segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

MOSCOVO, BASTIÃO CONTRA OS JIADISTAS

 
Desde 2012, Moscovo tenta aliar os Ocidentais à sua causa : defender a civilização contra o jiadismo. Tal como ontem o mundo se havia unido contra o nazismo. Para isso, primeiro, dissociou a Casa-Branca de combatentes que ela considera como «jiadistas» e que os Estados Unidos designam como «rebeldes». Agora, tenta isolar a Turquia. Longe de ser um epifenómeno diplomático, a cessação de hostilidades na Síria marca uma reviravolta de situação. Washington acaba de admitir que não há —ou quando muito— grupos armados «moderados».
 
errado quando se analisa política russa de um ponto de vista árabe ou ocidental. A Rússia tem a sua própria visão dos jiadistas que conhece desde 1978, quando eles vieram dar um forte suporte aos pachtuns afegãos contra o governo comunista de Cabul.

GÂMBIA: YAHYA JAMEH CANDIDATA-SE A QUINTO MANDATO

O Presidente da Gâmbia, Yahya Jameh, no poder há 21 anos, será o candidato do seu partido às presidenciais, previstas para dezembro. Se vencer, alcançará o seu quinto mandato.
 
Jameh chegou ao poder em 1994, depois de um golpe de Estado. Será mais uma vez o candidato da Aliança para a Reorientação e a Reconstrução Patriótica, no escrutínio de 1 de dezembro.
 
«Fiquemos ao serviço do povo da Gâmbia. Mantenhamos a nossa determinação de melhor o servir e de lhe dar parâmetros de vida entre os mais elevados do mundo», disse Jameh no congresso do seu partido, em Kanilai, também a sua terra natal.
 
«Estamos em democracia e falam de limitações de mandatos. Venha o chefe de Estado ocidental ou outro grande dirigente que vier, dir-lhe-ei isto (…). Durante mil anos estivemos sujeitos às ideologias ocidentais, que nos deixaram para trás», acusou. Fonte: Aqui

PORTUGAL: DANÇAS TRADICIONAIS DA GUINÉ-BISSAU - GANHE BILHETES PARA O ESPECTÁCULO

O Jornal i, em parceria com o Chão de Oliva, tem convites duplos para lhe oferecer para o espectáculo "Danças Tradicionais da Guiné-Bissau” de Os Netos de Bandim, apresentado no Teatroesfera em Queluz, no dia 5 de Março, às 16h00.

Para se habilitar a ganhar um bilhetes para o espectáculo – LIGUE 760 30 11 28*

PARTIDO NO PODER NA GUINÉ-BISSAU REJEITA PROPOSTA PARA RESOLVER CRISE

Coronel Manuel dos Santos (Manecas) | Foto: Ditadura do ConsensoO PAIGC, partido no Governo na Guiné-Bissau, endereçou hoje uma carta ao Presidente da República, José Mário Vaz, em que rejeita a proposta de acordo para resolver a crise política no país.

Segundo Manuel dos Santos(na foto), membro do bureau político do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), a proposta apresentada pelo chefe de Estado "é inaceitável".

"Aquele tipo de acordo parece-se muito com acordos celebrados depois de golpe de Estado, pactos de transição. Nós não estamos em transição nenhuma, há legalidade que está de pé, há um Presidente da República, há um Governo, existe uma Assembleia que funciona", frisou.

EXCISÃO FEMININA: PRATICAS DO FENÓMENO VOLTARAM A AUMENTAR

Bissau, 29 Fev 16 (ANG) – A Presidente do Comité Nacional para o Abandono das Praticas Nefasta à saúde da Mulher e  Criança denunciou o aumento da excisão feminina no pais,  que apesar de ser nociva à saúde humana tem sido  rentável para as praticantes.

Fatumata Djau Baldé
Em entrevista a RDP/África, Fatumata Djau Baldé disse que as fanatecas que viviam dessa actividade beneficiaram de  um fundo  para em troca abandonaram tais praticas voltaram a pegar nas suas facas.

 “Essas mulheres simplesmente pegaram nesse dinheiro e usaram-no para outros fins e retomaram as   práticas que assumiram ter abandonado”, contou.

Conforme Djau Baldé, aumentou-se o número de fanatecas no país, porque outras pessoas com coragem para exercer esta prática nociva à saúde da mulher, mas sem preparação, simplesmente assumiram essa atividade sem serem originárias de uma família de fanatécas.

A prática de excisão feminina foi proibida por lei mas ultimamente um grupo de crentes muçulmanos tem estado a lutar contra aplicação dessa lei com promoções de campanhas de sensibilização das autoridades inclusive o parlamento para que a proibição seja anulada.

