sexta-feira, 30 de agosto de 2024

 

SIPAIOS ARMADOS

Camaradas e compatriotas,

Atenção meus irmãos!

Acabaram de ser detidos militantes e simpatizantes do Partido da Renovação Social (PRS), por sipaios armados, após a chegada de seu líder no aeroporto Osvaldo Vieira: Marcelo Arafam, Dé em sede do PRS em Kundock e mais outros militantes no recinto do aeroporto.

Foi dado pontapé de saída para anarquia na Guiné!

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

"Viúva do ex-primeiro-ministro Manuel Saturnino da Costa a implorar pela atenção do PR Umaro Cissoco Embaló durante sua visita ao Ministério dos Combatentes da Liberdade da Pátria." 



A QUE PONTO CHEGAMOS!

 

CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO DA CPLP EM 2025

Numa recente entrevista concedida à Agencia de Notícias LUSA, uma pergunta foi feita sobre a capacidade da Guiné-Bissau de receber e presidir a próxima Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

 

Resposta de Ramos Horta:

Deduzo que persistam preocupações, talvez legitimas, quanto a viabilidade politica e financeira da realização de uma Cimeira em Bissau.

Foi a última Cimeira de Chefes de Estado realizada em São Tomé e Principe que decididiu que a Guine-Bissau assumiria a Presidência da CPLP em 2025.

O nosso Governo contribuíu com $750.000 para a realização da Cimeira de São Tomé e Principe.

A Guine-Bissau já foi membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU e recentemente presidiu cabalmente a CEDEAO/ECOWAS, importante organização regional africana.

Timor-Leste presidiu sem dificuldades a CPLP em 2014-2016. Não vejo dificuldades em a Guiné-Bissau assumir a presidência da CPLP.

A situação politica na Guiné-Bissau que inclui um calendário eleitoral muito importante poderia levar a liderança daquele país irmão a repensar a decisão de assumir a presidência da CPLP no ano próximo.

Sem pressões, adiar-se a Presidência da CPLP só deveria ser ponderada pelas autoridades e pelos partidos politicos da Guiné-Bissau. Talvez concluíriam que a prioridade para a Guiné-Bissau seria a normalização política, eleições livres, e recuperação económica. Mas serão eles a pensar e decidir. É um país irmão e temos que apoiar com toda a amizade e solidariedade.

Entretanto, chega hoje em Díli o nosso Amigo Secretário-Geral da ONU António Guterres para uma visita oficial de três dias.

Já está connosco o ex Presidente da Comissão Europeia e ex PM de Portugal José Durão Barroso. Também chegou em Dili o DG da FAO.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

 

A TAPAR O SOL COM A PENEIRA

O Conselheiro político e Porta-voz do Presidente Umaro Cissoco Embaló, Dr. Fernando Delfim da Silva, está a tentar enganar a si próprio, mascarar a realidade, lançando considerandos infundados para responder as declarações proferidas por duas respeitáveis e históricas vozes da CPLP, dos líderes timorenses, Xanana Gusmão e Mário Alcatiri, a propósito da realização da cimeira daquela organização internacional na Guiné-Bissau.

Os dois timorenses posicionaram politicamente e  em liberdade de consciência. Justificaram apenas as suas objecções quanto a realização da Cimeira da CPLP na Guiné-Bissau e nada mais.

Quanto a ausência de gratidão, ou ingerência nos assuntos internos do Estado da Guiné-Bissau, não é um problema que se coloca neste momento, porque Timor Leste, depois de conquistar a sua independência, já patrocinou a realização das eleições na Guiné-Bissau, por mais de duas vezes. 


segunda-feira, 26 de agosto de 2024

 

"ZÉ DI GABÚ"

 

PARA OCULTAR A RESPOSTA SOBRE TRÁFICO DE DROGA QUE CIRCULA HOJE NA GUINÉ-BISSAU - COMO HÁ DIAS MENCIONOU O COMANDANTE TIMORENSE,  MÁRIO ALCATIRI - ZÉ DE GABÚ AFIRMOU QUE O PR UMARO CISSOCO EMBALO ERA NEGOCIANTE E PROPRIETÁRIO  DE OIL-LÍBIA? ENTÃO, ELE QUE ERA MOÇO DE RECADOS DE NINO VIEIRA, SÓ PODE TER-SE TRANSFORMADO EM CIDADÃO DA LÍBIA E NÃO DA GUINÉ-BISSAU! 

TEM QUE SE PÔR FIM AO BRANQUEAMENTO DE CAPITAL  E DE PODERES PARALELOS AO ESTADO NO NOSSO PAÍS!

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU

CAPÍTULO II

DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Artigo 62.º

1.  O Presidente da República é o Chefe do Estado, símbolo da unidade, garante da independência nacional e da Constituição e comandante supremo das Forças Armadas.

