segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Assad: "A TURQUIA TEM FORNECIDO TODO O TIPO DE APOIO AOS TERRORISTAS”

Entrevista do Presidente sírio Bashar Al Assad à revista francesa Valor Actuel
 
 
"Se você tem um problema com o Estado sírio, relacionado à democracia, como é que você pode ter boas relações e construir amizades com dois dos piores e menos desenvolvidos países do mundo, tais como a Arábia Saudita e o Qatar?  Esta contradição não sugere credibilidade." (Bashar Al Assad)
 
Valor Actuel: Qual é o seu comentário sobre o que foi dito pelo presidente francês François Hollande de que "o Presidente Assad não pode ser uma solução, porque ele é parte do problema". Em sua opinião, isto é um ponto de vista comum? Qual é a sua resposta para isso?
 
Presidente Bashar Al-Assad: Em primeiro lugar, a primeira parte da minha resposta é uma pergunta: Hollande foi autorizado pelo povo sírio para falar em seu nome? Esta é a primeira pergunta.

GUINÉ-BISSAU: BANCO MUNDIAL REVÊ DESPESAS NA DEFESA E SEGURANÇA

Bissau – Uma missão Exploratória do Banco Mundial (BM) chegou esta segunda-feira, 30 de Novembro, a Bissau com a missão de efectuar uma revisão das despesas públicas no sector da Defesa e de Segurança da Guiné-Bissau.
 
A convite do Governo, através do Ministro da Economia e Finanças, a missão exploratória do Banco Mundial fé chefiada por Eric Brintet, especialista chefe em gestão financeira, que é acompanhado por Paolo Zacchia, economista chefe do escritório do BM em Dakar e coordenador de programas.

GUINÉ-BISSAU: PAÍS CONTINUA VULNERÁVEL AO TRÁFICO DE DROGA - MINISTRA

Bissau - O arquipélago dos Bijagós na Guiné-Bissau continua a ser a zona "mais vulnerável" ao tráfico de drogas no país, referiu nesta segunda-feira a ministra guineense da Defesa, Adiato Djalo Nandigna, na abertura de uma conferência sobre o tema.
 
A iniciativa organizada pelo Instituto de Defesa Nacional da Guiné-Bissau, que também conta com a participação de elementos do gabinete local das Nações Unidas, vai analisar, durante dois dias, a situação do tráfico de estupefacientes no país e medidas para o combater.

VÍRUS ZIKA PROVOCA TERROR NAS GRÁVIDAS NO BRASILR

Não há cura para enfrentar a contaminação pelo vírus zika.
 
O Brasil vive um surto de microcefalia, condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo e que também causa problemas na coordenação motora e na fala.
 
As grávidas estão em pânico frente à contaminação que pode levar à microcefalia dos fetos.

Doença relacionada ao vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, da febre chykungunya e malária.

BISSAU SERÁ PALCO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA UNIÃO PARLAMENTAR AFRICANA

Assembleia
A cidade de Bissau acolherá de 2 a 6 de Dezembro, a Conferência do Comité Executivo da União Parlamentar Africana, que assinala a sexagésima sétima (67ª) sessão da reunião daquele órgão parlamentar do continente. Para além da reunião do comité executivo, vai se realizar igualmente de 5 a 6 de Dezembro em Bissau, a  trigésima oitava (38ª) Conferência dos Presidentes das Assembleias Parlamentares Nacionais da União Parlamentar Africana (UPA).
 
Ainda de acordo com a comissão organizadora da conferência, o evento contará com a presença de 200 participantes provenientes de 40 Estados membros. Também tomarão parte na conferência 40 presidentes da Assembleia de diferentes países membros da organização.

ROCK MARC CHRISTIAN KABORÉ LIDERA COM 54,42 NA METADE DOS VOTOS NO BURKINA FASO

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O candidato do Movimento do Povo para o Progresso (MPP), Roch Marc Christian Kaboré(na foto), lidera com 54,42 porcento, segundo os resultados de 177 distritos dos 368, contra 29,49 porcento do seu principal rival, Zéphirin Diabré, anunciou está segunda-feira a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

Segundo as informações divulgadas no site da CENI, por volta das 17 horas TMG, é Roch Marc Christian Kaboré que domina em várias localidades do país ao passo que Benewendé Sankara, que terminou no terceiro lugar ao meio dia, foi ultrapassado por Tahirou Barry com 2,35 porcento, mas a contagem prossegue.

Os Burkinabes passaram a noite de domingo para esta segunda-feira, à espera dos resultados das eleições legislativas e presidenciais que devem pôr termo à transição iniciada desde a destituição dei regime de Blaise Compaoé a 31 de outubro de 2014 depois de 27 anos de poder absoluto.

CONFERÊNCIA: INTERNACIONAL SOBRE CLIMA: PRESIDENTE JOSÉ MÁRIO VAZ PEDE APOIO FACE A “ENORMES RISCOS”

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, fez hoje um “vibrante apelo” aos parceiros do país, para que o protejam face às mudanças climáticas.

