terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O TOGO TERIA FINANCIADO A CAMPANHA PRESIDENCIAL DE MANUEL VALLS

France-Afrique, grandes corruptores, malas de dinheiro para os políticos franceses, sempre funcionou assim. Depois dizem que os africanos são corruptos. Foi assim que Kadafi financiou a campanha de Nicolas Sarkozy, depois foi traído pelo mesmo e foi morto de uma forma brutal.
 
Segundo a oposição togolesa, o Presidente Faure Gnassingbé teria dado 5 mil milhões(bilhões-br) de francos CFA (ou seja 7,6 milhões de euros) aquando de uma visita oficial a 28 de Outubro de 2016, ao Primeiro-ministro francês, Manuel Valls, tendo em vista a sua campanha presidencial em França. Este dinheiro teria ter sido irregularmente retirado do orçamento nacional do Togo.
Fonte: «Faure Gnassingbé aurait donné 5 milliards à Manuel Valls» (Faure Gnassingbé teria dado 5 bilhões para Manuel Valls), Le Temps (Togo), 17 de Janeiro de 2017.
JPEG - 52.3 kb
Tradução Alva

MANUEL VICENTE PAGOU 100 MIL EUROS PARA NÃO SER DETIDO EM PORTUGAL

Lisboa - O procurador Rosário Teixeira quis indiciar um enteado de Manuel Vicente, vice -presidente de Angola, pela prática dos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e falsificação. Mas Angola não obedeceu à carta rogatória portuguesa.
 
Revista:  SÁBADO in http://www.club-k.net
 
ADVERTISEMENT
PGR de Angola  não obedeceu à carta rogatória portuguesa
 
O Ministério Público (MP) tentou também cobrar à empresa do suspeito quase 700 mil euros em impostos em atraso, mas depois recuou. O angolano não voltou a entrar em Portugal com medo de ser detido até o MP decidir arquivar o caso mediante o pagamento de uma injunção de 100 mil euros. Entretanto, já a Autoridade Tributária (AT) tinha devolvido à empresa suspeita 99.628,01 euros em créditos fiscais.
 
Em exclusivo, a SÁBADO divulga agora todos os pormenores do inquérito que visou a compra e venda de acções do banco BiG detidas por Manuel Vicente. Uma investigação judicial no mínimo rocambolesca. Tudo começou, em termos formais, quando o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) abriu o inquérito -crime nº34 no início de 2012, após receber várias informações confidenciais da Polícia Judiciária (PJ) e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre financiamentos considerados suspeitos. O alvo era um negócio do então presidente da Sonangol, Manuel Vicente, e de um dos enteados, Edmilson de Jesus Martins – filho de uma empregada de escritório (Marinella de Jesus) com quem ele casou em 1996.

PR DA GUINÉ-BISSAU PEDE CONTRAPARTIDAS PELAS LICENÇAS DE PESCA ATRIBUÍDAS A NAVIOS ESTRANGEIROS

PRESIDENTE DA REPÚBLICA PREOCUPADO COM SITUAÇÃO DAS PESCAS NA GUINÉ-BISSAUBissau, 31 jan (Lusa) – O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, quer que as licenças de pesca marítima do país só sejam atribuídas a quem descarregar pescado no mercado guineense ou ali comprar combustível para os navios, referiu hoje.
 
"Sejam eles [navios] da União Europeia, da Rússia ou de outros países, as regras têm que ser estas", defendeu José Mário Vaz, que considerou inadmissível que navios estrangeiros, ao abrigo de licenças de pesca, trabalhem nas águas territoriais do país sem deixar algum pescado para o consumo da população.
 
O chefe de Estado falava em crioulo ao lado do ministro das Pescas, Orlando Viegas, com quem se reuniu na presença de vários operadores do setor a propósito de uma visita ao porto de pesca do Bandim, em Bissau.
 
José Mário Vaz acredita que as receitas das licenças de pesca podem resolver alguns dos problemas de subdesenvolvimento da Guiné-Bissau.
 
O Presidente guineense acrescentou que a legislação terá que ser mudada para que os navios apanhados em pesca ilegal passem a ser confiscados a favor do Estado.
 
"Ministro, se o senhor não fizer isso, vai sair deste cargo. Vou tirá-lo do lugar", afirmou José Mário Vaz, dirigindo-se a Orlando Viegas, que detém a pasta do setor pesqueiro.

MB // EL

Opinião: ENQUANTO O ESTADO SE ESFRANGALHA AO SERVIÇO DE DISPUTAS POLÍTICAS, CRESCE UMA INCERTEZA POLÍTICA ASSUSTADORA

Recentemente o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) suspendeu do partido onze altos dirigentes que assumiram pastas no atual Governo e desobedeceram as orientações superiores desta agremiação política. Essa determinação do partido é um elemento de grande utilidade instrumental e analítico para a leitura não só do atual quadro político Guiné-Bissau, como também do seu futuro político, pelo menos de curto e médio prazos. Para completar, o prazo de suspensão dessas figuras cobre os próximos anos eleitorais, ou seja, no mínimo os mesmos estariam fora do partido no próximo congresso do PAIGC e nas eleições parlamentares e presidenciais de 2018 e 2019, respectivamente.

