terça-feira, 21 de junho de 2022

 

“COLEGA” É UM NOVO CONCEITO DE ESTADO?

O significado da palavra "colega" define pessoa que pertence a mesma colectividade, categoria, função ou profissão. Penso, portanto, que todos os cidadãos conhecem quem são os seus colegas. E mais, todos os políticos sabem distinguir pessoas e instituições, sejam públicas ou não.

Será que o povo não é quem mais ordena, melhor dizendo, o povo e o Estado já não pertencem a mesma colectividade? 

A meu ver, o problema está na interpretação da noção de Estado. Alguns confundem "disciplina militar" com regras administrativas. Para outros, o Estado nunca poderá confundir-se ou se emanar do povo, mas sim de uma classe social.

Na Guiné-Bissau, parece que há dois pesos e duas medidas na interpretação da noção de “colega”: 

O Madem não é colega, mas o PTG e outros partidos políticos já podem ser colega de alguns representantes das instituições públicas. Se a aproximação do Madem a uma figura pública é interpretada como promiscuidade política do tipo "partido-Estado", as relações de afinidades políticas, bem conhecidas, entre certas figuras públicas e o PTG não são promíscuas  e nem permitem que este novo partido se atreva a ditar as regras de jogo a quem quer que esteja na berlinda.

Dizia Amílcar Cabral "Nem tudo que brilha é ouro: dirigentes políticos - mesmos os mais célebres - podem ser alienados culturais."