“Lanço um vibrante apelo aos nossos parceiros para que apoiem a Guiné-Bissau face aos enormes riscos que as alterações climáticas colocam”, referiu o chefe de Estado ao discursar na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), que decorre até 11 de dezembro, em Paris.
 
José Mário Vaz referiu que “é chegado o momento inadiável de alicerçar compromissos” à escala global, de forma a haver “uma partilha efetiva de responsabilidades”.

O chefe de Estado realçou que a Guiné-Bissau – com 80 ilhas e ilhéus e um território continental quase plano – é um dos países mais vulneráveis à subida do nível dos mares.

domingo, 29 de novembro de 2015

Sob a benevolência da Câmara Municipal e da POP: MENDIGOS INUNDAM PASSADEIRAS AÉREAS DO MERCADO DE BANDIM COM LIXOS E IMUNDÍCIE

image
 
REPORTAGEM: A cidade de Bissau está inundada de mendigos “gringos” que na sua maioria são provenientes da República vizinha da Guinée-Conacri. Os mendigos usam as duas passadeiras aéreas do mercado de Bandim para pedir esmola nestes últimos tempos, aproveitando-se do “vista grossa” da Câmara Municipal de Bissau e da Polícia de Ordem Pública. De acordo com a explicação dos próprios mendigos, a câmara e a polícia têm conhecimento das suas presenças nas passadeiras, mas permitem-lhes continuar no local, para pedir a esmola.

N’HABOLA O PRIMEIRO GUERREIRO GUINEENSE DO BENFICA DE PORTUGAL

No âmbito da vinda do Benfica à Bissau “O Democrata” foi descobrir mais guineenses que actuaram no clube da Luz, tratam-se de Armando Fati (N´Habola), Yannick Djaló ainda com ligação aos encarnados e o luso-guineense Alberto Gomes Fonseca Júnior.
 
N’HABOLA: UMA ÉPOCA – 1971-1972
 
imageArmando Fati, nasceu em Bissau, no dia 13 de Março de 1952. Jogava como Avançado ou atacante, N´Habola era seu nome de guerra. O seu primeiro clube em Portugal foi o Sport Lisboa e Benfica na época de 1971/72. Depois Jogou pelo U.Tomar, Varzim, Académico de Viseu, Leiria e Rio Ave. Considerado o maior goleador de sempre do Rio Ave (com 31 golos em duas épocas), segundo os Cadernos de “A Bola”.
 
Com 115 jogos em Portugal N’Habola apontou 55 golos, durante as doze temporadas de carreira futebolística de acordo com os dados disponíveis no site desportivo zerozero.

BACIRO DJÁ CONTESTA EXPULSÃO DO PAIGC

Baciro Djá, ex primeiro-ministro guineense
Baciro Djá, ex primeiro-ministro guineense
AFP FOTO / SIA KAMBOU
Por: Miguel Martins 
      
Baciro Djá, ex primeiro-ministro guineense, foi excluído na semana passada pelo Conselho de jurisdição do PAIGC, partido no poder, decisão que ele contesta e promete interpor recurso na justiça.
 

A FRANÇA E ISRAEL LANÇAM UMA NOVA GUERRA NO IRAQUE E NA SÍRIA




Thierry Meyssan*
 
Com uma mão, o governo francês mobiliza todos os seus média para focar a atenção da sua população sobre os atentados de 13 de novembro. Com a outra, ele lança com Israel uma nova guerra no Iraque e na Síria. O seu objectivo não é, mais, o de derrubar o regime laico sírio, nem o destruir o seu exército, mas, agora, o de criar um Estado colonial a cavalo sobre o Iraque e a Síria, gerido pelos Curdos, afim de prender em tenaz os Estado árabes. O sonho de uma potência israelita do Nilo ao Eufrates está de volta.

sábado, 28 de novembro de 2015

CHEFE TRADICIONAL DA GUINÉ-BISSAU CONTRA "TENTATIVA DE APAGAR HISTÓRIA"



A PERGUNTA QUE SE COLOCA É: ALGUÉM GOSTARIA DE TER NA SUA SALA DE VISITA/ESTAR, A FOTOGRAFIA DE QUEM VENDEU E MATOU OS SEUS?
 
DEIXEMOS DE BRINCAR COM COISAS SÉRIAS.

KIM KU BINDI I MATA BU PAPÉ, MAMÉ, ERMONS, FIDJUS, TIOS, TIAS ... BU NA TENÉ SI FOTO NA BU SALA PA BATA LEMBRA DEL??? NÔ PÁRA BRINCADERA DI MAU GUSTU.
 
Lúcio Rodrigues, um conhecido chefe tradicional da região de Cacheu, norte da Guiné-Bissau está contra a "tentativa de apagar da história" do país a presença da colonização portuguesa que diz ser "mais que evidente".