O posicionamento político-jurídico em questão representa uma autoproteção da direção do partido contra eventual aumento do desembarque de seus dirigentes cooptados pelo Governo de Sissoco e Presidente José Mário Vaz e, também, é um mecanismo de blindagem em relação a eventuais operações políticas dos suspensos e do JOMAV, que eventualmente teriam pretensão em candidatar e assumir – através de uma chapa eleitoral – as rédeas do partido nas prévias eleitorais, via congresso.
Além de tentar conter no partido focos de dissidências e ondas de emigração para o Governo, através do mecanismo de sanção, o PAIGC de Domingos Simões Pereira, em colaboração com o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) – seu mais importante aliado político no momento – boicota a instauração do processo parlamentar de legitimação da vigente governação. São essas as duas estratégias que têm sido mobilizadas para desgastar os rivais políticos e o Presidente JOMAV.

Bocundji Cá: “NÃO TENHO NENHUM PROBLEMA QUE ME IMPOSSIBILITASSE JOGAR NO CAN”

Não queremos a instabilidade na seleção, os bandidos do PAIGC (ala DSP), estão metidos em tudo.

O Capitão da seleção Nacional ‘Djurtus’, Bocundji Cá esclareceu hoje, 31 de janeiro 2017,  que não tem nenhum problema que lhe impossibilitasse jogar no Campeonato Africano das Nações a decorrer no Gabão.
O capitão da seleção nacional de futebol, Bucundji Cá não disputou nenhum dos três jogos dos ‘Djurtus’ no CAN e a sua ausência na competição continua a suscitar debate no país.
Em conferência de imprensa em Bissau, o internacional guineense, Bocundji Cá explicou que a seleção não teria ido ao Gabão se não fosse a intervenção do Presidente da República que pôs fim ao problema de subsídios dos jogadores e assumiu cobertura de toda a despesa da seleção durante a sua estada naquele país da África Central.
“O Presidente da República fez o ‘finca-pé’ para que participássemos no Campeonato das Nações Africanas. Apoiou seleção de início ao fim. Cumpriu com todas as promessas que tinha feito. Em nome da seleção, agradeço muito ao Presidente da República e ao povo que, de forma determinada, serviu de  alicerce e motivação a equipa nacional”, disse.

CIPRIANO CASSAMA SOLICITA P5 PARA SOLUÇÃO DO PROBLEMA LIGADA A SEGURANÇA DE ANP

CIPRIANO CASSAMA SOLICITA P5 PARA SOLUÇÃO DO PROBLEMA LIGADA A  SEGURANÇA DE ANPO realizador e encenador Jiló Cipriano Cassamá, apresentou ao público na semana passada, o seu recente trabalho, a peça teatral, "assalto ao seu gabinete", um trabalho preparado na sede do PAIGC, laboratório de todos os males que assolam o país desde independência a esta parte. Nessa altura, Bambaram di Padida, alertou que o realizador e encenador Jiló, após ter  apresentado a "peça teatral"  iria convocar a dita comunidade internacional para mentir como de costume e tentar desviar as atenções do essencial. Igualmente tínhamos alertado que os mafiosos da CPLP e conselheiros do moço de recados, DSP, espalhados pelo mundo fora, iriam falar aos microfones da neocolonialista RDP África para denegrir a imagem da Guiné-Bissau, sobretudo dos militares e atuais governantes. Esses mafiosos não passam de badamecos ressabiados pelo facto de as suas negociatas terem ido por água abaixo com o afastamento do maior fiasco, DSP, da governação do nosso país. Recomendamos que consultem médicos psiquiatras e cardiologistas o quanto antes, sob pena de ficarem malucos para sempre ou morrerem subitamente de ataques cardíacos. Jiló Cipriano Cassamá Show, para quando o novo espetáculo?
 
Radio Sol Mansi, 31 Jan 2017 - O director do gabinete do presidente da Assembleia Nacional Popular afirmou que a segurança do hemiciclo continua com forças estranhas como tem vindo a acontecer há mais de uma semana.
Ansumane Sanha falava esta terça-feira (31 de Janeiro) depois de um encontro que Cipriano Cassama manteve esta manha com o grupo “P5”. “ Foram trocadas forças de segurança á Assembleia sem o seu consentimento conforme manda a lei daí que decidimos chamar a comunidade internacional para os informar de que a segurança da ANP contínua com forças estranhas apesar de várias diligências no sentido da sua retirada”, informou.

ENSINO PÚBLICO: SINDEPROF ELOGIA POSTURA DO GOVERNO EM RELAÇÃO AO CUMPRIMENTO DO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO

Bissau, 31 Jan 17 (ANG) – O vice-presidente do Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF),disse hoje que o Governo esta a cumprir o acordo que rubricou com os dois sindicatos da área da educação e que levou ao levantamento das greves que vinha decorrendo no ensino publico guineense.

Em declarações a ANG, Eusébio Có disse que além do cumprimento parcial do Memorando de Entendimento assinado entre as partes, o governo através do Ministério da Educação mostrou-se aberto a resolução do problema da carga horária e decidiu perdoar os professores que aos quais haviam sido retirados os horários, por terem aderido a “uma greve ilegal”.

POLÍTICA: PAIGC E PRS DIVERGEM QUANTO A DECLARAÇÃO DO CHEFE DE ESTADO GUINEENSE

Bissau, 31 Jan 17 (ANG) -  Os líderes da bancada parlamentar do Partido Africano da Independencia da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e do Partido da Renovação Socia (PRS) se divergem  sobre as recentes declarações do Chefe de Estado guineense, segundo as quais  os Deputados não podem continuar a usufruir dos seus salários sem trabalhar.

