terça-feira, 30 de junho de 2015

DIPLOMATAS GUINEENSES NA CHINA OUVIDOS NO PROCESSO DE VENDA ILEGAL DE PASSAPORTES

Foto de ArquivoEmbaixador em Pequim e cônsul-geral ouvidos pelo Ministério Público por suspeita de venda de passaportes a chineses.
 
O escândalo da venda ilegal de passaportes de serviço e diplomático que tem afectado a diplomacia da Guiné-Bissau nas últimas semanas e que resultou na detenção, por algumas horas, do secretário de Estado das Comunidades, Idelfrides Fernandes, continua a concentrar as atenções no país.
 
O Ministério Publico ouviu nesta segunda-feira, 29, Malam Sambú, que chefia a representação de Bissau naquele país desde o Governo de transição no âmbito do processo.
 
Sambú está a ser investigado sob a suspeita de envolvimento na venda ilegal de passaportes, sobretudo, aos cidadãos chineses.  
 
No mesmo caso, o magistrado do Ministério Público, encarregue do processo, ouviu, na última sexta-feira, o cônsul da Guiné-Bissau em Macau, um dos mais antigos na história do consulado guineense no estrangeiro.
 
John Ló representa os interesses consulares da Guiné-Bissau em Macau há mais de 10 anos e, desde então, trabalhou com diferentes ministros que passaram pelos Negócios Estrangeiros e teve sempre uma relação privilegiada com a maioria dos Presidentes da República.   
 
Fontes ligadas ao processo disseram à VOA que o embaixador da Guiné-Bissau na China, Malam Sambú, e o Cônsul em Macau, John Ló, terão uma acareação amanhã, na vara crime do Ministério Público, junto ao Tribunal Regional de Bissau. Voz da América

BURKINA FASO: APREENDIDAS MAIS DE 40 TONELADAS DE DROGA NA CIDADE DE BOBO DIOULASSO

Resultado de imagem para cocaina
Ouagadougou - Quase 44 toneladas de droga apreendidas pelos serviços das Alfândegas foram incineradas segunda-feira, em Bobo-Dioulasso, a capital económica do Burkina Faso situada no oeste do país, soube a PANA de fonte segura.
 
O director regional das Alfândegas das Altas Bacias, Mikailou Diarr, indicou que esta apreensão comporta, entre outros, canábis e produtos proibidos.
 
Segundo uma fonte de segurança, estas drogas estimadas em 100 milhões de francos CFA (mais de 170 mil dólares americanos) provieram da Nigéria, do Togo, do Benin e do Ghana com destino ao Mali, indica a mesma fonte.
 
Esta operação inscreve-se no quadro do Dia Mundial da Luta contra o Uso e Tráfico Ilícito das Drogas, celebrado a 26 de Junho corrente no Burkina Faso sob o lema "Droga e Segurança Rodoviária".
 
Por esta ocasião, sete toneladas de droga apreendidas durante este ano na província do centro-leste do Burkina Faso foram incineradas, das quais quatro de canábis e três de medicamentos confiscados na rua.
 
Segundo o ministro burkinabe da Administração e Segurança, no total 53 mil 502 toneladas de cannabis, 1,18 quilo de cocaína, 0,16 quilo de heroína, 11, 63 toneladas de medicamentos de rua foram confiscados este ano no Burkina Faso. Fonte: Aqui

UNIÃO EUROPEIA LANÇA PROJECTO DE REDUÇÃO DE DESEMPREGO JUVENIL

Bissau, 30 Jun 15 (ANG) - Quatrocentos jovens do Sector Autónimo de Bissau e da região de Cacheu de idades compreendidas entre os 18 e 35 anos vão ser beneficiários de um projecto lançado hoje em Bissau pela União Europeia e o Centro de Instrução e Formação Artesanal e Profissional(CIFAP).
Aspecto dos jovens participantes na cerimonia
 
A iniciativa visa apoiar o empreendedorismo e o fortalecimento da formação profissional para reduzir a taxa do desemprego na camada jovem.
 
O prjecto orçado em 400 milhões de francos cfa prevê a criação e acompanhamento e novas pequenas empresas, e de um centro de emprego – um balcão que será o ponto de referência para jovens que procuram estágios e trabalho.
 
Ao discursar no acto do lançamento do referido projecto o Diretor-geral do Trabalho e Formação Profissional, Florentino Dias, disse que o mesmo demonstra o papel da sociedade na criação de emprego com a finalidade de promover a estabilidade no país.
  
“Dar trabalho aos jovens significa criar possibilidades para a realização dos seus sonhos”, disse o Diretor-geral. ANG/AALS/SG

“ANP NÃO PRETENDE SER FACTOR DE INSTABILIDADE POLÍTICA NO PAÍS”, DIZ CIPRIANO CASSAMA

Bissau 30 Jun15 (ANG) – O Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) disse hoje que a instituição que dirige não pretende ser um factor de instabilidade política e de incertezas no relacionamento entre as instituições políticas do país.
 
Presidente da ANP
Cipriano Cassama que falava na abertura da IV Sessão da IX legislatura da ANP reconheceu que não foi fácil o processo de retorno à ordem constitucional ao qual o país se encontra engajado.
 
 “Tratando-se de ganhos institucionais, essas vantagens do novo contexto político devem ser potenciadas, maximizadas por todos os actores políticos, em particular pelos que assumiram as mais altas responsabilidades na hierarquia do Estado”, defendeu.
Para Cassama, não se passaram despercebidos aos guineenses, os determinados sinais de esforços emitidos pelos órgãos da soberania do país.
Esses sinais, segundo o Presidente da Assembleia Nacional Popular, nem sempre foram tranquilizadores.
 
“São sinais mal compreendidos pelos guineenses, que esperavam tudo menos um clima de tensão política em tão curto espaço de tempo”, lamentou.
 
Referiu que, “se alguns sinais de crispação política foram voluntárias ou involuntariamente emitidos, é sinal de estarmos convencidos que se enquadram na ambição de cada um de nós procurar fazer mais e melhor para o povo”.
 
Disse ser um pouco de exagero as divergências entre os órgãos da soberania, apesar de considera-las normal em democracia.
 
Cassama sublinhou a importância de se manter um espirito de diálogo onde todos os órgãos da soberania, em conjunto, vão se comprometer em preservar a estabilidades política e institucional do Estado.
 
Em relação ao governo, conforme Cipriano Cassama, a ANP decidiu aprovar por unanimidade o seu Programa e os sucessivos Orçamentos Gerais de Estado no sentido de elevar o seu nível do conforto político.
No entanto, disse esperar que o executivo seja capaz de superar tensões internas que recentemente se manifestaram no seu seio.
 
