quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

COORDENADORA DE “MIGUILAN” AFIRMA QUE MULHER É LIVRE DE MILITAR NO PARTIDO EM QUE ACREDITA

Coordenadorra de MIGUILAN,Maria Domingas Tavares Pinto Cardoso
A Coordenadora do Movimento “Mindjeris di Guiné Nô Lanta – MIGUILAN”, Maria Domingas Tavares Pinto Cardoso, afirmou ontem, 30 de dezembro de 2015, que a mulher guineense é livre de militar no partido político em que acredita, tendo assegurado ainda que o movimento que dirige “é apartidário e que todas as mulheres que o abraçaram, fizeram-no por convicção e por se reverem e se identificarem com os princípios e objectivos que os norteiam”.

MOÇAMBIQUE: FORÇAS DE DEFESA E SEGURANÇA E RENAMO ENTRAM EM CONFRONTOS EM TETE

Foto de Arquivo
Forças de Defesa e Segurança de Moçambique e a guarda da Renamo voltaram a enfrentar-se nesta quinta-feira no centro da província de Tete.
 
A notícia é avançada pela agência Lusa que refere a uma nova vaga de deslocados no povoado de Ndande, em Nkondezi, (Moatize).
 
Populares revelaram que, por volta das seis horas da manhã, começou um tiroteio entre as duas partes, obrigando as pessoas a fugirem para o mato.
 
De acordo com a mesma fonte, pelo menos seis casas foram queimadas ontem, quando as forças especiais da polícia moçambicana avançaram a sua posição para desactivar uma base militar da Renamo. Voz da América
SON FESTA, SON FESTA, NÓ FESTEJAAA

Nós,  aqui no Bambarandipadida, manifestamos desta forma a nossa alegria e aproveitamos para aplaudir de forma efusiva o artista Sambalá kanouté (na foto) pela excelente canção de passagem do ano para o povo guineense, pelo amor, amizade e fraternidade entre irmãos. Embora não seja conhecedor de musica, mas penso, sem exageros, que a melodia e a estrutura da canção "Son festa", para alem da sua perfeição, seja única no mundo.  Pelo que, gostaríamos, também, de dar a nossa contribuição em termos de ideias, que até duvidamos da sua originalidade. Mas, vamos ter coragem de lhe dizer publicamente hoje.  

Sambalá Kanouté, não temos nada para lhe dar (pagar) como recompensa, pelos versos e melodia da canção tão linda e empolgante que lançou há mais de quinze anos. Para dizer que o artista Kanouté é, também, um herói vivo. Ela é cantada em crioulo, nossa língua nacional, o que lhe torna ainda mais original e bela. Mas, para que ela suba mesmo aos céus, e que a nossa voz seja escutada por todos os povos do planeta terra, sugerimos-lhe que a cante também em inglês, francês, mandinga, etc., etc., etc..

MUITO OBRIGADO 


quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ALERTA VERMELHO

 
DOKA INTERNACIONAL CHAMA ATENÇÃO DO ESTADO MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS, A CONTRA INTELIGÊNCIA, SERVIÇOS DE SEGURANÇA DO ESTADO, A TODAS AS FORÇAS VIVENTES NO PAÍS:
PREPARATIVOS DE INFILTRAÇÃO DE REBELDES NA NOSSA CAPITAL PARA ALGO SANGRENTO.
 
REUNIÕES EM FARIM DÃO DE CONTA DE QUE EXISTEM CONTACTOS COM REBELDES PARA O DIA DE AMANHÃ E DIAS QUE SE SEGUEM.
 
UM AVISO E CHAMADA DE ALERTA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
FAZEREM USO DESTA INFORMAÇÃO PORQUE É DE FONTE SEGURA.
RECORDAR DE QUE NO PASSADO DIA 3 AGOSTO DE 2015, HAVIA PLANOS PARA O ASSÁSSINATO DE JOMAV.

PROGRAMA DE GOVERNO: PORTA-VOZ DO GOVERNO CONFIRMA NEGOCIAÇÕES ENTRE BANCADAS DO PAIGC E PRS

Bissau, 30 Dez 15 (ANG) – O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares confirmou hoje que os grupos parlamentares do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e do Partido da Renovação Social (PRS) se encontram em negociações com vista a aprovação do programa do governo pelo parlamento.

Porta-voz do Governo, Malal Sané
Malal Sané disse que a suposta manutenção ou queda do actual governo no futuro será conhecido dentro em breve assim que as duas bancadas parlamentares juntamente com as restantes formações presentes na Assembleia Nacional Popular terminarem as negociações.
 
O porta-voz do governo fez esta declaração à margem do Conselho de Ministros (especial) em que os membros do governo apresentaram votos de cumprimento do novo ano ao chefe do executivo, Carlos Correia. 

RETROSPECTIVA 2015: GUINÉ-BISSAU

O quadro político dominou a agenda dos guineenses em 2015.
 
Contra todas as conjecturas iniciais, animado por uma campanha eleitoral, que se dizia unida no interior do PAIGC, o pais foi sacudido por uma crise política, evolvendo o Presidente da República, José Mário Vaz, e o então Chefe do Governo, Domingos Simões Pereira, igualmente líder do PAIGC. 

