domingo, 31 de agosto de 2014

PARA HELENA N. EMBALO

A senhorita “cheia de não-me-toques e nove horas”, que nunca questionou a morte misteriosa do seu marido, Dr. Aguinaldo Embalo, ex-Diretor Nacional de BCAO, no dia 24 de Março de 2008, na praia de Varela - na presença da sua esposa e amigos chegados. Como dizia, a senhorita, cheia de etiquetas, tem estado também a atuar a mando de Cadogo Jr.. À socapa, tenta apagar as peugadas de Carlitos. O Carlitos era “amigo do amigo”, uma espécie de padrinho a espanhola. Quando o falecido viajava, era em sua casa que Carlitos passava a sesta. A senhorita de pernas em x, doutora de nariz empinado, que não desce do salto alto, aproveitou o calor eleitoral para retirar o processo-crime do “desvio de 12 milhões de dólares” contra o ex-Primeiro-ministro, Cadogo Jr.. Ela pensa que pode substituir o Estado, o poder jurídico ou inverter a história. Apenas lhe digo que uma das obrigações políticas do Estado é proteger o Direito, a Verdade e a História. Por isso, a Ação é um poder jurídico autónomo e abstrato.

QEM SÃO OS NOSSOS GOVERNANTES

Governate8
(continuidade) segue-se a série IX/X, o sintético percurso académico, profissional e político dos atuais governantes guineenses. Visando, apenas, fornecer as informações precisas e credíveis aos leitores do Jornal O Democrata permitindo-lhes formular opiniões de forma objetiva e responsável no exercício da cidadania.           CARLOS NHATÉ: Secretário de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria Nasceu no dia 22 de Setembro Leia mais


Governates7
(continuidade) segue-se em séries de 3 membros, o sintético percurso académico, profissional e político dos atuais governantes guineenses. Visando, apenas, fornecer as informações precisas e credíveis aos leitores do Jornal O Democrata permitindo-lhes formular opiniões de forma objetiva e responsável no exercício da cidadania.               DEGOL MENDES: Secretário de Estado do Plano e Integração Regional Nasceu em Blequisse, Leia mais

ESCOLA DE ONG ALEMÃ COMPLETA UMA DÉCADA EM GUINÉ-BISSAU

Kinder von Escola da Boa Esperança - Eine Schule für Bissau
A Escola Básica da Boa Esperança, localizada a cerca 30 quilômetros da capital Bissau, ofecere o ensino básico para crianças e adolescentes. O número de estudantes cresceu de 40 para 400 desde a fundação em 2004.
 
A Associação Alemã-Guineense comemorou os dez anos da Escola Básica da Boa Esperança, no último domingo (24.08), na cidade de Colônia, na Alemanha. O projeto oferece ensino básico para crianças na região de Biombo, a cerca 30 quilômetros da capital de Guiné-Bissau.

Em dez anos de funcionamento, a quantidade de estudantes na escola cresceu de quarenta para quatrocentos, e a de professores de seis para dezessete. A iniciativa do projeto foi do guineense Carlos Robalo, que reuniu amigos alemães, em 2001, para criar uma organização não governamental (ONG) com o objetivo de financiar a construção de um estabelecimento de ensino em seu país natal.
Carlos Robalo Carlos Robalo(Foto), músico, convidou outros amigos artistas para criar a escola
 
Segundo Robalo, a ideia surgiu depois da guerra de 1998 na Guiné-Bissau, ao observar as sequelas que afetaram a região de Biombo: “Quando nós fomos lá visitar depois da guerra, vimos crianças nos antigos quartéis, sentadas em cima de pedras, a receberem aulas. Daí, decidimos criar uma associação aqui em Colônia para angariar fundos, a fim de construir esta escola”. Até hoje na localidade não há eletricidade, nem água canalizada e o poço que fornece água potável para os estudantes e para a comunidade local foi contruído pela própria escola.

Arrecadação de fundos para a escola

O projeto é financiado por doações privadas e de várias entidades, e ainda recebe o apoio de voluntários e membros da ONG. Raoul Mörchen, diretor da Associação Alemã-Guineense, diz que atualmente o projeto tem uma estabilidade devido às diversas formas de doações criadas pela instituição. “Hoje, temos uma base fixa de doações, com a qual conseguimos manter a escola, e algumas despesas extras são pagas por eventos especiais”.

As pessoas interessadas em ajudar a financiar o projeto ‘Eine Schule für Bissau’ fazem doações isoladas ou cadastram um débito automático mensal em suas contas bancárias. Entre as opções oferecidas, há também a adoção de um professor, que custa 40 euros mensais, ou de um estudante, um euro por dia.
Além das doações, segundo Mörchen, os estudantes também colaboram com uma mensalidade equivalente a 1,50 euros. Fernando Dafá, professor de português da escola, e pai de quatro estudantes, relata que o valor é menor do que o que precisaria ser pago em transporte para enviar os filhos para estudar nos distritos vizinhos, caso não houvesse escola na localidade.