“Que mostre uma disposição clara no sentido de melhorar a eficácia e a credibilidade da acção governativa, a coesão política interna e sentido de responsabilização dos servidores públicos.”,disse.
 
No projecto da “Ordem do Dia” da IV Sessão da IX legislatura constam, entre outros pontos, a discussão e votação final da Proposta de lei sobre o Código de Trabalho e votação do pedido de levantamento de Imunidade Parlamentar. ANG/FGS/SG

ÁFRICA

Burundi
 
Bujumbura - As autoridades burundesas fazem as contagens dos votos após as eleições legislativas e comunais quase unicamente condenadas pela comunidade internacional e boicotadas pela oposição.
 
Senegal
 
Dakar - Inicia nesta terça-feira o julgamento do opositor e ex-ministro senegalês, El Hadj Amadou Sall, colocado em liberdade provisória a 18 de Junho depois de três meses detenção por ofensa ao chefe de Estado e atentado a segurança de Estado, segundo o seu partido.

MULHERES E RAPARIGAS EM ÁFRICA IGNORADAS NA LUTA CONTRA VIH-SIDA, DIZ RELATÓRIO

Apesar dos progressos realizados na resposta mundial à pandemia da sida nas últimas décadas, as crianças e as jovens do sexo feminino, em África, ainda vivem «abandonadas», de acordo com um novo relatório conjunto da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Africana (UA).
 
Num comunicado publicado quarta-feira sobre o relatório, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o VIH/SIDA (ONUSIDA) anuncia que, na região subsariana, as doenças relacionadas com a sida continuam a ser a principal causa de morte para as mulheres e raparigas em idade reprodutiva.
 
A ONUSIDA sublinha ainda que, em 2013, 74% das novas infeções pelo VIH foram assinaladas em jovens adolescentes africanas. As mulheres jovens e adolescentes foram infetadas com o VIH, em média, cinco a sete anos antes dos homens jovens e, em alguns países da região, a prevalência do VIH nesta população pode ser sete vezes superior à dos homens jovens.
 
A ONUSIDA e a UA publicaram um documento conjunto, intitulado «Autonomizar as meninas e as adolescentes e acelerar o fim da pandemia da Sida em África», para orientar a proteção a nível regional e mundial e informar o diálogo político sobre a prevenção e o tratamento do VIH nas mulheres e nas adolescentes. Fonte: Aqui

EUA: UMA JOVEM DE 18 ANOS DE IDADE FOI ACUSADA DE TER PRATICADO RELAÇÕES INTIMAS COM DOIS CÃES

Uma jovem de 18 anos de idade foi acusada de ter praticado relações intimas com dois cães, após a policia ter descoberto imagens no seu celular que denunciavam os momentos.
 
Ashley Miller, de Bradenton, Flórida, nos EUA, revelou à polícia que, ao longo dos últimos cinco anos praticou mais de 30 actos íntimos com o cão de estimação da raça Pit Bull, chamado “two-face”.
 
A adolescente conta ainda que, praticava os actos em casa de sua avó mesmo quando no momento estivessem pessoas por perto persuadindo o animal sem precisar forçá-lo.
 
Portanto, Ashley admitiu aos policiais ter praticado relações íntimas com o seu antigo cão, também da raça Pit Bull-Rottweiler chamado “Scarface”, sendo assim, o seu caso foi submetido ao julgamento e será julgada no próximo mês. Fonte: Aqui

FRANÇA: PRESO HOMEM QUE POSSUI QUATRO FILHOS COM A PRÓPRIA FILHA

Um homem de 50 anos que não teve a sua identidade revelada residente na cidade de Dunkirk, perto da fronteira com a Bélgica, é acusado “atacado” a filha de 30 anos em diversas ocasiões e por ter agredido todos os membros mais jovens da sua família.
 
Segundo o jornal francês, O homem foi desmascarado quando um de seus filhos, uma criança de dois anos de idade e deficiente, morreu.
 
Estranhamente, as acusações que ele enfrenta são de agressões físicas e íntimas, ao invés de algo a relacionado com seu relacionamento com a filha.
 
Segundo lei que vigora naquele território, o incesto não é um crime em França, mas as relações íntimas entre membros da família não são permitidas sem consentimento. Membros da mesma família podem ter relações íntimas, desde que ambas as partes concordem e tenham idade superior a 15 anos. Fonte: Aqui

segunda-feira, 29 de junho de 2015

NOVO ADMINISTRADOR PROMETE IMPLEMENTAR “PLANO DE DESENVOLVIMENTO SECTORIAL”

Gabu, 29 Jun 15 (ANG) O novo Administrador do sector de Gabu promete, tudo fazer para, durante os três anos que restam desta legislatura,  implementar o Plano de Desenvolvimento local, aprovado desde 2006.
Administrador do sector de Gabu
 
Em declarações à ANG sobre as  acções que pretende implementar  durante o exercício das suas funções, Adulai Bobo Sissé,  assegura que, em colaboração com o governo e os parceiros de desenvolvimento, serão construídas no concelho, mais escolas para acabar com as barracas ainda existentes em algumas secções.
 
Disse ainda que vão ser construídos mais centros de saúde , mais furos de água, e reabilitadas as vias que ligam gabu às secções que  compõe o sector.
 
Bobo Sissé acrescentou ainda que no próximo mês, a sua edilidade, através duma empresa de construção que opera na zona, levará a cabo o processo de reparação pontual de ruas da cidade com o objectivo de acabar com os buracos e os charcos, para, nomeadamente, não permitir a paragem da água, prevenindo-se assim contra as doenças como o paludismo e cólera nesta época das chuvas.
Outra acção, segundo ele, é a sensibilização das  organizações de sociedade civil sobretudo, a ONGs, com vista a evitar a “duplicação” de projectos.
 
E disse que para resolver este e outros problemas, a nova administração criou, “pela primeira vez”, o Conselho Directivo Sectorial, um fórum que congrega todos os actores do concelho para discutir os assuntos ligados à governação de Gabu, e delinear as principais acções para o seu desenvolvimento.
 
Apesar de o sector ter  energia eléctrica pública regular fornecida só no período da noite, no que tange ao abastecimento de água potável às populações, o Administrador fala em “dificuldades imensas”, devido ao facto da  electrobomba da referida  empresa se encontrar avariada.
 
“ Graças a parceria entre o governo e uma empresa portuguesa, a referida máquina voltara a estar operacional brevemente, para passar a ajudar no fornecimento normal da água à cidade tal como outrora”, declarou.
 
No que se refere aos sucessivos conflitos entre os particulares e entre  estes e os serviços públicos, relativamente a  concessão de terrenos, sobretudo  para a habitação, este responsável disse que logo depois da nomeação dos  governos locais, o da região de Gabu mandou suspender as atribuições dos mesmos para acabar com a “confusão” no processo.
 
