quarta-feira, 30 de abril de 2014

REGIME EM ANGOLA “É SEMPRE UMA PREOCUPAÇÃO” – JOHN KERRY


O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, que visita Angola na próxima semana, considera que o tipo de governo no país africano "é sempre uma preocupação".
"É sempre uma preocupação, mas estamos a trabalhar muito próximos com o governo (angolano). Penso que será parte do nosso diálogo quando lá estivermos, ter a certeza de que estamos todos na mesma página e a trabalhar seguindo as mesmas regras e entendimentos sobre o que temos de fazer", disse o chefe da diplomacia de Washington.
A declaração foi feita numa entrevista publicada esta semana na página da internet da Secretaria de Estado, depois de Kerry ter sido questionado sobre o regime angolano e sobre se o governo de José Eduardo dos Santos seria autoritário.
Numa entrevista ao site "All Africa" divulgada hoje, Kerry explicou o motivo da sua preocupação.
"A corrupção não apenas enfraquece os recursos de um governo, como nega aos cidadãos os serviços que eles merecem. Acredito que uma sociedade aberta e livre é uma sociedade que prospera economicamente. Vamos sempre apoiar estas ideias e princípios nas nossas relações bilaterais em todo o mundo. É por isso que monitorizamos de perto a situação em Angola", disse o Secretário de Estado norte-americano. Fonte: Aqui

GUINÉ-BISSAU/ELEIÇÕES: CANDIDATOS PRESIDENCIAIS PROMETEM ACEITAR RESULTADOS

TIAGO PETINGA/LUSA
Bissau, 30 abr (Lusa) - Os dois candidatos à presidência da Guiné-Bissau, José Mário Vaz e Nuno Nabian, prometeram hoje que vão aceitar qualquer resultado que venha a sair da segunda volta do escrutínio, a realizar no dia 18??? mesmo sendo fraudulento?
A convite do Presidente de transição guineense, Serifo Nhamadjo, e perante elementos da comunidade internacional, José Mário Vaz e Nuno Nabian comprometeram-se a aceitar "o veredito popular ditado pelas urnas" em nome da paz e da estabilidade do país.
"Estamos preocupados com a situação e imagem do nosso país", afirmou José Mário Vaz (também conhecido como Jomav), o candidato-gatuno mais votado na primeira volta das presidenciais, que disse aceitar qualquer resultado.
José Mário Vaz estava acompanhado de Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e por inerência nome indicado para próximo primeiro-ministro.
As eleições legislativas realizaram-se no mesmo dia da primeira volta das presidenciais, a 13 de abril, e o PAIGC venceu com maioria absoluta.
Simões Pereira apoia a candidatura de José Mário Vaz e também prometeu respeitar os resultados.
Por seu lado, Nuno Nabian, candidato independente apoiado na segunda volta pelo Partido da Renovação Social (PRS), defendeu ser da responsabilidade dos dois candidatos fazer com que as presidenciais decorram com tranquilidade.
"A nossa diretoria de campanha e eu próprio vamos trabalhar para que o veredito popular seja respeitado. A Guiné-Bissau está acima de todos nós", declarou Nabian.
Apesar de ser apoiado pelo PRS, principal partido da oposição, Nuno Nabian prometeu, caso seja eleito presidente, trabalhar com Domingos Simões Pereira na qualidade de primeiro-ministro.
Sobre o futuro primeiro-ministro, Nuno Nabian disse ser uma pessoa que conhece "muito bem" por terem estudado juntos na antiga União Soviética e nos Estados Unidos da América.
"Conheço o engenheiro Simões Pereira muito bem. É uma pessoa amiga, um homem de Estado", acrescentou Nabian, que prometeu uma cooperação institucional com o Governo.
O processo eleitoral em curso na Guiné-Bissau põe termo a um período de transição de dois anos após o golpe de Estado de abril de 2012.
Leia também: 