No evento de comemoração em Colônia, houve apresentações musicais e comida típica guineense
 
Greves no ensino
Na Escola da Boa Esperanca, os professores são contratados pelo estado, mas recebem também uma ajuda financeira mensal da ONG. Este sistema de subsídio tem garantido que as aulas não sejam interrompidas, mesmo diante das greves frequentes de professores que acontecem nos estabelecimentos de ensino público do país.
Fernando Dafá ressalta a importância da ausência de greves: “Em qualquer outra escola do estado, há a pertubação das greves, e por isso a escola da Boa Esperança é muito importante, pois quando inicia vai até o fim do ano letivo. Tenho um filho que estuda na escola do estado que perdeu muito tempo, e está com quase seis meses de atraso”.

Desde 1991, não houve um ano sem que ocorressem greves em Guiné Bissau. No ano letivo de 2012/2013, os professores paralizaram oito meses em protesto pela falta de pagamento de salários. Segundo o Manifesto do Coletivo de Estudantes das Escolas Públicas da Guiné-Bissau, em 2012 houve, no total, somente um mês e meio de aulas, o que fez com que o governo aprovasse automaticamente todos alunos, sob a justificativa da impossibilidade da reposição de todas as aulas não realizadas.

Integrantes e voluntários da ONG que colaboram com o projeto
Educação na Guiné-Bissau

Segundo dados da Unesco, o analfabetismo atinge 55% dos guineenses e mais de 30% das crianças não freqüentam a escola. Nas áreas rurais, menos de 60% das crianças vão para escola, e nas áreas urbanas, 80%.

Para Patrícia Rosa, do programa de educação da UNICEF em Guiné-Bissau, as dificuldades no país se dão em diversos níveis.“Tem a questão da infra-estrutura, a questão das próprias crianças que não conseguem ter acesso à escola, por várias razões, seja porque não tem escola nas comunidades, ou porque elas estão em um local de difícil acesso. Ou ainda a falta de materiais, ou por não ter o ensino completo, e os estudantes não poderem continuar até o fim do ensino básico, mesmo se quiserem”, especifica.
Entre outras ações, segundo Rosa, é preciso garantir o aumento da porcentagem de financiamento dedicado à educação pelo governo do estado. Atualmente, esse valor é 13% do PIB, enquanto que a orientação da UNESCO é que sejam investidos aos menos 20% do PIB.

Futuro das crianças da Escola da Boa Esperança
Raul Mörchen Ansprache in Fest 10 Jahren Eine Schule für Bissau Raoul Mörchen, presidente da ONG, abre o evento de comemoração de dez anos da escola
Aproximadamente 70% da população está abaixo da linha da pobreza, de acordo com dados de 2010 do Banco Mundial.As estatísticas publicadas pela CIA no ‘The World Factbook’, mostram que a mortalidade infantil no país é a quinta pior do mundo, com 90 mortes a cada mil nascimentos. E a expectativa de vida é de menos de 50 anos.
Neste contexto, uma das preocupações dos membros da Associação Alemã-Guineense são as possibilidades futuras para estes estudantes após concluírem o ensino básico na Escola da Boa Esperança.

Raoul Mörchen, presidente da ONG, lembra que a maioria das empresas locais que são gerenciadas por imigrantes portugueses. A sua esperança é que, a longo prazo, com uma formação educacional melhor, os guineeses possam ter mais acesso a estes empreendimentos: “Nós ficaremos muito contentes se, no futuro, as crianças que nós educamos puderem trabalhar para essas empresas, e até abrir suas próprias”

Para Carlos Robalo, é preciso pensar também sobre o futuro do projeto e a melhoria da educação em Guiné-Bissau, inclusive com maior investimento governamental. “Nós, como associação, não podemos garantir toda a vida essa assistência. Quem sabe, um dia, as pessoas deixam de dar o dinheiro. É preciso que toda a ajuda seja recolhida como uma coisa transitória. Porque tem que chegar o dia em que a Guiné irá tomar conta disso tudo, e que funcione normal. Como guineense, é esta a minha expectativa”.

HÍMEN ARTIFICIAL CHINÊS TORNA MULHERES “VIRGENS” DE NOVO

Hímen artificial chinês torna mulheres “virgens” de novo
Um produto intrigante vendido pelo site chinês AliExpress permite que as mulheres “se tornem virgens em minutos”. Custando US$ 48(dólares), a novidade se trata de uma de cápsula que se dissolve no interior da vagina para formar um hímen artificial, conferindo “sensação de aperto” para o parceiro. Durante a relação sexual, o “hímen” se rompe e acontece o sangramento.
 
