quarta-feira, 18 de outubro de 2023

 "𝗘𝘀𝘁𝗮𝗺𝗼𝘀 𝘀𝗮𝘁𝗶𝘀𝗳𝗲𝗶𝘁𝗼 𝗰𝗼𝗺  𝗼 𝗽𝗮𝗴𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗮 𝗱í𝘃𝗶𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝗘𝗹𝗲𝘁𝗿𝗶𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲". 

O representante da Empresa 𝗞𝗔𝗥𝗣𝗢𝗪𝗘𝗥𝗦𝗛𝗜𝗣 na República da Guiné Bissau Prince LAMPTEY, convocou a imprensa para agradecer ao II GOVERNO da X Legislatura liderado pelo Eng. Nuno Gomes NABIAM, no que respeita a liquidação da dívida contraída no âmbito do fornecimento da corrente elétrica à cidade de Bissau, através da central flutuante estacionada ao largo do Cais de Pindjiguiti.

    "Em súmula, a dívida remonta no ano 2019 e cifrava-se em mais de 9 milhões de dólares, pelo que não podia deixar passar despercebido este gesto nobre do atual executivo sem manifestar o meu agradecimento. Tenho muito que agradecer ao Governo e ao Presidente da República pelo esforço financeiro despendido”. Realçou Prince LAMPTEY.

O representante fez lembrar que, várias vezes foi bater à porta dos anteriores ministros das Finanças e da Energia do Governo de Aristides GOMES, tendo mesmo ameaçado com corte da corrente elétrica e retirada da central, outrossim, foi descartado por estes.

“Estou satisfeito porque o Governo, em parceria com o Banco Mundial, conseguiu pagar toda a dívida à empresa 𝗞𝗔𝗥𝗣𝗢𝗪𝗘𝗥𝗦𝗛𝗜𝗣. Enfrentamos algumas contrariedades no passado quando o executivo Aristides GOMES não conseguia resolver a situação. Graças a Deus, agora tudo está ultrapassado devido à determinação dos atuais ministros das Finanças e da Energia". Sublinhou o Sr. LAMPTEY.

No que tange ao abastecimento da luz à cidade de Bissau, o Sr. Prince disse que, se depender apenas da 𝗞𝗔𝗥𝗣𝗢𝗪𝗘𝗥𝗦𝗛𝗜𝗣, a empresa vai continuar a trabalhar sem qualquer interrupção.

Questionado sobre a capacidade da sua empresa em dar resposta a todo o território nacional, LAMPTEY disse que, este navio não consegue responder a essa exigência devido à capacidade dos geradores que incorpora, mas afirmou que a empresa tem vários navios com diferentes capacidades, que podem ultrapassar de "longe" o consumo da energia elétrica da Guiné Bissau.

 “Podemos fazê-lo sem problema, porque temos geradores com capacidade até 400 kW. Aliás, este país não é grande em relação à Africa do Sul onde instalamos um navio de grande porte”. Esclareceu o Representante.

                           𝗔ÇÃ𝗢 𝗦𝗢𝗖𝗜𝗔𝗟.

No que concerne a ação social, a empresa tem desenvolvido várias ações sociais em diferentes domínios, nomeadamente financiamento anual de 12 vagas de 𝗯𝗼𝗹𝘀𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝘁𝘂𝗱𝗼𝘀 na área da eletricidade. 

Em bosquejo, apoio em materiais escolares para as crianças, distribuição de prendas e géneros alimentícios às crianças internadas no hospital central, incluindo desinfetantes para a prevenção do novo coronavírus, tradicional apoio à comunidade muçulmana durante o mês de Ramadão e a construção de furos de água potável em diferentes localidades. Concluiu o Sr. Prince.

By: Ramiro Silva