segunda-feira, 31 de março de 2014

CANDIDATO PRESIDENCIAL GUINEENSE SORY DJALÓ QUESTIONA FINANCIAMENTO DE ADVERSÁRIOS


Sory Djaló, candidato a Presidente da Guiné-Bissau, questionou a proveniência de dinheiro usado na campanha eleitoral de adversários e prometeu lutar contra a corrupção se for eleito chefe de Estado no dia 13 de abril. 
Djaló, presidente do parlamento guineense, incompatibilizou-se com o Partido da Renovação Social (PRS) e decidiu candidatar-se a Presidente com o apoio do Partido da Reconciliação Nacional (PRN).  
Em declarações aos jornalistas, hoje em Bissau, Sory Djaló disse que não precisa de cartazes para ser conhecido no país como "muitos estão a fazer com dinheiro de proveniência duvidosa", apontou, sem referir nomes.
Neste particular desafiou os que acusa de estarem a "esbanjar dinheiro"  na campanha eleitoral a explicarem ao povo a proveniência dessas verbas.
"Ninguém herdou riqueza dos pais neste país. Somos todos coitados. Quem tiver dinheiro em quantidade deve ser questionado: onde arranjou esse dinheiro", disse Djaló.  
Para o candidato a Presidente da Guiné-Bissau "é grave" que os salários não estejam a ser pagos aos funcionários públicos quando os actuais governantes se apresentam à corrida eleitoral.  
"Os que são governantes e ao mesmo tempo candidatos também deviam ser questionados. Onde foram arranjar tanto dinheiro que estão a gastar na campanha eleitoral", observou Sory Djaló, novamente sem detalhar nomes.  
Enquanto presidente do parlamento, o candidato disse que tem um salário maior do que o dos governantes, mas aqueles aparentam ter mais dinheiro, pelo menos olhando àquilo que gastam na campanha eleitoral.  
"Eu ganho mais do que todos eles. Estão a esbanjar esse dinheiro todo em nome de quê?", perguntou Djaló.  
Se for eleito, promete firmeza para lutar contra a corrupção e a delapidação da riqueza do país em proveito próprio.   
Nesse sentido, garantiu que aqueles que estão "dizimar a floresta e  o peixe" da Guiné-Bissau "um dia serão julgados".  
Realçando que existem provas dos "criminosos", Sory Djaló precisou que o abate de árvores e o roubo do peixe nos mares da Guiné-Bissau nunca aconteceu no passado tal como nos últimos meses.
"Já tivemos aqui governos de ditadura, mas nunca se viu o que se está a passar com as nossas riquezas como hoje", precisou Djaló.

In Lusa

EXÉRCITO MOÇAMBICANO ALVO DE 12 ATAQUES NUM SÓ DIA POR ALEGADOS HOMENS ARMADOS DA RENAMO – MINISTÉRIO


De acordo com o diretor-adjunto da Política de Defesa do MDM, coronel Manuel Mazuze, os ataques visaram várias posições das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FADM) no distrito da Gorongosa, na província de Sofala.
"Infelizmente, estas ações [ataques armados] têm sido sistemáticas, ao ponto de num só dia assistirmos a 12 ataques contra posições das FADM, em Gorongosa", disse Manuel Mazuze, escusando-se a adiantar informações sobre possíveis feridos e mortes resultantes dos confrontos. Lusa

