazer isso.
 
Agora, Janguir Ussene anda com escolta e a sua família está a abandonar as casas. Apesar do medo dos homens da FIR à paisana que circulam pela autarquia, por sua vez, a população está a “caçar” o pessoal da Frelimo e familiares também para fazer justiça. Instalou-se uma turbulência em Gúruè.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

PORTUGAL: QUATRO MINISTÉRIOS OCUPADOS POR MANIFESTANTES

 

TSF – publicado às 15:23
 
Há quatro ministérios que estão, neste momento, ocupados por manifestantes da CGTP. Uma ação que faz parte do "Dia da Indignação".
 
Os ministérios são: o das Finanças, no Terreiro do Paço, o da Economia, no Largo Camões, o da Saúde, nas Avenidas Novas, e o do Ambiente, no Bairo Alto.
 
Em declarações à agência Lusa, a dirigente Célia Silva, da União dos Sindicatos de Lisboa, disse que o objetivo do protesto é conseguir reuniões com os ministros responsáveis por cada uma das áreas para com eles discutir os cortes previstos no Orçamento do Estado para 2014, hoje aprovado.
 
Os sindicalistas afirmam que vão permanecer nos locais de protesto até atingirem os seus objetivos.
 
Leia mais na TSF (Uma fracção do ridiculo protagonizado pela “justiça” à portuguesa em notícia)

NINGUÉM VENDEU ANGOLA À FAMÍLIA DE EDUARDO DOS SANTOS

 

Raul Diniz
 
Os angolanos não esperavam apenas promessas irrelevantes da parte do presidente da republica nos seus intermináveis discursos inacabáveis e destorcidos, discursos desconexos, que se afunilam em torno do buraco escuro da ignorância inoperante de um regime a muito adormecido no sono do tempo.
 
Todos sabem que JES não é nem nunca foi leal nem tão pouco foi um exemplar servidor amigo do povo. Por isso, a sua palavra sempre esteve comprometida com a mentira, ele não cumpriu em momento algum nenhuma das promessas anunciadas nas campanhas eleitorais em que fez parte!
 
O Povo Angolano é o Único Soberano
 
Todos bem sabem que JES nunca empenhou com verdade a sua palavra em momento algum! Pessoalmente não estou de acordo nem à disposição daqueles que pensam que a politica instrumento de serviço público, que deve ser feita para favorecer o povo, por isso o bom politico é aquele que faz da politica um compromisso realizável juntamente e de mãos dadas com o povo para servi-lo com decência e eficiência. Sabemos todos, que em democracia o povo é de facto e de direito o verdadeiro e único soberano dono exclusivo do poder real e com isso é merecedor de toda atenção dos servidores públicos escolhidos pelo voto popular. Não são as elites o soberano na historia de qualquer país civilizado e democrático que se preze. Temo que seja necessário e urgente exterminar definitivamente a velha politica, e sepulta-la juntamente com o verdugo chefe do regime totalitarista.
 
Angola precisa urgentemente de um novo sujeito de clarificação política
 
Precisamos adensar com urgência o debate politico com uma dinâmica diferente em toda sociedade politica, para esta entender com sensatez a necessidade de existir no país uma nova direção para subverter o estado de ignorância e de miséria que o povo e o país vivenciam nesses conturbados tempos. Acredito na importância de emergir no teatro cênico da politica nacional um novo sujeito politico ativo, que ajude o país e o povo a sair do estado do estado de estagnação que o país atravessa a todos os níveis. É importante que se estabeleça no país um novo sujeito autoral permanente dinamizador de um novo ativismo politico clarificante, que determine uma nova era em torno do eventual sujeito social renovador, que se espera seja patriótico.
 
O povo angolano é PHD em sabedoria narrativa analógica
 
Acredito que o povo angolano na sua maioria seja literariamente analfabeto, mas, desenganem-se os autônomos linguarudos da verdade expressa JESSEANA, porque o nosso amável povo é Doutorado e posso mesmo afirmar, que por incrível que pareça, o nosso povo é realmente PHD em sabedoria narrativa analógica, ele sabe o tempo, o momento, conhece os estágios atravessados pelo país até hoje, e percebe bem o momento politico do país que viu nascer a 40 anos sobre a batuta exclusiva dos dois excêntricos ditadores mortíferos que comandaram MPLA/ Partido do trabalho e mais tarde o MPLA/JES. O povo está emocionalmente incomodado com o país que tem, na verdade, para Angola sair do presente estado de letargia estacionaria que se encontra o presidente da republica precisa fazer muito mais do que discursos inviáveis cheios de inverdades insanas. O núcleo da cúpula do partido no poder tem que fazer muito mais do que as muitas desarticuladas passeatas de apoio ao ditador presidente dono do latifúndio cada vez que vomitar algum de seus deselegantes discursos horripilantes e diversionistas!
 
Temos que romper com o passado cansativo
 
Fica claro que temos todos que romper com o passado que insiste em ser o nosso presente de cada dia! O molde do país que desejamos não pode continuar a ser o sujeito velho que impera hoje, e que a todos choca pela imensidão das vastas desigualdades que transporta. O sistema velho não pode de maneira alguma prevalecer e continuar a ser o sujeito garantidor da mudança que precisamos em Angola.
 