ESTUDO: PROTEÍNA QUE SE ENCONTRA EM CORAIS AUSTRALIANOS BARRA VÍRUS DA SIDA


Proteína que se encontra em corais australianos barra vírus da Sida
Uma classe de proteína que se encontra em corais das águas australianas impede que o vírus da sida penetre nas células do sistema imunitário humano, revela um estudo apresentado na terça-feira num congresso nos Estados Unidos.
As proteínas em causa, chamadas cnidarinas, existem em corais das águas costeiras do norte australiano, tendo os investigadores se fixado nelas depois de examinarem milhares de extratos naturais no acervo biológico do Instituto Nacional do Cancro norte-americano.
O coordenador do estudo, Barry O'Keefe, assegurou, na reunião anual de Biologia Experimental, em San Diego, que tais proteínas bloqueiam a infeção do VIH e "parecem fazê-lo de uma maneira completamente nova".
Os cientistas identificaram e "purificaram" as cnidarinas e provaram a sua atividade contra estirpes do vírus da sida produzidas em laboratório.
Na apresentação do estudo, Barry O'Keefe descreveu como "surpreendentemente potente" a capacidade destas proteínas bloquearam o VIH em concentrações de mil milionésimo de grama, quantidade suficiente para impedir que ocorra o primeiro passo da transmissão do vírus: a penetração do VIH na célula do sistema imunitário, conhecida por célula T.
As cnidarinas ligam-se ao vírus e impedem que se funda com a membrana da célula T, pelo que os cientistas creem que estas proteínas têm um mecanismo de ação único. Fonte: Aqui

GUINÉ-BISSAU: UNTG QUALIFICA 2014 DE “ANO DE LUTO PARA A FUNÇÃO PÚBLICA”

Bissau, 30 Abr 14 (ANG) -O Secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) avaliou de forma antecipada o ano 2014, qualificando-o de “negro para os funcionários públicos”, porque parte deles estão a cinco meses sem receber os respectivos salários.


Em mensagem dirigida por ocasião do dia internacional dos trabalhadores que amanhã se assinala, Estêvão Gomes Có lastimou a situação actual dos funcionários públicos, os quais disse vivem momentos de tristeza e de miséria, sobretudo, porque vão comemorar o seu dia sem dinheiro no bolso.

Assim, o Secretário-geral da UNTG diz não existir, portanto, motivos para festejos, e muito menos para realizar actividades comemorativas por parte da central sindical.

“O ano não só é negro como também podemos considera-lo de luto, pois muitos funcionários faleceram por falta de meios financeiros para custear suas assistências”, vincou.

“Imaginem um funcionário com quatro meses de salário em atraso. Como pode viver”, questionou Estêvão Gomes Có para ilustrar a difícil etapa porque passam a maioria dos funcionários públicos guineenses.

O secretário-geral da UNTG recordou que recentemente reclamaram o pagamento de salários na função pública através de greves, mas que o executivo limitou a ignorar pura e simplesmente.  

Estêvão Có admitiu a possibilidade da realização de uma marcha e vigília como forma de pressionar o governo no sentido de pagar os salários em atraso.

“O nosso objectivo é fazer com que estas dívidas sejam pagas e não transferidas para o futuro executivo”, explicou para de seguida pedir confiança dos trabalhadores na UNTG, instituição que continuará a velar pelo interesse da classe.