TPI PEDE INTERROGAÇÃO DE HANNIBAL KADAFI DETIDO NO LÍBANO

TPI = neocolonialismo
Tripoli, Libia (PANA) - As autoridades judiciais libanesas anunciaram estar a estudar um pedido para permitir ao Tribunal Penal Internacional (TPI) interrogar Hannibal Kadafi(na foto), filho do defunto dirigente líbio, Muamar Kadafi, acusado de crimes contra a humanidade.

O procurador-geral, Samir Hammoud, está a examinar o pedido feito pelo TPI através do  Ministério da Justiça de interrogar Hannibal Kadafi por crimes contra a humanidade cometidos na Líbia durante a revolução que destituiu Muamar Kadafi, indicou uma fonte judicial libanesa, citada quarta-feira pelo jornal libanês "Al-Nahar".

ITCHACENIA CABRAL DA COSTA VENCEDORA DA MISS DA TELEVISÃO NACIONAL DA GUINÉ-BISSAU

MISS TGB, Itchacenia Cabral da Costa
A menina de 17 anos de idade, Itchacenia Cabral da Costa, foi a grande vencedora do concurso de Miss da Televisão Nacional da Guiné-Bissau (TGB) “Show Out”, realizado no passado dia 27 de Dezembro. A vencedora recebeu como prémio um televisor plasma, uma estatueta, um espelho grande e um convite para um convívio de três dias no hotel Ancar, apenas com os seus pais.
 
O final do evento contou com as presenças do ministro da Presidência do Conselho dos Ministros, Assuntos Parlamentares e Porta-Voz do Governo, Malal Sane, do Secretário-geral da Comunicação Social, Francisco Barreto, do Bastonário de Ordem dos Jornalistas, António Nhaga e do Director Geral da Radiodifusão Nacional, Muniro Conté.

MANDADO DE PRISÃO CONTRA ACTOR E HUMORISTA AMERICANO BILL COSBY

 
A acusação é de abuso sexual.
 
O actor e humorista americano Bill Cosby  foi formalmente acusado nesta quarta-feira por abusar sexualmente de uma mulher há 12 anos.
 
A decisão é da procuradoria do condado de Montgomery, no Estado da Pensilvânia, que também emitiu um mandado de prisão, que deve ser cumprido ainda hoje.
 
A acusação refere-se ao caso de Andrea Constand, que acusou Cosby de drogá-la e tocar as suas partes íntimas em Janeiro de 2004.

BURUNDI: PRESIDENTE NKURUNZIZA AMEAÇA RECORRER À FORÇA CONTRA AS TROPAS DA UA

 
Bujumbura - O presidente burundês, Pierre Nkurunziza, lançou nesta quarta-feira um virulento aviso contra o envio das tropas da União Africana (UA) para o seu país.
 
O presidente preveniu que o Burundi vai se opor pela força aos que auguram mal o prosseguimento do diálogo inter-burundês.
 
Bujumbura tinha já rejeitado o anúncio pela UA, em meados de Dezembro de 2015, da criação de uma Missão Africana de Prevenção e de Protecção no Burundi (MAPROBU) advertindo que caso o contingente seja desdobrado sem o seu consentimento, ele será considerado como “uma força de invasão e de ocupação”.

POLÍTICA: LÍDER DO PUN PEDE CRIAÇÃO DE TRIBUNAL ESPECIAL PARA JULGAR CRIMES POLÍTICOS

Bissau 30 Dez. 15 (ANG) - O líder do Partido da Unidade Nacional (PUN), pediu hoje a criação de um Tribunal Especial para julgar todos os crimes contra o sistema político no país.
Idrissa Djaló no centro
 
Idrissa Djalo  que falava em conferência de imprensa sobre a actual situação política no país, afirmou que desde 1998 que os guineenses e seus parceiros tentam perceber das fontes das instabilidades políticas na Guiné-Bissau.
 
“É verdade que as Forças Armadas participando reiteradamente na subversão da Ordem Democrática estavam a ser vistos como um centro fulcral de instabilidade na nação, mas, na verdade não são “, disse.

A RÚSSIA EM UMA GUERRA INVISÍVEL

Como poderia a Rússia, em apenas 20 anos, sem guerras ou outras perturbações, erguer-se de uma posição de meia-colônia a uma reconhecida posição de líder mundial, de igual entre as mais altas?
 
Rostislav Ischenko
 
Estrategistas" abrangentes [do inglês ‘kitchen ‘strategists’’; uma alusão à expressão ‘everything, but the kitchen sink’: ‘tudo, mas a pia da cozinha’; tudo o que pode ser concebido de uma dada situação (dicionário Collins)], que acreditam sinceramente que um maciço ataque nuclear é a solução universal para qualquer problema internacional (ou mesmo um confronto bem quente, perto de confronto militar), estão insatisfeitos com a posição moderada da liderança russa na crise com a Turquia. No entanto, eles consideram insuficiente até mesmo a participação direta do exército russo no conflito sírio. Eles também estão insatisfeitos com as atividades de Moscou na frente ucraniana.