Apesar dos erros de tradução do anúncio, as vantagens de se utilizar o “hímen artificial cápsula” são bastante interessantes. Segundo o vendedor, o produto é 100% composto por extracto de plantas, sem conter nenhum “produto químico”, além de ser totalmente seguro e não oferecer danos ou efeitos colaterais (“lado-efeito”, diz o anúncio).
 
Indicado para “amantes que querem ter alguma diversão sexual” ou para “meninas que soltaram a virgindade por acidente”, o hímen artificial se compromete a realizar um “remake do sangramento” da primeira noite, além de “fazer sua vagina apertar como a de uma virgem”. Como se não fosse suficiente, o produto ainda “cuida da sua vagina” e “ajuda a remover problemas ginecológicos”.
 
O vendedor também se preocupou em esclarecer os cuidados que as consumidoras devem ter ao utilizar a cápsula. Segundo o anúncio do AliExpress, o produto não deve ser usado por mulheres que sejam virgens, que estejam grávidas ou passando pelo período menstrual. Obviamente, o hímen deve ser mantido fora do alcance de crianças. Fonte: Aqui

SENEGAL: PAÍS CRIA ÓRGÃO REGULADOR DA IMPRENSA

Dakar, Senegal - O Senegal conta doravante com um novo órgão de regulação da imprensa sob designação de "Tribunal dos Pares do Conselho para a Observação das Regras de Ética e Deontologia nos media (CORED), oficialmente investido esta semana, em Dakar, numa cerimónia presidida pelo chefe de Estado senegalês, Macky Sall.
Criado a 29 de Abril de 2014, este Tribunal integra 10 membros, todos jornalistas experientes, cujo profissionalismo é reconhecido pela classe.
Está encarregado de julgar as derivas ligadas ao exercício da profissão de jornalista no Senegal.
Segundo o presidente do CORED, Bacary Domingo Mané, a organização procurará estatuir e tomar uma decisão sempre que lhe for colocado um caso, podendo também intervir oficiosamente em caso de violação das regras de deontologia.
Esta é a última fase do processo de renovação das estruturas do CORED, iniciada a 8 de Abril último, pela instalação duma nova mesa de cinco membros. Fonte: Aqui

sábado, 30 de agosto de 2014

PRESIDENTE GUINEENSE ABRE CAMPANHA DE LIMPEZA NO MERCADO DO BANDIM DE BISSAU DEVIDO AO ÉBOLA

Bissau, 30 ago (Lusa) - O presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz(Zeca Upa Caió), presidiu hoje a abertura simbólica da campanha nacional de limpeza e desinfeção, lançada pelo Governo, atirando duas pás de lixo para uma carrinha de caixa aberta, no mercado do Bandim, em Bissau.
 
Na presença de embaixadores, chefes militares, elementos do Governo e populares, José Mário Vaz disse ser "um momento importante" para o país, na luta contra a doença, sobretudo o vírus do Ébola, que já foi declarado na Guiné-Conacri e no Senegal, países que fazem fronteira com a Guiné-Bissau.
 
"É uma ótima iniciativa do Governo e penso que continuando assim - faço votos que todos os dias sejam como hoje -, vamos atingir a higiene de que necessitamos", defendeu José Mário Vaz que, antes de declarar aberta a campanha, assistiu ao entoar do Hino Nacional da Guiné-Bissau, tocado pela banda musical do exército
 
Com um atraso de mais de duas horas sobre a hora prevista, o presidente guineense dirigiu-se a um monte de lixo, numa estrada lateral do mercado do Bandim (o maior centro comercial da Guiné-Bissau), para aí dar duas "pazadas" para uma carrinha.
 
Os populares que assistiam ao ato bateram palmas, frisando que o presidente estava a cumprir aquilo que proclamou durante a campanha eleitoral, isto é, que os guineenses devem meter "a mão na lama", expressão em crioulo que quer dizer "trabalhar no duro", para mudar a imagem do país.
 
"Como disse durante a campanha, estamos precisamente na hora de metermos a mão na lama. Isto é que é meter 'a mão na lama'. O combate à pobreza começa precisamente aí, porque, se não, a doença vai quer cabo da nossa gente", observou José Mário Vaz.
 
O novo representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, o antigo presidente são-tomense Miguel Trovoada, é um dos vários elementos da comunidade internacional presentes na abertura da campanha.
 
Em declarações aos jornalistas, Trovoada afirmou ser "uma iniciativa feliz" das autoridades guineenses, que merece "todo apoio e solidariedade" da comunidade internacional.
 
Portugal foi representado na cerimónia pelo novo chefe da seção consular, João Neves da Costa.
 