Fonte: ANG/LPG

SURTO DE DIARREIA HEMORRÁGICA PROVOCOU MAIS DE 10 MORTOS NUM MÊS EM ANGOLA


Um surto de diarreia hemorrágica provocou mais de 10 mortos em cerca de 200 casos registados em algumas áreas da capital angolana, Luanda, mas as autoridades de saúde anunciaram que a doença está já controlada???
Em declarações hoje à agência Lusa, a chefe de departamento de saúde pública, da Direção Provincial de Saúde de Luanda, Regina António, disse que o surto assolou maioritariamente a zona da Cuca, na comuna do Hoji Ya Henda, município do Cazenga.
Segundo Regina António, o surto foi notificado no início de março, tendo as mortes sido registadas maioritariamente em crianças menores de cinco anos.
A chegada tardia aos hospitais esteve na base das mais de uma dezena de mortes, disse a responsável, acrescentando que o rastreio continua para se averiguar o número real de óbitos.
"Houve necessidade de fazermos um estudo laboratorial para determinarmos o agente causador desta diarreia e confirmou-se que foi causado pela bactéria shiguela", referiu a médica.
Como medidas de prevenção, as autoridades sanitárias deslocaram-se àquela comunidade para identificar o número real de pessoas afetadas e fazer recomendações.
"Recomendamos o uso de água tratada, distribuímos o hipoclorito de cálcio para o tratamento da água, desinfetámos os tanques de água e nesse momento já não registamos muitos casos", disse a responsável, acrescentando que foram igualmente registados alguns casos no município de Viana.
A diarreia é a terceira doença mais grave em Angola, depois da malária e das doenças respiratórias agudas.
Regina António disse que atendendo ao período de chuvas, propício para o aumento dos casos de diarreias, o Ministério da Saúde tem levado a cabo ações de prevenção, com destaque para as áreas de maior risco, onde se registaram já focos de casos de cólera.
"A nossa maior preocupação é a prevenção. A população tem que colaborar na prevenção, e para isso devem cumprir com as medidas gerais: a lavagem das mãos, o consumo de água tratada, evitar que as crianças tomem banho nos charcos, não defecar ao ar livre e promover a limpeza do meio", citou Regina António.
O consumo de alimentos confecionados e vendidos nas ruas é igualmente, segundo Regina António, outra fonte de contaminação e que tem contribuído igualmente para o elevado número de casos de diarreia.

AJUDANTES DE BUBO NA TCHUTO CONFESSAM CULPA EM NOVA IORQUE???


MOUSSA BALDE/LUSA
Dois ajudantes do antigo chefe de estado da Armada da Guiné-Bissau, Bubo Na Tchuto, acusados de tráfico de droga nos Estados Unidos, admitiram ser culpados de tráfico num tribunal em Nova Iorque???
Tchamy Yala e Papis Djeme entregaram as suas confissões esta segunda e terça-feira, admitindo ao juiz que conspiraram para traficar cocaína da Africa Ocidental para a Guiné-Bissau??? A droga seria depois distribuída na Europa e nos Estados Unidos???
Em abril do ano passado, Na Tchuto, Yala, Djeme e outros dois guineenses - Manuel Mamadi Mane e Saliu Sisse - foram detidos em águas internacionais??? perto de Cabo Verde por uma equipa da agência de combate ao tráfico de droga norte-americana. Os cinco homens arriscam pena de prisão perpétua.
Além de Djeme e Yala, também Na Tchuto está acusado de conspiração para importar drogas para os EUA. Segundo a acusação, Na Tchuto cobrava um milhão de dólares norte-americanos por cada tonelada de cocaína da América do Sul recebida na Guiné-Bissau.
O embaixador da Guiné-Bissau para a Organização das Nações Unidas (ONU), João Soares da Gama, disse à agência Lusa no ano passado que Na Tchuto contesta que tenha sido detido em águas internacionais e que provar esse facto será uma das estratégias da defesa em julgamento.
Além da detenção do antigo militar guineense, a 04 de Abril, a justiça dos EUA manifestou também intenção de deter o actual chefe das Forças Armadas, António Indjai, que entretanto já reafirmou por mais de uma vez refutar as acusações de tráfico de droga.
A acusação está a ser conduzida pelos procuradores Aimee Hector e Glen Koppo caso será julgado pelo juíz Richard Berman.

BISPOS DA ÁFRICA AUSTRAL PEDEM FIM DO CONFLITO EM MOÇAMBIQUE ANTES QUE DEGENERE


A associação inter-regional dos bispos da África Austral (IMBISA) apelou hoje aos países da região, em particular a Moçambique, que desarmem os conflitos locais antes que degenerem, como aconteceu na República Centro-Africana, Nigéria ou Sudão do Sul.
Numa carta assinada pelo secretário-geral, o arcebispo de Harare, Robert Ndlovu, a associação - que reúne os bispos de Angola, Botsuana, Lesoto, Moçambique, Namíbia, São Tomé e Príncipe, África do Sul, Suazilândia e Zimbabué – alerta que é melhor agir agora para impedir a escalada de um conflito em curso ou uma economia em crise.
"Porquê esperar pelo confronto como aconteceu na República Centro-Africana, na Nigéria e Sudão do Sul? É melhor prevenir do que remediar", escrevem os bispos na carta, citada no site da Rádio Vaticano.
Dirigido aos Estados-membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o apelo refere-se em particular os casos de Moçambique, onde no ano passado foram retomados os confrontos entre o exército e os guerrilheiros da Renamo, e do Zimbabué, a braços com uma crise económica alimentada pelos fluxos migratórios para os países vizinhos.
Segundo a IMBISA, os movimentos migratórios causados pelos conflitos armados e por economias fracassadas são um problema transnacional que não pode ser resolvido por cada Estado individualmente, pelo que os bispos apelam aos Governos da região para "unirem as suas vozes" para conseguirem o fim da violência e do recurso às armas.
O líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Afonso Dhlakama, foi desalojado da base do movimento na Serra da Gorongosa em outubro pelas forças governamentais na sequência de confrontos com homens armados do partido.
Os confrontos, que já provocaram mais de uma dezena de mortos, sobretudo no centro do país, começaram devido a divergências entre a Renamo e o Governo em relação à lei eleitoral.