TELECOMUNICAÇÕES: EMPRESA "NET SEM FIOS" JÁ COBRE TODA A CAPITAL BISSAU??

Só negociatas, a empresa NET SEM FIOS, não tem condições nem está em condições de operar na Guiné-Bissau.
 
Bissau,30 Dez 15(ANG) - O Administrador da empresa, Net Sem Fios afirmou que já estão a cobrir toda a cidade de Bissau com a rede de internet e perspectiva  atingir outras localidade do interior do país nos próximos tempos.
 
Fernando Gomes que falava hoje na cerimónia da inauguração da sede da empresa, disse que, aquando do lançamento oficial da Net Sem Fios, em Abril passado, a sua rede de internet só cobria 30 por cento da cidade de Bissau.
 
"A partir dessa altura, a empresa nem sequer tinha uma sede porque qualquer cliente que nos solicitava a prestação de serviços e reside por exemplo no Bairro Militar ou Quelelé, não estaríamos em condições de atender o seu pedido. Por isso, remetíamos sempre em silêncio e a trabalhar aos poucos", disse.

R. CENTRO- AFRICANA: CENTRO-AFRICANOS COMEÇAM A VOTAR PARA TENTAR SAIR DA VIOLÊNCIA

Bangui - Os centro-africanos estão a votar nesta quarta-feira, para eleger o seu presidente e parlamento, em eleições com as quais esperam sair de três anos de violência e uma crise sem precedentes.
 
Os Capacetes Azuis da ONU e polícias centro-africanos posicionaram-se na capital Bangui para garantir a segurança da votação.

RÚSSIA DIZ QUE ARROGÂNCIA DOS EUA DIFICULTA COMBATE AO TERRORISMO

A arrogância dos Estados Unidos, que impõe as suas condições à coligação internacional que bombardeia os terroristas na Sìria e no Iraque, dificulta a luta contra o terrorismo, lamentou hoje o ministro russo dos Negócios Estrangeiros.
 
"O fator que não ajuda é a ideia de exclusividade que os norte-americanos têm de si próprios; lutam contra o terrorismo de uma forma que só eles decidem, e sentem-se capazes de convencer todos os outros", disse Sergei Lavrov em entrevista ao canal de televisão 'Zvezdá'.

RETROSPECTIVA 2015: AS ELEIÇÕES QUE MUDARAM A ÁFRICA

Em 2015 vários países africanos organizaram eleições gerais, saudadas como exemplares, designadamente na Nigéria, Burkina Faso e Tanzânia e outras de má memória, como no Burundi e Egipto.
 
Na Nigéria, registou-se pela primeira vez uma transição democrática desde a sua independência, em 1960, com a eleição do antigo general Muhammadu Buhari. Tratou-se da passagem de poder de um presidente civil, Goodluck Jonathan, para um outro democraticamente eleito.

NAMIBE, ANGOLA: PERSISTEM ALEGAÇÕES DE DISCRIMINAÇÃO CONTRA COMUNIDADES LOCAIS

Na província angolana de Namibe persistem acusações de que comunidades locais continuam a ser discriminadas por motivos culturais.
 
Numa conversa com a VOA, jovens afectos aos partidos políticos da oposição disseram que os mucubais, mumuilas e muhimbas são alvo de discriminação social nas instituições públicas do Estado, muitas vezes de forma discreta.
 
Na base dessa acusação, apontam a caracterização cultural e o facto terem sempre o tronco nu.
 
Samy Ngangawe, da Unita, afirmou que  a discriminação social contra os autóctones nas instituições publicas começa com a insensibilidade das autoridades do Governo na facilitação do bilhete de identidade daquela franja da população.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

SENEGAL LIBERTA "PRESUMÍVEIS HOMOSSEXUAIS" E POLÍCIA EVITA LINCHAMENTO

As 11 pessoas detidas na véspera de Natal no Senegal por "presumível homossexualidade" foram hoje libertadas por falta de provas, tendo a polícia evitado o linchamento dos até então suspeitos durante o transporte da esquadra para o tribunal.
 
Citando fontes policiais e várias testemunhas, a agência de notícias senegalesa APS adiantou que um tribunal de Kaolack, 200 quilómetros a sul de Dacar e já na província de Casamança, fronteira à Guiné-Bissau, decidiu que, face à insuficiência de provas, libertar os 11 detidos a 24 deste mês na mesma localidade.

ESPECIAL PAIGC, A MÁQUINA MORTÍFERA DO POVO GUINEENSE

Imagem do Sede nacional do PAIGC 
Fonte: RFI
 
GUINÉ-BISSAU: PAIGC EM GUERRA ABERTA
 
Na Guiné-Bissau o bureau político do PAIGC esteve reunido depois de um grupo de dirigentes contestatários ao líder do principal partido no país, terem dado 24 horas a Domingos Simões Pereira para a abandonar o cargo. Entre outras decisões, o bureau decidiu mandatar o Conselho de Jurisdição a analisar os procedimentos estatutários visando sancionar os deputados que se abstiveram durante a votação do programa do governo no parlamento, na semana passada. Aristides Ocante da Silva, antigo ministro e membro do PAIGC comenta esta decisão. OUVIR
 