“Muitas vezes verifica-se o conflito de competências entre a Câmara de Gabu e o Serviço do Ministério das Obras Públicas na atribuição de lotes de terrenos aos interessados. Mas na verdade, é à Câmara (administração local) que cabe conceder terrenos e as Obras Públicas, por sua vez, deve-se limitar na urbanização e na organização de lotes”, explicou.
 
Abordado sobre como encontrou a administração local que herdou há dois meses, este antigo Director do liceu público de Gabu, informou que em consequência do levantamento feito, herdaram uma dívida de média de seis meses de salário ao pessoal, contraída  durante o governo de transição e que, segundo ele, deixa as novas autoridades numa “situação muito difícil, dado que não se pode exigir um funcionário que não recebe o seu ordenado”.
Sissé garante que estão a trabalhar para o pagamento ,até ao final do ano, dessa divida , não obstante as “fracas receitas da administração local”.
 
Finalmente, Adulai Bobo Sissé apela à toda a população da área, no sentido de “todos” trabalharem em prol do seu desenvolvimento, independentemente da filiação partidária de cada um.
 
O sector de Gabu, conhecido na era colonial como  “Nova Lamego”, é a segunda cidade económica mais importante do país (depois da capital, Bissau) com cinco secções administrativas, tem mais de 150 mil habitantes, que praticam fundamentalmente, a agricultura,  pecuária e o comércio.  ANG/QC/SG

Leia também: Ensino: Ministra da Educação mobiliza meios para desenvolvimento do sector  

DESERTOR

As ratazanas já começaram abandonar o barco.
Ministro De Negócios Estrangeiros Desertou, Abandonou o Cargo.
Maruca? Tem Informação Que A PJ Está A Trás Dele E Recusa Voltar Para Guiné-Bissau, Ele Terminou A Missão Na Semana Passada, Mas Anda Ao Monte Com Medo De Ser Preso, Ele Já Sabe Do Mandado De Captura.
O Que Dsp Vai Fazer Com Mais Esta Situação?
Leia também:
Ao Contrario Daquilo Que O Povo Pensa, Os Estrangeiros Não Estão A Ajudar Dsp, Todos Os Emissários Que Falaram Com Jomav Informaram Dsp De Que Infelizmente Já Não Há Nada A Fazer, Porque Os Políticos Nacionais Não Querem Mais Saber Dele, O Paigc Está Contra Ele, A Presidência Não Tem Condições De Colaborar Com Ele, No Governo As Pessoas Estão A Ser Presas Mas Continuam A Ser Ministro, Está Tudo Muito Complicado Para Eles Poderem Ajudar.

Mas Dsp Passa Ao Povo Uma Mensagem Contrária, Não Assume Que Cavaco Silva Depois De Falar Com Jomav Recusou O Convite De Dsp Para Visitar A Guiné, Passos Coelho Fez A Mesma Coisa Quando Percebeu A Porcaria Em Que Dsp Está Metido, Mas Mandaram Assunção Esteves Como Prémio De Consolação.


O Presidente Do Senegal Também Já Disse Ao Dsp De Que Não Há Nada A Fazer, Mas Dsp Continua A Insistir Com Viagem A Ir E Vir Para Arranjar Novos Argumentos Que Estão A Deixar Macky Sall Em Posição Envergonhada Porque Já Deixou Claro De Que Não Pode Fazer Mais Nada, Mas Dsp Continua A Insistir.
 

RATAZANAS, TADJA-PANHA...

Actualizado ontem às 18:50 horas
Doka Internacional-  O DENÚNCIANTE  deniferreira2009@gmail.com                      A história política da nossa terra, ensinou-nos muita coisa. É verdade que ninguém melhor que nós guineenses, sabe como as lagartixas em política viram jacarés. Na minha humilde opinião, a técnica de "fruta podre ninguém precisa derrubar cai sozinha", não pega, visto que nessas condições a fruta apenas serviria para o banquete dos porcos.  
Está mais que visto o facto de que - consciente do seu pecado original - a estratégia de Nhu Morgado Pedro Té, visa ganhar tempo e arrastar para o abismo os seus adversários políticos, sobretudo, a  Presidência da República. 
As historietas de legitimação governativa pela Mesa Redonda de Bruxelas, são para o boi dormir. Recorda-se que foi justamente em condições de "desentendimento institucional" que o país foi bafejado com tais promessas. 
A Guiné-Bissau, sendo um país democrático, não pode continuar a ser o único no mundo onde a mudança de governo significa guerra ou assassinato de dirigentes políticos. Não se pode arrastar essa situação de desrespeito institucional por parte Primeiro-Ministro para com o Presidência da República, por muito mais tempo. 
Inclusive, na nossa sub-região, já perdemos a conta de quantos chefes de governo, por exemplo, o Presidente do Senegal, Macky Sall, não terá demitido, sem que isso se transformasse em bicho de sete cabeças para a economia e para o desenvolvimento do seu país? 
Agora, na Guiné-Bissau, com um governo podre de ministros corruptos, arguidos com processo crime, ainda se arroga da falta de lealdade e cooperação institucional, sistemática, para com o supremo magistrado da nação. 
Como atrás referia, a história parece repete-se. E tudo isto revela uma flagrante falta de preparação e de educação política por parte do actual chefe de governo de ratazanas. Tem revelado incapaz de distinguir as relações pessoais entre ele e José Mário Vaz, das relações político-institucionais entre a Primatura e a Presidência da República. Em outros tempos, também, as divergências palacianas (entre Nino Vieira e Carlos Gomes Júnior), resultaram no episódio de 1 de Outubro de 2005, na tomada de posse de Nino Vieira, em que o então Primeiro-Ministro, Carlos Gomes Júnior, de uma forma premeditada,  resolveu, no momento solene desobedecer o ritual de tomar sentido em pé. Portanto, posso dizer-vos que há sinais que indicam que estamos, de novo, a trilhar caminhos que podem desembocar, perigosamente, em actos criminosos e condenáveis. 
Caros compatriotas, de repente, Bissau, hoje, ficou repleta de tocas de ratazanas, fugindo à Justiça. Até a EuroAtlantic faz esse papel, virou toca de governantes ratazanas. Mas, continuamos a avisar que é ilusório pensar que já foram esquecidas as velhas e modernas técnicas de caçar ratazanas. 

QUANDO O VÍRUS RESISTE

Leiam, é muito importante!
 