Califa Seidi
Em declarações a ANG o líder da bancada do PAIGC, Califa Seidi disse que o Chefe de Estado pode não estar bem informado do papel dos deputados, que não se resume apenas na aprovação do Programa e Orçamento Geral do Estado,mas sim  muito mais do que isso.
 Seidi fez questão de enumerar  que os Deputados  têm três funções fundamentais, entre as quais,   estar em contacto permanente com os eleitores,   e fiscalizar a acção governativa.

 Para além disso, informou que as comissões especializadas, da  revisão da Constituição, Reconciliação e permanente estão sempre em função e a maioria dos deputados faz  parte das  referidas comissões. 

PRESIDENTE DA CÂMARA DE MADRID COMPARA TRUMP A HITLER

Presidente da câmara de Madrid compara Trump a Hitler

A coisa está mesmo feia para o Magnata Republicano, Donald Trump. Após ver a banda de rock os Queens of the Stone Age mandar-lhe farpas, agora foi a vez da Presidente da Câmara de Madrid, Manuela Carmena.

Carmena, comparou o presidente norte-americano ao líder nazi, Adolf Hitler, criticando as medidas que este aprovou contra os refugiados e a imigração.

“Sabemos que é um governo legitimamente nomeado e apoiado por um número importante de cidadãos, mas no século XX vivemos as maiores violações dos direitos humanos por parte de um governo que também foi inicialmente apoiado dessa forma”, disse Carmena durante a reunião camarária.

Carmena, da plataforma cidadão Ahora Madrid, indicou que a humanidade hoje lamenta os “terríveis genocídios” que tiveram lugar na Europa durante a II Guerra Mundial. Apesar de admitir que o tema não é da competência municipal, a presidente da câmara justificou a intervenção alegando que “o silêncio é por vezes culpado”. Fonte: http://noticias.mozmassoko.co.mz


Banda de Rock ataca Donald Trump: “É fascista, palhaço e induz o vómito”
A vida de Donald Trump não afigura-se ser fácil nos próximos anos. O homem não tem um mês sequer na Casa Branca, mas o mundo inteiro já está contra ele. Em causa estão algumas políticas e Decretos por se assinado.

A mais recente foi assinada na passada Sexta-feira, onde proíbe a entrada de pessoas proveniente de sete países Islâmicos, durante os próximos quatro meses.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Opinião: DIVERSIFICAR E DIVERSIFICAR, LEI DOS “PROFETAS” DE FINANÇAS

Uma das principais lições de finanças, no momento que o mundo vive, é a vantagem dos empreendedores diversificarem os seus investimentos. “Não ponha todos os seus ovos no mesmo cesto” é uma forma de expressar esta regra. A lógica de diversificação é que, ao aplicar os fundos financeiros em vários investimentos, o empreendedor pode continuar a registar um rendimento elevado e, ao mesmo tempo, reduzir o risco.

Na óptica dos bancos, onde se transformam fundos daqueles que pretendem emprestar para os que pretendem receber empréstimo. Ao fazerem isto, criam-se instrumentos financeiros (como depósitos à ordem e depósitos poupança). Mas, do ponto de vista macroeconómico, o instrumento mais importante é a moeda bancária (ou depósito à ordem) proporcionados, em primeiro lugar, pelos bancos comerciais que operam na Guiné-Bissau (BAO, ECOBANK, ORABANK, BDU e Banque Atlantique).

UNIÃO AFRICANA: NOVOS PRESIDENTES DA COMISSÃO E DA UNIÃO

media
A União Africana passa a ser presidida pelo chefe de Estado da Guiné Conacri, Alpha Condé enquanto a presidência da Comissão passa para o chefe da diplomacia do Chade Moussa Faki Mahamat.

Estas decisões foram anunciadas logo no primeiro de dois dias da 28a cimeira de chefes de Estado e de governo da União Africana a decorrer até esta terça-feira em Addis Abeba, capital da Etiópia.
 
Moussa Faki Mahamat vai suceder à sul-africana Nkosazana Dlamini Zuma.
 
Enquanto isso Alpha Condé substitui, num cargo rotativo de dois anos, na presidência da União o chadiano Idriss Déby.
 
A cimeira de Addis Abeba readmitiu também Marrocos no bloco, não obstante as dúvidas que se levantavam acerca da presença da República árabe sarauí democrática.
O Secretário-geral das Nações Unidas discursou esta manhã na abertura dos trabalhos. O antigo primeiro-ministro português António Guterres afirmou o apoio incondicional da ONU ao continente africano e reconheceu investir na juventude e também evitar que grupos terroristas façam recrutamentos fáceis. Fonte: RFI

MARROCOS ADMITIDO NA FAMÍLIA AFRICANA

media
Marrocos foi readmitido esta segunda-feira na União Africana tornando-se assim no quinquagésimo quinto país da organização panafricana. Apesar das reservas de alguns Estados sobre o pedido de adesão de Marrocos, trinta e nove países pronunciaram-se a favor da admissão do país.
 
É oficial Marrocos foi hoje admitido como quinquagésimo quinto Estado da União Africana. O país que em 1984 que tinha abandonado a organização, como forma de protesto pela facto da União Africana ter reconhecido a República Árabe Sarauí Democrática como Estado membro, volta à família africana trinta e três anos depois.
 
Apesar das reservas de alguns Estados sobre o pedido de adesão de Marrocos, trinta e nove países pronunciaram-se a favor da admissão do país.
 
A notícia foi bem recebida pela delegação da Republica Árabe Sarauí que declarou que esta admissão "abre uma nova via às negociações entre as duas partes".
 