PRS QUER PROGRAMA DO GOVERNO E OGE NO PARLAMENTO

O Partido da Renovação Social (PRS) vai exigir no parlamento que o Executivo do PAIGC liderado por Engº, Carlos Correia apresente o Programa de governação no espaço de 60 dias. Essas garantias foram dadas a imprensa hoje, pelo porta-voz do PRS, Victor Gomes Pereira. Segundo o porta-voz do PRS, a oposição do PRS visa apenas exigir que as normas Constitucionais e legais sejam respeitadas no que diz respeito a governação.
 
“O que vamos fazer a partir do dia 12 de Dezembro, não será nada de outro mundo. Será o exigir o respeito das normas democráticas. É nosso entendimento que o Programa do Governo, é um instrumento extremamente importante para guiar a actividade governativa. A par do Programa do Governo, também deve haver Orçamento Geral do Estado”, afirmou na sua curta declaração a imprensa.

A DIVERSIDADE ÉTNICA E RELIGIOSA NA GUINÉ-BISSAU

Fonte: http://www.rispito.com
Flávio B. Ferreira
 
Em França, ao longo da última década, as questões da laicidade, de imigração, do Islão, de Seitas Cristãs, Seitas Jihadistas, de Terrorismo, da Insegurança Interna, do Aumento de Controlo das fronteiras que vem constantemente ao debate público. As controvérsias em relação ao uso de véus, contestações de Peças de Teatro ou de Obras de Arte Contemporânea, a perigosidade de certos “grupos religiosos” sectários, que se opõem a certas caricaturas, construção de locais de culto com fundos estrangeiros, actos e propósitos racistas, Anti-semita e Anti-muçulmano, a recusa de integração de algumas Comunidades muçulmanas...
 
Estes novos tipos de Conflitos Culturais, Dimensões Étnicas e Religiosas não são específicos para a França, feridos e enlutados hoje em sua própria integridade territorial. Estes novos antagonismos ameaçam a Coesão Social e a Integridade Nacional em todo o mundo: Nigéria, Estados Unidos, Europa, Mali, Camarões, Costa do Marfim, Tunísia,... Muito próximo do nosso país desde 16 de Novembro de 2015, o nosso vizinho Senegal, um país com 95% de muçulmanos (Mas Laico) acabaram de interpelar vários Imams envolvidos em projectos de atentado na qual as investigações revelam que estes religiosos tiveram ligações com vários grupos Jihadistas que operam no Sahel. Perante o activismo Islamista no Continente, o presidente Senegalês, tomou a decisão de proibir o porte de Burca ou Niqab "em nome do interesse público e da Segurança Nacional" desde 17/11/2015. Uma medida que intervêm a quase seis meses após ter sido aplicado no Chade, Camarões e Gabão por razões de Segurança.
No nosso país Guiné-Bissau, tendo em conta a evolução da nossa sociedade, devemos evitar ou não a estes debates: da Diversidade Religiosa, Cultural e Étnica um perigo ou uma riqueza? Como evitar estas radicalizações mortíferas das identidades religiosas, políticas, culturais, económicas, sociológicas no nosso país? Devemos hipocritamente manter o silêncio diante da proliferação das mesquitas em cada canto da rua, sem conhecer a proveniência dos fundos financeiros para a sua construção? Será que devemos fechar os olhos face a entrada e saída em massa de emigrantes sem controlo nas nossas fronteiras? Será normal que a linguagem Fula com nosso sotaque da Guiné-Bissau fosse substituída pelo sotaque Fula da Guiné Conakry na região de Gabu? Qual é o papel do Estado nas suas previsões estatísticas sobre a evolução da população migrante em relação à capacidade de acolhimento, da integração e da educação no nosso país?

EX-PRESIDENTE IVOIRIENSE APTO PARA ASSISTIR AO SEU JULGAMENTO NO TPI

TPI = NEOCOLONIALISMO
 
Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) O ex-Presidente ivoiriense, Laurent Gbagbo, está fisica e mentalmente em condições de assistir ao seu julgamento a iniciar-se a 28 de janeiro de 2016 e seguir o seu desenrolamento.

Esta decisão foi tomada sexta-feira última pela Câmara de Primeira Instância I do Tribunal Penal Internacional (TPI, com base em conclusões unânimes de três peritos ajuramentados desta jurisdição internacional.

MALI: ATAQUE À MISSÃO DAS NAÇÕES UNIDAS MATA DOIS SOLDADOS E UM FUNCIONÁRIO DA ONU

 
O ataque contra a base dos capacetes azuis da ONU na cidade de Kidal, no norte do Mali, terá feito pelo menos três mortos e quatro feridos graves.
 
Segundo um porta-voz da ONU, as vítimas mortais são dois soldados guineenses(Conacri) e um civil ao serviço da missão MINUSMA.
 