A generalização dos tratamentos antirretrovirais contra a Sida em África tem duas caras. Sem dúvida, e sobretudo, há uma positiva, onde cada vez mais pessoas podem sobrevier sem desenvolver a doença, as taxas de mortalidade caem e nos países em desenvolvimento a epidemia passa de letal a crónica. Por outro lado, há uma cara negativa, em que o vírus pode desenvolver resistências que convertem em insuficientes os fármacos mais convencionais ou de primeira linha. Desta forma, são necessárias alternativas menos acessíveis, que estão na ordem do dia nas zonas mais ricas do mundo, mas não são tão fáceis de conseguir nas mais pobres.
 
Os avanços destas resistências foram constatados em várias investigações, indicando-se que a prevalência de contágio VIH resistente aos fármacos sofreu um aumento recentemente de até 5% na África do Sul, no Quénia e na Zâmbia e alcançou 15% no Uganda. Um novo estudo que foi publicado, esta quarta-feira, na revista Journal of Antimicrobial Chemotherapy assinala a propagação do vírus com estas características.
 
O documento assegura que em Moçambique, um dos países com maior prevalência do VIH, os antirretrovirais fracassaram num quarto dos pacientes. A grande maioria (89%) desenvolveu resistência aos medicamentos habituais e necessita de tratamentos de segunda linha. «É o espelho do que está a acontecer em muitos países da África subsaariana», explica a investigadora principal, Maria Rupérez, da ISGlobal, que desenvolveu o estudo em parceria com o Centro de Investigação de Saúde de Manhiça.
 
A resistência ao vírus pode vir por uma administração irregular dos tratamentos, que no lugar de o combaterem o tornam mais forte, ou diretamente porque a pessoa contagiada se infetou com o vírus resistente. O paciente pode estar a tomar a medicação em níveis mais baixos sem estar consciente disso (assim como os médicos); no entanto, a carga viral pode estar a aumentar, sendo que coloca a sua saúde em perigo e o risco de contágio aumenta.
 
Contudo, o tratamento de segunda linha encontra dois entraves fundamentais nos países em desenvolvimento: o primeiro prende-se com o preço e a acessibilidade; o segundo é a dificuldade de deteção das resistências.
 
Rupérez explica que no Ocidente se realizam análises periódicas de sangue para comprovar que a carga viral dos afetados se mantem contida, mas estes procedimentos são muito difíceis nas zonas mais pobres, apesar de estarem previstos nas recomendações da Organização Mundial de Saúde. Fonte: Aqui

Opinião: CARTA ABERTA PARA PRESIDENTE JOSÉ MÁRIO VAZ

image
Comentário de um desconhecido no odemocratagb: Infelizmente querem continuar com a corrupção. Um povo merece os dirigentes que tem. Agora o problema é o Jomav! e os portadores de malas de dinheiro para Lisboa podem continuar les voyages! Open the eyes. Com migalhas da corrupção não é possível alcançar o desenvolvimento.

 A queda de um governo não é motivo de instabilidade mas sim de mudança. Assim ditam as regras democráticas.

 Tu não tens informações confidenciais que o Jomav tem, portanto é preciso muita calma. Devemos ser forte de espírito e aceitar mudanças com naturalidade. Este governo está cheio de casos de corrupção. O país precisa de um governo credível e transparente. Para os Guinienses roubar/corrupção parece não ser crime. E depois falam terra ranka. i na ranka ku boss lá. bo na fia.
 
Sua Excelência Senhor Presidente da República, espero que esteja em ótima condição de saúde física e mental. Que a sua família se encontre em plena paz.
 
Tomo a liberdade, na qualidade de um cidadão guineense, de lhe endereçar a presente e modesta missiva no sentido de lhe persuadir a cumprir com os ditames da constituição da república que lhe incumbiu a responsabilidade de garantir a paz e de ser garante da constituição.
 
Gostaria de lhe dirigir em outras ocasiões mais alegres, mas infelizmente, esta é a trajetória que o destino nos afrontou.
 
A minha preocupação ganhou raíz no famoso adágio popular guineense kil ki  guineenses papia kata maina”.  Lembro-me de ter ouvido algumas vezes o meu pai, contemplado ao ministério que o senhor ministrava dizer- “Jomav é um homem competente”, pois ele só reforça o consenso nacional. Mas, hoje muita coisa me fez voltar atrás e fazer uma série de questionamentos. Mas, quero aproveitar antes de fechar esta carta aberta, meu querido presidente, para lhe pedir e rogar o seguinte:
 
Por mais difícil que seja a situação procure sempre o diálogo como o caminho, insista em conversar sempre. A minha preocupação é também a de muitos compatriotas. O meu sonho era de um dia voltar para História e poder dizer para meus filhos – olha o que Jomav fez, e não – olha o que Jomav  estragou.  Lembro-me ainda de entusiasmo com que os guineenses aplaudiram a sua eleição para dirigir a Nação durante 5 anos, muitos disseram “gos no safa”.
 
Se for verdade, o que se tem falado sobre o derrube de governo… sei lá. Mas não deixo registrar desde já a minha preocupação como guineense e jovem, que acredita profundamente nos ideais de uma ˝Guiné Suíça de África˝. Peço ao senhor Presidente que olhe para trás e se lembre que nossa História é uma História de sangue e mais sangue! Nós marchamos sobre soldados anônimos, homens e mulheres que se tombaram em vão, porque a Independência ainda não se traduziu em liberdade total. Tenha paciência querido presidente, criatura de Deus.
 
Este povo já comeu o pão que diabo amaçou e pior, já ficou sem luz no abismo. Acreditamos no Senhor – Primeiro Magistrado da Nação, não por nada, a não ser por ser um presidente que não derrubaria a nossa esperança. Será que estamos enganados? Espero que não.
 
Sua excelência Presidente da República, seja realmente garante da Paz e não se levante contra os velhos de Boé, aqueles que aceitaram deitar-se no chão e transformaram-se em ponte para que possamos chegar ao Insalma e entregar a terra nas mãos dos que têm difícil tarefa –  construir na prática os sonhos de Amílcar Cabral (desenvolver Guiné e criar riqueza para todos os guineenses).
 
Amado presidente, não faz muito tempo que ganhamos fôlego no estrangeiro e poder dizer num tom relaxado – SOU GUINEENSE, isto porque algo vai bem, se gosta ou não.
 
Nós queremos viver em paz, queremos trabalhar em paz e construir oportunidades na terra de Cabral. Peço-lhe como nunca aconteceu numa democracia se é que a temos: tenha dor de “mindjeris bideras” que sustentam famílias e tenha piedade dos guineenses. Converse com governo, no sentido de encontrar soluções, pois é normal dissenso no campo da política, o que não é normal é não dialogar.
 
Espero que seja mais flexível, aja com naturalidade, pois dizia Amílcar: ˝pensar antes para melhor agir˝.
 
