terça-feira, 31 de agosto de 2021

 DOMINGOS QUADÉ: UMA

CANDIDATURA INCORRUPTÍVEL




O Domingos Quadé é um quadro sobejamente conhecido na nossa praça. Intelectualmente com provas dadas e sempre viveu do seu trabalho de advocacia e nunca esteve em nenhum governo do PRS. Por isso a acusação de que tem vindo a ser alvo não corresponde à verdade. O barco está a afundar-se os djuquindores estão em fuga. Lala quema cau de sucundi cá tem, nha érmom. O lugar do diabo é no inferno.

Com Domingos Quadé não haverá, nunca mais, esquemas de dependência entre suseranos e vassalos no seio do Partido da Renovação Social.  


CURRICULUM VITAE

 

A.   Identidade Pessoal

Domingos Quadé,        filho de Quadé Quessuma e de Intchacá Insegue, nascido a 15 de Novembro de 1961 na povoação de Tande, Secção de Ingoré, Sector de Bigene e Região de Cacheu.

B.   Formação e Experiência Académicas/Políticas

ü Concluiu o ensino primário na terra natal, após o qual seguiu para Bissau onde podia fazer o ensino preparatório e liceal, tendo sido este concluído na então Escola Interna do Seminário Diocesano de Bissau, hoje conhecido por Liceu João XXIII, integrando o grupo de seus primeiros finalistas.

ü Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal, tendo seguido a especialidade jurídico-publicística.

ü Recebeu formação de formadores de OHADA no Porto Novo, Benim.

ü Frequentou e deu vários seminários jurídico-ambientais no País e no estrangeiro. Neste caso, por exemplo, em Moçambique, Senegal, Mali e Quénia.

ü Eleito sucessivamente membro da Direcção, Vice Bastonário e Bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau.

ü Atribuído o titulo de Professor Doutor honoris causa pela Cypres International Bible Institute University de Malawi por reconhecimento da obra ‘Guiné Bissau, pela força do Estado, justiça e reconciliação nacional’.

ü Foi Consultor Jurídico de várias instituições nacionais e internacionais, designadamente as Direcções Gerais das Florestas e Fauna, da Pecuária, da Biodiversidade e Áreas Protegidas e do Ambiente e ainda a FAO, BAD, União Europeia, UICN, Wetlands International, PNUD, PNUE, UNICEF, Banco Mundial, SNV e PADIB para :

                           i.          diferentes tipos de estudos jurídicos (vide, verbi gratia, Obras);

                         ii.          a elaboração/revisão de textos legislativos como a Lei Quadro das Áreas Protegidas, Lei de Avaliação de Impacte Ambiental, Lei Florestal, Lei da Fauna, Código Pecuário, Lei de Bases do Ambiente, Lei de Bases de Protecção Civil, Lei Quadro da Energia, Lei sobre os Poluentes Orgânicos Persistentes, Lei que regula o Uso do Sal Iodado, etc;

                       iii.          a criação de entidades novas como o IBAP (Instituto de Biodiversidade e das Áreas Protegidas), o Parque de Urok, o Parque de Cantanhez, a CAIA (Célula de Avaliação de Impacte Ambiental), a CECOME (Central de Compras de Medicamentos Essenciais), a APRODEL (Associação para a Promoção do Desenvolvimento Local de Bafatá), etc,

ü É Advogado e Consultor Jurídico;

ü É Deputado da Nação eleito pela lista do PRS;

ü É Membro da Comissão Especializada para Assuntos Jurídicos, Constitucionais e Direitos Humanos da ANP;

 

C.   Obras

É autor das seguintes obras ligadas ao Direito do Ambiente:

Ø Relatório Jurídico sobre a Reserva de Biosfera do Arquipélago de Bolama Bijagós - Análise Jurídica e Políticas Públicas;

Ø Funcionamento Jurídico da Reserva de Biosfera do Arquipélago de Bolama Bijagós;

Ø Projecto Político das Áreas Protegidas e a Análise de Conteúdos;

Ø A Protecção Jurídica do Espaço AGIR, contributo para o seu estudo;

Ø Ensaios Jurídico-Institucionais sobre as Áreas Protegidas Terrestres, contributo para o seu estudo;

Ø Guiné Bissau, pela força do Estado, justiça e reconciliação nacional;

Ø Direito dos Recursos Naturais Vivos, (no prelo);

Ø PRS, Uma Vida, Uma História (no prelo).

É co-autor da obra “As Aspirações dos Guineenses no Ano 2000”, trabalho multidisciplinar que integrou investigadores como Fafali Koudawo, Geraldo Martins, Augusto Costa, Carlos Amarante, Anselmo Pinto Caetano e David Vera Cruz no quadro da formulação do Programa Nacional de Boa Governação, onde se ocupou da componente ‘instituições políticas e administrativas’.

domingo, 29 de agosto de 2021

 LADRONS DI SECRETARIA

Zé-Manel cantou “Ladron di tabanca ka djuntu ku ladrons di secretaria”. É verdade, o PRS de Alberto Nambeia havia formado uma quadrilha de arruaceiros e larápios. A matemática tinha uma equação simples: havia um padrinho (o Presidente do PRS) e os larápios que eram colocados no aparelho de Estado, prestando vassalagem ao chefe.

Hoje, atendendo ao fato de que o seu Padrinho (Nambeia) se encontra acabrunhado numa cama de hospital em Lisboa, a quadrilha está exasperada, disparando contra tudo e todos. Até foram-se aliar ao satánico Carlos Santiago para vilipendiar a pessoa do Doutor Domingos Quadé, uma das candidaturas inconspurcadas à liderança do PRS.