Segundo os Inquéritos aos Indicadores Múltiplos (MICS) , promovido pelo Governo e Nações Unidas, em 2010 a excisão feminina afectava metade (50 por cento) das mulheres da Guiné-Bissau com idades entre os 15 e os 49 anos, mas em 2014 esse nível  desceu para 45 por cento.
ANG/FGS/ÂC/SG

TURISMO: GUINÉ-BISSAU PRESENTE NA FEIRA INTERNACIONAL DE LISBOA

Bissau, 29 Fev (ANG) – A Guiné-Bissau vai marcar presença na Feira internacional de Lisboa vulgarmente denominada "Bolsa Turística de Lisboa" (BTL), que se realiza de 2 ao 6 de Março, na capital portuguesa. 

Malam Djaura
Segundo uma nota de imprensa do ministério do Turismo e Artesanato enviada esta segunda-feira à Agência de Notícias da Guiné, a delegação guineense vai ser chefiada pelo titular da pasta do Turismo e Artesanato, Malam Djaura , integrando alguns responsáveis daquela instituição.

A Guiné-Bissau vai ocupar no certame um Stand de 18 metros quadrados, para mostrar o grande potencial turístico, cultural, social, económico e natural que dispõe, focalizado na aposta do governo em inserir o país nos mapas turísticos mundiais.

Entrevista: DULCE NEVES EXIGE RECONHECIMENTO DO ESTADO COMO “COMBATENTE” DA PROMOÇÃO DA CULTURA

Dulce Neves_musico guineense
A Embaixadora da música moderna da Guiné-Bissau, Dulce Neves, exige que o Estado guineense a reconheça como “combatente” da promoção da cultura nacional no mundo. A cantora tornou público o seu desejo durante uma entrevista à rubrica “Grande Entrevista” do semanário “O Democrata”, na qual disse ainda que merece ser tratada como Cabo Verde tratava Cesária Évora.

Lembrou ainda que na época em que começou a cantar tal não era fácil, sobretudo para uma mulher, devido ao preconceito que pairava nas cabeças das pessoas.

“Não era fácil ver uma mulher cantar na sociedade guineense naquela altura, ela era logo apelidada de todos os tipos de nomes (menos dignos). Na época éramos muitas meninas na música, tínhamos Assinatu Bari, Celeste Pires, Diana, Cadi Indjai e Mena (esposa do Atchutchi), mas infelizmente, apenas eu consegui aguentar a corrida até aqui. E as outras ficaram pelo caminho”, contou.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

O PATRIOTISMO CAMUFLADO A POLÍTICA DA TERRA QUEIMADA NA GUINÉ-BISSAU

Fonte: Doka Internacional Denunciante e Íntegro (DIDI), sempre na linha da frente com bombas atómicas. Estamos juntos!

Há políticos guineenses, que ainda pensam que são mais inteligentes do que os demais cidadãos que ocupam das suas vidas profissionais, e andam com os seus medíocres pensamentos e argumentos para fazerem valer os seus grossistas interesses oportunistas.

Dantes se pensava que, é a classe castrense o principal foco da instabilidade na Guiné-Bissau, mas agora já é mais que evidente, que é PAIGC responsável pelas cíclicas desestabilizações do País e ainda aparece a classe judicial como potencial protagonista pela instabilidade institucional do País através da notável justiça politizada.

Aconselho aos juízes e PAIGC que respeitem escrupulosamente a Constituição como a Lei Magna da Republica da Guine – Bissau e não pondo em causa nenhum dos seus artigos ou alíneas em proveito das leis ou estatutos das demais organizações ou partidos da Guiné-Bissau.

Os juízes guineenses já devem abdicar – se da politica partidária e de amiguinho no exercício das suas actividades profissionais para melhor fazerem a justiça justa e imparcial aos cidadãos guineenses. E ainda exorto – os que deixem a concorrência de quem é que tem a melhor casa de luxo e carro de últimos gritos em relação ao outro, como agora é a moda na Guine – Bissau, porque tudo isso leva – os a falta da verdade e elevado índice de corrupção no sector judicial e não estando a contribuir para a verdadeira estabilidade e a paz na Guine – Bissau.

MOÇAMBIQUE: QUE BELA PEÇA DE TEATRO!

 
Dissemos, neste mesmo espaço, vezes sem conta, que os acontecimentos dos últimos dias, que têm vindo a ceifar vidas humanas e destruir bens, eram motivos mais do que suficientes para o Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi, pôr a mão na consciência. Mas parece-nos que o senhor Nyusi, telecomandado por uma horda de esquizofrénicos, está motivado a empurrar este país para o abismo, à semelhança do seu antecessor.
 