Chade na presidência da Comissão da UA
Este dia fica igualmente marcado pela eleição do chadiano Mussa Faki para a presidência da Comissão Africana, o Gana vai ocupar a vice- presidência da organização panafricana que será presidida no próximo ano pelo chefe de Estado da Guiné Conacri, Alpha Condé.
 
Mais complicada parece estar a eleição para o Conselho de Paz e Segurança. A falta de consenso entre os candidatos da Argélia e a Nigéria levaram ao adiamento da eleição para amanhã. Fonte: RFI

OITO AGENTES POLICIA DA GUINÉ-BISSAU DETIDOS POR SUSPEITA DE HOMICÍDIO

Oito agentes da Polícia de Ordem Pública da Guiné-Bissau estão detidos nas celas da Policia Judiciaria por suspeita de participação direta no assassínio de um homem que tinha sido detido por furto, disse hoje à Lusa fonte policial.
 
Os agentes deverão ser ouvidos pelo Ministério Público nos próximos dias, indicou a fonte da Polícia Judiciária (PJ), acrescentando que os mesmos já foram inquiridos num processo interno aberto pelo Ministério do Interior.
 
O caso foi denunciado na sexta-feira pela Liga Guineense dos Direitos Humanos: Sadjo Baldé, guineense de 34 anos, teria sido torturado até à morte na sétima esquadra de Bissau, na noite de 22 de janeiro.
 
O homem tinha sido detido por furto, após queixa apresentada pela família.

MINISTRO DO CHADE ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO DA UNIÃO AFRICANA

Äthiopien Treffen Afrikanische Union - Tschad Außenminister Moussa Faki (picture-alliance/Anadolu Agency/M. Wondimu Hailu)
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Chade, Moussa Faki Mahamat, foi eleito como novo presidente da Comissão da União Africana (UA), o cargo executivo mais importante da organização africana.
 
Moussa Faki Mahamat, que figurava entre os favoritos ao cargo, conseguiu esta segunda-feira (30.01) o lugar depois de sete voltas de votação, tendo como principal adversária a ministra de Negócios Estrangeiros do Quénia, Amina Mohammed.
 
Na reunião prévia desta instituição, celebrada em julho na capital do Ruanda, Kigali, nenhum dos três concorrentes (entre os quais não figuravam o chadiano e a queniana) conseguiu dois terços dos votos requeridos para conseguir a maioria (36 dos 54 países que integram atualmente a UA).
 
Moussa Faki Mahamat é um reconhecido diplomata com experiência na resolução de conflitos e na luta contra o terrorismo, tendo estado à frente da pasta dos Negócios Estrangeiros do Chade nos últimos nove anos.
 
Bloco do Sahel e da África Central

DIA DAS MULHERES GUINEENSES: GOVERNO RECONHECE PAPEL DA MULHER NA FUNDAÇÃO DA NACIONALIDADE GUINEENSE

Bissau, 30 Jan 17 (ANG) – O Ministro da Mulher Família e Solidariedade Social disse hoje que o Governo reconhece o importante papel das mulheres na luta pela fundação da nacionalidade guineense, salientando quem a questão do género ainda continuam a suscitar grandes debates em vários pontos do mundo.

Carlos Kenedy que falava no acto coemorativo de mais um aniversário da morte de Titina Sila, dia da mulher guineense, disse que a questão de género continua a suscitar divergências no mundo actual, mas que  algumas mulheres africanas ocupam altos cargos socio administrativas em todo o Globo Terrestre.

“Exemplo disso vimos Dlamine Zuma a frente da União Africana (UA),Ellen Johnson na Presidência da Libéria e Fatou Bensouda na Tribunal Penal Internacional (TPI) “, disse.

Para o governante, a atribuição  as mulheres de mesmos direitos e oportunidades que os homens tem  constitui um factor fundamental para o reforço do cumprimento dos objectivos do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda de Desenvolvimento 2063 da União Africana.

O PAIGC E OS DESAFIOS DA DEMOCRACIA - 1 (OLIVAIS/ SISSOCO)


Muito se tem falado e muita tinta se fez correr nos últimos tempos, na desesperada tentativa de decifrar as razões que levaram a nomeação de Úmaro Sissoko ao cargo de Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, em detrimento do Dr. Augusto Olivais (preferido pelo PAIGC e pelas pequenas Formações Políticas que o apoiam) e não me restam alternativas, senão a de participar no debate público que para o efeito se instaurou e tentar, na medida do possível, acalentar os ânimos, esclarecendo os seus contornos.

Considerei a pertinência de me envolver neste debate, pelo simples facto de concluir que a maioria das opiniões trazidas ao público, sobre o “Acordo de Conakry”, a “Nomeação de um novo Primeiro-ministro para chefiar o Governo Inclusivo” e o papel de Sua Ex.ª, o Sr. Presidente da República em todo esse processo, carece de objectividade, em virtude da escassez de informações e esclarecimentos por parte das autoridades nacionais, que na verdade, não se preocupam em manter o nosso povo informado sobre as questões mais relevantes da vida nacional, criando por conseguinte um solo fértil para todo o tipo de especulações possíveis (ingénuas, mal-intencionadas, oportunistas, inclusive irresponsáveis, susceptíveis de pôr em perigo a segurança do Estado e a estabilidade nacional).

ADDIS ABEBA: CIMEIRA DA UNIÃO AFRICANA ARRANCA ESTA SEGUNDA-FEIRA PARA ELEGER NOVO PRESIDENTE DA COMISSÃO

Äthiopien Gipfel Afrikanische Union in Addis Abeba (Getty Images/AFP/T. Kurumba)
Os 54 países-membros da UA vão eleger, na reunião de dois dias em Adis Abeba, o sucessor da presidente da Comissão, a sul-africana Nkosazana Dlamini-Zuma, que anunciou que não se candidataria a um segundo mandato.