Afinal, Moçambique está em guerra! 
Para quando, o envio de aviões, navios de guerra e submarinos para evacuar a população e estrangeiros?
Quando é que os gangsters da CPLP, vão as Nações Unidas  pedir o envio de uma força multinacional para Moçambique? Que vergonha!

terça-feira, 29 de abril de 2014

GUINÉ-BISSAU/ELEIÇÕES: RUI MACHETE MANIFESTA "GRANDE ESPERANÇA" NO REGRESSO À NORMALIDADE DEMOCRÁTICA


O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, afirmou hoje que "há uma grande esperança" em que a Guiné-Bissau regresse à normalidade democrática após as eleições, garantindo que Portugal irá retomar as relações com este país.
As eleições guineenses decorreram a 13 de abril, dando a maioria absoluta ao Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), liderado por Domingos Simões Pereira, após dois anos de um governo de transição na sequência de um golpe de Estado. Falta agora eleger o próximo Presidente, numa segunda volta, marcada para 18 de maio.
"As eleições correram bem. Há uma grande esperança", disse Rui Machete, que salientou que o ato eleitoral "foi claro" e os "resultados não são contestáveis"??? O ministro falava aos jornalistas à margem de uma conferência sobre as relações entre a União Europeia e África, onde interveio na sessão de encerramento, em Lisboa.
O chefe da diplomacia portuguesa defendeu a necessidade de "criar as condições para que não volte a haver golpes de Estado militares", pelo que há que "cuidar dos militares da Guiné-Bissau e dar-lhes a tranquilidade suficiente para poderem assumir o seu papel num país democrático", garantindo o apoio de Portugal nesse sentido.
Sublinhando que, apesar do "problema" com o governo 'de facto' na Guiné-Bissau, "a solidariedade [de Portugal] com o povo guineense não foi interrompida", o governante prometeu a solidariedade portuguesa para a saída de uma crise "muitíssimo difícil".
"Também ajudaremos o governo da Guiné-Bissau numa tarefa muito difícil que tem pela frente", que é a de "sair dessa crise e recuperar muito do tempo perdido", referiu.
O objetivo é que "se recriem todas as condições necessárias para que a Guiné-Bissau retome o seu lugar entre os países africanos democráticos", acrescentou.
Machete garantiu que, também a nível diplomático, serão restabelecidas as relações diplomáticas entre Lisboa e Bissau.
Questionado sobre se a TAP irá retomar a ligação aérea entre as capitais dos países, interrompida em dezembro por problemas de segurança depois do embarque forçado em Bissau de passageiros ilegais, Rui Machete afirmou que "tudo isso decorrerá do desenvolvimento natural e do restabelecimento natural da normalidade".
"Só há ainda as eleições, mas em breve recuperaremos o tempo perdido, espero eu", sustentou.
Rui Machete enviou, a propósito dos resultados eleitorais das legislativas, uma carta de felicitações a Domingos Simões Pereira.
JH // JMR

A máfia internacional e os gangsters do BPN, já começaram a felicitar o moço de recados. 

FUNÇÃO PEDAGÓGICA DA LIGA GUINEENSE DOS DIREITOS HUMANOS - DR. WILKINNE


É óbvio que, de uma instituição como a Liga Guineense dos Direitos Humanos, deveria poder esperar-se uma narrativa mais consequente, mais informativa e transparente, não só na forma de expor os factos, mas na sua apreciação crítica, na perspectiva de defesa dos Direitos Humanos, em causa, nas ocorrências relatadas.