A título de exemplo, a reunião do Conselho Nacional de Defesa e Segurança, convocada e dirigida pelo Presidente da República esta semana, pareceu, à primeira vista, uma acção sensata de se louvar. Até porque se deliberou a criação de condições para um encontro com o líder da Renamo, com vista a pôr termo aos ataques e consolidar definitivamente o ambiente de paz e de estabilidade. É sabido que todos os moçambicanos, sobretudo aqueles que, neste momento, sentem na pele os efeitos dessa guerra não declarada, desejam a paz para voltarem a desenvolver as suas actividades e contribuirem para o crescimento do país.

MÁFIA CHINESA ATERRORIZA LUANDA, ANGOLA: SEQUESTRA, TORTURA E MATA

Dado curioso é que o  Casino é guarnecido por militares, isso mesmo elementos das Forças Armadas Angolanas (FAA), pelo que suspeita-se que este grupo de chineses supostamente criminosos estejam a ser protegidos por altas figuras do país e por isso eles vão fazendo das suas.
 
 
Luanda - Uma rede de sequestradores chineses foi desmantelada, sexta-feira última, no Hotel Fortune, localizado no interior do centro comercial Diamond Black, na via expresso Benfica/Kilamba, pelos Serviços de Investigação Criminal (SIC), depois de uma denúncia de uma acção de espancamento e cárcere privado de que foi alvo um funcionário, que negou a apagar os vídeos de uma acção de rapto.

Fonte: Jornal O Crime IN Club-k.net

 
Dados apurados por este jornal dão conta que a acção policial teve lugar na sexta-feira, 12, depois da Polícia Nacional ter sido alertada de uma acção de espancamento, cárcere privado e possível rapto de cidadãos chineses que frequentavam o casino do Hotel Fortune.

ANGOLA: MORREU LÚCIO LARA

Lúcio Lara
Lúcio Lara morreu aos 86 anos em Luanda, neste Sábado, 27 de Fevereiro, anunciou a Televisão Pública Angolana.
 
Lara foi um dos fundadores Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e foi  Secretário-geral do MPLA durante a guerra pela independência de Angola e durante a guerra civil.
 
Lúcio Lara, ou Tchiweka (pseudónimo de guerra escolhido por Lara em homenagem à terra da sua mãe -, sendo Tchiweka o nome da aldeia de origem da mãe) nasceu no Huambo em 09 de Abril de 1929.
 
Foi um dos fundadores do MAC (Movimento Anti-Colonialista / Movimento Anti-Colonial), que também incluiu Agostinho Neto, Amílcar Cabral, Mário de Andrade, Noémia de Sousa, Humberto Machado e Eduardo dos Santos, entre outros. Voz da América

sábado, 27 de fevereiro de 2016

GOVERNO DE JUÍZES

Fonte: Doka Internacional Denunciante e Íntegro (DIDI), sempre na linha da frente, estamos juntos!
 
Vale a pena ler até o fim.
 
Não é uma questão nova, em muitas Democracias no mundo, a questão do poder judicial face aos outros poderes, tem suscitado sempre alguma atenção e cuidado. Alias, basta lembrarmos o nosso saudoso Presidente Dr. Koumba Yala, quando decidiu banir juízes corruptos do nosso sistema judicial e tendo mesmo destituído o Supremo Tribunal de Justiça, talvez porque ele compreendia melhor que ninguém o que disse Gomes Canotilho:
 
" O Estado constitucional democrático ficaria incompleto e enfraquecido se não assegurasse um mínimo de garantias e sanções: garantias da observância, estabilidade e preservação das normas constitucionais, sanções contra actos dos órgãos de soberania e dos outros poderes públicos não conforme com a constituição ".

CRUZEIROS NOS BIJAGÓS

Um paraíso chamado arquipélago dos bijagós, maravilhoso! Vale a pena ler e ver as imagens até o fim.
 
Começou com uma paixão. Um tributo a uma embarcação lendária: a Africa Queen. Uma embarcação da década de 50 que fazia cruzeiros pelos Bijagós.
 
Jorge Horta era um dos passageiros frequentes do navio comandado por Djibril Barr. Da frequência nasceu a amizade e, mais tarde, o negócio em conjunto.

Mas vamos por partes

MANDATO DA MISSÃO DA ONU NA GUINÉ-BISSAU É AMPLIADO POR MAIS UM ANO

Decisão do Conselho de Segurança foi tomada esta sexta-feira(26 Fevereiro 2016); órgão destaca importância do apoio ao diálogo político e à reconciliação nacional como forna de reforçar a democracia no país lusófono.
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.
O Conselho de Segurança reafirmou esta sexta-feira seu total compromisso com a consolidação da paz e com a estabilidade na Guiné-Bissau. Assim sendo, o órgão decidiu extender por mais um ano o mandato da Uniogbis, o Escritório Integrado das Nações Unidas no país, até 28 de fevereiro de 2017.