AUSENTE DA CIMEIRA, GUINÉ-BISSAU VENDE MAIS DO QUE COMPRA À EUROPA


As trocas comerciais entre a Guiné-Bissau e a União Europeia são favoráveis ao país africano em mais de 90 milhões de euros, revelam os dados do Eurostat, que mostram que as importações europeias são praticamente inexistentes.
De acordo com os números do organismo oficial das estatísticas da União Europeia, a Guiné-Bissau exportou, no ano passado, bens e serviços equivalentes a 91,8 milhões de euros, tendo importado apenas 1,4 milhões, o que resulta numa balança comercial favorável em mais de 90 milhões de euros.
As exportações, aliás, têm vindo quase sempre a aumentar desde, pelo menos, 2008, com exceção de uma pequena quebra em 2010 e no ano passado, mas sempre próximo ou acima dos 70 milhões de euros, ao passo que as importações mantiveram-se sempre abaixo dos 6 milhões de euros, o que resulta numa balança comercial largamente favorável ao país africano.
A Guiné-Bissau é o único país africano com língua oficial portuguesa que não foi convidado para a cimeira UE-África, uma vez que não existe um governo legítimo reconhecido pelos europeus, explica à Lusa a investigadora em assuntos africanos do Instituto Real de Relações Internacionais britânico (Chatham House), Elisabete Azevedo-Harman.
"A Guiné-Bissau não foi convidada porque a União Europeia definiu que só convidaria se a 02 de abril já existisse um governo legítimo reconhecido pela UE, mas isso será impossível porque as eleições serão a 13 de abril; é uma questão de coerência da UE, que não convidou a Guiné-Bissau para nenhum momento oficial desde 2012, mas neste contexto, a duas semanas de eleições, a não ser consistência burocrática, não vejo grande ganho para nenhum dos dois", critica a investigadora.
Elisabete Azevedo-Harman explica que "a UE aceitou enviar observadores à Guiné-Bissau, o que mostra a existência de diálogo institucional entre dois", razão pela qual considera que os europeus "estão a ser mais papistas do que o papa em não ter a Guiné-Bissau nesta cimeira", até porque "dos cinco PALOP, é o que vai precisar de mais auxílio da UE".
Ainda assim, conclui, a ausência não deverá ser preocupante: "Como não me parece que cimeira vá ser crucial em termos de apoios bilaterais, mas de quadro financeiro e como vai funcionar, a ausência não deverá ter repercussões práticas para Guiné-Bissau". Fonte: Aqui

EX-PRESIDENTE STJ ESCOLHIDA PARA TRIBUNAL DA CEDEAO


Rádio Sol Mansi, 31 de Março de 2014 - A ex-presidente do Supremo Tribunal da Guiné-Bissau, Maria do Céu Monteiro, foi escolhida para integrar o grupo de sete juízes do Tribunal de Justiça da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), anunciou a organização.
A decisão foi anunciada no comunicado final da 44.ª cimeira de chefes de estado e governantes da CEDEAO, que decorreu na sexta-feira e sábado em Yamoussoukro, Costa do Marfim.
Os juízes são recomendados pelo Conselho Judicial da comunidade e nomeados por um período de quatro anos.
Maria do Céu Monteiro presidiu ao Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau até à eleição de Paulo Sanhá, a 05 de dezembro de 2012.
É a única representante lusófona no novo grupo de sete magistrados da CEDEAO, sendo que, da equipa que cessa funções, também fazia parte um juiz que falava português, Ramos Benfeito, de Cabo Verde.
O Tribunal de Justiça da CEDEAO tem como objetivo assegurar o cumprimento da lei e zelar pela interpretação e aplicação dos princípios do tratado da comunidade e todos os outros instrumentos legais da organização.
A CEDEAO representa 15 Estados com uma população total de cerca de 300 milhões de habitantes anglófonos, francófonos e lusófonos (Guiné-Bissau e Cabo Verde). Fonte: RSM

Leia também: 

GUINÉ-BISSAU: PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE CEGOS PEDE JULGAMENTO DO PRESUMÍVEL ASSASSÍNIO DE UM ASSOCIADO


Bissau, 31 Mar 14 (ANG) - O presidente da Associação Guineense para a Reabilitação e Integração dos Cegos (Agrice), Manuel Lopes Rodrigues pede as autoridades judiciais para que julgassem o presumível assassínio de Júlio Ndache, um cego que terá sido espancado até a morte em Ingoré, Região de Cacheu, Norte da Guiné-Bissau.