Os larápios de Alberto Nambeia sabem que os seus dias são contados. A resposta é fácil. Como pode um "governante" ser rico sem ter herdado 25 francos dos seus pais? A Polícia Judiciária Guineense, se não fechar os olhos, sabe muito bem como se enriquece um padrinho, como Alberto Nambeia, sem nunca ter trabalhado em lado nenhum. Tudo é possível. Basta formar uma quadrilha de vassalos no aparelho de Estado!

Hoje, não damos ao trabalho de revelar seus nomes, como havíamos prometido, porque os arruaceiro e larápios, eles próprios se encarregarão de o fazer, como já começaram a divulga-lo através do satânico Carlos Santiago.   

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

 NED PRICE É UM BANDIDO?




No dia 19 de Agosto, Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, escarafunchou os dossiers da África Ocidental e encontrou acusação contra General António Injai, antigo CEMGFA, apresentada na ONU pelo salazarista, Paulo Portas. Atitude instigada e testemunhada pelo Ex-Presidente Interino, Raimundo Pereira e Ex-Primeiro-Ministro, Carlos Gomes Júnior.

Os salazaristas aliados aos racistas e neocolonialistas americanos, não desistiram do plano diabólico de dominar nosso país.

Como pode, filho de um camponês humilde, quase analfabeto, combatente da liberdade da pátria, que não seja nem dono de um único iate, avião privado, carros de luxo, contas bancárias recheadas em paraísos fiscais ou até de armazéns de armamento militar, pode ser considerado ou visto por figura mais perigosa e desestabilizadora da Guiné-Bissau, da África Ocidental e da Colômbia? Será que foi também António Injai que mandou desestabilizar o Iraque, Afeganistão, Líbia, etc.? Sabemos que os nossos combatentes da liberdade  da pátria são tão temidos como os do Vietname para os norteamericanos, mas o senhor Ned Price representa a corja que pretende atacar e desestabilizar o nosso país.

Aqui sentado na minha humilde palhota, garanto a Ned Price de que será desta que os EUA se ajoelhará ao mundo pela desumanidade que vem cometendo contra os povos livres e independentes.    

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

 NUNCA, SEMPRE! 




Sana Canté, na foto, é o rosto visível dos barões da droga guineenses, apoiantes do DSP, asilados em Portugal e Inglaterra. Bandos de analfabrutos sem profissão. 

Em países de acolhimento, alguns deles conseguiram ludibriar o sistema por isso são contabilizados, tecnicamente, na categoria beneficiários de subsídios de desemprego. E fazem parte daquela franja da sociedade que dorme de dia e acorda à noite para passar droga nas discotecas.

Eles estão agora desesperados, porque o canal fechou na Guiné-Bissau.

Os seus acicatantes são: Veríssimo Nancasssa e Frei, amigos do peito de Zambranos e dos DSPs.

sábado, 14 de agosto de 2021

 O PODER AO RUBRO NO PRS?

O V Congresso está marcado para meados de Setembro próximo, mas, até lá, tudo está em aberto. O próprio líder do PRS, Alberto Nambeia, se encontra, nste preciso momento, internado no hospital, Egas Moniz, em Lisboa, enfrentando uma doença conhecida pelo nome científico de embolia cerebral (perturbação na circulação sanguínea provocada pela presença, dentro do vaso cerebral, de um corpo estranho, chamado êmbolo). O que pressupõe que, diante deste facto tão evidente, o V Congresso pode ir por água abaixo, deixando todas as espectativas goradas, sobretudo daqueles que sempre aproveitaram da ambição do "senhor analfabruto", para, juntos, se enriquecerem a torto e a direito.

Avisamos, outra vez, a quadrilha que apoia Alberto Nambeia, de que a sua obcessão pelo poder, pode cair em saco roto. O risco da conspiração com macumbas e outras patranhas mais,  que vem sendo preparado contra potenciais adversários e seus familiares, não ficará impune.

O que prometemos, cumprimos. Estamos, inclusivamente, na posse da lista da quadrilha que tem frequentado, na calada da noite, às casas dos seus adversários políticos com o objetivo de atemorizar seus familiares.

Somos espetadores atentos, acompanhando todas vossas movimentações pervertidas e hediondas. E como havíamos prometido, muito em breve, publicaremos a lista das duas quadrilhas: a dos pervertidos e a dos macumbeiros em ação no terreno.  

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

 GUERRA DE SUCESSÃO NO PRS?

Está previsto para Setembro próximo o Vº Congresso do PRS e sabe-se já que será pautado pela guerra de sucessão entre os potenciais candidato à sucessão do actual líder.

Alberto Nambeia é, reconhecidamente, em termos acadêmicos e intelectuais, o elo mais fraco nesta corrida.

Durante todos estes anos, a sua direção tem-se adoptado a técnica de intimidação, e de uso até da força física, por parte de uma certa ala da juventude (JRS) contra seus governantes.

E neste preciso momento está a jogar toda sua cartada para se manter no tráfico de influência, que tem sido a sua característica excepcional. Tem vindo a utilizar meios, inclusivamente, macabros e de eliminação física de seus adversários, através de macumba.

 O actual líder do PRS não tem, sequer, um projecto galvanizador para o PRS. Ele é da continuidade e de afundamento e destruição do Partido. O seu único objectivo consiste em manter o seu harém, através de influência nefasta e sub-reptícia exercida sobre um grupo de limpa-botas do Partido.

Atenção: esta é uma denúcia de um dos concorrentes à liderança do PRS. Por isso não se pode relaxar. Estamos vigilantes, e conhecemos os nomes dos mafiosos indicados para fazer o serviço sujo contra seus adversários. Se for necessário publicaremos, a qualquer momento, a lista do grupo criminoso.