DOZE CAUSAS DA DOR DURANTE O SEXO

Ter dores durante a relação sexual pode ser um sinal de que algo não está bem.
Tem dores durante a relação sexual? Saiba o que pode ser.

A edição brasileira da revista Cosmopolitan consultou o ginecologista Francis Helber, de São Paulo, para ajudar a perceber as causas possíveis da dor que sente durante o ato sexual. Eis doze possibilidades:

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

PORTUGAL: 'A MINHA LUTA', DE HITLER, PUBLICADO A 2 DE MARÇO

'Mein kampf', de Adolfo Hitler (1889-1945), "um dos livros mais nefastos da história", é publicado a 2 de março, numa "edição de capa dura, com cerca de 50 fotografias e um grafismo ambicioso", segundo a editora Guerra e Paz.
 
 
"A democracia deve conhecer os seus inimigos", diz a editora, na apresentação do livro, no seu sítio na internet. "Este livro, mal escrito, de teses abomináveis, foi a bíblia de um movimento, o nazismo, que dilacerou a Europa, primeiro, e o mundo a seguir. Um documento com esta natureza deve ser conhecido e deve ser publicado".

11 MORTOS EM CONFRONTOS INTERCOMUNITÁRIOS NO MALI

11 pessoas morreram em confrontos entre duas tribos tuaregues, Dawsahak e Ibogholitane, esta semana, em Inekar, no oeste de Ménaka, norte do Mali.
 
O conflito entre as duas tribos tuaregues segue-se ao assassínio, a 18 de fevereiro, de um líder Dawsahak por homens pertencentes à tribo Ibogholitane. Em represália, vários Dawsahak atacaram os Ibogholitane.
 
A situação continua tensa, com os dois campos a reforçarem as suas posições. Segundo Bajan Ag Hamatou, deputado eleito em Ménaka, o último balanço dá conta de nove mortos do lado dos Dawasahak e dois do lado dos Ibogholitane. Fonte: Aqui

GIANNI INFANTINO, O NOVO HOMEM-FORTE DO FUTEBOL MUNDIAL

Gianni Infantino
O suíço Gianni Infantino foi eleito, nesta sexta-feira, 26, novo presidente da Fifa, na segunda volta e com 115 votos, contra 88 do xeque do Bahrein, Salman Al Khalifa, que preside a Confederação Asiática de Futebol.
 
"Não posso expressar meus sentimentos neste momento. Eu passei por uma tracjetória excepcional, que me fez encontrar muitas coisas fantásticas. A Fifa merece ser muito respeitada. Vamos restabelecer a imagem da Fifa e o respeito do mundo", disse Infantino logo após ter levado a melhor sobre Salman, na primeira volta, por uma margem pequena de votos (88 a 85).

RESPOSTA ÀS INTERVENÇÕES DA DRA. RUTH MONTEIRO


Fonte: Doka Internacional Denunciante e Íntegro (DIDI)


REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU

ASSEMBLEIA NACIONAL POPULAR


GRUPO DOS 15 DEPUTADOS DO PAIGC

Convocamos os órgãos da comunicação social para esclarecer alguma desinformação da opinião pública, nacional e estrangeira, provocada pelas sucessivas intervenções da nossa colega política a Dra. Ruth Monteiro(na foto), dirigente do partido Movimento Patriótico, partido esse que está colado a direcção do PAIGC.

CRISE POLÍTICA: GRUPO DOS "15" PONDERA AVANÇAR COM QUEIXA-CRIME CONTRA PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DA ANP

Bissau, 26 Fev 16(ANG) - O grupo dos quinze deputados expulsos do PAIGC  pondera avançar com uma queixa-crime contra o presidente e vice-presidente da ANP, Cipriano Cassamá e Inácio Correia, respectivamente, “pela forma como dirigem as sessões plenárias à margem das leis”.

Segundo um comunicado citado pela Rádio Jovem, o grupo condenou o adiamento, pela segunda vez, da sessão parlamentar de Fevereiro, afirmando tratar-se de  é uma “clara subversão das leis da República”.

Num documento de  seis pontos, citado pela Rádio Jovem  o grupo  responsabiliza o Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, e alguns dirigentes do mesmo partido pelas consequências que poderão advir do que considera “ campanha de desinformação e instrumentalização da sociedade”, com intuito de transferir a crise interna do PAIGC para outros órgãos do Estado e à sociedade civil guineense.

Sem as identificar, os quinze exortam à algumas representações da Comunidade Internacional acreditadas no país a se absterem do que consideram “atitudes paternalistas” , que de acordo como grupo,  visam patrocinar práticas que em nada contribuem para a normalização da situação vigente.