Que Deus lhe dê força e paciência e que tudo corra com tranquilidade e que a Guiné possa normalmente trilhar caminhos de progresso, bem-estar e desenvolvimento pleno. Viva nação guineense e um forte abraço para Sua Excelência. Espero o não ter ferido e nem magoado a sua sensibilidade, caso acontecer peço desde já as minhas mais sinceras desculpas. O meu objetivo é partilhar o grito do povo guineense e de todos aqueles que acreditam num alvorecer novo e radiante para todos nós. Um forte abraço para senhor e toda sua equipa. Rogo a Deus que lhe proteja e guarde de más influências e lhe guie sempre que quer desviar e não lhe deixar cair em tentações jamais. Bem nos haja.
 
Por: Tamilton Teixeira

INÍCIO DO CONSUMO DE DROGAS E ÁLCOOL EM CABO VERDE ACONTECE CADA VEZ MAIS CEDO

 
O início do consumo de droga e álcool acontece cada vez mais cedo em Cabo Verde, abrangendo indivíduos com idades entre os 10 e 15 anos.
 
Segundo a coordenadora executiva da Comissão de Coordenação do Combate à Droga (CCCD), Fernanda Marques, esta situação preocupa os responsáveis do setor, que alertam para a necessidade de se intensificar o trabalho de prevenção.
 
Marques falava numa entrevista concedida à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), por ocasião do Dia Mundial Contra o Uso Abusivo e o Tráfico Ilícito de Drogas, assinalado a 26 de junho. Citou dados das estruturas de saúde para ilustrar a gravidade da situação, apontando o caso das comunidades terapêuticas, onde 58% dos 46 residentes referentes a 2014 começaram a consumir drogas com 10 anos de idade.
 
«Nesse caso particular, ao confrontar-se a idade atual com o início de uso das drogas, conseguimos apurar que a maior parte, ou seja, 31%, já tem mais de 21 anos a consumir. E, se olharmos para a nova resposta que temos em termos de tratamento, 27% dessas pessoas têm agora entre os 31 e 35 anos», precisou.
 
Já o Espaço de Respostas Integradas às Dependências (ERID), no Centro de Saúde de Achadinha, na Cidade da Praia, atendeu num período de cinco meses 62 pessoas, estando 23% na faixa etária dos 35 aos 40 anos, 19% entre 22 e 27 anos, 19% de 28 aos 34 anos, 11% dos 16 aos 20 anos e 3% dos 10 aos 15 anos.
 
Esses dados, segundo a coordenadora da CCCD, demonstram a necessidade de um trabalho a ser feito junto das famílias, uma vez que «estas devem ser a primeira instituição em termos de tratamento».
 
Fernanda Marques revelou que «os estudos mostram que as famílias que acompanham as suas crianças são um importante fator protetor». Além disso, disse, «há um trabalho a ser intensificado junto das escolas, tanto no que diz respeito ao consumo das drogas ilícitas como ao do álcool».
 
Nas escolas, indicou, vai ser implementado, no ano letivo 2015/2016, um programa de prevenção universal, denominado «Eu e os Outros», e que conta com o apoio de técnicos portugueses e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
 
Um inquérito nacional sobre a «Prevalência do Uso de Substâncias Psicoativas na População Geral Cabo-Verdiana», datado de 2013, revelou que Cabo Verde apresenta taxas de prevalência de declarações de consumo de quaisquer substâncias psicoativas ilícitas de 7,6% no seio da população residente entre os 15 e os 64 anos. A substância ilícita mais consumida é a «padjinha», ou cannabis, com uma taxa de prevalência de 72% ao longo da vida. O estudo indica ainda que os homens consomem esta droga mais do que as mulheres.
 
A camada jovem apresenta uma prevalência de consumo de uma qualquer substância psicoativa de 8,4% nas pessoas com idades compreendidas entre 15 e 35 anos. Em relação a drogas lícitas, o álcool é a mais consumida pela população em geral, e apresenta uma prevalência de 63,5% ao longo da vida. Esta droga é mais usada pelos homens, principalmente na camada jovem, onde 11,5% iniciaram o seu consumo antes dos 15 anos. Fonte: Aqui

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU ASSINA ACORDO DE 78 MILHÕES DE DÓLARES COM O BANCO MUNDIAL

O governo da Guiné-Bissau assinou um acordo de financiamento com o Banco Mundial, no valor de 78 milhões de dólares, no quadro do projeto da organização para o aproveitamento da Bacia do Rio Gâmbia (OMVG), segundo fonte do Ministério da Economia e Finanças guineense.
 
O documento foi rubricado a 25 de junho, em Nova Iorque, pelo Embaixador João Soares da Gama, representante permanente da Guiné-Bissau junto das Nações Unidas, na presença do ministro das Finanças, Geraldo Martins, e em representação do primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira.
 
O valor é destinado à construção de uma rede de distribuição de energia elétrica de cerca de 30 megawatts de energia, a partir da Barragem de Kaletá, na vizinha Guiné-Conacri, para a Guiné-Bissau.
 
No âmbito ainda desta deslocação ao estrangeiro, o ministro da Economia e das Finanças participou, a 23 de junho, na 2.ª sessão anual da Comissão de Consolidação da Paz das Nações Unidas, onde interveio na qualidade de um dos elementos do painel principal sobre «as fontes de financiamento internas para a Consolidação da Paz».
 
Antes de terminar a sua missão, o governante participou na 5.ª Reunião de Alto Nível dos Financiadores do Fundo para a Consolidação da Paz, na qualidade de orador principal. Durante a reunião, o ministro da Economia e das Finanças guineense fez uma intervenção, ilustrando os progressos económicos que o país tem registado durante o primeiro ano de mandato do governo, do qual faz parte, assim como as perspetivas para os próximos tempos.
 
Geraldo Martins foi ainda recebido em audiência pelo vice-secretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Políticos, o norte-americano Jeffrey Feltman, com quem abordou a situação política e económica da Guiné-Bissau. Fonte: Aqui

domingo, 28 de junho de 2015

PRESIDENTE SENEGALÊS QUER AJUDAR BISSAU A ULTRAPASSAR CRISES

Image result for macky sallCEDEAO 5 - 0 CPLP
 
Ka bu cocó na fonti ki bu ta bibi nel, é ta fala kuma  Senegal i inimigo di nô terra, i ka misti pa nô bai dianti, ma pabia di kê ku nhu morgadu/nhu pó/moço de recados bai pidi nô inimigo ajuda?
 
Onde está a CPLP para defender e apoiar o moço de recados, DSP?
 