A eleição, prevista para julho do ano passado, falhou, quando nenhum dos três candidatos conseguiu reunir os dois terços necessários de votos, tendo ficado adiada a escolha para janeiro. 

Chefe da diplomacia da Guiné Equatorial é um de cinco candidatos

Entretanto, Specioza Wandira Kazibwe, antiga vice-Presidente do Uganda, que era considerada a favorita na corrida, desistiu da candidatura, mantendo-se a ministra dos Negócios Estrangeiros do Botsuana, Pelonomi Venson-Moitoi, e Agapito Mba Mokuy, chefe da diplomacia da Guiné Equatorial -- país que aderiu à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2014.  

ETIÓPIA/UA: GALARDOADOS PRESIDENTES AFRICANOS PELOS AVANÇOS NA ERRADICAÇÃO DA MALÁRIA

Resultado de imagem para Etiópia/UA: Galardoados presidentes africanos pelos avanços na erradicação da maláriaAddis Abeba - Oito chefes de Estado africanos foram galardoados hoje, segunda-feira, em Addis Abeba, (Etiópia) pelos avanços que alcançaram na erradicação da malária, em África.

A premiação foi feita pela  African Leaders Malaria Alliance - Aliança de Líderes Africanos contra a Malária (ALMA), na abertura, hoje , da 28ª cimeira da dos chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA).

Os Prémios de Excelência ALMA 2017 foram atribuídos ao Botswana, Cabo Verde, Comores, República Democrática do Congo, Etiópia, Swazilândia e Uganda, pelos seus resultados na redução da taxa incidência e de mortalidade do paludismo e ao Tchad, pelo seu papel de liderança na luta contra a malária.

A HISTÓRIA DE MARY ANNE MACLEOD, IMIGRANTE ESCOCESA E MÃE DE TRUMP


Facebook/DonaldTrump/Reprodução e Wikimedia/Reprodução

Leia também: Sabia que Donald Trump é descendente de um imigrante ilegal? O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apesar do discurso contra a imigração ilegal, é neto do alemão Frederick Trump (dir.), que imigrou clandestinamente para Nova Iorque (foto: Facebook/DonaldTrump/Reprodução e Wikimedia/Reprodução).

O decreto anti-imigração assinado por Donald Trump está a gerar críticas a nível mundial. Uma iniciativa de um homem que é filho de uma escocesa que imigrou para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor.

Mary Anne Macleod(dir) nasceu numa comunidade piscatória da Escócia em 10 de maio de 1912. No final de 1929, embarcou no S.S. Transylvania, em Glasgow, com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos, com um visto de imigrante, para ir ao encontro de três irmãs e conseguir autorização de residência permanente. À semelhança do que fizeram muitos conterrâneos, numa Europa ainda na sombra da I Guerra. Foi preciso mais do que uma viagem transatlântica para o conseguir, contou o "New Yorker".

Foi em solo americano que conheceu o nova-iorquino Freud Trump, que enriqueceu no ramo da construção civil, nomeadamente nos bairros de Brooklyn e Queens, terminando os projetos a preços abaixo dos subsídios públicos recebidos.

Também Freud Trump era descendente de um imigrante alemão (Donald Trump) que chegou a Nova Iorque em 1885.

OPERADORES PORTUGUESES LANÇAM GUINÉ E BIJAGÓS COMO DESTINO DE FÉRIAS EM 2017


A Guiné-Bissau está na moda! Clique em ler mais para admirar o paraíso natural.

Os pacotes para a Guiné-Bissau serão lançados até à BTL, feira do turismo de Lisboa, como resultado da primeira viagem de reconhecimento do destino que envolveu a maioria dos produtores de viagens

Foi, literalmente, uma descoberta para os operadores turísticos portugueses. A primeira 'fam trip' à Guiné-Bissau de 'construtores' de programas de viagens promovida pela Euroatlantic de 6 a 11 de janeiro — onde participaram a Abreu, Solférias, Soltrópico, Sonhando, Clube Viajar, You e Across, que representam 80% da operação turística nacional — irá resultar na criação de pacotes de férias, de uma semana a 10 dias, a lançar já na próxima BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), a feira que decorre na FIL de 15 a 19 de março e que é a principal montra do turismo português.

Para os operadores turísticos, a 'pérola' deste destino novo são os Bijagós, arquipélago com 88 ilhas ao largo da Guiné-Bissau e que é um santuário natural (tem os únicos hipopótamos marinhos do planeta, entre uma grande diversidade de vida animal, como tartarugas ou chimpanzés).

domingo, 29 de janeiro de 2017

Sector de Buba: AMBIENTALISTAS AFIRMAM QUE CENTRAL ELÉTRICA PREJUDICA O PARQUE NATURAL DE LAGOA DE CUFADA

Os ambientalistas guineenses afirmam que a construção da central eléctrica de Buba, na região de Quínara, no sul da Guiné-Bissau, sobretudo, no local onde está a ser erguida, prejudicará o Parque Natural das Lagoas de Cufada considerado a maior bacia da água doce do país e ao nível da Costa Ocidental.

