quinta-feira, 20 de dezembro de 2018


GUINÉ-BISSAU: PRESIDENTE JOMAV MARCA ELEIÇÕES LEGISLATIVAS PARA 10 DE MARÇO DE 2019


O Presidente da República, José Mário Vaz, fixou a data de 10 de Março de 2019, para a realização das eleições legislativas na Guiné-Bissau. O anúncio da data feito através do decreto presidencial n°20/2018, publicado no início da tarde desta quinta-feira, 20 de dezembro.
“Por força do decreto presidencial n°07/2018 de 16 de Abril foi fixada a data de 18 de Novembro de 2018 para a realizaçéao das eleições legislativas. Porém, por razões que se prendem com constrangimentos de carater político-institucionais, não foi possivel a mobilização a tempo dos meios técnicos, logísticos e financeiros com vista a realização das eleições na data fixada. Por esse motivo, não se conseguiu realizar o recenseamento, eleitoral do potencial dos eleitores em tempo útil, como pressuposto fundamental à efetivação do ato eleitoral”, lembrou o Presidente da República no seu decreto.
Face ao exposto, José Mário Vaz ouviu essa manhã o governo, líderes de partidos políticos com assento parlamentar bem como aqueles que não têm assento no hemiciclo guineense e a Comissão Nacional de Eleições, com vista a fixação de data de eleições legislativas e que acabou por fixar para 10 de Março de 2019.
Fonte: Odemocrata

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

DSP NAS CARAÍBAS...

Ilhas Virgens Britânicas
Na peugada do dito-cujo...

Enquanto o seu rebanho aposta nele como quem seja capaz de representar com responsabilidade e dignidade (figura) com perfil de um verdadeiro líder, o rapaz (DSP) devaneia pelo mundo, faz viagens de sonho pelas ilhas mais bonitas das Caraíbas, onde uma noite custa cerca de 500 USD, escutando reggae, rolando pelas praias exuberantes na companhia da sua nova namorada espanhola e de copos de ponche de  rum. O rapaz (DSP) bem acompanhado, tem estado em Martinica, Monserrate, Barbados, São Cristóvão e Nevis, Bahamas,  Ilhas Virgens Britânicas, entre outras. A fazer concretamente o quê? Responde o seu rebanho em uníssono: - retiro do pensador!

"A TAPAR O SOL COM A PENEIRA"

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

GUINÉ-BISSAU: O NOVO ANO LECTIVO "EM BRANCO" NAS ESCOLAS PÚBLICAS?

Na celebração da missa eucarística do enceramento da peregrinação Mariana 2018, Dom Camnate na Bissign alertou que estratégias devem ser estudadas para que os actos dos adultos não continuem a prejudicar a vida dos jovens e adolescentes guineenses. 

Nós estamos e estaremos do lado dos jovens estudantes revoltosos com esta situação de indefinição estratégica de certos adultos. Temos a desventura de ser representados  por indivíduos boémios, corruptos, maridos de todas as mulheres, etc.

Basta!

Pais e encarregados de educação vamos tomar parte nesta luta, porque o futuro dos nossos filhos,  educando e o país está em perigo. 

A partir desta sexta-feira, dia 14 de Dezembro, os jovens estudantes não querem ver nenhum pai levar os seus filhos às escolas. Não querem ver Jardins Infantis, Universidades, Escolas de Língua e Formação Técnica abertas. 

O jovens avisam, e quem te avisa teu amigo é:

 "(...) não nos responsabilizamos pelo que acontecer. Não será da nossa responsabilidade, mas do governo e dos sindicatos". 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018


LOMBRIGA NOS INTESTINOS DO PAIGC

Para os fiéis seguidores da actual liderança do PAIGC: como é possível submeter-se a um líder que se encontra exilado, há mais de seis meses, em Portugal?
O DSP decidiu fazer um recuo político. Num dos seus comícios terá dito aos seus militantes, que optou pelos estudos em Portugal, para não se imiscuir na governação do actual PM. Todo o mundo aplaudiu-o, sem seque questionar: então, o “nosso líder” ainda está a estudar?  Para mim , esta pergunta é legítima, na medida em que, comparado com os líderes dos partidos libertadores africanos, não se vê nenhum líder político que esteja diante do seu partido ou movimento por metade. Os militantes não escolheriam pessoas inacabadas ou ainda em crescimento para os representar. Ou se é líder, ou não é! A liderança não surge por acaso. O líder é também aquela figura capaz de dar a sua própria vida pelo seu povo. Muito embora o ser humano esteja sempre em busca do conhecimento, o líder não é uma pessoa com um perfil pândega, como tem sido o caso do actual líder do PAIGC. Recuar para não se imiscuir na governação é, em si, uma prova de incompetência política do actual líder do PAIGC. Parece mais um turista político no PAIGC. Não tem nível, não conhece a história do PAIGC e nem se revê nela. No fundo, é como uma lombriga nos intestinos do PAIGC.

"PUBIS KA BURU"

terça-feira, 4 de dezembro de 2018


GUINÉ-BISSAU: QUATRO RAZÕES PARA O IMPEACHMET

Chegou a hora de subir, mais uma vez, ao alto da montanha e pedir  a destituição dos ocupantes de cargos políticos de superior responsabilidade.

Há um provérbio que diz, quem come fel, não pode cuspir mel. O povo guineense está cansado de comer fel. Já quer cuspir mel e não pode. Se o preço da libertação do nosso povo exige mais sacrifício, então, não há que dar costa à luta. É fundamental enfrentar o toiro pelos cornos.

Engendrada ou não, pelo DSP (perdedor), sabemos apenas que as condições estão reunidas para a mudança do  status quod político na Guiné-Bissau.
Por causa de delitos políticos graves e má conduta governativa que tem assolado o nosso país há quatro anos. Refiro-me, portanto, às a) mudanças sucessivas de cerca de sete Primeiro-ministros; b) parlamento encerrado durante quase toda a legislatura; c) abertura do novo ano lectivo nas escolas públicas sine die; d) finanças públicas sem liquidez para pagar os salários; e) recenseamento eleitoral duvidoso; etc.,  que em nenhum momento afectaram organismos internacionais tais como a ONU, UA,  CPLP, CEDEAO como nos tem afectado no nosso país. Não acredito, pois, que haja “Comunidade Internacional” o mesmo status quod no seu país. Avisamos, portanto, que se abstenham de ingerência nos assuntos internos.

“PUBIS KA BURU”!