Uma fonte, evocada pela agência AFP, fala de 14 feridos.
 
O chefe de comunicações da missão explica que ataque começou às quatro da madrugada, com o lançamento de quatro a cinco morteiros para o interior da base.
 
A missão MINUSMA, apoiada por tropas francesas e, no futuro, alemãs, está no Mali para implementar o acordo de paz.
 
O norte do país é ocupado por militantes islâmicos. Vários grupos reivindicaram o recente ataque contra um hotel de Bamaco, que fez 20 mortos.
 

ÁFRICA: MAIS ADOLESCENTES INFECTADOS POR HIV

Foto de arquivo"Estigma afasta os adolescentes do tratamento", diz Mani Djelassen, adolescente que vive positivamente.
 
Os novos dados sobre a Sida em África são alarmantes. Subiu o número de novas infecções e mortes entre os adolescentes. A testagem de recém-nascidos é muito baixa.

Os especialistas dizem que isso representa o retrocesso na luta contra a epidemia.

Os dados são de um novo relatório do Onusida, o secretariado das Nações que coordena o combate contra a Sida, que realça o facto de, ao nível global, menos de metade de recém-nascidos não ter acesso à testagem.

Alguns dados do relatório são encorajadores. No geral, África reduziu em 41 por cento as novas infecções desde o ano 2000; e as mortes por causas relacionadas com a Sida baixaram em 34 por cento, nos últimos 15 anos. Progresso também foi registado na prevenção da transmissão de HIV da mãe para o filho.
 
Mas o Dr. Pierre Somse, director adjunto da equipa de apoio do Onusida na África austral e oriental, diz que a as crianças e adolescentes são a face da falha no combate à epidemia.

O relatório diz que metade de indivíduos de 15-19 anos vivendo com HIV no mundo são da África do Sul, Nigéria, Quénia, Moçambique, Tanzânia e Índia.

CASAMENTOS INFANTIS EM ÁFRICA PODEM DUPLICAR ATÉ 2050

O número de casamentos infantis em África aumentará dos 125 milhões atuais para cerca de 310 milhões em 2050 se os governos não fizerem nada a esse respeito, alertou esta quinta-feira a UNICEF num relatório apresentado durante uma cúpula da União Africana (UA) sobre mulheres, na Zâmbia.
 
A lentidão da luta contra o casamento infantil e o aumento demográfico da população são as principais causas do aumento previsto para África, ao contrário do resto do mundo, onde haverá uma queda dos casamentos de crianças de ano para ano.
 
Em 2050, África superará o sul da Ásia como a região com maior número de mulheres entre 20 e 24 anos que se casaram quando eram ainda meninas, aponta o relatório «Um perfil do casamento infantil em África».

MILHARES DE CRIANÇAS RECRUTADAS À FORÇA NO SUDÃO DO SUL DESDE JANEIRO

Cerca de 16 mil crianças foram recrutadas à força este ano pelas diferentes partes em conflito no Sudão do Sul, revelou esta sexta-feira o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
 
«A situação das crianças continua a ser grave. Apesar da assinatura de um acordo de paz em agosto, há poucos sinais de melhorias», declarou um porta-voz do UNICEF, Christophe Boulierac, num encontro com a imprensa em Genebra.
 
«Graves violações dos direitos das crianças, como assassínios, raptos e violência sexual, continuam a ocorrer em todo o país», lamentou.
 
Boulierac explicou que a situação das crianças no Sudão do Sul «piorou desde o início de 2015», com «um recrutamento e uma utilização constantes de crianças, essencialmente rapazes, mas também raparigas, pelas forças e pelos grupos armados».
 
Desde janeiro, «cerca de 16 mil crianças foram recrutadas», e «continuam todas nas forças armadas e nos grupos», adiantou.
 
Embora vulgarmente se denominem aquelas crianças «crianças-soldados», elas não são utilizadas apenas como combatentes. Podem exercer funções de mensageiras, sendo enviadas para zonas perigosas, ou utilizadas com fins sexuais, o que é frequente no caso das raparigas. Fonte: Aqui

O CALIFADO DO FASCISMO


Rui Peralta, Luanda,  IN PG
 
O ISIS - a nova vaga do fascismo islâmico - é uma consequência das dinâmicas geradas no mundo islâmico pela ocupação do Iraque. Logo após a ocupação formaram-se diversos grupos de resistência e de luta armada, entre eles a Jamaa al Tawhid wal-Jihad, um grupo surgido em 1999 e que formou a Al-Qaeda no Iraque, unindo-se mais tarde ao Conselho dos Mujaidines, formando em 2006 o Estado Islâmico do Iraque, dirigido por altos-oficiais, sunitas, da Segurança, do Partido Baas e do exército do regime de Sadam Hussein.
 