Seria, com certeza, uma função (também) pedagógica da Liga, que, assim, contribuiria - nesse domínio sensível - para a consciencialização de formas de actuação política que interferem com os Direitos Humanos, quando põem em causa a paz e estabilidade de uma parte da nossa sociedade (qualquer que ela seja, onde quer que aconteça). 

Tal assertividade é necessária, num Relatório como esse, para que a ocorrência de casos tão graves, como os que tiveram lugar, não apenas no ano anterior ao do Relatório (referentes ao assassínio do CEMGFA Tagme Na Wai e do Presidente Nino Vieira - no ano de 2009), mas, também, no período abrangido pelo Relatório (2010 - 2012), fossem tornados mais compreensíveis e claramente expostos (designadamente, quanto à sua motivação, no que concerne às causas e aos efeitos).

Trata-se de factos, absolutamente, determinantes para a compreensão da nossa História recente, socialmente, fracturantes, e que continuarão a chocar a nossa geração e as seguintes.

Não podem ser tratados com a nebulosidade com que são mencionados, no Relatório em causa.

Por isso, não podemos deixar de denunciar o conteúdo excessivamente alinhado com o Poder político, então, instalado em Bissau, na parte do Relatório que diz respeito à forma como se posiciona relativamente àsForças de Defesa e Segurança, cuja intervenção foi mais reactiva do que activa.

Quer dizer: tratou-se, a nosso ver, de uma intervenção posterior à perpetração dos ilícitos criminais em causa, justificada pela necessidade de combater os efeitos, neutralizando os autores de crimes de sangue ou participantes, propiciando, desse modo, a acção da Justiça, já que não foram intervenientes em qualquer acto de uso de força, pela qual devessem responder em inquérito criminal ou perante Juiz.

Pelo contrário, nesta perspectiva, parece-nos que a actuação das Forças de Defesa e Segurança as posiciona como o último bastião de Defesa dos Direitos Humanos, não só dos Cidadãos (vítimas de abusos e prepotências de certas autoridades), mas, também, do País e dos seus Recursos Naturais, perante a fragilidade do Poder Político, ao qual deveria incumbir a sua defesa política, no interesse da Nação.

Como se sabe, é a garantia da Defesa desse Património Comum, dos seus Recursos Naturais, a razão e a motivação de toda a orquestração de publicidade negativa, que se faz ouvir, em torno desse Sector da nossa População (Defesa e Segurança), com angustiantes apelos à Reforma (compulsiva), também, reproduzidos no Relatório.

alinhamento da Liga (dir-se-ia, cínico, porque conhece a realidade do País) com as vozes de injustiça e irresponsabilidade constitui, em nossa opinião, uma clara negação de Direitos Humanos a esse Sector da nossa Sociedade, que, de uma penada, num acto de fraqueza incompreensível, a Liga postula como solução recomendável para o nosso País, em linha com o Partido donde emerge a sua Direcção. Simplesmente lamentável!

Salta à vista a constatação de que a Liga Guineense dos DH só poderá tornar-se credível quando deixar de ser dirigida, como extensão da acção política do PAIGC: constituída por dirigentes do Partido, presidida por familiar do Presidente do Partido, em substituição de um amigo pessoal deste, entretanto, nomeado Ministro do Interior do Governo deposto, em 12 de Abril de 2012. 

Mesmo que não se queira pessoalizar, somos forçados a reconhecer, a bem da Liga, mas, também, do País, que se encontra sob pressão da Comunidade Internacional, com fundamento na necessidade de reposição da paz e estabilidade no Pais!

Quando, um dia, conseguir distanciar-se da sua ligação partidária, para passar a agir como entidade independente, descolando da sua actual imagem de instrumento para branqueamento da imagem do Partido ou para cobertura de más práticas político-sociais e económicas, a Liga poderá tornar-se uma mais-valia para o processo de desenvolvimento da nossa sociedade, como indiciam já algumas das suas preocupações, patentes no Relatório, como a denúncia de casamento forçado de Menores, bem assim a necessidade de denúncia às autoridades judiciárias, para perseguição e condenação criminal, de indivíduos que abusem sexualmente de crianças menores do sexo feminino, aproveitando-se da fragilidade económica das respectivas famílias. 

