terça-feira, 4 de dezembro de 2018


GUINÉ-BISSAU: QUATRO RAZÕES PARA O IMPEACHMET

Chegou a hora de subir, mais uma vez, ao alto da montanha e pedir  a destituição dos ocupantes de cargos políticos de superior responsabilidade.

Há um provérbio que diz, quem come fel, não pode cuspir mel. O povo guineense está cansado de comer fel. Já quer cuspir mel e não pode. Se o preço da libertação do nosso povo exige mais sacrifício, então, não há que dar costa à luta. É fundamental enfrentar o toiro pelos cornos.

Engendrada ou não, pelo DSP (perdedor), sabemos apenas que as condições estão reunidas para a mudança do  status quod político na Guiné-Bissau.
Por causa de delitos políticos graves e má conduta governativa que tem assolado o nosso país há quatro anos. Refiro-me, portanto, às a) mudanças sucessivas de cerca de sete Primeiro-ministros; b) parlamento encerrado durante quase toda a legislatura; c) abertura do novo ano lectivo nas escolas públicas sine die; d) finanças públicas sem liquidez para pagar os salários; e) recenseamento eleitoral duvidoso; etc.,  que em nenhum momento afectaram organismos internacionais tais como a ONU, UA,  CPLP, CEDEAO como nos tem afectado no nosso país. Não acredito, pois, que haja “Comunidade Internacional” o mesmo status quod no seu país. Avisamos, portanto, que se abstenham de ingerência nos assuntos internos.

“PUBIS KA BURU”!