Os ambientalistas alegam que os ruídos, dos grupos da central elétrica instalada a 30 quilómetros do parque, vão perturbar os animais e a maioria acabará por fugir do parque. A Central tem uma capacidade de 30 ‘kilowolts’ e com uma rede de 130 quilómetros capaz de cobrir todos os sectores que compõem as regiões de Quinará e Tombali.
O Parque Natura das Lagoas de Cufada situa-se no sul da Guiné-Bissau, na região administrativa de Quinará, concretamente, a Leste e sudoeste do sector de Fulacunda e noroeste do sector de Buba. Parque tem uma superfície total estimada em 89 mil hectares e 890 quilómetros quadrados. Foi criada em dezembro de 2000 por decreto 13/2000, sob a tutela do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP).

sábado, 28 de janeiro de 2017

ONU FINANCIA PROJETOS DE CONSOLIDAÇÃO DA PAZ NA GUINÉ-BISSAU

Atualiz. 16h46

É só gastar rios de dinheiro sem resolver os problemas que a própria ONU ajudou criar na Guiné-Bissau. Essa organização funciona em função dos interesses das grandes potências em certas regiões do mundo, a título de exemplo, a ONU autorizou a  invasão à Líbia que culminou com o assassinato de Kadafi, hoje, a Líbia é um país dividido e governado pelas fações, ao mesmo tempo saqueado pelos abutres ocidentais.

Um país com riquezas como o nosso, é sempre alvo de várias disputas, o que se passa na Guiné-Bissau, resume-se ao seguinte: disputa entre a CEDEAO e a CPLP(organização fantasma que não serve para nada, exceto máfia), ou seja, quem governa se não defende os interesses da CEDEAO e dos seus patrões, entre os quais, a França, é alvo a bater, isso aconteceu ao Carlos Gomes Júnior mais conhecido por Cagado Júnior ou simplesmente anjo da morte, ou quem governa o nosso país e não defende os interesses da CPLP e dos seus patrões, entre os quais, Portugal e recentemente Angola, é alvo a bater, isso aconteceu ao Dr. Kumba Yalá e ao PRS. Esta guerra começou quando o Nino Vieira intensificou a cooperação com a França e agudizou-se quando a Guiné-Bissau aderiu a moeda Franco CFA em 1997.

A guerra de 07 de Junho de 1998 deixou bem patente a disputa pela Guiné-Bissau entre as duas organizações a CEDEAO e a CPLP, ou seja, o Nino Vieira recebeu apoio da CEDEAO e da França que patrocinou o envio das tropas do Senegal e da Guiné-Conacri para Bissau e a junta militar teve o apoio da CPLP e de Portugal que forneceu telefones satélite e apoio logístico  aos militares de Ansumane Mané que mais tarde afastaram o Nino Vieira do poder. Portugal regozijou-se com a queda do Nino, julgando que passaria a controlar a Guiné e a ditar as regras, nessa altura muitos governantes portugueses não esconderam a alegria, "Tenho ao meu lado o homem (Ansumane Mané) que foi o grande artífice dessa vitória militar" - A frase pertence a Jaime Gama, na altura Ministro português dos Negócios Estrangeiros, durante uma conferência de imprensa conjunta, e antes de Ansumane Mané ser condecorado pelo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, sob proposta do Governo de António Guterres, atual Secretário Geral das Nações Unidas. Uma vitória militar que quase 20 anos depois não mudou nada pelo contrário as coisas pioraram. Para terminar queríamos saber porque é que um país democrático como Portugal que defende a paz, estabilidade política, democracia e direitos humanos condecorou, Ansumane Mané,  líder da rebelião que dizimou milhares de vidas e destruiu o país? Por: Bambaram dia Padida.
 
É bom que os guineenses saibam que não há almoços grátis. VEJA VIDEO: CONFISSÕES DE UM ASSASSINO ECONÓMICO - JOHN PERKINS
 
Projetos de agências da ONU incluem diálogo de alto nível e conferência sobre reconciliação nacional; verbas são do Fundo de Consolidação da Paz; ONU News conversou com a coordenadora da Secretaria do Fundo, Janet Murdoch, na capital guineense.
 
Amatijane Candé de Bissau para a ONU News.
 
O Fundo de Consolidação da Paz das Nações Unidas dispõe de verbas para financiar três projetos na Guiné-Bissau num montante de  US$ 10 milhões até final de 2017.
 
Um diálogo de alto nível é um dos projetos financiado através do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação de Paz, no país, Uniogbis.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

BACIRO CANDÉ CONSIDERA DE POSITIVA A PARTICIPAÇÃO DOS DJURTUS NO CAN 2017

O seleccionador nacional Baciro Candé, considerou ontem em Bissau de positivo a participação da seleção nacional de futebol no campeonato africano das Nações 2017 a decorrer no Gabão onde os Djurtus foram afastados logo na primeira fase.

Baciro Candé falava numa conferência de imprensa para balancear a primeira participação da seleção nacional numa fase final do Campeonato africano das Nações.

"Na minha opinião o balanço foi positivo em todo sentido de palavra, seja no aspecto técnico ou táctico, em termos de entrega total e em termos de performance dos jogadores, penso que desde o primeiro jogo até o último jogo todos os critérios que nós utilizamos foram critérios que viram em conformidade com a decisão do departamento técnico e eu como treinador principal e meus adjuntos, discutíamos até chegar a um consenso, penso que todas as decisões que tomamos seja nos primeiros onzes como nas substituições, são coisas planificadas e rigorosamente penso que não houve nenhum tipo de amiguismo porque todos nós que lá estivemos, queríamos um único resultado que era ganhar o jogo por isso não há nenhum treinador que deixa um jogador no banco só porque quer o deixar, não...nós queremos ganhar e temos que utilizar os melhores que apresentam melhores condições físicas ou técnicas para puderem responder nas quatro linhas" considerou Candé.