Por: Dr. Wilkinne
Fonte: Aqui

ESTUDANTE GUINEENSE MORRE EM FORTALEZA, BRASIL


Estudante guineense morre em Fortaleza, e amigos fazem cota para traslado do corpo.
Uma estudante de Guiné-Bissau, que morava em Fortaleza há 4 anos, morreu na última quinta-feira (24) e, desde então, um grupo de amigos, junto a entidades filantrópicas ligadas à população africana, está buscando auxílio financeiro para que seu corpo seja trasladado de volta ao país de origem.
Ciserina Santos, de 29 anos, sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC) e acabou morrendo no Hospital César Cals. A estudante, que estava grávida de 4 meses, havia concluído a graduação em Tecnologia da Informação no fim do ano passado e se preparava para começar um curso de especialização.
De acordo com o presidente do Movimento Pastoral Africano, Alberto Imbunde, o corpo já está em uma funerária, mas ainda existem pendências financeiras para que ele seja encaminhado ao país africano. "Estão faltando muitos recursos ainda para mandar (o corpo). Para que se tenha ideia, o corpo precisa ser mandado a Senegal, para, de lá, ir até Guiné-Bissau.
Só para mandar o corpo até Senegal, é preciso cerca de R$ 16 mil. No total, precisaremos de R$ 25 mil", afirma. Alberto relata que já buscou ajuda junto ao consulado de Guiné-Bissau no Brasil, mas o órgão disse não ter estrutura nem verba para dar suporte ao caso. A transição de governantes do país africano neste momento, segundo Alberto, é outro problema que dificulta algum tipo de auxílio oficial. "A maior dificuldade é que o governo de Guiné-Bissau foi eleito na semana passada nem sequer foi empossado ainda, então tudo isso complica para que se consiga alguma ajuda", conta. Companheiro da estudante diz que família encontra-se abalada Arafam Mane também mora em Fortaleza e namorava Ciserina há 5 anos. Segundo ele, no dia 21 de março a estudante deu entrada no Hospital César Cals, com suspeita de dengue.
"Ela chorava muito, tinha febre e dor de cabeça. Ficou internada e, na madrugada do dia seguinte, me ligaram dizendo que ela havia perdido o bebê. Depois teve uma infecção urinária e foi para UTI. Conseguiu se recuperar e foi para a enfermaria, mas, na semana passada, teve um sangramento na cabeça e acabou morrendo", relata. Ainda segundo Arafam, a família de Ciserina tem sofrido bastante com a indefinição do caso. "Tá todo mundo abalado. Inclusive uma irmã dela está aqui em Fortaleza desde que ela foi internada.
Ainda falta muito dinheiro para que a gente consiga este traslado e não podemos contar com a ajuda de ninguém porque ela não estava no programa de estudantes estrangeiros", disse. Consul de Guiné-Bissau diz que não pode intervir no caso De acordo com o consul honórário de Guiné-Bissau, Tcherno Ndjai, o governo bissalês não pode fazer nada para ajudar no traslado da estudante. Para ele, a solução é continuar as campanhas de arrecadação. "Não tem saída. Isso é uma coisa pessoal e não existe fundo de nenhum país do mundo para isso. Estado nenhum tem este tipo de orçamento", disse.
Tcherno afirma que outra solução para o caso é realizar o sepultamento do corpo em Fortaleza. "Eu sei que o ideal é o corpo ir para Guiné, mas, se não der, o jeito será fazer o enterro aqui mesmo. Sei que é muito bonito a família poder se despedir do corpo, passar os últimos momentos juntos, mas, se não há dinheiro para isso, o prático é sepultar em Fortaleza mesmo", completou, afirmando que, nos últimos 3 meses, mais dois estudantes de Guiné-Bissau morreram na Capital cearense e conseguiram o traslado através de campanhas de arrecadação. Fonte: Aqui

GUINÉ-BISSAU: PNLP VAI DISTRIBUIR TENDA EM TODO O PAÍS

Bissau, 29 Abr. 14 (ANG) - O Programa Nacional de Luta contra o Paludismo (PNLP) vai proceder, entre 12 à 15 de Junho próximo, a distribuição de mosquiteiros impregnadas as populações da Guiné-Bissau, revelou hoje a ANG o seu Coordenador.