Presidente do Senegal e da CEDEAO, Macky Sall(Foto), está disposto a mediar crises entre o governo e a presidência da Guiné Bissau, após visita de 2 dias, que Domingos Simões Pereira, acaba de fazer a Dacar.
 
O primeiro-ministro da Guiné Bissau, Domingos Simões Pereira, regressou, este domingo, 28 de junho, ao país, após uma visita, de vinte e quatro horas, ao Senegal. 

Nota positiva desta sua deslocação ao Senegal, segundo Domingos Pereira, declarou à imprensa, é que o Presidente, Macky Sall, enquanto chefe de estado senegalês e Presidente em exercicício, da CEDEAO, a Comunidade económica dos Estados da Áfria do oeste, vai ajudar, o seu país, a ultrapassar, situações de crises, por que passa, tanto, ao nível político, como no âmbito do desenvolvimento.

"Falámos da situação política, nas suas várias vertentes, e no contributo, que ele, enquanto, Presidente do Senegal, mas sobretudo, enquanto, Presidente da CEDEAO, em exercício, pode jogar, na atualidade política nacional."

 O Primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, reconheceu, que a Comunidade Internacional está preocupada, com a situacao politica da Guine Bissau, um país pós-conflito, que vem recebendo vários apoios, para o retorno à normalidade constitucional.

Para tal e numa estratégia de envolver todas as formações políticas, forças vivas e a sociedade civil, o Primeiro-ministro da Guiné Bissau, realçou a Moção de Confiança, aprovada pela ANP, Assembleia Nacional Popular,  a favor do seu Governo, envolvendo, todos os partidos políticos, com assento parlamentar.

Entretanto, num ponto de vista diferente, o Conselheiro do Presidente da República para Assuntos da Defesa e Segurança, António Avelino Cabral, em entrevista a uma rádio privada da capital, minimizou a importância das moções de confiança a favor do governo, aprovadas pela ANP e pelo Comité Central do PAIGC.

António Avelino Cabral convidou o Chefe do Governo a apresentar a sua demissão esperando, no entanto, a sua recondução, com confiança reforçada do Presidente da República.

De Bissau, o nosso correspondente, Aliú Candé. RFI-OUVIR

O CONSELHEIRO DO PRESIDENTE GUINEENSE DISSE QUE DSP DEVE APRESENTAR PEDIDO DE DEMISSÃO

O conselheiro do Presidente da República admitiu hoje(27 Junho) em Bissau que o primeiro- ministro guineense deve apresentar a sua demissão ao Presidente da República para a sua recondução ao cargo com vista a sair mais reforçado na governação.
 
António Adelino Cabral, que participava neste sábado 27 de Junho, num debate na rádio Bombolom FM, em Bissau, indica que de nada tem efeito a moção de louvor aprovada pelo Comité central do PAIGC, assim como de nada também justifica o pedido de moção de confiança a ANP ao favor do governo. Porque tanto um como outro não têm efeito positivo, pois a principal figura de confiança para o Primeiro Ministro é o presidente da república.  
 
O ministro conselheiro relembra que o primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, terá dito que o presidente da república o considera quase como persona non grata.
 
E na politica, quando se trata de falta de confiança, melhor recurso é pedir a demissão, para melhor  dissipar a dúvida perante o seu superior hierárquico, porque o mesmo ainda lhe pode recusar o pedido ou então lhe aceitar o pedido mas lhe voltar reconduzir ao mesmo cargo. 
 
Quando o Conselheiro falava de momento conturbado e da coabitação tensa entre os órgãos da soberania, sublinhou de que  a melhor prenda que o Presidente da República pode dar aos guineenses nesta devida circunstancia é permanecer-se em silêncio sobre a atual crise política institucional até desembocar-se à fossa.
 
Para o António Adelino Cabral, as correrias do Primeiro Ministro a procura de moções de confiança é resposta de que desobedece aconselhamento ou que tenha procedimentos incorrectos no seu percurso, porque quem não praticar algo não estremece policial.  
O conselheiro do Presidente da Republica, foi ainda mais longe em afirmar que o Presidente da República do Senegal Macky Sall e o representante do Secretario Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, o santomense Miguel Trovoada não têm lições de moral para dar ao Domingos Simões Pereira porque segundo António Cabral, esses também envolveram-se nas crises sem precedentes nos seus países. 
Com tudo, o conselheiro tranquiliza aos guineenses e a comunidade internacional de que nada indica que o Presidente da República vai derrubar o governo de Domingos Simões Pereira. Muito embora essas declarações do ministro conselheiro deixaram os cidadãos ainda mais preocupados com a crise, mas por outro lado, os depoimentos serviram para esclarecer as dúvidas que realmente pairam no ar, sobre a existência ou não de um relacionamento péssimo entre os titulares dos órgãos da soberania do país.
 
Lai Baldé/Rispito.com, 27 de Junho de 2015

REUNIÃO DO COMITÉ INTERPARLAMENTAR DA UEMOA CHEGA AO FIM NO SENEGAL

Cipriano Cassamá, novo presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau
Chegou hoje ao fim a reunião do Comité Interparlamentar da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA) em Dacar, no Senegal. Nesta segunda sessão ordinária todos os países membros da instituição africana, incluindo os Presidentes de Assembleia Nacional dos Estados membros, discutiram essencialmente sobre o orçamento da UEMOA.
 
À margem deste encontro fizeram-se avaliações do programa de actividade do Comité Interparlamentar para o ano 2016. O Presidente da Assembleia Nacional da Republica da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, e o Presidente interino do Comité Interparlamentar fizeram um balanço final deste encontro a Rádio França Internacional, como nos explica o nosso correspondente em Dacar, Cândido Camará. RFI-OUVIR

PORTUGAL: ESTADO DE SAÚDE DE MARIA BARROSO "AGRAVOU-SE BASTANTE"


Mulher do ex-presidente da República Mário Soares continua internado no Hospital da Cruz Vermelha, e as últimas horas marcaram uma deterioração do estado de saúde.
 
O estado de saúde de Maria Barroso, esposa de Mário Soares, “agravou-se bastante" nas últimas horas. A informação foi dada por José Barata, porta-voz do hospital da Cruz Vermelha.
A mesma fonte diz que o boletim clínico só será actualizada quando se justificar.

As últimas informações sobre a situação médica de Maria Barroso já davam conta de que a mulher de 90 anos se encontrava em "estado crítico".

Maria Barroso está internada desde quinta-feira à noite no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. .

A mulher do ex-Presidente da República Mário Soares terá caído em casa. Deslocou-se ainda consciente para o hospital, mas mais tarde viria a entrar em coma profundo.