O grupo reitera total confiança ao Poder Judicial, e “sua administração em nome do povo”.

“Sem prejuízo do ponto anterior, os 15 deputados reiteram a sua convicção de, estando perante casos de interpretação do Regimento da ANP, ser da competência do Plenário da ANP preenchê-la, como prevê o artigo 158º do Regimento da ANP”, lê-se no documento. ANG/R.Jovem
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

OMVG: ESTADOS MEMBROS CRIAM NOVA ORGANIGRAMA DE FUNCIONAMENTO

Bissau, 25 Fev 16 (ANG) – Os Chefes de Estados membros da Organização para o Aproveitamento do Rio Gâmbia (OMVG) criaram uma nova organigrama para funcionamento da organização.

Justino Vieira
A informação foi avançada hoje à imprensa pelo Secretario Executivo desta organização, Justino Vieira, à saída de uma audiência com Presidente da República.

Vieira acrescentou que  esta decisão foi tomada pelos Chefes de Estados presentes  na reunião que decorreu à 29 de janeiro último, em  Adis-Abeba, na Etiopia.

“A nova estrutura da OMVG é composta por um Alto-Comissário, Secretário Geral, Director de Estudos Planificação e de Infra-estruturas, Director de Finanças e Direcção do Ambiente e Desenvolvimento Durável”, informou Justino Vieira. 

ANC ACUSA WASHINGTON DE ESTAR A PREPARAR UMA "PRIMAVERA SUL-AFRICANA"


Rede Voltaire, edição internacional

Discursando aquando de uma manifestação que reuniu mais de 80.000 militantes, a de 19 de Fevereiro de 2016, o secretário-geral do Congresso Nacional Africano (ANC), Gwede Mantashe, denunciou as actividades irregulares da Embaixada dos Estados Unidos, e advertiu para uma acção de desestabilização dos serviços secretos dos E,U. na África do Sul.

O ANC é o partido do Presidente do Jacob Zuma.

Retomando as acusações, o porta-voz do ANC, Keith Khoza, declarou que Washington havia recrutado e enviado para os Estados Unidos, para um curso de formação de seis meses, um grupo de jovens sul-africanos que foram de seguida dispersos pelo país. Ele precisou que o embaixador Patrick Gaspard tinha organizado várias reuniões com diversas ONGs tendo em vista preparar uma «Primavera Sul- Africana», segundo o modelo da «Primavera Árabe».

A Embaixada dos Estados Unidos negou completamente as acusações do ANC. Segundo ela, estes jovens e as reuniões que se seguiram fazem parte de um programa de educação.
Tradução Alva

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU PROPÕE ACORDO POLÍTICO PARA RESOLVER CRISE????'

Lusa 25 Fev, 2016 -  O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, apresentou hoje às partes desavindas na crise política no país uma proposta de acordo que visa acabar com o impasse no parlamento e promover a governabilidade, disse à Lusa fonte partidária.
 
Segundo a fonte, José Mário Vaz enviou uma proposta que denominou de "acordo político de incidência parlamentar para a estabilidade governativa" e da qual aguarda um pronunciamento das partes até segunda-feira.
 
A proposta, com 10 pontos, insta as partes a retornarem ao "status quo ante", mas não especifica a que período se refere.
 
Fontes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), no Governo, e do Movimento da Sociedade Civil (plataforma que reagrupa mais de 100 organizações) indicaram à Lusa que vão tentar junto da presidência da República "um esclarecimento sobre ao termo `status quo ante`", antes de assumirem qualquer posicionamento.

PRS “ESTÁ PRONTO” A PARTICIPAR EM ELEIÇÕES ANTECIPADAS

Comissao politica PRS
O Secretário-Geral de Partido da Renovação Social (PRS), Florentino Mendes Pereira disse hoje, 25 de Fevereiro 2016, que os renovadores estão dispostos a irem às novas eleições.
 
Falando a’O Democrata, em conferência de imprensa realizada à margem de uma reunião da Comissão Política do partido, Florentino Mendes Pereira disse que caso a crise política levasse o país às eleições antecipadas o seu partido estaria disposto a participar no pleito.
 
Contudo, Pereira disse acreditar que novas eleições não seriam uma solução saudável para o país, frisando que a única solução passa por um “diálogo sério e franco” assente num pacto de regime.

EXC(P)LUSIVO DOKA: ANP ENCOMENDA CARROS PARA O SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA NA ORDIMAX

Obrigado mano Doka, sempre na linha da frente. Estamos juntos!


Uma equipa de investigadores, altamente profissionalizados, detectou uma encomenda de carros feita pela ANP através do presidente (CIPRIAS) e do PCA (Dr Amizade), para ao juízes do STJ?