Paulo Djata esclareceu que a campanha de distribuição contará com a participação e supervisão de parceiros nacionais e internacionais no combate ao paludismo.

De acordo com este responsável, com base no resultado da campanha de recenseamento as populações recentemente realizada, é que se poderá apurar o número de tendas a atribuir a cada agregado familiar.

“Neste momento estamos a introduzir os dados das pessoas recenseadas a nível nacional e que aguardamos que concluir dentro em breve”, estimou Paulo Djata.

O Coordenador do PNLP acrescentou que segundo os critérios traçados, os mosquiteiros impregnados serão entregues a cada chefe de cada família.

Para concluir, Paulo Djata apelou a população em geral para o uso de mosquiteiros impregnados para diminuir o flagelo das doenças transmissíveis.

Fonte: ANG/PFC/JAM

MOÇAMBIQUE: CIDADÃOS LINCHAM SUPOSTO CRIMINOSO QUE ACABAVA DE SAIR DA CADEIA


linchamento
Um corpo sem vida foi encontrado, na segunda-feira, no Bairro “Francisco Manyanga”, nos arredores da cidade de Tete, com marcas de golpes feitos com recurso a vários objectos. A vítima chamava-se Mário Lázaro e tinha 26 anos de idade.
Segundo o porta-voz da PRM, Luís Nubias, o corpo apresentava várias escoriações e sinais de golpes em várias partes. A Polícia diz que o indivíduo pode ter sido linchado e abandonado pela população, visto que o mesmo tinha várias passagens pelas cadeias.
“Feito o trabalho da perícia, concluiu-se que a vítima foi linchada. A vítima tinha várias passagens pelas cadeias, saiu muito recentemente. Presume-se que, ao tentar roubar, na noite de ontem, foi linchado”, disse Luís Nubias, porta-voz da PRM em Tete. Fonte: Aqui

GRANDE ENTREVISTA: “É PRECISO MANTER UM ESPAÇO DE DIÁLOGO PERMANENTE” – OVÍDIO PEQUENO, DA UNIÃO AFRICANA


Ovídio Pequeno, da União Africana falando à Imprensa
Bissau (GBissau, 28 de Abril de 2014) - Chama-se Ovídio Manuel Barbosa Pequeno e é o Representante Especial da União Africana (UA) na Guiné-Bissau, desde Maio de 2012.
Da nacionalidade são-tomense, Ovídio Pequeno já ocupou vários cargos governamentais e diplomáticos. E foi ele quem o Presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, incumbiu a tarefa de interagir com as autoridades da Guiné-Bissau, com os partidos políticos e outras organizações internacionais, com o objectivo de coordenar e harmonizar os esforços para resolver a crise político-militar guineense e permitir o retorno à ordem constitucional. Leia mais - gbissau.com

EQUÍVOCO ENTRE BISSAU E CONACRI ATRASA TRASLADAÇÃO DE GUINEENSE MORTO EM LUANDA???

Mamadu Bobo Baldé, morto em Angola
Bissau - Os restos mortais do guineense Mamadu Bobo Balde, de 45 anos de idade, encontrado morto a 23 de Março numa instalação prisional em Luanda, Angola, só chegam ao país nos próximos dias depois de ter ocorrido um equívoco esta segunda-feira, entre a Guiné-Bissau e Conakry(???), onde a urna foi deixada esta madrugada, num voo de uma companhia aérea.

Falando à PNN no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, o Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), Luís Vaz Martins, acompanhado pelos familiares da vítima, que esperavam o corpo, confirmou o adiamento da chegada da urna funerária.

«Recebemos a notícia de ter havido um engano entre a Guiné-Bissau e Conakry. Neste momento o corpo encontra-se na República vizinha de Conacri e vamos continuar a fazer pressão para que, nos próximos dias, possam conduzir os restos mortais ao país», referiu Luís Vaz Martins.

O Presidente da LGDH considerou ainda que é preocupante a situação dos guineenses em Angola, país onde, no seu entender, o nível de violação dos direitos humanos é elevado.