Milhares de iraquianos foram detidos em cárceres secretos, onde eram torturados. Muitos desapareciam para sempre, outros reapareciam, amargurados e endurecidos pelas torturas e humilhações, tornando-se extremamente ligados á religião e á interpretação sunita do Islão. A ocupação norte-americana desarticulou o exército iraquiano, criminalizou o Partido Baas e integrou as milícias do partido nas novas forças de segurança, para lutar contra a resistência. Fomentaram-se as divisões - numa política de “dividir para reinar”- entre sunitas e xiitas, utilizando o sectarismo como base da nova estratégia de combate á resistência.
 
Os esquadrões da morte formados pelos norte-americanos e pelos britânicos prenderam milhares de jovens sunitas, muitos dos quais eram assassinados, sendo os seus cadáveres abandonados nas ruas de Bagdade. Centenas de milhares de famílias abandonaram o país e mais de 5 milhões de iraquianos converteram-se em refugiados, instalando-se metade deles na Síria. Em pouco tempo o Iraque, um país tradicionalmente caracterizado pela excelente relação entre sunitas e xiitas, onde um elevado número de matrimónios eram mistos, um país sem tensões sectárias, tornou-se um inferno.

Clima: ESPECIALISTA AFIRMA QUE GRANDE PARTE DA GUINÉ-BISSAU PODE SER ENGOLIDA POR UMA “PEQUENA” SUBIDA DO MAR

image
Grande parte do território da Guiné-Bissau poderá ficar submerso com “uma pequena subida” das águas do mar, disse à Lusa, Viriato Cassamá, especialista guineense que participa na Conferência da ONU sobre Alterações Climáticas.
 
“Com uma pequena subida do nível médio das águas do mar, que poderá ser causada pelo aumento da temperatura, grande parte do território da Guiné-Bissau desaparecerá”, advertiu Viriato Cassamá.
 
Enquanto responsável pela luta contra às alterações climáticas, Viriato Cassamá tem sensibilizado os políticos guineenses sobre a necessidade de serem adotadas “medidas robustas” que considera urgentes.
 
As regiões do norte e leste do país, bem como toda zona costeira já começam a sentir os efeitos de alterações climáticas, nomeadamente com aumento da temperatura, ventos fortes e erosão costeira.
 
Segundo o especialista, um relatório mundial de 2013 indica que a Guiné-Bissau é o segundo país mais vulnerável do mundo a seguir ao Bangladesh.
 
A COP21, que decorrerá entre 30 de novembro e 11 de dezembro, vai reunir em Paris pelo menos 147 chefes de Estado e de Governo, entre os representantes de 195 países, que tentarão alcançar um acordo vinculativo sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa que permita limitar o aquecimento da temperatura média global da atmosfera a dois graus centígrados acima dos valores registados antes da revolução industrial.
 
In lusa

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

COMUNICADO DE IMPRENSA




 

MULHER DIZ TER SALVO CASAMENTO DE MUITAS ESPOSAS TRAÍDAS, SE ENVOLVENDO COM OS MARIDOS

Uma mulher que teve vários e longos romances com homens casados, afirmou que fez favor às esposas traídas.
 
A consultora financeira Gweneth Lee, de 45 anos de idade, de Londres, Inglaterra, alegou que os homens casados com quem se envolveu, teriam deixado suas esposas se não tivessem passado pela aventura.
 
Ela afirmou que pelo menos uma das esposas tolerou o caso extraconjugal do companheiro. “Se o marido não tivesse sido autorizado a enganar, ele teria deixado ela [mulher] e teria causado enorme turbulência a uma família com crianças. Ele ficava na casa da família e dormia comigo com pleno conhecimento de sua esposa. Ficávamos muito discretamente. Eu era uma saída simples para ele ter sua diversão”, disse Gweneth.
 
A mulher relatou não se sentir moralmente comprometida com o que fez, e alegou que todos os envolvidos se beneficiaram, inclusive a esposa, por ter um marido muito mais feliz.
 
Todos os homens com quem a consultora se envolveu faziam parte do site de namoro IllicitEncounters.com.
 
Gweneth queria conhecer homens ricos para se divertir após a trágica morte de seu marido, um empresário chamado Robert, que faleceu de câncer no fígado. Ela entrou na página, que conheceu através de uma amiga, há 10 anos.
 
Listamos dois casos da consultora:

ANGOLA: PRESIDENTE DO PAIGC NO PAÍS PARA REUNIÃO DA INTERNACIONAL SOCIALISTA

Luanda - O Presidente do Partido Africano para Independência da Guiné - Bissau (PAIGC), Domingos Simões Pereira, chegou na manhã de hoje (quinta-feira), a Luanda, onde vai participar na segunda reunião anual do Conselho da Internacional Socialista (IS), que decorre de 27 a 28 de Novembro, na capital angolana.
 
A sua chegada ao país, o político bissau guineense deu a conhecer que, durante a sua visita de três dias, vai inicialmente “visitar e estar com os camaradas do MPLA e reforçar o intercâmbio existente entre os dois partidos”, seguindo-se a participação no encontro da IS que Angola acolhe.
 
