segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

ATIVAÇÃO RÁPIDA DA FORÇA… 

A presidência da CEDEAO, através da Ministra dos Negócios Estrangeiro, Suzi Carla Barbosa (visão.sapo.pt), lançou hoje apelo aos chefes de estados membros da CEDEAO para a ativação rápida de força de restauração de ordem constitucional que também combaterá o terrorismo.

O nosso perfil não coaduna com golpistas nem com terrorismo. Almejamos um Estado de Direito e Democrático, um país com sistema parlamentar em pleno funcionamento das instituições democráticas. Um sistema, portanto, em que não se pode legitimar nenhuma iniciativa nas costas do povo (dos deputados da nação).

Em nome da paz e da tranquilidade das nossas populações não subscrevemos envios grupos armados (colonos) dentro dos nossos territórios. A experiência histórica mostrou-nos que engenharias semelhantes fora do parlamento nunca funcionaram (exemplo do Senegal em 1998 e Angola em 2012).  

Pergunto: toda esta azáfama de envio de forças não será o prenúncio de anarquia militar na Guiné-Bissau? Será que já entrou na moda forças vocacionadas para áreas específicas, a defender território, constituição, terrorismo, ou contra exploradores, corrupção, etc.? 

A urgência na formação de tais forças da CEDEAO não será o apanágio exclusivo da Guiné-Bissau?