Em todos os bairros, ruas e artérias de Bissau, são visíveis populares, sobretudo jovens, em trabalho de limpeza.

ADIATU CHE GUEVARA NANDIGNA

A senhora de boinas negras a Che Guevara, de dois maridos, que subia no palanque para injuriar as nossas forças armada, está de novo em ação política. 
 
Há poucos dias atràs escondia com o rabo entre as pernas parecia cadela. Há dias encontrou-se em Portugal com o seu amante Cadogo Jr., e viajaram juntos rumo a Cabo Verde. Para quê? Só intriga contra Domingos Simões Pereira. Porquê? Porque Cadogo Jr., e JOMAV continuam renitentes em relação a certas figuras nomeadas ministros. 
 
Por incrível que parece nunca puseram em causa o lugar de Botché Candé. O Presidente José Mário Vaz, não quer Maruca nos Negócios Estrangeiros, pois no lugar deste queria Baciro Djá. Na Defesa queria Marciano Silva Barbeiro, Domingos recusou-lhe.
 
Não queria Geraldo Martins nas Finanças, nem o seu Secretário de Estado (do Tesouro), o Bifa. Era contra Cipriano Cassamá no lugar de Presidente da Assembleia Nacional. Queria esse lugar para o seu apoiante Bá Kekutó. Sabe-se que o apoio de Bá Kekuto e de Adiatu a José Mário Vaz foi por indicação de Cadogo Jr..
 
Atenção: José Mário Vaz e Adiatu Che Guevara Nandigna si bo brinka no na detona bôs!

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

"SETEMBRO VITORIOSO"...

Ironia ou embuste? O sinónimo de "vitorioso" é "bem sucedido" "triunfador", "triunfante", "vencedor", "glorioso", "invicto", etc. Pois, é caso para perguntar se os militantes do PAIGC se olham ao espelho? Tanta intrujice para quê? Ah, é preciso separar o trigo do joio. Sempre houve duas correntes no PAIGC: a dos que enfrentaram o inimigo na frente fogo e a dos chamados "bunda-frescos" (ociosos, cobardes e intriguistas). Sem citar as alas que recentemente se cristalizaram. Ora, se na luta de libertação prevaleciam "homens virtuosos e valentes", já na independência, esses conceitos desvirtuaram-se. O protagonismo passou para as mãos dos intriguistas e oportunistas. Pois, ainda no tempo da luta - recorda-se – os pervertidos apontavam dedo aos seus "camaradas" que acusavam de feitiço. Comportamento que podia por em causa a própria luta se não fosse a intervenção oportuna de Cabral no célebre Congresso de Cassacá. Com a morte do líder, tudo se afrouxou. Com a independência, o "virus" ressurgiu, reproduziu e alastrou-se, assustadoramente, corroendo o país inteiro com a atoarda do "tribalismo". Virou moda: tudo que se mexe contra o PAIGC é tribalismo, etnias, etc.. Como dizia, logo no princípio, os oportunistas e lacaios infiltrados no partido de Cabral encarregaram-se de deitar o seu legado no capim. Começou a balbúrdia, "cada um por si e Deus por todos"! E apenas o repescavam Cabral para intrujar ao mundo.
 
Passados 40 anos da (des)governação do país, o PAIGC confundindo o partido com o Governo, decide comemorar "Setembro Vitorioso". Por que feito patriótico, assassinatos? Dizem eles: "o partido no governo na Guiné-Bissau" vai comemorar o 41º ano da transladação dos restos mortais de Amílcar Cabral, morto em Conacri para Bissau, 90º aniversário de nascimento do histórico dirigente guineense (12 de setembro), 40 anos da fundação da Juventude Amílcar Cabral (JAAC, organização juvenil do partido) e 58º aniversário da criação do próprio partido (19 de Setembro). Então, pergunto: quantos 40.º anos serão necessários para investigar, clarificar, comemorar, transladar as mortes e os restos mortais de Nino Vieira, Tagme Na Waié, Helder Proença, Baciro Dabó, entre outro? O PAIGC, de hoje, é como o "homem" que vai à floresta buscar uma "medula" que cresce no centro das árvores e, ao invés disso, volta vaidoso e orgulhoso com um fardo de galhos e folhas. Recebeu o país das mãos dos tugas e destruiu-o, assassinou os seus próprios irmãos, e ainda trilha sobre os seus túmulos e a exaltar "Setembro Vitorioso".

TROVOADA DIZ QUE COMUNIDADE INTERNACIONAL NÃO TEM RECEITAS PARA A GUINÉ-BISSAU

MiguelTrovoada
O Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas e igualmente Chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, Miguel Trovoada disse esta sexta-feira, que a comunidade internacional não tem receitas para a Guiné-Bissau.

