domingo, 21 de maio de 2023

 VÍCIOS DO MÉTODO D'HONDT   

Como bem sabem o nosso sistema eleitoral calcula seus mandatos baseando-se na contagem pelo método da média mais alta D'Hondt.

Este método consiste numa fórmula matemática, ou algoritmo, destinada a calcular a distribuição dos mandatos pelas listas concorrentes, em que cada mandato é sucessivamente alocado à lista cujo número total de votos dividido pelos números inteiros sucessivos, começando na unidade (isto é no número 1) seja maior. O processo de divisão prossegue até se esgotarem todos os mandatos e todas as possibilidades de aparecerem quocientes iguais aos quais ainda caiba um mandato. Em caso de igualdade em qualquer quociente, o mandato é atribuído à lista menos votada. 

Assim sendo, alguns partidos em desespero, com vista a angariar deputados (ou mandatos) que se encontram dispersos, procederam - aproveitando a boa-fé dos agentes na altura do recenseamento eleitoral - o envio dos seus adeptos às localidades em causa, a fim de permitir a concentração de votantes para vencer mandatos, conforme é definida pelo método de D'Hondt.  

Será que a CNE tem conhecimento dessas manobras? 

quinta-feira, 18 de maio de 2023

 CAMPANHA ELEITORAL DE CAJU?

A frustração é grande. Há partidos políticos sem argumentos eleitorais que se socorrem em intrujice como arma para caçar voto.

Quem não sabe o que se passa no mercado internacional em consequência da guerra da Ucrania? 

Há muito tempo assistimos a subida dos preços no nosso mercado e todos sabemos e dizíamos que era por causa da guerra na Ucrania. 

Mas, por quê que, de repente, o comercio da castanha de caju, passou a ser o único produto cujo preço já não é influenciável pela conjuntura internacional/Ucrania, mas sim pelo partido que tem o caju como sua bandeira? 

Afinal, houve um cartel de mafiosos formado, essencialmente, por guineenses que vinha fazendo campanha para inviabilizar o comércio da castanha, alegando que a sua comercialização neste momento eleitoral, beneficiaria o partido que tem o caju na sua bandeira (como símbolo) Portanto, segundo esse cartel de empresários oportunistas da nossa praça, seria melhor esperar pelo fim da campanha eleitoral, ou seja, só a partir do dia 5 de Junho.

 A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS

terça-feira, 16 de maio de 2023

 

AS FARPAS DO MINISTRO ANALFABRUTO

BOTCHE CANDE EM GABU

 

Sobre o comércio da castanha de caju

 

Diz o atual Ministro de Agricultura, Botche: “foi o partido que tem o caju na sua bandeira quem estragou o comércio da castanha de caju na Guiné-Bissau”;

 Como se alguma vez estivesse fora da governação do país, disse: “as autoridades nacionais têm estado a proibir a venda da castanha em outros mercados mais favoráveis aos produtores (Senegal?).

 Botche sabe que nunca mais será Ministro do Comércio, mas prometeu repor no mercado o preço anterior da castanha de caju (100 francos cfa X 1kg?)”;


terça-feira, 9 de maio de 2023

 DIA 13 DE MAIO: INÍCIO OFICIAL DA CAMPANHA ELEITORAL 2023

 APELO AO VOTO

CAROS CONCIDADÃOS, ELEITORES E SEGUIDORES DESTE BLOGUE. JÁ SABEMOS QUE AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS NÃO RESOLVEM NADA NO NOSSO PAÍS. NUNCA NOS SALVARAM DAS TURBULÊNCIAS POLÍTICAS, MAS O VOTO É A EXPRESSÃO DE DIREITO DA CIDADANIA. POR ISSO, A PARTICIPAÇÃO DE CADA UM DE NÓS É FUNDAMENTAL.

POR OUTRO LADO, SABEMOS QUE O VOTO É SECRETO, MAS HOJE VOU-VOS REVELAR O MEU SENTIDO DE VOTO: PARA COMEÇAR, SOU DO PAIGC DE CABRAL, PARTIDO LIBERTADOR. NÃO ME CONFUNDO E MUITO MENOS ME MISTURO COM O PAIGC DE BISSAU, OU “KUMUS”, QUE TEM LUTADO, HÁ 50 ANOS (DESDE 1975), CONTRA O PAIGC DE CABRAL.

DERROTAR, NAS URNAS, O PAIGC DE BISSAU (OU KUMUS).