Editorial: SEM KOUMBA YALA E SEM MILITARES, PAIGC RUMO AO COLAPSO FINAL?

image
Os sinais de divisões internas no Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) tomam, cada dia que passa, novos contornos. As contradições contínuas associadas à disputa renhida entre José Mário Vaz e Domingos Simões Pereira (da mesma formação política) tornaram o PAIGC numa autêntica “arena”. Contrariamente a algumas vozes mais optimistas, a actual batalha de alas no PAIGC, está longe de conhecer um epílogo. O cenário prevalecente leva a concluir que os diferentes protagonistas, com “interesses cruzados”, não estão dispostos a cederem a a nada e a ninguém. Cada um confia no seu capital de “destruição” contra o outro. As alianças, em grande parte, de circunstâncias, revelam-se incapazes de superar o imenso buraco de ruptura já existente entre as partes. O desfecho poderá culminar mesmo na morte do próprio PAIGC. O descomando, a falência da liderança visionária devido à anarquia vigente, a défice gritante de edifício institucional, levarão sem sombra de dúvida o PAIGC rumo ao colapso final (?).

TRIBUNAL PARA O GENOCÍDIO DO RUANDA TERMINA MISSÃO COM 61 CONDENADOS

Em plena luta entre o governo ruandês, de etnia hútu, e a Frente Patriótica Ruandesa, tutsi, os extremistas hútus assassinaram mais de 800 mil pessoas, das duas comunidades, em 1994, no espaço de 100 dias. O ritmo dos assassínios superou os piores dias do Holocausto. O Tribunal Penal Internacional para o Ruanda (TPIR) abriu portas logo em 1995, e chegará ao fim a 31 de dezembro deste ano. Julgou os principais autores do genocídio.

PAIGC: BP EXORTA APLICAÇÃO DE MEDIDAS DISCIPLINARES CONTRA INFRACTORES

Bissau, 29 Dez 15 (ANG) - O Bureau Político do PAIGC exortou ao Conselho Nacional de Jurisdição à prosseguir na via da aplicação de medidas disciplinares na sequência da Resolução da VII Reunião Extraordinária do mesmo, na qual se apelou ao cumprimento estrito da disciplina de voto no parlamento.
Presidente do PAIGC
 
A informação consta na Resolução  Final da VIII Sessão Extraordinária do Bureau Político do PAIGC reunido no dia 28 do corrente mês, em Bissau e presidida pelo Presidente do Partido, Domingos Simões Pereira.
 
O BP do PAIGC sublinhou que a inobservância se configuraria como um acto de traição política, conduzindo a auto-exclusão do Partido, em conformidade com os Estatutos do PAIGC.

ROCH KABORÉ TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DO BURKINA FASO

 
O Presidente eleito do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, tomou posse esta terça-feira, concluindo-se assim o processo de transição iniciado em outubro de 2014 com o afastamento de Blaise Compaoré, na sequência de protestos populares.
 
Kaboré, 58 anos, inicia um mandato de cinco anos, renovável uma vez, e é o terceiro chefe de Estado civil dos nove Presidentes que o país conheceu.

CLIMA: "BAIXA TEMPERATURA DO GLOBO TERRESTRE NA ORIGEM DO FRIO QUE ASSOLA O PAÍS", DIZ O PRESIDENTE DA METEOROLOGIA

Bissau, 29 Dez. 15 (ANG) - A vaga de frio e ventos fortes que tem vindo a assolar o país nos últimos dias tem a ver com a baixa temperatura do globo terrestre, explicou hoje o Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional da Meteorologia.

João Lona Tchetna(na foto) numa entrevista à ANG, afirmou que o fenómeno em causa é recorrente neste período do ano, ou seja de Dezembro à Fevereiro e é caracterizado por frio intenso, ventos fortes e redução de visibilidade tanto no mar, como no ar e na terra.

De acordo com aquele responsável meteorológico, os ventos fortes que actualmente ocorrem numa velocidade que rondam os quinze à vinte quilómetros por hora e acompanhados de poeiras podem reduzir a visibilidade das pessoas.

GUINÉ-CONACRI LIVRE DE ÉBOLA

Anúncio oficial foi feito hoje.
 
A Guiné-Conacri está livre de Ébola, declarou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), após dois anos de luta contra a doença que matou milhares de pessoas.
 
O anúncio é feito 42 dias depois do último caso confirmado de ébola no país, que deverá iniciar 90 dias de vigilância reforçada.

COOPERAÇÃO COM REPÚBLICA DA GUINÉ BISSAU RECONHECIDA NO HOSPITAL DE GUIMARÃES

Realiza-se esta terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira uma cerimónia de reconhecimento de profissionais de saúde que têm prestado serviços em missões de cooperação e solidariedade com a República da Guiné Bissau.
 
A sessão está marcada para as 12h00 e será presidida pelo Encarregado de Negócios da Embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa, M'bala Alfredo Fernandes. contando com a presença do Cônsul Honorário, José Manuel Pavão.
 