 Trovoada falava à imprensa após uma audiência com o Chefe do Governo, Domingos Simões Pereira. O Representante Especial do Ban Ki-Moon, disse que aproveitou o encontro para informar ao chefe do executivo guineense que aceitou a missão como forma de dar a sua pequena contribuição para o esforço da comunidade internacional para com o povo da Guiné-Bissau.

“Estou qaui para ajudar o povo guineense nesta fase nova da sua vida política, sobretudo no sentido de estabelecimento da normalidade democrática bem como procurar a consolidação das instituições”, informou o diplomata

 Acrescentou ainda que vai ajudar as autoridades no sentido de trabalhar para a criação de bases de paz e de estabilidade, que segundo ele, permitirá o arranque do processo de desenvolvimento económico e do progresso social.

“A comunidade internacional está muito esperançada nas novas autoridades e nos projectos bem como nos programas que têm. A comunidade internacional espera que as novas autoridades definam as áreas em que a comunidade internacional irá intervir e ajudar. Também é bom que as autoridades definam igualmente as suas prioridades, porque a comunidade internacional não tem receitas para a Guiné-Bissau e as mesmas são encontradas aqui no país”, advertiu.
por: Assana Sambú//odemocratagb.com

SIMÕES PEREIRA REITERA CONFIANÇA NO MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

  

O Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira disse numa conferência de imprensa hoje que reiterou a sua total confiança ao ministro de Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, Mário Lopes da Rosa(FOTO).
 
Simões Pereira disse que foi informado pelo titular da pasta da Administração Interna, Botche Candé, sobre um conjunto de diligências em curso, e com base nisso autorizou o ministro a prosseguir com os trabalhos de investigação. Acrescentou ainda que teve um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mário Lopes da Rosa, acusado de levar um gerador do ministério das Pescas para a casa da sua sogra.
 
“No encontro mantido com o ministro dos Negócios Estrangeiros, ele me assegurou que a averiguação em causa não colocaria de forma alguma a sua idoneidade ou a sua continuidade no executivo. Entendemos que era importante que o órgão competente fizesse o seu trabalho sem qualquer tipo de interferência. Concluido o trabalho por parte das instânciais policiais, o relatório foi remetido às instâncias judidiciais, portanto nós queremos saber se por invocar um dos membros do Governo, se a sua continuidade podia comprometer ou não os trabalhos que as instâncias judiciais queriam fazer. Recebemos a garantia que não há qualquer tipo de interferência”, espelhou.
 
Assegurou que está-se a aguardar pela conclusão dos trabalhos de investigação da parte das instâncias judiciais, mas sustentou que até apresentação da conclusão de trabalhos da parte da justiça, ele reiteira a sua total confiança ao ministro dos Negócios Estrangeiros.
Afirmou que não há qualquer tipo de interferência de qualquer membro do Governo no trabalho das instâncias judiciais, sobre o caso que envolve o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mário Lopes da Rosa.
 
Durante o encontro com a imprensa, Simões Pereira foi pedido para falar das medidas que serão tomadas pelo executivo tendo em conta a situação de um caso de virus da Ébola detetado no Senegal. O chefe de Governo disse que se na verdade for confirmada a existência de um caso de virus da Ébola no Senegal, portanto é uma má notícia para a Guiné-Bissau.
 
Assegurou ainda que tendo em conta a situação é necessário reforçar mais a vigilância do país nas zonas fronteiriças. Realçou que é importante que todas as forças vivas da Nação participem neste processo.
 
O primeiro-ministro aproveita a ocasião para apelar a participação da população guineense na campanha da limpeza que será realizada a nível de todo o território nacional no Sábado (amanhã), que contará com a presença do Presidente da República, José Mário Vaz e do Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá. odemocratagb

QUARTEL DAS NAÇÕES UNIDAS ATACADO NO MALI

Quartel das Nações Unidas atacado no Mali
Um quartel das Nações Unidas em Aguelhok, na província de Kidal, norte do Mali, foi hoje atacado com granadas de morteiro, segundo fontes militares.
 
O ataque desencadeou-se cerca das 04:00 locais GMT (05:00 de Lisboa), com o disparo de número não determinado de granadas de morteiro contra o quartel da Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas no Mali (MINUSMA), acrescentou um militar daquele contingente.
 
O acampamento militar está sob pressão dos grupos radicais islamitas do AQMI (Al-Qaida no Magreb Islâmico), do MUJAO (Movimento para a União da Jihad no Oeste Africano) e do Ansar al-Din, que controlaram o norte do Mali - durante dez meses -, até à intervenção internacional, no início de 2013, com o envio da MINUSMA.
 
A ação ocorre dois dias antes do início em Argel, com o governo argelino na qualidade de mediador, da segunda fase de diálogo entre as fações rebeldes tuaregues do norte de Mali e o governo maliano.
 
