quarta-feira, 1 de junho de 2022

GOVERNO DE INICIATIVA PRESIDENCIAL

O vazio político criado com a dissolução da Assembleia Nacional Popular (ANP), sem Governo, desde 16 de Maio último, deu, de facto, azos para especulações e ilusões.

A expectativa é grande, mas as especulações e ilusões também. 

Muito embora tenhamos a consciência de que a formação deste Governo dependerá única e exclusivamente de Sua Excelência Senhor Presidente da República, isso não impede que se começa a avançar com cenários que procuram, sem escrúpulos, determinar a formação do novo Governo.

A prudência é fundamental nos momentos que restam para a leitura ou divulgação do novo Decreto Presidencial. Porque existem departamentos estatais extremamente sensíveis, cujos projectos podem afundar liminarmente se forem mudados os seus titulares. 

Não poderemos indicar as áreas em causa, sob pena de sermos acusados também de manipuladores, mas, nomear por capricho político poderá provocar anarquia administrativa em vez de dinamizar os sectores em causa. 

As áreas são eminentemente sociais e vai ser fundamental contar com informação dos conselheiros, penso. Na minha humilde opinião, não se deve suplantar projectos sociais com governos ou governantes focalizados em eleições. 

É preciso chamar atenção do facto de há departamentos de Estado mais abastadas do que outras e há as instituições estatais que nem conseguem executar a sua dotação orçamental, por capricho do Ministério das Finanças. 


A EQUIPA QUE GANHA NÃO SE MEXE!