A situação é "provavelmente irreversível", disse o sobrinho Eduardo Barroso, sem se alongar em comentários, no final da semana passada. Fonte: rr

PIERRE GOUDIABY ATEPA SUBSTITUI GABRIEL FAL NA BRVM ... TORNA-SE O PCA DA PODEROSA BOLSA DE VALORES

 
O arquitecto senegalês Pierre Goudiaby Atépa, foi eleito Presidente dos Conselhos de Administração da Bolsa de Valores Regional (BRVM) e o Depositário Central / Banco Liquidante (DC / BR).
A eleição teve lugar quinta-feira no final da primeira reunião do novo Conselho de Administração após a Assembléia Geral Ordinária, realizada em Abidjan. Ele substitui seu compatriota, Gabriel Fal.

"O novo presidente dos Conselhos de Administração pretende continuar a política de desenvolvimento das duas instituições sub-regionais iniciadas sob a liderança de seu antecessor, a quem ele não deixou de prestar homenagem pelo seu trabalho como Presidente da BRVM e DC / BR ", acrescentou.

A mesma fonte indica que três novos Conselheiros também vêm ao Conselho. Estes senhores Daouda Coulibaly, Representante SGI Africano da Bolsa de Valores, Francis Padonou Representante SGI Bibe Finanças e Valores Mobiliários e Patrick Brochet representativos SGI Impaxis de Valores Mobiliários.

Depois de estudos científicos, Pierre Atépa Goudiaby, opta por arquitetura e educado em Nova York. Com uma bolsa de estudos, entrou para uma universidade privada de renome, Rensselaer Polytechnic Institute. Na primeira, ele ganhou um diploma de engenharia em ciência da construção, e completou sua educação com uma licenciatura em arquitectura.

Ela começa com a construção da sede do Banco Central da África Ocidental, em 1975, um trabalho em forma de baobá, uma das mais majestosa do Dakar. Um caso em seus ativos, outras realizações são as construções feitas em Malabo para a cimeira de Chefes de Estado Africanos de 1999, o aeroporto de Banjul na Gâmbia, Monumento do Renascimento Africano e da Cité Internationale des Assuntos N'Djamena.

 
Pierre Goudiaby ATEPA foi presidente da Ordem dos Arquitetos do Senegal e da União Africano de Arquitetos. Ele também é membro da Academia Internacional de architecture.Il tem sido por 12 anos, Ministro Conselheiro Presidente Abdoulaye Wade especial.

Pierre Goudiaby ATEPA também analisa a nova tecnologia da informação e comunicação e criou uma sociedade Aplicações Atepa Satélite (ASA), que está trabalhando no lançamento de satélites para África.

Ele é presidente do Coletivo de líderes Casamance. Finalmente, ele foi o Homem do Ano no Senegal, em 2000 e 2010.

5 em HAVAS das Bolsas africanos mais promissores (Março de 2015), a Bolsa de Valores Regional (BRVM) é responsável pela organização do mercado de ações ea difusão de informações sobre o mercado dentro da UEMOA.

É composta por Benin, Burkina Faso, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal, Togo e Costa do Marfim, onde está sediada. Sr. Kossi Edoh Amenounvé é o CEO.

 A BRVM que iniciou suas operações em setembro de 1998 fechou o ano de 2014 com uma capitalização de mercado das ações a 6 319 720 000 000 FCFA.

MOÇAMBIQUE: O MEU PAI NÃO É ROTULÁVEL», DIZ FILHA DE EDUARDO MONDLANE

Nyeleti Mondlane(Foto), filha mais nova do fundador da Frelimo Eduardo Mondlane e atual vice-ministra dos Negócios Estrangeiros, recorda o pai como «uma pessoa extraordinária em todos os sentidos» mas «não rotulável» ideologicamente.
 
«Tenho grande dificuldade em rotular o meu pai», disse Nyeleti Mondlane em entrevista à agência Lusa, a propósito dos 40 anos da independência, lembrando o primeiro presidente da Frelimo como «um homem que buscou justiça para todos e que queria ver o seu povo soberano».
 
A afirmação ideológica marxista-leninista da Frelimo só se consolidou após a independência, a 25 de Junho de 1975, mas Mondlane já sinalizava essa escolha pouco antes do seu assassínio, em 1969. «Se quiserem rotular isso como progressista ou socialista, como queiram, mas acho que Eduardo Mondlane não é rotulável», insistiu, assinalando as diferenças entre cada «timoneiro» da Frelimo, mas também um sentido comum de justiça e de representantes dos moçambicanos.
 
«Não sei se algum movimento de libertação em África pode dizer que recebia armamento da União Soviética e tinha instrutores da China», questiona Nyeleti Mondlane, salientando que as armas AKM e os chineses revelavam a «capacidade de diálogo» e a «visão ideológica» de um líder da Frelimo que encontrava naquelas diferenças «um fio comum, que era a liberdade dos moçambicanos».
 
«Se Moçambique está hoje no concerto das nações, com muitos amigos e grandes projetos de desenvolvimento, é porque tivemos uma linha muito clara e muito justa», sustenta.
 
Nyeleti Mondlane só se apercebeu da real importância do pai após o seu assassínio, num atentado com uma encomenda-bomba, no seu exílio, na capital da Tanzânia. «Ganhei consciência da dimensão política e histórica do meu pai, infelizmente, depois de ele ser assassinado», afirma a governante e membro do Comité Central da Frelimo, lembrando que, naquele período, era muito protegida, por ser a mais nova de três filhos, e que vivia rodeada por política e longas reuniões, que não podia interromper em circunstância alguma.
 
Aos fins de semana, Mondlane levava a família à praia, uma das suas paixões, com os camaradas disponíveis, além de gostar muito de correr e fazer ginástica, até àquele 3 de fevereiro de 1969, em que foi assassinado. «Vi pessoas de renome na nossa casa, com um sistema de segurança em volta delas, e nós fomos retirados para um lugar seguro», recorda Nyeleti Mondlane, à data com 7 anos, e começando então a aperceber-se de que o pai «não era uma pessoa usual», e depois, mais ainda, na escola da Frelimo no sul da Tanzânia, onde compreendeu «muito melhor quem era Eduardo Chivambo Mondlane».
 
«Era uma pessoa extraordinária em todos os sentidos», considera a filha, descrevendo o percurso de um homem que nasceu numa família pobre em Gaza e que foi desafiado pela mãe «a interrogar-se sobre a magia do homem branco». Começou então a envolver-se com a Igreja Presbiterana, «abraçando teorias de libertação», numa «sede de descobertas» que já o tinha levado a aprender francês e depois, ainda adolescente, a produzir as suas primeiras reflexões escritas, que, segundo a filha, continuam a impressionar os académicos por uma profundidade precoce.
 