“Ndache era um rapaz trabalhador que tinha a sua casa, uma horta de caju, dedicava-se a criação de gados (vacas e porcos) e também era agricultor”, disse Rodrigues ao Boletim Informativo da organização cuja  edição de Março acaba de ser publicada.

O caso Júlio, que Manuel Rodrigues disse não ser o único de género já está em mãos das autoridades judiciais.

“Uma vez o malogrado me disse que os seus companheiros de aldeia que o admiravam o acusaram de feitiçaria. Disseram-lhe que um cego não vive por muito tempo e que só sendo feiticeiro é que consegue viver e ter os bens que ele Júio Ndatche possui”, revelou o presidente da Agrice.

Segundo Manuel Rodrigues, Ndache disse ter sido, após essa acusação, vítima de descriminação na tabanca, pelo que passou a viver isolado.

 Manuel Rodrigues defendeu que o presumível actor da morte de Júlio deve ser julgado e condenado para se desencorajar as praticas de violências contra portadoras de deficiências que têm sido recorrentes devido a impunidade de que  beneficiam os seus autores .
“As violências contra os invisuais ainda vão continuar porque as autoridades não estão atrás dos malfeitores, e também porque faltam leis neste país”, queixou-se.

Fonte: ANG/SG

MINISTROS DAS PESCAS DA CEDEAO LUTAM CONTRA PESCA ILEGAL


Um grupo de pescadores ganeses na Costa do Marfim
O Conselho de ministros das pescas da CEDEAO reuniu-se no Senegal para passar a pente fino os desafios com que este sector estratégico está confrontado na África ocidental. A pesca ilegal é um dos principais flagelos.
A pesca ilegal afecta em larga escala os países da CEDEAO, Comunidade económica dos Estado da África ocidental, devido aos deficientes meios de controlo das zonas económicas exclusivas dos 15 países membros, caso da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.
Um sector que gera muitas receitas devido à atribuição de licenças a parceiros externos para terem acesso aos abundantes recursos halieuticos da área.
Adalberto Vieira, secretário de Estado dos recursos marinhos de Cabo Verde, enaltece a política comum definida para a região.
De lembrar que uma embarcação russa com tripulação guineense esteve recentemente envolta no Senegal numa polémica devido às suspeitas que sobre ela pesavam de pesca ilegal. RFI

ELEIÇÕES 2014: PUSD ELEGE EDUCAÇÃO E SAÚDE COMO PRIORIDADES PARA SUA GOVERNAÇÃO


Bissau, 31 Mar 14 (ANG) - A Presidente do Partido Unido Social Democrata (PUSD) declarou quarta-feira, em Bissau que o seu Partido elegeu a Educação e a Saúde como prioridades para sua governação, caso o partido vença as legislativas de 13 de Abril.

Carmelita Pires acrescentou que estes sectores se deparam com mais problema no País.

 A presidente do PUSD revelou que escolheu a escola primária de Cacoma, no alto Bamdim, para fazer o comício com os professores e alunos, a fim de se inteirar das dificuldades com que se deparam. 

Sublinhou que esta escola encontra-se num estado avançado de degradação, razão que a levou a oferecer matérias didácticas aos alunos desta escola.

Carmelita Pires disse que as Escolas Públicas precisam de certa atenção, porque é um sector extremamente importante na preparação do homem para servir melhor o futuro da Guiné-Bissau. 

A professora da Escola Cacoma, Angelina da Veiga que falou em nome do Director da Escola afirmou que todas as carteiras da escola estão estragadas, e que os alunos não têm como sentar.

Angelina da Veiga pediu ajuda ao governo para reabilitar e equipar a escola, criando melhores condições para o funcionamento desta instituição de ensino primário, e pediu ainda que sejam pagos os salários devidos aos professores.