Fica o alerta, se algum juiz do supremo circular em viatura "0" (zero) quilómetros nas próximas semanas, O MUNDO FICARÁ A SABER QUE:

1º Há promiscuidade entre os malandros da ANP, GANG DSP & BROTHERS e o STJ?;

2º Não há independência de órgãos de soberania na Guiné-Bissau porque, um órgão (ANP?) usa o dinheiro do povo para subornar outro órgão que se pretenderia independente e soberano (STJ?).

Já agora, dizem que não há dinheiro para o aumento do salário dos deputados, mas há para estas trapaças.

Brevemente poderemos apresentar as facturas pro-forma.

Já era tempo de Domingos Simões Pereira perceber que este blog não vai deixar passar novo? suborno? aos juízes?

Temos uma equipa de plantão 24 horas, e passamos a pente fino tudo o que poderá vir a servir para condicionar a decisão dos juízes, não vale a pena continuarem a tentar.

O CAPITALISMO NA SUA FASE AUTOFÁGICA – O OCIDENTE ESTÁ REDUZIDO A CANIBALIZAR-SE


Paul Craig Roberts [*]

Eu próprio, Michael Hudson, John Perkins e alguns outros, temos relatado os múltiplos saqueios de povos pelas instituições econômicas ocidentais, principalmente os grandes bancos de Nova Iorque com a ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI). 

Os países do terceiro mundo foram e são saqueados ao serem induzidos em certos planos de desenvolvimento. A governos crédulos e confiantes é-lhes dito que podem tornar os seus países ricos contraindo empréstimos externos para implementarem planos de desenvolvimento que as potências ocidentais apresentam e que teriam em resultado desse desenvolvimento económico suficientes receitas fiscais para pagamentos dos empréstimos externos.

Raramente, se alguma vez, isso acontece. O que acontece é que o país se torna endividado até ao limite, muito para além dos seus ganhos em moeda estrangeira. Quando o país é incapaz de satisfazer o serviço de dívida, os credores enviam o FMI ao governo endividado para dizer que o FMI poderá proteger o rating financeiro do governo emprestando-lhe dinheiro para pagar aos seus credores bancários. No entanto, as condições impostas são que o governo deverá tomar as necessárias medidas de austeridade a fim de poder pagar ao FMI.

LITERATURA: MIGUEL DE BARROS LANÇA PRIMEIRA OBRA:”SOCIEDADE CIVIL E O ESTADO DA GUINÉ-BISSAU”

Bissau, 25 Fev 16 (ANG) – O Sociólogo e Investigador guineense, Miguel de Barros classificou esta quarta-feira de estranha a “apatia da sociedade civil “ do país perante a crise politica que alastra há mais de um mês, sem forma veemente.

Miguel de Barros, 1º à esquerda
Miguel de Barros  falava no lançamento do seu livro “Sociedade civil e o Estado da Guiné-Bissau, dinâmicas, desafios e perspectivas”.

 O investigador no Instituto Nacional de Pesquisas (INEP) formado em Portugal em ciências sociais, disse que a sociedade civil guineense, apesar da sua aparente presença “tem estado arredada do debate na presente crise politica do pais, onde frisa , podia questionar “muita coisa”.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

OPOSIÇÃO NA GUINÉ-BISSAU AMEAÇA "LEVAR O POVO PARA A RUA" EM PROTESTO

Alberto Nambeia, presidente do Partido da Renovação Social (PRS), principal força da oposição na Guiné-Bissau, ameaçou hoje organizar uma manifestação se o Presidente da República e o PAIGC, partido no poder, não puserem fim à crise política no país.
 
"Se isto continua assim, nós vamos levar o povo para a rua, para uma manifestação contra eles", referiu num encontro com militantes em João Landim, a norte da capital, Bissau.
 
Nambeia receia que o conflito político entre o chefe de Estado, José Mário Vaz, e o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) possa fazer abrandar a economia do país.
 
"Nós não temos a agenda do Presidente, nem do PAIGC", referiu num discurso em que chamou a atenção do chefe de Estado "para assumir as suas responsabilidades".
 
O líder do PRS deixou ainda um recado para quem dizia "que Kumba Ialá era fator de instabilidade na Guiné-Bissau: afinal a instabilidade continua".

GUINÉ-BISSAU: ADIA SESSÃO PARLAMENTAR

media
Fonte: RFI

A comissão permanente da Assembleia Nacional Popular decidiu adiar a sessão parlamentar que deveria retomar amanhã. O primeiro vice-presidente do Parlamento, considerou ser melhor aguardar até que haja uma decisão do Tribunal de Relação de Bissau sobre o recurso interposto para o esclarecimento do imbróglio jurídico-político da substituição dos 15 deputados expulsos do PAIGC, o partido no Governo.