Entrevistado pela Angop no aeroporto de Luanda, o líder do partido recordou que “a relação entre o PAIGC e o MPLA é antiga e boa”, tendo a propósito referido que, recentemente, “a Guiné-Bissau passou um período muito menos tranquilo e, na época, fomos trocando notas a distância com os membros do partido MPLA”.
 
Entretanto, acrescentou, “agora teremos a oportunidade de estar juntos para abordar também este assunto e aproveitar a ocasião para partilhar com os membros do MPLA a actual situação politica na Guiné-Bissau e, eventualmente, ouvir alguns conselhos”, realçou.

ANGOLA: ABSOLVIDO O ASSASSINO DE MANUEL GANGA

Juiz disse que o soldado atirou porque Ganga colava panfletos ofensivos ao Presidente da República.
 
O Tribunal Provincial de Luanda absolveu esta quinta-feira o militar Desidério Patrício Barros, que na noite de 23 de Novembro de 2013 matou com um tiro nas costas Manuel Hilbert de Carvalho Ganga(na foto), militante da coligação de oposição CASA-CE, quando este colava cartazes apelando a uma manifestação para exigir esclarecimentos sobre o desaparecimento e morte de Isaías Cassule e Alves Kamilingue.
 
Desidério Patrício Barros, militar da Unidade da Guarda Presidencial de 30 anos hoje absolvido, tinha sido inicialmente acusado pelo Ministério Público de homicídio voluntário, após ter confessado ter disparado e morto o jovem de 32 anos, um crime passível de entre 16 e 20 anos de prisão, pelo qual no entanto e contrariando a lei se mantinha até hoje em liberdade provisória.

Esta quinta-feira (26/11) o juís José Domingos Pereira decidiu absolvê-lo, por considerar que Manuel Ganga e outros jovens, colavam "cartazes ofensivos à pessoa do Presidente José Eduardo dos Santos e em violação do perímetro de segurança do Palácio Presidencial", pelo que "o militar agiu em mero cumprimento do serviço" a que estava afectado. RFI

GUINÉ-BISSAU: PR GUINEENSE RECONHECE PERCURSO ÍMPAR DA FACULDADE DE DIREITO DE BISSAU

Bissau - O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, enalteceu hoje, quinta-feira, o papel da Faculdade de Direito de Bissau (FDB) na consolidação do Estado de direito democrático durante os 25 anos da sua existência.
 
"Fruto de uma louvável cooperação (com Portuga), a Faculdade de Direito de Bissau tem demonstrado um dinamismo inquebrantável e enorme capacidade de organização, para além de concorrer para o reforço da democracia e do Estado de Direito na Guiné-Bissau", entre outras contribuições, referiu Vaz.
 
O chefe de Estado falava durante a entrega de diplomas de licenciatura a 36 novos juristas, elevando para mais de 500 os quadros formados pela Faculdade desde a abertura, em 1990.

GÂMBIA PROÍBE MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA

O Presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, decretou a proibição da mutilação genital feminina, com efeito imediato, observando que esta prática, generalizada no país, não foi ditada pelo Islão e deve, portanto, ser abolida. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo ministro da Informação.
 
Jammeh «declarou há alguns minutos que a mutilação sexual feminina (excisão) está proibida, com efeito imediato», escreveu o ministro Sherrif Bojang na sua página de Facebook. «O presidente fez a declaração durante uma reunião em Kanilai», a sua região natal, e sob os aplausos das mulheres presentes na plateia, contou o ministro.

GUINÉ-BISSAU DEBATE PECUÁRIA DE CICLO CURTO PARA GERAR RIQUEZA

Uma das mais importantes feiras agrícolas da Guiné-Bissau vai debater este ano a criação de animais de ciclo curto, dos quais se obtém rendimento a curto prazo, anunciou a organização.
 
"O momento será oportuno para técnicos e agricultores trocarem experiências" sobre a criação "de animais de ciclo curto nas suas vertentes de produção, sanidade e comercialização", anunciou em comunicado a associação Ação para o Desenvolvimento, coorganizadora da 3.ª Feira Agrícola Nacional de Cacheu, no norte do país.
 
A vertente pecuária é vista como uma forma de "dinamizar a vida económica local, promover o autoemprego e aumentar o rendimento familiar", acrescentou, num país onde dois terços da população vivem na pobreza.

MAIORIA DOS PAÍSES AFRICANOS SERÁ DE RENDIMENTO MÉDIO EM 2050

A maioria dos países africanos que hoje são considerados de baixo rendimento será de rendimento médio dentro de 15 anos, e todos menos um serão de rendimento médio em 2050. A informação é do Relatório de Previsões e Tendências Anuais (ATOR), elaborado pelo Sistema de Apoio Regional às Análises Estratégicas e ao Conhecimento, (RSAKSS), um programa do Instituto Internacional para a Pesquisa de Políticas Alimentares (IFPRI).
 