«É uma situação preocupante, que demonstra a situação dos direitos humanos naquele país(Angola). Quando as pessoas são mortas pelas autoridades significa que o nível de violência do próprio Estado é muito elevado» afirmou, tendo exortado as autoridades guineenses a tomar medidas concretas de forma a prevenir que situações do género aconteçam aos concidadãos guineenses que vivem naquele país.

Mamadu Bobo Baldé, engenheiro de formação com 45 anos de idade, emigrou-se para Angola a 26 de Janeiro de 2013, com os objectivos de procurar melhores condições de vida. Este caso junta-se à morte de António Maurício Bernardo, em circunstâncias por explicar, numa das celas da 23.ª Esquadra da Polícia Nacional de Angola, a 19 de Março, para além do desaparecimento forçado, desde julho de 2012, da jornalista Ana Pereira, conhecida por «Milocas». Fonte: Aqui


Engº Mamadú Bobo Baldé, meu colega de turma no ciclo Salvador Allende e amigo de longa data, descanse em paz!
O monstro JES e os seus gangsters terão um fim trágico, cá se faz cá se paga.

GUINÉ-BISSAU: BUBA ACOLHE ABERTURA OFICIAL DA CAMPANHA ELEITORAL DO PAIGC


Bissau - O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) elegeu a cidade de Buba, sul do país, região de Quinara, para a abertura oficial da sua campanha eleitoral com vista à segunda volta Presidencial marcada para 18 de Maio.

O acto agendado para esta sexta-feira, 2 de Maio, vai contar com a presença do Presidente do PAIGC, moço de recados (Domingos Simões Pereira), e do seu candidato-gatuno Presidencial,  José Mário Vaz (JOMAV, que esteve a 28 de Abril na região de Bolama/ Bijagós, nas ilhas de Formosa, Uracane, Uno e Orango Grande, em busca dos votos do eleitorado da zona sul da Guiné-Bissau.

De acordo com o programa de trabalhos que a PNN consultou, esta terça-feira, 29 de Abril, o candidato Presidencial do PAIGC desloca-se à cidade de Bubaque, passando por Bolama, Canhabaque e Ilhas de Galinhas.

Já na região de Quinara, 
candidato-gatuno, JOMAV vai deslocar-se, a 1 de Maio, às povoações de São-João, Farancunda, Tite e Fulacunda, devendo pernoitar na cidade de Buba.

Antes da cerimónia de abertura da sua campanha, 
candidato-gatuno, JOMAV tem deslocação marcada à Ilha de Komo, na região de Tombali, onde deverá manter encontros com os locais e com a estrutura do partido, terminando com um pequeno comício nesta localidade do sul da Guiné-Bissau.

De referir que durante o último fim-de-semana, 
candidato-gatuno, JOMAV manteve um encontro em Bissau com o Presidente e as direcções de várias formações políticas que o vão apoiar nesta segunda volta, bem como reuniões com eleitorados de alguns círculos de Bissau. candidato-gatunoJosé Mário Vaz, encontrou-se ainda com o candidato independente Paulo Gomes. Fonte: Aqui

TECNOLOGIA: CRIADO KIT PARA MEDIR QUALIDADE DE ESPERMA


Foi desenvolvido um kit doméstico, por dois cientistas norte-americanos, que tem como objetivo testar a qualidade do esperma sem a necessidade de se deslocar a uma clínica própria para o efeito.
Dois cientistas norte-americanos desenvolveram um kit para testar a qualidade do esperma, segundo a ABC News.
Os cientistas norte-americanos Greg Sommer e Ulrich Schaff desenvolveram este kit que será portátil e estará disponível em 2015.
Qualquer homem poderá medir a própria fertilidade no conforto do seu próprio lar e demora apenas uns minutos a obter os resultados.
Greg Sommer revela que uma das principais vantagens do dispositivo é evitar constrangimentos muito comuns em laboratórios que oferecem o mesmo exame. “É um sistema de diagnóstico portátil, fácil de usar, com a precisão de um teste de laboratório clínico e o resultado sai em apenas alguns minutos. O dispositivo poderia ajudar os homens que tem problemas de fertilidade a manter a qualidade do esperma”, revela um dos criadores.
Os cientistas continuam a desenvolver este kit e já começaram a trabalhar numa aplicação para telemóvel que vai permitir aos homens enviar os resultados aos médicos e discutir soluções para os problemas. Fonte: Aqui