As conversações começaram em julho e visam a estabilidade e a manutenção da paz na região entre o governo e os seis principais movimentos tuaregues.
 
Ao Governo maliano, juntam-se o Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA), o Alto Conselho da União de Azawad (ACUA), duas facções do Movimento Árabe de Azawad (MAA), a Coordenação pelo Povo de Azawad (APC) e a Coordenação de Movimentos e Frentes Patrióticos de Resistência (CM-FPR).
 
Portugal participa na MINUSMA, tendo partido hoje para aquele país africano um contingente formado por um avião C130 e 47 militares, dos quais 41 da Força Aérea e seis do Exército.
 
Em declarações hoje à Lusa, o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que se trata de uma missão "muito importante" porque, acrescentou, mostram "a capacidade operacional" das forças armadas portuguesas.
O contingente português manter-se-á no Mali durante três meses. FONTE:AQUI

“OBRAS DE REABILITAÇÃO DE VIAS ALTERNATIVAS DE BISSAU SERÃO CONCLUÍDAS NA PRÓXIMA SEMANA”, DIZ O DIRECTOR GERAL DAS INFRAESTRUTURAS


Bissau,29 Ago 14 (ANG) – O Director Geral das Infraestruturas e Transportes afirmou que as obras de reabilitaçao das vias alternativas da capital Bissau em terra batida, iniciadas no passado dia 27, terminam na próxima semana.
 
Pedro Iala, em declarações à imprensa após uma visita que efectuou hoje as referidas obras, concretamente ao troço Alto Bandim/Cuntum Madina, Sobrade/Quelelé e Hotel Líbia Bissau, disse que o processo de arranjos nas referidas vias alternativas tem a ver com a situação de rombo que aconteceu na Avenida Combatentes da Liberdade da Pátria.
“Criamos as vias alternativas com intuito de ajudar a nossa população nas suas mobilidades diárias descongestionando o trânsito”, informou aquele responsável.
 
O DG das Infraestruturas e Transportes sublinhou que os trabalhos de reabilitação dos troços em terra batida vão prosseguir noutras localidades de Bissau, nomeadamente na estrada Santa-Luzia/Antula.
 
Questionado sobre o montante que o governo injectou nos trabalhos de reparação da estrada, Pedro Iala disse que isso enquadra-se no âmbito na 3ª Fase da Reabilitação das vias Urbanas de Bissau financiadas pelo Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD).
“Todas essas vias alternativas estão dentro do Projecto da 3ª Fase de Reabilitação das Vias Urbanas de Bissau e como se encontram em avançado estado de degradação, o governo negociou com a empresa AREZKI para adiantar com os trabalhos da sua manutenção temporária para facilitar o movimento das pessoas neste período chuvoso”, esclareceu. FONTE: ANG/ÂC/SG

MALI CRIA CONSELHO NACIONAL PARA REFORMA DO SETOR DA SEGURANÇA

Bamako, Mali   - O Mali dotou-se duma nova estrutura denominada Conselho Nacional para a Reforma do Setor da Segurança (CRSS) colocado sob a autoridade direta do Presidente da República, Ibrahim Boubacar Kéita, soube a PANA de fonte oficial em Bamako.

O CRSS  tem por missão definir as orientações estratégicas e fixar as prioridades nacionais em matéria de reforma do setor da segurança, decidir as orientações e medidas corretivas durante o processo de reforma, arbitrar e validar os orçamentos propostos pela unidade de coordenação da reforma, velar pela mobilização dos recursos induzidos pela reforma e  pela a execução efetiva dos resultados do processo.

Trata-se de rever o planeamento da reforma do Exército para o adaptar às diferentes ameaças atuais a  fim de dotar as forças armadas e de segurança  de meios adequados, que pedem,  segundo uma fonte de segurança, o acompanhamento dos líderes políticos e dos cidadãos.

Num comunicado transmitido à PANA, a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (MINUSMA)  disse ter tomado nota "com satisfação" da criação pelo Governo do Mali dum Conselho Nacional para a Reforma do Setor da Segurança bem como dos mecanismos afins de coordenação.

"As Nações Unidas, através da MINUSMA, reiteram o seu apoio ao povo maliano e comprometem-se a apoiar o processo de reforma do setor da segurança e os programas de desarmamento tais como desejados pelo Governo maliano com vista à restauração da autoridade do Estado e à proteção das populações por instituições de segurança reformadas, republicanas e  no centro das preocupações das populações", indica o comunicado.

O Mali registou nos últimos anos uma grave crise de segurança devida à debilidade do seu Exército mal equipado e mal formado.