Fonte: Aqui

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

DETIDO UM DOS CHEFES DA MÁFIA, ARMANDO CORREIA DIAS

 
Fonte: Doka Internacional
 
ARMANDO CORREIA DIAS- MAIS CONHECIDO POR NDINHO..., CONFIRMADO E COM TODA A CERTEZA:


VAI PASSAR A NOITE NOS CALABOUÇOS DA PJ DE BANDIM POR TENTATIVA DE ASSÁSSINATO A DOIS JOVENS GUINEENSES:

RUFINO LOPES E JULIÃO AGOSTINHO!!! E SERÁ APRESENTADO POSTERIORMENTE AO MINISTÉRIO PUBLICO.


RECORDAR QUE DOKA INTERNACIONAL SEMPRE ACUSOU AO NDINHO DE TER UMA MENTALIDADE SANGUINÁRIA..., POIS BEM AS PROVAS ESTÃO AQUICHEGOU O PRINCIPIO DO FIM DE NDINHO NDINHO DETIDO NESTE MOMENTO.

CONTINUEM SINTONIZADOS PORQUE A COISA VAI AQUECER E PROMETE.


 NBOM, PA KA I BIN FASSIDU DE MINDJER NA CALABUSS...., PABIA PRESIONERUS PUDI CUNFUNDI SI RABADA KU RABADA DI MINDJER...., ADJALLA!!!

DEPUTADA DO PODEMOS TORNA-SE A PRIMEIRA MULHER NEGRA A SER ELEITA PARA O PARLAMENTO ESPANHOL


Em Portugal já há um deputado negro desde 2002. E as legislativas de outubro trouxeram representantes de outras minorias para o Parlamento. Em Espanha, só agora esse caminho começa a ser feito.
 
“Já estava na altura, não!?” Rita Bosaho nasceu dez anos antes da morte de Franco, na Guiné Equatorial. Quarenta anos depois da morte do ditador, conseguiu um feito até agora inédito na história política de Espanha: tornou-se a primeira mulher negra a ser eleita para o Congresso dos Deputados. “Já estava na altura, não?”, riu-se durante a campanha, numa entrevista ao El País. Já depois das eleições, nas múltiplas entrevistas que tem dado, sublinhou sempre uma mesma ideia: isto “não devia ser notícia” e é uma coisa que “chega demasiado tarde”. Em Portugal, há um deputado negro desde 2002 (Hélder Amaral, do CDS) e, este ano, chegaram ao Parlamento um deputado em cadeira de rodas e uma invisual.

A EUROPA E O MEDO (de si própria e dos outros)


Rui Peralta, Luanda, IN PG

A Europa de hoje sofre uma velha ameaça: o fascismo, com novas caras mas de tradicionais famílias. Hitler e Mussolini e os actores secundários da tragedia fascista europeia (Salazar, Franco, os coronéis gregos e outros actores secundários) parecem ter espalhado o seu ADN decrépito e degenerado. A democratização do projecto europeu atravessa maus lençóis e os descendentes do fascismo assumem posições de ataque, prontos para a maratona.

ONZE SENEGALESES DETIDOS POR PARTICIPAREM EM CASAMENTO HOMOSSEXUAL

A polícia do Senegal deteve 11 pessoas por terem participado numa cerimónia simbólica que representava um casamento entre pessoas do mesmo sexo, prática que a legislação senegalesa penaliza.
 
Segundo os relatos dos jornais, os factos ocorreram sexta-feira, numa escola de Kaolack, 200 quilómetros a sul de Dakar e já na província de Casamança, quando a polícia interrompeu o ato de união de dois homens e apreendeu os anéis de casamento e outros objetos não especificados.

CONTESTATÁRIOS "DÃO 24 HORAS" AO LÍDER DO MAIOR PARTIDO DA GUINÉ-BISSAU PARA ABANDONAR O CARGO

Bissau, 28 dez (Lusa) -  Um grupo de dirigentes contestatários ao líder do PAIGC, principal partido da Guiné-Bissau, deram hoje 24 horas a Domingos Simões Pereira para abandonar o cargo, sob pena de acionarem mecanismos estatutários para o fazerem.

Em nome dos contestatários a Domingos Simões Pereira, José Saico Baldé, que se apresentou como dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), acusou Simões Pereira de "desvio de fundos, delapidação do erário público e desrespeito aos estatutos" do partido.

Baldé falava aos jornalistas à margem de uma conferência de imprensa promovida pelos dirigentes do PAIGC que contestam a liderança de Domingos Simões Pereira, entre os quais os deputados do partido que no passado dia 23 deste mês se abstiveram no momento dos debates do Programa do Governo no Parlamento.

O ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO DOS E.U.A DENUNCIA A INFLUÊNCIA DOS FALCÕES LIBERAIS SOBRE A CASA BRANCA

O antigo director da Defense Intelligence Agency (DIA), Michael T. Flynn, e o antigo presidente da Junta de Chefes de Estado-Maior (JCS), Martin Dempsey, e as suas esposas. Depois de ter cumprido em silêncio, eles não poupam mais suas críticas quanto à influência dos falcões liberais sobre a Casa Branca. Segundo eles, Washington deve agir como um parceiro fiável de Moscovo (Moscou-br) em lugar de multiplicar os golpes sujos na Síria, e na Ucrânia.
 