PR DENUNCIA MAIS DE 450 MILHÕES DE DÓLARES POR ANO NA PRÁTICA DA PESCA ILEGAL PELOS ESTRANGEIROS

Com as cíclicas crises políticas orquestradas na sede do PAIGC, laboratório de todos os males que assolam o país desde independência a esta parte, muitas empresas, organizações e cidadãos dos países coniventes das crises no nosso país, aproveitam para  enriquecer cada vez mais, a título de exemplo, emissão de licenças de pesca sem controlo, a pesca ilegal levada a cabo pelos barcos dos países da União Europeia e alguns barcos chineses nas águas nacionais, abate de árvores, assinaturas de contratos(por exemplo: companhia aérea euroatlantic, exploração de arreia de varela, bauxite angola, etc) que não beneficiam o país em nada, falso resgate aos bancos privados com a cumplicidade de mafiosos estrangeiros para o enriquecimento ilícito.  Com a instabilidade o país torna-se frágil e vulnerável as ameaças internas e externas, perde a soberania e passa a ser governado a partir do exterior por mafiosos, fascistas e neocolonialistas. Bambaram di Padida.

Mais de quatrocentos e cinquenta milhões de dólares americanos por ano é o valor monetário da prática da pesca ilegal das pirogas estrangeiras nas águas territoriais da Guiné-Bissau.O montante em causa, conforme Mário Vaz é superior ao Produto Interno Bruto (PIB), da Guiné-Bissau.

A denúncia é do próprio Presidente da República, José Mário Vaz, ontem no jantar de confraternização que ofereceu aos jogadores da selecção nacional de futebol.

O chefe de Estado indicou que as referidas pirogas empregam mais de 180 mil pessoas colocando os guineenses na penúria extrema.

“É triste! Brincamos com a nossa terra até chegarmos onde estamos. Hoje o nosso maior problema é criar riqueza para resolver os problemas de educação, saúde e infraestruturas”, notou Mário Vaz.

Fonte: Notabanca; 26.01.2017


FUNCIONÁRIOS DE GUINÉ-TELECOM EXIGEM REABERTURA DA EMPRESA

Radio Sol Mansi - Os Funcionários da empresa de telecomunicação “Guiné-Telecom e Guinétel” querem intervenção urgente do governo na reabertura da empresa nesta segunda quinzena do mês do Janeiro

Na conferência de imprensa o Presidente do Sindicato de Base, David Mingo, pede ao primeiro-ministro para não deixa a sua promessa defraudar.

Entretanto, David Mingo falou da suposta tentativa de vender o terreno que pertence a guiné Telecom.

Ainda o porta-voz dos trabalhadores afirma que se, até segunda quinzena de Fevereiro próximo, o governo não cumprir a promessa em fazer funcionar empresa, os trabalhadores vão realizar uma vigília em frente ao palácio de governo.

O sindicato de base reclama ainda quatro anos sem salário e melhores condições de vida.
A 16 de Março de 2013 Guinétel, a única empresa de telecomunicação pública foi decretada falência técnica.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bibia Mariza Pereira 

CONSELHO DE MINISTROS NOMEIA NOVO DIRETOR-GERAL DOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA


O Conselho de Ministros nomeou esta quinta-feira, 26 de janeiro 2017, novo diretor-geral dos Serviços de Informação e Segurança, António Cabral Avelino. Também foi nomeado para o cargo do Comissário Nacional da Polícia da Ordem Pública, Coronel Celso de Carvalho e o Coronel António Carlos para desempenhar a função do Inspetor-Geral do Ministério do Interior. Ainda no capítulo das nomeações, fez-se a mexida no Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, onde foi nomeado Alfredo Cristóvão Gomes Lopes para o cargo do Inspetor-Geral. O plenário governamental guineense aprovou ainda com emendas, dois projetos de decreto relativos à orgânica do Serviço Nacional de Proteção Civil e o decreto que cria a Plataforma Nacional para a Redução dos Riscos de Acidentes Naturais.
Por: Filomeno Sambú

SENEGAL: DEPUTADO DISSIDENTE DA MAIORIA CONDENADO A DEZ ANOS DE PRISÃO EFECTIVA

Dacar - Um deputado senegalês dissidente da maioria presidencial, actualmente julgado pela sua implicação na onda de violência mortífera em 2011, em Dacar, foi condenado a dez anos de prisão efectiva, noticiou esta quinta-feira a AFP, citando uma testemunha.

O representante do Ministério Público, Aly Ciré Ndiaye, reclamou esta pena na noite de quarta para quinta-feira, contra Barthélémy Dias, deputado e prefeito do Partido Socialista (PS), formação membro da coligação no poder, indicou Papa Ismaila Dieng, jornalista que difunde em directo o desenrolar da audiência sobre as redes sociais.

A mesma informação foi reportada por vários jornais e sites locais esta quinta-feira.    

A imunidade de Dias tinha sido levantada a 11 de Novembro de 2016, e o seu julgamento foi aberto a 01 de Dezembro, antes de ser adiado para quarta-feira. A audiência foi retomada quarta-feira, tendo se prolongado até esta quinta-feira.

Barthélémy Dias comparece ao mesmo tempo que seis outros acusados com ligações à onda de violência política registada a 22 de Dezembro de 2011, em Dacar, entre os opositores e simpatizantes do presidente da época, Abdoulaye Wade.               