Esta fraqueza do sistema de defesa culminou na ocupação durante 10 meses, desde março de 2012, das três províncias do norte do Mali (Tomboucrtou, Gao e Kidal) pelos djihadistas e pelos rebeldes tuaregues independentistas.

Estes foram expulsos em janeiro de 2013 pelas forças francesas da operação Serval que vieram libertar esta parte do país, com o apoio das forças africanas e malianas. FONTE: AQUI

PRESENÇA DE ÉBOLA NO SENEGAL É MÁ NOTÍCIA PARA GUINÉ-BISSAU - PM

Bissau, - O primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, considerou nesta sexta-feira ser "uma má notícia" para a Guiné-Bissau caso se confirme a presença do vírus Ébola no Senegal, que salientou ainda não ter chegado ao país.
Falando na habitual conferência de imprensa semanal para fazer o ponto das acções do Governo, Domingos Simões Pereira, questionado pela agência Lusa, disse desconhecer a notícia que dá conta de que um caso de infecção com o vírus Ébola foi confirmado pelas autoridades senegalesas.

"Se se confirmar essa informação seria realmente uma má noticia para o nosso país", afirmou o primeiro-ministro guineense, reforçando o apelo às acções de prevenção na Guiné-Bissau, onde, reafirmou,  a doença ainda não chegou.

"Somos protegidos por uma bênção que temos que fazer por merecer", disse Simões Pereira, ao anunciar que o Presidente guineense, José Mário Vaz, vai presidir no sábado à abertura da campanha nacional de limpeza e desinfecção lançada pelo Governo.

Todos os membros do Governo, titulares de órgãos públicos vão estar no sábado em diferentes localidades do país, em Bissau e no interior, para levar a cabo a campanha de limpeza e desinfeção, notou ainda Simões Pereira.

O Presidente José Mário Vaz vai abrir a campanha no mercado do Bandim (maior centro comercial do país), em Bissau, o líder do Parlamento, Cipriano Cassamá, em Bafatá (leste), o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanhá, no sul e o primeiro-ministro, Simões Pereira, na zona norte.

Ministros e secretários de Estado também foram distribuídos para várias localidades.

Ao enaltecer a importância da campanha, Domingos Simões Pereira, disse que "é das várias ações" que o país pode fazer para enfrentar o vírus do Ébola e outras doenças.

"A pobreza é algo que nós não podemos controlar, a limpeza sim", observou o primeiro-ministro, lembrando que a Guiné-Bissau no passado foi considerada o país mais limpo da Costa Ocidental de Africa.

Confrontando com o facto de algumas pessoas, oriundas da Guiné-Conakry, se recusarem a vigilância médica, como medida de precaução, Domingos Simões Pereira reprovou este comportamento frisando estar em causa a saúde pública. Fonte: Aqui

PRIMEIRO CASO DE ÉBOLA NO SENEGAL COM UM JOVEM DA GUINÉ-CONACRI

O Ébola chegou ao Senegal. Um jovem da Guiné-Conacri foi internado em Dacar com sintomas da infeção que já matou mais de 1500 pessoas na África Ocidental. A confirmação do caso surgiu esta sexta-feira pelo ministro da Saúde senegalês. Awa Marie Coll Seck explicou que o homem foi colocado, de imediato, em quarentena.
 
Foi exatamente na Guiné-Conacri, de onde é oriundo a vitima deste primeiro caso no Senegal, que este recente surto de ébola surgiu, em dezembro passado. A propagação foi rápida, chegando também a alguns dos países vizinhos como a Libéria, a Serra Leoa e a Nigéria, onde já morreram seis pessoas. Pelo menos, três mil pessoas já terão sido infetadas, incluindo alguns europeus e americanos que se deslocaram àquela região africana para ajudar no combate ao surto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já revelou o receio de o vírus poder vir a atingir mais de 20 mil pessoas. Em algumas zonas destes países da África Ocidental, há pessoas que continuam a negar a existência do vírus e a depositar todas as crenças na fé religiosa. Outros estão em pânico e qualquer atividade estranha lhes parece suspeita. Foi o caso num mercado de Nzerekore, a segunda maior cidade da Guiné-Conacri, onde populares se revoltaram na sequência da pulverização do local com um desinfetante. Os motivos do motim não foram claros, mas algumas das pessoas terão alegado que o que estaria a ser pulverizado seria o vírus do ébola e por isso se teriam revoltado. O recolher obrigatório foi decretado em Nzerekore, a capital da região de floresta onde a epidemia tem o epicentro. Uma equipa portuguesa com 41 militares da Força Aérea e seis do exército partiu, entretanto, para o Mali. O objetivo é integrar, em Bamako, uma missão de paz da ONU numa das zonas de maior risco do ébola, pela proximidade com a Guiné-Conacri. Integrados no contingente luso vão, ainda, dois médicos e seis enfermeiros. A OMS garante ter um plano para travar a propagação do vírus nos próximos seis a nove meses. Avaliado em cerca de 489 milhões de dólares (370 milhões de euros), o plano requer o trabalho de 12 mil africanos e mais 750 pessoas oriundas de fora do continente. Nos Estados Unidos, prosseguem, por fim, os esforços para encontrar uma cura. O diretor do Centro americano de Controlo e Prevenção de Doenças, Tom Frieden, deixa um alerta: “Se não o pararmos já, podemos ter de lidar com este vírus anos e anos por todo o Mundo. Mas ainda o podemos parar.” Alguns laboratórios americanos vão, entretanto, começar a testar em humanos vacinas contra o ébola. Isto, depois de as experiências em animais se terem revelado promissoras. Vinte pessoas saudáveis voluntariaram-se para ajudar a perceber se estas vacinas serão bem aceites pelo corpo humano. Fonte: Aqui