Precisamos afugentar o fenômeno de implosão social, que se a próxima a toda velocidade.
 
Os frequentes discursos do presidente disléxico Eduardo dos Santos, trazem consigo a discórdia generalizada que afoga toda a população e os discursos serem sempre direcionados para a mesma classe, a minoria governante que não se cansa de se ouvir e se reconhece nos discursos do seu chefe de fila, essa classe tornou-se a consumidora exclusiva de toda riqueza conseguida nos quarenta anos da Dipanda conduzida de modo desastroso por Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos Todos juntos e de mãos dadas, temos de evitar a anunciada implosão social que caminha vertiginosamente em todas as dimensões da estrutura social do país! Não existe mais tempo para procurar os culpados dessa terrível situação, temos que nos organizar para vencermos a morte que se aproxima em todas as direções.
 
A verdade nunca foi exclusividade de nenhum dos Presidentes Angola
 
Entendemos todos que a verdade sintetiza e movimenta com seriedade a verdadeira politica ativa, pois, sabemos todos, que a mentira é sempre aflorada inquisidoramente em qualquer momento por nada representar em termos de realização construtiva. A verdade que o regime tenta fazer passar, nunca foi monopólio de homem algum, e muito menos o é do regime angolano, cujas bases estão assentes na mentira compulsiva e retrógrada. Quem tem tido a coragem de ler os meus textos, apesar de serem sempre acompanhados de falhas na construção das frases pouco sintetizadas, cheias de erros estruturais, ortográficos e de síntese, ainda assim, não poderão futuramente acusar-me de me ter-me recusado em denunciar com frequência o verdadeiro responsável do momento de crise politica e institucional que Angola atravessa.
 
O povo não quer um casamento com JES, nem com outra qualquer pessoa individual.
 
A ação demonstrativa dos meus escritos tem-me levado a mostrar outros viáveis caminhos passiveis de mudança, Quanto as frequentes denuncias na busca da identificação do verdadeiro culpado da situação perigosa que vivenciamos não se resume apenas a encontra-lo, mas a demonstrar igualmente que o povo não quer nem deseja oficializar um casamento politico com Eduardo dos Santos nem com o seu regime retrogrado a amaldiçoado, nem com outra qualquer personalidade individual e/ou coletiva. O povo não deseja fazer pacto nenhum de fidelidade com o MPLA e muito menos com o seu presidente vitalício. O que o povo deseja ardentemente, é fazer um acordo institucional de construção para pacificar verdadeiramente o país que todos desejamos seja igual para todos e traga as mesmas oportunidades para todos, sem que existam nele angolanos de primeira nem de segunda! Os angolanos não precisam reverenciar homem nenhum, pois já têm um Deus vivo e verdadeiro a quem se humilhar louvar, glorificar e adorar.
 
Perdoem-me os adeptos apoiantes de Eduardo dos Santos
 
Perdoem-me os apóstolos da mentira, severos apoiantes defensores da verdade de Eduardo dos Santos, mas posso afirmar sem medo nenhum de errar, que José Eduardo dos Santos não fará parte do projeto de refundação da nossa Angola futura, nem mesmo que ele passe por um processo de conversão recicladora. Tenho crido que a dor é o preço maior a pagar-se por tudo aquilo que nos é precioso na vida. Por esse motivo somos conhecedores do bem e do mal, e só não muda para fazer o bem quem não sentiu ainda a dor que o sofrimento causa a nossa integridade espiritual e física! Aprendi ainda pequenino, que ninguém mata o que ama e nem atropela o que lhe é precioso, por isso, percebo hoje, que a maldade do regime do presidente Dos Santos transporta, não lhes permite ter em conta o sofrimento do povo que diz falsamente servir, pois quem serve com amor respeita as liberdades e a vida dos cidadãos a quem serve por mandato. Os angolanos nunca foram importantes para Eduardo dos Santos nem para sua família e nem dos seus seguidores.
 
Humildemente fico por aqui
 
A politica deve ter um significado idêntico a um casamento entre duas pessoas de sexos opostos, com personalidades distintas e com pensamentos e modos de agir diferenciados, mas, no momento de crise, a esposa ou o esposo apesar das suas relevantes divergências não se excluem um ao outro, antes pelo contrario eles se complementam apoiando-se. Se JES e o MPLA respeitassem e amassem o povo, a muito estaríamos todos a viver alegres e felizes sem abusos, perseguições, raptos, prisões arbitrarias, e muito menos existiriam os frequentes assassinatos contra o desprotegido povo como vem acontecendo. Onde estão Isaías Cassule e Kamulingue? Como entender que um dito presidente que se afirma democrata permite a autoria de morticínios frequentes, autoriza a prisão de um filho nosso, o nosso menino Nito Alves, o primeiro preso politico adolescente oficialmente reconhecido pelo próprio regime! Onde foram parar as garantias e os direitos dos cidadãos defendidos pela atípica constituição promulgada por Eduardo dos Santos? Afinal, quem é, e o que deseja ainda Eduardo dos Santos dos verdadeiros filhos de Angola? Perdoem-me se falei aqui alguma mentira! E se enganei o povo com os meus dizeres, critiquem-me e/ou façam o que bem entenderem de mim, mas deixem o nosso menino angolano de ouro em paz, coloquem-no em liberdade enquanto é tempo senhores vampiros desalmados.