O primeiro vice-presidente do Parlamento, Hélder Barros(porta-voz da comissão permanente da ANP), considerou ser melhor aguardar até que haja uma decisão do Tribunal de Relação de Bissau sobre o recurso interposto para o esclarecimento do imbróglio jurídico-político da substituição dos 15 deputados expulsos do PAIGC, o partido no Governo.

KWAME NKRUMAH FOI DEPOSTO HÁ 50 ANOS NO GANA

Sonhava com os "Estados Unidos de África" e quis fazer do Gana um Estado moderno, mas o plano não funcionou. Kwame Nkrumah, o primeiro Presidente do Gana, foi derrubado por um golpe de Estado a 24 de fevereiro de 1966.

Kwame Nkrumah nasceu em 1909 na Costa do Ouro, antiga colónia britânica no Golfo da Guiné (atual Gana). Cumprindo um sonho antigo, estudou e trabalhou durante dez anos nos Estados Unidos da América.

CRISE POLÍTICA: COMUNIDADE GUINEENSE NO SENEGAL PREOCUPADA COM A SITUAÇÃO

Bissau, 24 Fev 16 (ANG) - A diáspora guineense no Senegal está  preocupada com a crise política que afeta o funcionamento dos órgãos de soberania.

Imigrantes guineenses arquivo
Uma delegação de guineenses residentes no Senegal manteve hoje um encontro com o presidente Maria Vaz no decurso do qual se inteiraram do andamento das diligências da Presidência da Republica para se encontrar uma saída para a crise.

A saída  da audiência  Joãozinho Correia, chefe da delegação encoraja não só ao chefe de Estado a prosseguir com o diálogo em busca de uma solução para crise ,mas também a continuidade dos trabalhos que tem vindo a desenvolver em colaboração com o governo para o desenvolvimento da Guiné-Bissau. 

Correia salientou que, para tal, o país precisa de uma paz e estabilidade a semelhança de outros países da sub-região.

 Joãozinho Correia sublinhou que a Guiné-Bissau é um país pequeno com condições para se desenvolver pelo que basta a união, mais esforço e inteligência para  torná-la num país emergente em África”.

ANG/LPG/ÂC/SG

GUINÉ-BISSAU: PARLAMENTO ACUSA JUIZ DE USURPAÇÃO DE PODERES

O Eixo do mal quer derramamento de sangue no solo sagrado guineense, mas quando chegar a hora da verdade, nem uma formiga escapará. 

Bissau - Os advogados que representam o parlamento da Guiné-Bissau acusaram terça-feira o juiz de usurpação de competências quando decidiu uma providência cautelar a favor de 15 deputados expulsos do hemiciclo.

Pela voz da advogada Ruth Monteiro(na foto), os causídicos acusaram o juiz Lassana Camará, da vara cível do Tribunal Regional de Bissau, de usurpação de competências exclusivas a um tribunal superior, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), e ainda de "graves violações às leis".

GUINÉ-BISSAU ENVIA HOJE 49 BOLSEIROS PARA ESCOLAS DE PORTUGAL

A Guiné-Bissau vai enviar hoje um primeiro grupo de 49 alunos bolseiros para escolas profissionais de Portugal, anunciou o Ministério da Educação guineense.

"Foram atribuídas ao país 98 bolsas para diferentes áreas de formação profissional de nível IV de dupla certificação", ou seja, profissional e de equivalência ao 12.º ano de escolaridade, refere-se em comunicado.

DIREITOS HUMANOS: SILÊNCIO SOBRE SITUAÇÃO NAS CADEIAS EM MOÇAMBIQUE E GUINÉ BISSAU

Tortura, foto de arquivoAmnistia Internacional critica a demora na investigação do assassinato do moçambicano Gilles Cistac e maus tratos nas cadeias guineenses.

Em quase um ano, não há indicações oficiais sobre a investigação do assassinato do professor universitário Gilles Cistac, que afirmou que a governação autónoma das províncias não violava a Constituição.

Na Guiné-Bissau, há melhorias na área de direitos humanos, mas foram reportados casos de mau tratamento de prisioneiros e mortes, e as autoridades nada fizeram para inverter a precariedade.

ANGOLA SEM LIBERDADE DE EXPRESSÃO, ASSOCIAÇÃO E REUNIÃO, DIZ A AMNISTIA INTERNACIONAL

Activistas Rosa Conde, Laurinda Gouveia, Luaty Beirão no tribunal, Luanda,2015No país, a segurança usa excessivamente a força e há crescente politização do judiciário.

Liberdade de expressão, associação e reunião são ainda miragem em Angola. A Amnistia Internacional (AI), no seu relatório de 2015, denuncia prisões arbitrárias de indivíduos com o intuito de impedi-los de livremente expressar os seus pontos de vista e restringir a liberdade de imprensa.