Podem os militares influenciar os políticos ou devem contentar-se em obedecer, mesmo quando constatam os erros deles ? Este foi o tema de um célebre artigo do coronel James H. Baker, actual estratega do Pentágono. Este é também o sentido do artigo de Seymour Hersh quanto ao maneira como o Estado-Maior alertou constantemente a Casa Branca a propósito das operações da CIA na Síria, e na Ucrânia. Desde há vários meses, o complexo militar-industrial, o antigo director da DIA, depois o ex-Chefe do Estado-Maior e agora o ex-secretário da Defesa, multiplicam as críticas sobre a política do presidente Obama.

Rede Voltaire, Thierry Meyssan *

Desde a conferência de Genebra, em junho de 2012, ao Estados Unidos acumulam contradições à vez, quer a propósito da Síria, quer sobre a Ucrânia. Entretanto, o Estado-Maior decidiu lançar fugas de informação quanto à sua posição de maneira a influenciar a Casa Branca.

HOSPITAL DE TRATAMENTO DE TUBERCULOSE ALERTA PARA AUMENTO DA DOENÇA NA GUINÉ-BISSAU

O administrador do hospital Raoul Follereau, principal centro de tratamento da tuberculose na Guiné-Bissau, alertou hoje para o aumento da doença no país e pediu a atenção das autoridades.
 
O holandês Johannes Mooij(na foto abaixo) lançou a alerta quando recebia alguns donativos, recolhidos por particulares, numa coordenação do músico guineense, Juca Delgado, no âmbito das festividades do Natal e do fim do ano.

QUADROS GUINEENSES DA “AIR MAROC” ACONSELHADOS A HONRAR NOME DO PAIS

Bissau, 28 Dez 15 (ANG) – O Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações aconselhou hoje aos 25 jovens recrutados pela Roial Air Maroc a darem os seus máximos para realçar o nome da Guiné-Bissau.
 
João Bernardo Vieira falava na cerimónia de despedida ao referido grupo, que deixa Bissau para Casablanca já em janeiro.
 
 “A Guiné-Bissau é o primeiro país lusófono a ser recrutado para trabalhar na “Roial Air Maroc”, assim sendo a Secretaria do Estado de Transportes e Comunicações não podia deixar de fazer algo digno para os jovens beneficiários e para o país em geral”, disse João Bernardo Vieira.

24º ANIVERSÁRIO DO PARTIDO: PRS EMPOSSA COMISSÃO ORGANIZADORA DAS COMEMORAÇÕES

Bissau 28 dez. 15 (ANG) – O Secretario Geral do Partido da Renovação Social (PRS) empossou hoje, os três membros da Comissão Organizadora das comemorações do 24º Aniversário desta formação politica, a ter lugar dia 14 de janeiro de 2016.
 
No acto, Florentino Mendes Pereira lembrou aos recém-empossados que terão uma tarefa difícil pela frente devido à escassez de tempo, pois dentro de duas semanas terão que concluir todos os trabalhos.
 
“A Comissão tem pouco tempo para organizar este evento mas podem contar com o apoio da direção e de todas as estruturas do partido para o sucesso desta comemoração onde vamos provar mais uma vez, à sociedade guineense e a Comunidade Internacional  que o PRS é um partido alternativo na Guiné-Bissau”, garantiu.

BURKINA FASO TRAVA TENTATIVA DE EVASÃO DE SUPOSTOS GOLPISTAS

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) O Governo burkinabe anunciou ter frustrado, domingo à noite, uma alegada tentativa de evasão dos generais Djibril Bassolé e Gilbert Diendéré, e de vários outros militares encarcerados no quadro do inquérito sobre o golpe de Estado abortado de 16 de setembro último no país.

Segundo o primeiro-ministro burkinabe, Yacouba Isaac  Zida, jovens soldados queriam libertar o general Diendéré para restaurar o Regimento da Segurança Presidencial (RSP) dissolvido pelas autoridades de transição.

JURISTAS DIVIDIDOS NA INTERPRETAÇÃO DE APROVAÇÃO OU NÃO DO PROGRAMA DO GOVERNO

Sede da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau
O processo de votação da moção de confiança solicitada pelo primeiro ministro Carlos Correia que decorreu no passado dia 23 do mês em curso, continua a suscitar o debate no país, sobretudo no meio dos juristas. A interpretação dos resultados de votação no Parlamento, está a dividir a comunidade jurídica guineense quanto à aprovação ou não do documento.
 
Sobre o assunto, o semanário “O Democrata” ouviu o especialista em matéria do direito constitucional, José Paulo Semedo e o professor do Direito, jurista Carlitos Djedju. As interpretações dos dois juristas são totalmente divergentes.

ARGENTINA OSCILANDO ENTRE A CRISE DE GOVERNABILIDADE E A DITADURA MAFIOSA

Se trata da formação de um sistema ditatorial com rosto civil que tem claros antecedentes internacionais e é guiado pelo aparato de inteligência dos EUA
 
Carta Maior, Jorge Beinstein
  
 
Já se destacou até o cansaço que, pela primeira vez em um século, no dia 10 de dezembro de 2015, a direita chegou ao governo sem ocultar seu rosto, sem fraude, sem golpe militar, através de eleições supostamente limpas, se trata de um grande novidade.