O documento, citado pelo portal New Business Ethiopia, examina as tendências atuais e futuras que possam vir a moldar a trajetória das economias africanas. Conclui que as grandes lacunas em termos infraestruturais, as alterações climáticas, a “alta velocidade” da urbanização e a população jovem e em rápido crescimento irão influenciar o futuro ritmo de crescimento em África.

DIRIGENTES SUSPENSOS DO PAIGC AMEANÇAM APRESENTAR QUEIXAS-CRIME CONTRA DOMINGOS SIMÕES PEREIRA

Imagem do Sede nacional do PAIGC
O porta-voz do grupo dos dirigentes expulso e suspendidos pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Respício Marcelino Silva afirmou ontem, 25 de novembro, que “vão apresentar queixas-crime contra o Conselho Nacional de Jurisdição e o Presidente do Partido por flagrantes violações da Constituição da República e dos Estatutos do partido, reservando-se ainda o direito de proceder a eventuais outras queixas-crime, junto dos Tribunais”.
 
A intenção deste coletivo de dirigentes, foi comunicado num encontro de manifestação de apoio e solidariedade promovido por alguns militantes e dirigentes do partido libertador, realizado em Bissau.
 
O grupo, através de comunicado lido na voz de Respício Marcelino Silva, acusa ainda Simões Pereira de enveredar-se pelo caminho “de caça às bruxas, da tentativa de eliminação política dos seus adversários, e do medo da alternância na liderança do PAIGC, preferindo provocar um caos político interno”.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

COMO POLITIZAR UMA TRAGÉDIA


Sam Kriss – Jacobin, Londres - Opera Mundi

IN PG
 
A luta é contra os que atacam cafés e casas de espetáculo, os que bombardeiam cidades com caças e com seus próprios corpos, os que abandonam refugiados para fora de suas fronteiras e aqueles que os obrigam a deixar sua terra
 
Se escrever poesia após Auschwitz é barbárie, escrever reflexões em forma de artigo após os ataques em Paris também é uma barbárie. Não politize; não use o assassinato em massa para obter pontos retóricos contra o adversário, não pragueje com je te l'avais bien dit, ("eu bem que te avisei"), não brinque de cabo de guerra com os cadáveres, não aja como se os fatos dissessem respeito a você mesmo, não aja como se fosse uma questão de política.
 
Na verdade, isto tudo é bastante estranho: a morte é sempre política, e não há nada mais político do que um ataque terrorista. Estes eventos acontecem por razões políticas e têm consequências políticas; ter uma opinião é algo bom, embora frustrante, em tempos de paz, mas é absolutamente essencial em tempos de crise.

O OCIDENTE ESCOLHEU O PIOR CAMINHO: A GUERRA


Leonardo Boff*
 
IN PG
 
Seguramente são abomináveis e de todo rejeitáveis os atentados terroristas perpetrados no último dia 13 de novembro em Paris por grupos terroristas de extração islâmica. Tais fatos nefastos não caem do céu. Possuem uma pre-história de raiva, humilhação e desejo de vingança.  
         
Estudos acadêmicos feitos nos USA evidenciaram que as persistentes intervenções militares do Ocidente com sua geopolítica para a região e a fim de garantir o suprimento do sangue do sistema mundial que é o petróleo, rico no Oriente Médio, acrescido ainda pelo fato do apoio irrestrito dado pelos USA ao Estado de Israel com sua notória violência brutal contra os palestinos, constituem a principal motivação do terrorismo islâmico contra o Ocidente e contra os USA (veja a vasta literatura assinalada por Robert Barrowes: Terrorism: Ultimate Weapon of the Global Elite en seu site: War is a Crime.org).

GUINÉ-BISSAU: GOVERNO REUNIU COM A COMUNIDADE MUÇULMANA SOBRE PROIBIÇÃO DO VÉU INTEGRAL

Bissau – Preocupação das autoridades guineenses face à proliferação do uso de véus islâmicos no país levou o Governo a reunir esta segunda-feira 22 de Novembro com a comunidade muçulmana.
 
Um encontro que foi presidido pelo Secretário de Estado da Ordem Pública, Luís Manuel Cabral, e no qual participaram representantes do Conselho Nacional Islâmico e o Conselho Superior dos Assuntos Islâmicos da Guiné-Bissau.

Falando em nome do grupo que reuniu com o Secretário de Estado, Tcherno Siradjo Bari disse que no mundo estão em curso vários conflitos, esta situação de conflituosidade justifica que cada Estado tem o dever se prevenir das consequências, no entanto é necessário respeitar a religião islâmica.