O procurador solicitou ao tribunal a inflingir dez anos de prisão à Dias, nomeadamente por "golpes e ferimentos voluntários que tinham causado a morte de várias pessoas.

Fonte: Aqui

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

FALECEU O BRIGADEIRO GENERAL BITCHOFALA NA FAFÉ AOS 68 ANOS

As Forças Armadas da Guiné-Bissau (FARP) estão de luto.

Faleceu na madrugada de quinta-feira, 26 de janeiro em Bissau, o Brigadeiro General na reserva, BiTchofa Na fafé, vítima de “ataque cardíaco”.  

Nascido a 13 de janeiro de 1949 em Catió Sul do país, Na Fafé aderiu a luta armada de libertação nacional em 1962 nas matas de Cabelol, sob comando de General, Nino Vieira, também morto.

Em 1973 foi contemplado com uma bolsa de estudo militar na antiga URSS e em 1975 fez parte do grupo que seguiu à Cabo-Verde para assegurar a transição politica até a independência desse país irmão.

Em 1976, o general Bitchofla beneficiou de uma bolsa de formação no domínio de polícia da investigação e de segurança pública na antiga Checoslovaquia, com a duração de um ano e dois meses. Após ter regressão em Bissau em 1986, o general foi preso sob acusação de conspirar contra o regime “ caso 17 de Outubro” onde vários oficiais militares foram assassinados. Em consequência, foi  condenado a Ilha de Carache, Arquipélagos de Bijagós para cumprir uma pena de sete anos de serviço social obrigatório. Já em 1990 beneficiou de amnistia e foi posto em liberdade com outros presos desse misterioso caso.

PM DA GUINÉ-BISSAU DIZ NÃO ACREDITAR EM ALEGADO ASSALTO A GABINETE DO PARLAMENTO

Tínhamos alertado que o realizador e encenador  Jiló Cipriano Cassamá, lançou um falso alarme para desviar as atenções do essencial. A peça teatral que o Jiló apresentou ao público na terça-feira, foi preparada na sede do PAIGC, laboratório de todos os males que assolam o país desde independência a esta parte.

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje não acreditar que o gabinete do líder do parlamento, Cipriano Cassamá, tenha sido assaltado, como este denunciou na terça-feira.

Sissoco Embaló disse que deixou de ver cinema, em resposta à pergunta de um jornalista que pediu a sua reação sobre o alegado assalto ao gabinete do presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP).

Sobre o facto de Cassamá criticar a decisão do ministro do Interior em mandar substituir o corpo de segurança no parlamento, o primeiro-ministro disse ser uma medida tomada dentro da lei.

REGRESSO DOS DJURTUS: PRESIDENTE DA REPÚBLICA SATISFEITO COM UNIÃO DOS GUINEENSES

Bissau, 26 Jan 17 (ANG) - O Presidente da República (PR) disse quarta-feira que a participação da Selecção Nacional de Futebol “Djurtus” no Campeonato Africano das Nações (CAN-2017), uniu o povo guineense sem distinção da cor, raça e religião.
Foto arquivo

José Mário Vaz que falava num jantar de recepção da comitiva da selecção nacional que quarta-feira regressou ao país, salientou que o povo guineense deu, mais uma vez, provas pela forma ordeira como saiu as ruas para receber a equipa nacional  sem lembrar que foi eliminada na prova.

“Os guineenses se emocionaram tanto com o desempenho dos “Djurtus” sem lembrar se pertencem ao Partido da Renovação Social (PRS), Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) ou outra formação política, ou seja que ninguém sabia que pertencia a religião cristã, muçulmana ou animista, porque o objectivo era único defender as cores nacionais”, disse José Mário Vaz.

ONU ADIA PARA FEVEREIRO SIMPÓSIO SOBRE RECONCILIAÇÃO NACIONAL NA GUINÉ-BISSAU

Na nossa opinião, o escritório da ONU na Guiné-Bissau, deve fechar as portas porque não consegue ajudar resolver os problemas que ajudou criar de forma a justificar a sua permanência e consequentemente manter as portas abertas. Como é possível uma organização como a ONU não ser capaz de acabar com a instabilidade na Guiné-Bissau ao longo dos anos? Esse escritório serve de laboratório para criação de crises políticas e instabilidade por forma a enriquecer cada vez mais as empresas e organizações de alguns países, ou seja, com a instabilidade e desordem, muitos aproveitam para ganhar dinheiro, por exemplo, pesca ilegal, abate de árvores, contratos(euroatlantic, exploração de arreia de varela, bauxite angola, etc) que não beneficiam o país, em suma o país perde a soberania e passa a ser governado a partir do exterior por mafiosos, fascistas e neocolonialistas. Ficou provado que esse escritório da ONU na Guiné só gasta rios de dinheiro sem ajudar resolver os problemas que ajudou criar. Portanto chega!

Um simpósio organizado pelas Nações Unidas para discutir a reconciliação nacional na Guiné-Bissau, cujo início estava previsto para sexta-feira, foi adiado para fevereiro, anunciou hoje a organização em comunicado.
 
A iniciativa conta com a presença do ex-presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta, como convidado de honra, que vai partilhar com as instituições guineenses a experiência timorense de reconciliação.
Por questões de agenda de vários participantes, o simpósio vai decorrer de 08 a 11 de fevereiro, anunciou a missão da ONU na Guiné-Bissau.
 
"Enfrentar o passado para construir a Guiné-Bissau de amanhã" é o título do evento que pretende ajudar o país a sarar feridas entre dirigentes guineenses e a pôr fim aos ciclos de instabilidade.