Como a Saúde é a prioridade de governação do PUSD, a caravana do Partido deslocou-se ainda ao Hospital Militar tendo se inteirado das condições de trabalho neste hospital.

Fonte: ANG/PFC/SG

DSP JOGUETE DA CPLP – 7ZE



Domingos Simões Pereira chega a Bissau apresentando mandato de José Eduardo dos Santos e de Rui Machete?

Essas credenciais estão fora do prazo de validade. Esse aval não vale.

O que DSP precisava, para governar, era da confiança do povo guineense, não de «garantias da comunidade internacional» para a «sua» governação, que se arrisca, por esse caminho anti-patriótico, a nunca chegar a acontecer. Pelos vistos já há uma série de virtuais vencedores. Mas talvez seja cedo para favas contadas... Até ao lavar dos cestos, é vindima.

DSP desperdiçou inglória e lamentavelmente tudo o que construiu com o seu esforço (com a desmarcação em relação a CGJ). E não foi por sua iniciativa, que decerto preferiria manter as aparências de um virtual afastamento, mantendo um púdico véu sobre o assunto pelo menos até às eleições; o pior mesmo (e que hipoteca não só a sua independência futura como a própria soberania nacional), é t€r $ido obrigado (e se ter sujeitado) a assumi-lo publicamente, retirando-lhe toda a margem de manobra.

Além disso, os sinais não são os melhores: as autoridades de Angola e de Portugal revelam a sua má fé no presente processo eleitoral, manifestando procurar, neste momento, apenas uma impaciente desforra, relativamente ao enxovalhanço que sofreram nos últimos dois anos, nem que a custo da desestabilização do país.

Mas o tiro vai sair-lhes pela culatra. Povo ka burro.

NA KAMBANÇA…


Prevê-se uma estrondoso desaire eleitoral para os vampiros do PAIGC que durante 40 anos no poder não fizeram mais que sugar o sangue do povo guineense. A partir do dia 14 de Abril, para explicar a sua derrota recorrerão aos fantasmas divisionistas e tribalistas. Os vampiros evocarão  o “voto étnico”, lero-lero, mentiras esfarrapadas, para o boi dormir. São os mesmos que infiltraram no PAIGC urdindo abjetas campanhas contra as nossas gloriosas forças da defesa e segurança, transformando-as em vilões. 
Okutó Pisílon

domingo, 30 de março de 2014

PRESIDENTE DA COMISSÃO DA CEDEAO SAÚDA SUCESSOS DA ORGANIZAÇÃO


Yamoussoukro, Côte d'Ivoire (PANA) – O Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Kadre Désiré Ouédraogo, considerou em Yamoussoukro, na Côte d'Ivoire, 2013 como ano da "vitória" sobre o terrorismo, a criminalidade, o obscurantismo e os demónios da divisão e desestabilização.

"As nossas populações e os amigos da região e de África, apesar das cenas horríveis no norte do Mali, lembrar-se-ão sempre do apoio internacional massivo que puderam reunir para rejeitar esta situação inaceitável'', disse Ouédraogo sexta-feira durante a cerimónia de abertura da cimeira dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO.

''Sobre o que aconteceu no Mali em 2013, a posteridade vai reter também que, apesar da obstrução à lei e à ordem provocada pelo aventurismo político de alguns, a realização de eleições presidenciais e legislativas no Mali é uma boa lição de prática democrática sã'', acrescentou.

Ele felicitou igualmente os dirigentes oeste-africanos pelos sucessos registados no Mali, afirmando que a restauração da estabilidade e da democracia tornou-se possível graças à ''vossa visão política clara e à implicação direta na implementação de decisões audaciosas".

Ele sublinhou os "esforços políticos, diplomáticos e militares sem precedentes'' para resolver a crise na Guiné-Bissau, um país que vai organizar eleições presidenciais em abril para restabelecer a democracia depois do golpe de Estado militar de 2012.