Mas é necessário esclarecer três coisas:

domingo, 27 de dezembro de 2015

A VIDA DOS NEGROS NÃO IMPORTA

A vida das pessoas negras não importa, e o status quo deve ser conservado para que indivíduos brancos possam continuar a controlar praticamente tudo.
 
Carta Maior, Charles R. Larson - CounterPunch
 
A vida dos negros não importa. Se importasse, a expressão BlackLivesMatter não seria necessária. Ela nunca importou, a começar pelas origens escravagistas do nosso país. Africanos eram escravos, porque as pessoas brancas não os consideravam humanos. A Constituição, de certa forma, apoiou isso. Após a Guerra Civil [ou Guerra de Secessão], os negros não eram mais tecnicamente considerados escravos, embora fossem amplamente tratados da mesma forma. Jim Crow garantiu isso - e a maioria dos aspectos de suas vidas (tanto no Sul como no Norte) foram projetados para mantê-los subservientes: educação, habitação, empregos e, sobretudo, a justiça.

sábado, 26 de dezembro de 2015

CHOMSKY DESNUDA A “GUERRA AO TERROR”


Como Washington continua a alimentar – mesmo após atentados de Paris – grupos extremistas que simula combater. Qual o papel da Rússia. Por que candidatura presidencial de Bernie Sanders importa
 
Entrevista a C.J. Polychroniou, no Truthout - em Outras Palavras - Tradução: Camila Teicher, IN PG
 
A “guerra ao terror” agora se transformou em uma implacável campanha bélica global. Enquanto isso, as verdadeiras causas do surgimento e da expansão de organizações assassinas como o ISIS continuam sendo convenientemente ignoradas.

GASOLINA NO CESSAR-FOGO

 
A Resolução 2254 sobre a Síria, aprovada por unanimidade pelo Conselho de Segurança da ONU, sublinha “a estreita ligação entre um cessar-fogo e um paralelo processo político”. A desativação do conflito favoreceria uma redução das tensões no Oriente Médio.
 
Há, porém, um problema: três dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança – Estados Unidos, França e Grã Bretanha – são os mesmos que violaram duramente “a soberania e a integridade territorial da República Árabe da Síria”, que na resolução dizem “apoiar fortemente”. Aqueles que organizaram “o crescente afluxo de terroristas na Síria”, pelo que na resolução “exprimem a mais grave preocupação”.

AS CRIANÇAS MAL CRIADAS, QUANDO PERDEM NUM JOGO, FICAM AZIADAS E TENTAM SUBVERTER AS REGRAS

 
CARMELITA PIRES VOLTA A DETONAR AO DSP. 
ARREBENTA POR COMPLETO COM ELE E NÃO SÓ.  LEIAM ALGUNS TRECHOS.
 
As crianças mal criadas, quando perdem num jogo, ficam aziadas e tentam subverter as regras. Chegam mesmo a ter a maldade de dizer «não sabias que estávamos a jogar ao jogo do quem perde ganha?».

Por vezes, nos campeonatos de futebol, certas equipas (outra vez: as que perdem) refugiam-se em pequenos pormenores, para conquistar na secretaria aquilo que não conseguiram em campo.

Numa comparação futebolística com o PAIGC, a balança fica ainda mais desequilibrada, pois não só é «dono» do campo, da bola (e até da bandeira!), como do próprio árbitro.

Com estes últimos acontecimentos, querem confundir-nos, invocando interpretações enviesadas do regimento da ANP, com pretensa fundamentação jurídica, ao defender em comunicado que o Programa de Governo
«foi aprovado». Esse comunicado foi enviado para a RTP e para a LUSA. No entanto, os jornalistas da Agência não se deixaram manipular e denunciam este caso no artigo preparado, em tom irónico: a palavra «afinal» (que acrescentaram ao «foi aprovado») é reveladora. Como os jornalistas frisam, «o presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, e o próprio primeiro-ministro, Carlos Correia, ambos dirigentes do PAIGC, reconheceram, logo após a votação, que o documento tinha sido chumbado pelos deputados, pelo que o Governo tem 15 dias para voltar a apresentar aos deputados o seu programa.» 

Mas voltando aos factos. O referido comunicado engana-se no artigo de referência, pois o 88.º, pelo menos na versão que possuo do Regimento da ANP, não contém esse texto (nem sequer tem número 4). Mas a questão não é essa, e saltando aquilo que presumo ser uma gralha, o artigo em questão serve para significar exactamente o contrário daquilo que pretende o comunicado do PAIGC. A aprovação é um acto activo (passe o pleonasmo) e por isso o legislador previu a figura da «não aprovação». Para a aprovação eram necessários 51 votos (faltava um deputado), e todos concordavam serem essas as regras do «jogo». Da soma de votos a favor do PAIGC e de mais dois partidos apenas resultaram 45 votos a favor, como tinha divulgado a notícia da Lusa pouco antes. Não se pode pretender contar com a abstenção dos deputados do PAIGC, pois conforme estabelecido no número 4 do artigo 79.º, «as abstenções não contam para o apuramento da maioria».