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

QUEM SÃO OS NOSSOS GOVERNANTES (VII/X): SEPEM – SECIC – SET

Governante6
Confira, a série de 3 membros, o sintético percurso académico, profissional e político dos atuais governantes Guiné-Bissau. Visando, apenas, fornecer as informações precisas e credíveis aos leitores do Jornal O Democrata permitindo-lhes formular opiniões de forma objetiva e responsável no exercício da cidadania.         ILDEFONSO ANIBAL JOSÉ FERREIRA DE BARROS: Secretário de Estado das Pescas  e Economia Lei mais

ÍNDIA: MÉDICOS REMOVEM ESQUELETO DE BEBÊ DE DENTRO DA MÃE APÓS GRAVIDEZ DE 38 ANOS

 
Uma mulher indiana teve o esqueleto de um bebê retirado de dentro de seu corpo após quase 40 anos de gestação. Acredita-se que ela seja a mulher com maior tempo de gravidez ectópica – com interrupção – do mundo.
 
Jyoti Kumar, de Madhya Pradesh, na Índia, ficou grávida aos 24 anos, em 1978. Na época, os médicos alertaram à mulher que o feto tinha poucas chances de sobrevivência, já que crescia fora de seu ventre.
 
Apavorada com a ideia de uma operação, ela fugiu e procurou tratamento para as dores em uma pequena clínica. Meses depois, quando a dor diminuiu, Kumar foi convencida que o problema havia sido resolvido.
 
O caso, porém, voltou à tona 38 anos depois. A mulher, agora com 62 anos de idade, começou a sentir fortes dores no estômago.
 
Ela visitou alguns médicos na cidade de Nagpur, onde uma equipe de cirurgiões resolveu levá-la para uma operação. A cirurgia teve como intuito retirar os ossos de seu filho morto dentro da mulher.
 
Um dos médicos envolvidos no procedimento comentou que eles perceberam que havia um nódulo que suspeitavam ser um câncer. Após uma tomografia computorizada, foi revelado que tal nódulo era feito de um material duro e calcificado.
 
Jyoti Kumar passou por uma cirurgia para retirada dos ossos de seu bebê após gravidez que durou 38 anos.
 
Apenas depois da ressonância magnética foi constatado que a massa na verdade era o esqueleto de uma criança.
 
A equipe médica procurou casos semelhantes, e descobriu que uma belga havia conservado os restos de uma gravidez ectópica há 18 anos. O período era o mais longo que conseguiram encontrar em registos de medicina.
 
Os restos da criança foram encontrados entre a massa do útero, intestinos e bexiga. Ele estava densamente preso no local.
 
“Nos últimos meses a paciente estava sofrendo com dores e problemas urinários, além de febre”, comentou um médico. Espera-se que Kumar tenha uma boa recuperação após a cirurgia. FONTE: AQUI

GUINÉ-BISSAU: REGIÃO DE TOMBALI LIVRE DA EPIDEMIA DESDE JULHO


Bissau, 28 Ago 14 (ANG) – O Director Geral de Promoção e Prevenção de Saúde Pública (PPSP) Nicolau de Almeida, anunciou hoje que desde o Mês de Julho que os técnicos que actuam nesta área estancaram provisoriamente a Epidemia de Cólera na Região de Tombali.
 
Nicolau de Almeida que falava em entrevista a Agência de Noticias da Guiné (ANG), disse que durante o Mês de Junho, os médicos enviados pelo Ministério de Saúde Publica, detectaram 13 casos de cólera na Região de Tombali tendo sido registado dois óbitos.
 
Segundo Almeida desde essa data até então nenhum outro caso fora registado.
 
 Almeida acrescentou que até hoje, o Ministério de Saúde Pública mantém a sua equipa de vigilância para seguir todos os casos que por eventualidade possam aparecer. FONTE: ANG/LLA/SG