domingo, 21 de maio de 2023

 VÍCIOS DO MÉTODO D'HONDT   

Como bem sabem o nosso sistema eleitoral calcula seus mandatos baseando-se na contagem pelo método da média mais alta D'Hondt.

Este método consiste numa fórmula matemática, ou algoritmo, destinada a calcular a distribuição dos mandatos pelas listas concorrentes, em que cada mandato é sucessivamente alocado à lista cujo número total de votos dividido pelos números inteiros sucessivos, começando na unidade (isto é no número 1) seja maior. O processo de divisão prossegue até se esgotarem todos os mandatos e todas as possibilidades de aparecerem quocientes iguais aos quais ainda caiba um mandato. Em caso de igualdade em qualquer quociente, o mandato é atribuído à lista menos votada. 

Assim sendo, alguns partidos em desespero, com vista a angariar deputados (ou mandatos) que se encontram dispersos, procederam - aproveitando a boa-fé dos agentes na altura do recenseamento eleitoral - o envio dos seus adeptos às localidades em causa, a fim de permitir a concentração de votantes para vencer mandatos, conforme é definida pelo método de D'Hondt.  

Será que a CNE tem conhecimento dessas manobras?