A Presidente
Carmelita Pires

A SOLUÇÃO FINAL

 
As supostas divergências entre o Dr. José Mário Vaz (Presidente da República da Guiné-Bissau) e o Eng.º Domingos Simões Pereira (Presidente do PAIGC) têm servido de tema para as mais variadas especulações.
 
Efectivamente, representantes das mais diversas tendências políticas e representativas da Sociedade Civil têm-se debruçado sobre o assunto, tecendo considerações especulativas sempre impregnadas da mais viva parcialidade, intrinsecamente comprometidas com os seus interesses pessoais, familiares ou corporativos. Surgiu assim uma volumosa bibliografia sobre esta problemática, marcada por um certo subjectivismo que dificulta a análise concreta e objectiva da evolução real dos acontecimentos.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

HOMICÍDIO DE GUINEENSE PROVOCA DISTÚRBIOS EM ESPANHA

O homicídio de um cidadão da Guiné-Bissau de 41 anos, esfaqueado durante uma discussão no trânsito, desencadeou confrontos e incêndios em contentores de lixo na localidade espanhola de Roquetas de Mar, Almería.
 
Fontes da Subdelegação do Governo citadas pela agência de notícias espanhola Efe indicaram que o agressor, ou agressores, do cidadão guineense são ciganos, e que foi montado um cordão policial para evitar confrontos no bairro de Cortijos de Marín entre imigrantes subsaarianos e residentes do bairro, onde vivem muitos ciganos.

BISPO AUXILIAR DE BISSAU ALERTA QUE “USO DESPÓTICO E PROLONGADO DO PODER PODE PROIBIR FELICIDADE DOS GOVERNADOS”

image
O Bispo Auxiliar da Diocese de Bissau afirmou que uso despótico e prolongado do poder pode proibir a felicidade dos governados. Dom José Lampra Cá deixou alerta na noite desta quinta-feira, durante a celebração da vigília de Natal, que se realizou na paróquia Nossa Senhora da Candelária, na Sé Catedral de Bissau.
 
O chefe da Igreja católica explicou durante a homilia que qualquer que seja a sociedade que se debate com o problema de luta pelo poder leva aos seus súbditos a formar um sentimento de que ter futuro melhor constitui uma “maldição”.

DEMISSÃO DE GOVERNO NA GUINÉ-CONAKRY

Conakry - O chefe de Estado conakry-guineense, Alpha Condé, novamente reeleito para um segundo mandato de cinco anos, aceitou quarta-feira, 23, a demissão do seu primeiro-ministro, Mohamed Said Fofana(na foto), e da sua equipa.
 
Fofana é o único primeiro-ministro que dirigiu o Governo desde a eleição de Condé, em 2010, na magistratura suprema, do candidato da Coligação do Povo da Guiné-Conakry (RPG, Arco-Íris).

José Mário Vaz: “QUERO SER MELHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA NA HISTÓRIA DO PAÍS”

image
O Presidente da República, José Mário Vaz, manifestou quarta-feira o seu desejou de se tornar no melhor chefe de Estado na história da Guiné-Bissau.
 
O chefe de Estado manifestou esta pretensão durante um jantar que ofereceu aos funcionários da Presidência da República, no quadro das festas de Natal e Ano Novo.
 
“Passei pela Câmara Municipal de Bissau e pelo Ministério das Finanças, no início eu era chamado de “malvado” (é mau). Mas no fim tudo se tornou diferente”, explicou José Mário Vaz que disse esperar que a mesma situação se repita ao fim do exercício presidencial.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

FELIZ NATAL!!


DSP NA BOLTIA BOLTIA, MA KILA GORA ICA MECINHO DI CAMBA MAR

 
É bem normal haver sentimentos de raiva e de impotência depois da não aprovação do Programa de um Governo de DSP, camuflado ou incarnado pelo Carlos Correia,
 
Nós lamentamos e imaginamos a amplitude da dor e dissabores do DSP em digerir mais esta derrota. 
 
Ele, o DSP, sabendo da sua derrota ontem chamou seus pares que arquitectaram um plano de FAZER DE CONTAS QUE O PROGRAMA NÃO CAIU.
 
OPINIÃO: O DSP CONTINUA A UTILIZAR A CÚPULA DO PAIGC PARA FOMENTAR DIVISÕES E CONFLITO NA GUINÉ- BISSAU

QUEDA DO GOVERNO -TODA A VERDADE

O que se passou foi que Domingos Simões Pereira foi vitima da sua malandrice, sacanagem e mau caracter.
 
Como todo mundo acompanhou, esteve sempre em cima da mesa a discussão do Programa do Governo.
Domingos Simões Pereira e Cipriano Cassamá, ao se depararem com o mais que certo chumbo do referido programa, decidem tentar sabotar a votação.
 
A uma dada altura os deputados começam a preparar-se para votar e escolher uma nova mesa E CONTINUAR ASSIM OS TRABALHOS, isso deixou Cipriano preocupado porque não está interessado em perder os mais de 15 mil euros que ganha como presidente da mesa da ANP.