As mesmas características evidenciaram-se enquanto o único negro na Escola de Ciências Sociais da África do Sul, onde se tornou ativista, até à sua expulsão, marcando o caminho para a continuação dos estudos em Portugal e, depois, nos Estados Unidos, onde conheceu a norte-americana Janet Johnson, sua futura mulher.
 
«Os dois fazem uma fusão ideológica e emocional», analisa a filha mais nova do casal, após consultar as sete mil cartas trocadas pelos pais, apontando a mãe como «uma peça fundamental no amadurecimento do pensamento de Eduardo».
 
«Janet questiona Eduardo sobre certos assuntos e ele dá respostas que fazem com que abrace o sonho da liberdade para Moçambique», observa Nyeleti Mondlane, lembrando que o pai acaba por deixar o «comodismo» da sua posição nas Nações Unidas e de professor universitário nos Estados Unidos e voltar para África. Fonte: Aqui

PRESIDENTE DE BOAD CONFIRMA APOIO DE 200 BILIÕES DE FCFA PARA A GUINÉ-BISSAU

image
O Presidente do Conselho de Administração do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD), Christian Adovelande, confirmou esta sexta-feira, 26 de junho, o apoio da instituição que dirige em conceder a Guiné-Bissau uma soma de 200 biliões de Francos CFA, para a implementação do Plano Estratégico de 2015/2020, apresentado na mesa redonda de doadores em Bruxelas.
 
Christian Adovelande falava a O Democrata durante a cerimónia de abertura da 97ª sessão do Conselho de Administração daquela instituição, que decorre nas instalações do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), em Bissau.
 
Adovelande na sua comunicação agradeceu as autoridades guineenses pelos sucessos conseguidos na conferência internacional de doadores (Mesa Redonda) que decorreu em Bruxelas. Acrescentou ainda que naquela conferência o país conseguiu registar uma larga adesão dos doadores para apoiar o seu Plano Estratégico de 2015/2020, denominado de “Terra Ranka”, tendo frisado que as contribuições anunciadas pelos parceiros se estimam em Um bilhão e meio de dólares norte-americanos.
 
“Eu quero confirmar aqui o engajamento do BOAD em apoiar a implementação do plano estratégico, através de um envelope de 200 biliões de Francos CFA”, assegurou o presidente do Conselho de Administração do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento.
 
Sustentou ainda que a instituição que dirige continuará a dar o seu apoio técnico e financeiro à Guiné-Bissau para a preparação, a execução e o seguimento dos projetos públicos e privados conseguidos neste quadro.
 
Christian Adovelande revelou que vai-se examinar durante a reunião, 10 propostas de curto e longo prazos, consideradas de essenciais para os Estados membros do banco, nomeadamente a segurança alimentar; as infraestruturas rodoviárias; as vias urbanas; o acesso à energia; a indústria farmacêutica e a finança inclusiva.
 
Recorde-se que o Banco Oeste Africano de Desenvolvimento, é um banco multilateral de desenvolvimento regional, criado em 1973, com o objetivo de servir os oito países membros da UEMOA (Benin, Burkina-Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo). A declaração de missão do BOAD concentra-se em três metas de desenvolvimento a saber, a redução da pobreza, a integração económica e a promoção das atividades do setor privado.
 
Por: Assana Sambú
 

sábado, 27 de junho de 2015

PRESIDENTE SENEGALÊS PODERÁ ASSUMIR O PAPEL DE MEDIAR A CRISE GUINEENSE

Image result for macky sallO chefe de estado da republica do Senegal poderá assumir de forma intensa o papel de mediar a crise guineense. 
 
Prova disso, o primeiro-ministro e o presidente da Assembleia nacional popular da Guiné-Bissau encontram-se no Senegal e o presidente Macky Sall avistou-se, separadamente, com ambos os dirigentes. O objetivo de encontro foi de abordarem sobre as saídas de dirigentes do PAIGC, partido no poder, e do ministro ministro demissionário do actual governo. 
 
A recepção do primeiro ministro, Domingos Simões Pereira e do presidente de ANP Cipriano Cassamá foi nesta sexta-feira (26 de Junho) e de forma separada pelo chefe de Estado do Senegal.
 
Isto vem no âmbito do conhecido registo de crispação entre vários órgãos de soberania, com o PAIGC no seu máximo e normal comportamento com o povo guineense, mais uma vez.
 

GUINÉ-BISSAU: AICEP ABRE DELEGAÇÃO NO PAÍS

Resultado de imagem para AICEP 
Bissau - A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) vai abrir uma delegação na Guiné-Bissau e acolher a 06 de Julho um seminário económico com os primeiros-ministros dos dois países, disse à Lusa fonte da instituição.
 
O seminário está agendado para uma unidade hoteleira de Bissau e faz parte do programa de visita de um dia à capital do líder do Governo português, Pedro Passos Coelho.
 
O objectivo do seminário é discutir as afinidades "entre os dois países, numa perspectiva empresarial", sob o título "Guiné-Bissau e Portugal: reforçar relações económicas", com a participação do primeiro-ministro guineense Domingos Simões Pereira, anuncia a AICEP.
 
Para além do seminário, o dia da cerimónia oficial de inauguração da delegação ainda está a ser ajustado como parte do programa de estadia do presidente do AICEP, Miguel Frasquilho(Foto), que tem chegada prevista a Bissau para dia 03 de Julho deste ano.
 Resultado de imagem para AICEP
A abertura em Bissau faz parte da estratégia de alargamento da Agência que a partir deste ano estará presente também na Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
 
"Trata-se de um passo que irá ser dado e que consta do nosso plano estratégico, no sentido de reforçar a nossa presença no importante espaço da lusofonia", anunciou Frasquilho no final do último ano.
 
O crescimento da economia da Guiné-Bissau em 2015 deverá superar os números do último ano e a tendência crescente deverá continuar nos próximos anos, de acordo com dados divulgados esta semana pelo Conselho Nacional de Crédito guineense.
 
"Globalmente, a actividade económica registou uma melhoria durante o primeiro trimestre de 2015. Se esta tendência prosseguir, o crescimento económico poderá atingir 4,7% em 2015 contra 2,9% em 2014", anunciou aquele órgão.
 
O Conselho Nacional de Crédito junta membros dos sectores públicos e privado guineense, que se reúnem regularmente para avaliar a economia nacional.
 
O crescimento previsto "será apoiado pelos investimentos públicos em curso, nomeadamente a reabilitação das vias urbanas de Bissau e a melhoria no fornecimento de energia".
 
Ainda segundo o Conselho Nacional de Crédito, "a taxa de crescimento do PIB real é projectada para 4,8% em 2016 e 5% no período 2017-2018". Fonte: Aqui