Para o efeito, diz a AI, as autoridades aplicaram leis sobre crimes de difamação e segurança de Estado. Tal é apoiado pelo uso excessivo de força por parte de elementos da segurança e uma crescente politização do judiciário.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

VICE-PRESIDENTE DE ANGOLA É SUSPEITO DE CORROMPER PROCURADOR PORTUGUÊS

 
Manuel Vicente
Magistrado do DCIAP terá recebido €200 mil de uma sociedade ligada à Sonangol no mesmo dia em que arquivou uma investigação sobre Manuel Vicente e as origens do dinheiro usado pelo atual vice-presidente de Angola para comprar um apartamento no Estoril-Sol Residence
 
Micael Pereira – Rui Gustavo - Expresso
 
Batizado com o nome Operação Fizz, o caso está a provocar ondas de surpresa e choque no Ministério Público. Orlando Figueira, um ex-procurador do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que foi responsável até 2012 por investigar algumas figuras do regime angolano, foi detido esta terça-feira por indícios de corrupção passiva “na forma agravada” por ter recebido duas transferências bancárias no mesmo dia em que arquivou um inquérito-crime sobre Manuel Vicente, atual vice-presidente de Angola e outros arguidos. O Expresso sabe que Vicente é suspeito de ser o corruptor ativo do magistrado, ainda que, para já, não tenha sido constituído arguido.

PARA CONHECIMENTO DA CPLP: HUMAN RIGHTS WATCH PEDE INVESTIGAÇÃO A DENÚNCIAS DE ABUSOS DO EXÉRCITO MOÇAMBICANO

Refugiados moçambicanos em Kapise, no Malawi. Há alegações de execuções sumárias, abusos sexuais e maus-tratos.

A organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch (HRW) pediu nesta terça-feira, 23, ao Governo de Moçambique que investigue com urgência alegados abusos cometidos pelo exército na província de Tete e que estiveram na origem da fuga de seis mil pessoas para o Malawi.

“O Governo de Moçambique deve investigar com urgência as alegações de execuções sumárias, abusos sexuais e maus-tratos por parte das suas forças armadas na província de Tete”, revela um comunicado da HRW.  

Numa visita ao  campo improvisado de Kapise, no vizinho Malawi,  várias dezenas de requerentes de asilo denunciaram à organização terem fugido “dos abusos do exército e que, por isso, têm medo de voltar para casa”.

COMO A TURQUIA APOIA OS JIADISTAS

Como a Turquia apoia os jiadistasThierry Meyssan*

A Rússia colocou a questão do futuro da Turquia enviando ao Conselho de Segurança um relatório de serviço de Inteligência sobre as actividades do apoio deste país aos jiadistas. O documento compreende uma dezena de revelações pondo em causa as actuações do MIT (Serviço Secreto Turco-ndT). O problema é que cada uma destas operações citadas liga-se a outras operações nas quais os mesmos actores operaram junto com os Estados Unidos, ou seus aliados, contra a Rússia. Estas informações juntam-se às já disponíveis sobre os laços pessoais do Presidente Erdoğan com o banqueiro da Al-Qaida, e sobre a receptação pelo seu filho do petróleo roubado pelo Daesh (E.I.).

PORTUGAL: CABO DA GNR TRAFICA COCAÍNA


«Um militar da GNR, com cerca de 40 anos, foi detido por colegas, suspeito de traficar cocaína. Foi intercetado fardado e durante o serviço na zona de Vialonga, em Vila Franca de Xira, na madrugada de domingo. Presente a um juiz durante o dia de ontem, acabou por sair em liberdade, com termo de identidade e residência. Continua ao serviço, ainda que com outras funções.» CM 23/2/2016





SINAL DE FRAQUEZA OU TENTATIVA DE RESGATAR A IMAGEM DEGRADADA?

Finalmente DSP começou a mostrar sinais claras de fraqueza, numa altura em que começou a perceber que já não tem hipótese nenhuma nesta luta que o próprio patrocinou.
Num encontro com as mulheres do partido que a infeliz TGB sem conteúdo exibiu em forma de telenovela, DSP, começou a bajular o Presidente da Republica JOMAV, chamando- lhe finalmente do meu presidente e da SUA Excelência.
Este recuo fala por si e acontece dias depois de o próprio ter de uma forma arrogante manifestar que a posição do PAIGC é irreversível, bem como o analfas e violento vice- presidente da ANP, Inácio Correia.
DSP acabou, a próxima batalha será no partido, agora o gajo fala de assunto de estado em qualquer sítio, muito triste mesmo.
O ponderado Presidente da Republica esta de parabéns, conseguiu desgastar e o bloquear, o gajo é que esta num beco sem saída.