O presidente da Comissão da CEDEAO indicou que a região não deve estar satisfeita destes sucessos, mas permanecer vigilante face aos novos desafios. Fonte: PANA

Os gangsters da CPLP, são os demónios da divisão e desestabilização da Guiné-Bissau.

ELEIÇÕES 2014; “AS FORÇAS ARMADAS NÃO SÃO FACTORES DE INSTABILIDADE” – AFONSO TÉ

O candidato suportado pelo PRID, António Afonso Té reafirmou mais uma vez que “as forças armadas não são factores de instabilidade do país”.
Após ter feito a primeira afirmação na Universidade Lusófona da Guiné numa secção de debate com os universitários, a segunda afirmação do ex-chefe de Gabinete do João Bernardo Vieira, antigo presidente da Guiné-Bissau, teve lugar no interior do país, concretamente em Mansaba, num comício popular.
Na ocasião, o Afonso Té afirmou que está preparado para tomar decisões difíceis em momentos difíceis, caso for eleito presidente da república, e enumerou várias características que um presidente deve possuir, destacando “ser homem e conhecedor do estado, com capacidade de ouvir e refletir antes de tomar qualquer decisão, ser capaz de distinguir intrigas”. Fonte: Aqui

ANGOLA RECEBE EDIÇÃO DE 2014 DOS JOGOS DA CPLP


Os IX Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorrerão em Angola entre os dias 23 de julho e 02 de agosto deste ano, decidiu hoje(29 Março) em Luanda a Comissão Permanente do evento.

Segundo a agência Angop, no encontro participaram os diretores-gerais do Desporto de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

A competição será feita nas modalidades de andebol sub-17 (feminino), atletismo sub-16 (ambos os sexos) nas especialidades de estafeta olímpica (100, 200, 400 e 800 metros), individuais (100, 200, 400 e 800 metros), salto em comprimento e lançamento de peso.

Outras modalidades presentes são basquetebol sub-16 (masculino), futebol sub-16 (masculino), judo sub-17 (ambos os sexos), natação de águas livres sub-17 (ambos os sexos), ténis sub-16 (ambos os sexos), ténis de mesa sub-17 (ambos os sexos) e voleibol de praia sub-17 (ambos os sexos).

Segundo as conclusões finais da reunião, cada delegação será constituída por 132 pessoas, entre atletas e dirigentes, e a inscrição, com a indicação das modalidades e número global de participantes, sem indicar nomes, deve ser efetuada até 30 de abril, enquanto a inscrição nominal das delegações deve ser efetuada até 30 de maio.

Angola volta a receber os Jogos da CPLP, que organizou em 2005, desta vez em substituição de São Tomé e Príncipe, que desistiu por falta de condições logísticas.

Lusa, em Notícias ao Minuto

PAÍSES VIZINHOS DA GUINÉ-BISSAU AVISAM MILITARES E POLÍTICOS PARA NÃO INTERFERIREM NAS ELEIÇÕES


Os países vizinhos da Guiné-Bissau lançaram no sábado em Yamoussoukro, Costa do Marfim, um aviso para que os militares, forças de segurança e políticos guineenses não interfiram com as eleições gerais marcadas para 13 de abril.
Na 44.ª cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), presidentes e governantes "alertaram os membros das forças de defesa e segurança, assim como a classe política na Guiné-Bissau contra quaisquer atos que possam interferir na serenidade do processo eleitoral", refere o comunicado final do encontro.
"Os autores de tais atos teriam que enfrentar duras consequências", acrescenta. Lusa
O mesmo aviso se aplica aos gangsters da  CPLP para que não interfiram com as eleições gerais marcadas para 13 de abril.
sabe-se que o discípulo dos gansgters, em plena campanha eleitoral, está a fazer um périplo a alguns países inimigos da Guiné-Bissau com a finalidade de .............
Para um bom entendedor meia palavra basta.