AMMY INJAI, WILLY MANSA E A EVOLUÇÃO DA ARTISTA

A cantora apresentou no início de Novembro em Bissau o seu primeiro trabalho
 
Aminata Injai, conhecida no mundo artístico por Ammy Injai, oriunda de uma família de régulos é hoje uma das celebridades da música moderna guineense. A sua carreira, acompanhada de muita sorte, tal como a própria reconhece, teve um início difícil, devido à oposição paterna. Trabalhou já com Bonga e Betinho Feijó.
 
Ammy Injai apresentou pela primeira vez o seu trabalho de estreia “Willy Mansa” ao público guineense no princípio do mês.
 
Ouça acima a conversa que Ammy Injai manteve com o Lassana Cassama, em Bissau. Voz da América

MOÇAMBIQUE: COSTUMES TRADICIONAIS NA CONSTITUIÇÃO TORNAM O PAÍS "MAIS AFRICANO" - BACELAR GOUVEIA

A relevância que a Constituição moçambicana dá às normas de costumes tradicionais, oriundas de minorias étnico-linguísticas, representa um “virar de página”, afirma Jorge Bacelar Gouveia, que hoje lança em Lisboa o livro “Direito Constitucional de Moçambique”.
 
A relevância que Moçambique dá, actualmente, às normas de costumes tradicionais, oriundas de minorias étnico-linguísticas, representa um virar de página face a um momento anterior, em que havia um maior centralismo e uma maior preponderância da lei, muitas vezes tentando esconder ou apagar os costumes locais”, afirmou Jorge Bacelar Gouveia em declarações à agência Lusa.
 
De acordo com o autor, “Moçambique ficou mais africano ao passar a reconhecer, na própria Constituição, a importância desses costumes, dando inclusive relevância a tribunais comunitários. Ou seja, assiste-se não apenas um pluralismo normativo mas também um pluralismo de instituições judiciárias”.

GUINÉ-BISSAU: EMPRESA NIGERIANA CELEBRA CONTRATOS PARA PROCURAR PETRÓLEO NO MAR

Bissau - A companhia nigeriana Portplus celebrou contratos com a empresa petrolífera guineense para prospecção de petróleo e outros recursos na zona marítima do país, anunciou nesta terça-feira a Petroguin.
 
"A Petroguin e a Portplus celebraram dois contratos de associação em participação para a prospecção de hidrocarbonetos, com a finalidade de pesquisar, eventualmente desenvolver e explorar os recursos naturais petrolíferos nos blocos 5C e 6C", refere-se numa nota à imprensa.
 
O processo foi iniciado em Setembro de 2014 com a manifestação de interesse por parte da empresa da Nigéria e deverá agora passar pelo Conselho de Ministros para atribuição e licença.
 
Ao longo das últimas décadas têm-se sucedido os anúncios de empresas à prospecção ao largo da costa guineense, mas nenhum dos processos evoluiu no sentido da exploração de recursos. Fonte: Aqui

FRANCISCA VAN-DUNEM, A NOVA MINISTRA DA JUSTIÇA DE PORTUGAL

Francisca Van DunemO seu irmão mais velho, José Van Dunem, e a cunhada, Zita Valles, foram mortos no fraccionismo em Angola.
 
Francisca Van Dunem(na foto) é um nome de topo entre os magistrados portugueses. Procuradora-geral-adjunta, que dirige actualmente a procuradoria-geral distrital de Lisboa, é conhecida pelo seu espírito reservado. Será a primeira magistrada a assumir funções ministeriais depois de Laborinho Lúcio, nos anos oitenta.
 
Francisca, com 60 anos completados a 5 de Novembro, nasceu em Luanda, pertencendo às famílias mais conceituadas de Angola, presentes em qualquer Governo deste país: Vieira Dias, pelo lado da mãe, Van Dunem pelo do pai.
 
Numa entrevista ao jornal Expresso, explicou a origem do nome de uma das famílias mais respeitadas e com fortes ligações ao partido no poder, MPLA: "É um nome tradicionalmente angolano, com quatro séculos. Vem de um holandês que trabalhou para a coroa portuguesa e se estabeleceu em Angola. Relacionou-se com uma angolana com quem teve uma larga prole. Os respetivos descendentes decidiram seguir o exemplo e há imensos Van Dunem”.

ONU PREOCUPADO COM TRÁFICO NA ÁFRICA DO OESTE

Bissau, 24 Nov. 15 (ANG) - O representante do Secretário-geral das Nações Unidas para África Ocidental está em Bissau para uma reunião regional contra o trafico de droga na sub-região.
 
Em declarações a imprensa a saída do encontro com o Presidente da República, Mohamed Ibin Chambas informou que se encontra no país para trocar pontos de vista e ajudar a melhorar as estratégias para combater o tráfico de droga na região.
 
“Como é do conhecimento público, a iniciativa da África de Oeste na luta conjunta contra o problema de droga, reúne cinco países, nomeadamente a Guiné-Bissau, Guiné-Conakry, Serra -Leoa, Libéria e Costa do Marfim para juntos encontrarem uma solução contra este mal “, sublinhou Mohamed Chambas.