 

Pergunto: o actual Chefe do  Estado, ao dividir os partidos políticos em prós e contra o 2.º mandato presidencial, está a comportar-se como símbolo da unidade previsto na Constituição da República?

 

Artigo 65.º

 As funções do Presidente da República são incompatíveis com quaisquer outras de natureza pública ou privada.

 

Pergunto: qual será a proveniência do dinheiro que o Presidente da República emprega para aliciar os políticos e não só?

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

BICEFALIA NOS PARTIDOS POLÍTICOS 

A realidade atual dos partidos políticos é incompreensível sob a perspectiva da democracia na Guiné-Bissau. Contudo, este cenário poderá conduzir a um aumento da fiscalização no interior das organizações partidárias. Uma das estratégias de prevenção política seria, portanto, instaurar, também, uma bicefalia na Presidência da República, designando um Presidente que se desloca diariamente de avião (para o estrangeiro) e outro Presidente que permanece em território nacional, visitando seu povo em todas as regiões, setores e secções.

terça-feira, 20 de agosto de 2024

 

CARTA CREDENCIAL DO MADEM-G15 NAS MÃOS DE CISSOCO EMBALÓ

 

Camaradas e compatriotas,

Vocês sabem por que os anarquistas continuam a identificar-se como Madem-G15? Por que não desejam criar um novo partido ou se fundir, por exemplo, no PTG, um dos seus maiores aliados políticos?

A resposta é simples: o PR Cissoco Embaló, como o principal responsável pela divisão interna nesse partido, não está disposto a abrir mão da Carta Credencial que lhe confere prestígio e autoridade para, em nome do partido, buscar apoio financeiro no exterior para seu crescimento.

A Carta Credencial do Madem-G15 tem sido uma das fontes de riqueza do PR, para além, claro, de negócios obscuros. E o papel de Adja Satu Camara é de um pião do PR para forçar as negociações com o Coordenador Nacional do Madem-G15, Braima Camará.



MUITO OBRIGADO, CANCAN!




Sua Excelência

Senhor General Úmaro Sissoco Embaló

Presidente da República

Excelência,

Antes de mais, quero reiterar a minha profunda amizade e estima por si, a qual julgo ter demonstrado ao longo dos anos. Tenho e sempre terei por si uma enorme gratidão e reconhecimento.

Quero que saiba que o meu expresso apoio à Direcção do MADEM-G15 coordenada por Braima Camará é uma decisão baseada na coerência e na defesa da legalidade.

Sempre defendi a necessidade de se promover uma reunião dos órgãos estatutários do MADEM para cara-a-cara os problemas fossem colocados em cima da mesa e permitir assim não só debatê-los, como igualmente, encontrarmos sempre as soluções mais adequadas e consentâneas para salvar um projecto de crucial importância para a Guiné-Bissau.

Este duelo dentro da família MADEM-G15 vai ter custos incalculáveis para os que acreditavam na força e nos objectivos que defende para a sociedade guineense, porque era e é um porto seguro para muitos como eu, que por problemas que viveram no seio do PAIGC, encontraram um espaço onde poderiam a dar a sua modesta contribuição ao serviço do país.

A realização do dito Congresso Extraordinário para além de não ter sido realizado em plena conformidade com os Estatutos, foi uma acção forçada e ditada por interesses alheios ao MADEM-G15, porque se os seus mentores estivessem absolutamente certos de terem ao seu lado uma maioria no seio dos órgãos estatutários nada obstava que as mesmas fossem convocadas, para mais tendo um suporte de uma subscrição com mais dos mil exigidos pelos Estatutos e na sequência delas todas as medidas correctivas poderiam ser tomadas, inclusive, a substituição do actual Coordenador Nacional, que seriam de per di actos legais e normais para a vida de qualquer força política.

Como tive oportunidade de sustentar por algumas ocasiões nas diferentes reuniões em que participei na Presidência da República, sempre defendi e continuo a defender, que os problemas, existindo, quaisquer que sejam os interesses que eles comportam, devem ser discutidos com frontalidade entre os diferentes interesses envolvidos.

A realização deste dito e para mim anti-estatutário Congresso Extraordinário só serviu para servir interesses alheios aos que o MADEM-G15, enquanto força política procura, baseado na sua unidade e na sua coesão. Ele veio dividir a nossa família política, embora respeite as opções que cada um assume e peço desculpas aquém se sentir beliscado com.estas minhas observações, pois a liberdade de pensamento e de acção é um elemento de crucial importância para a democracia.

Excelência, meu Presidente,

Espero que compreenda a minha opção, determinada por força da minha maneira de ser e de estar, sempre pautada no respeito pela legalidade, transparência, disciplina e assente naquilo que entendo por ética e moral.

Outrossim, depois de cinco dezenas de anos de militância activa no PAIGC, foi o meu amigo e camarada Úmaro Sissoco Embaló, quem me chamou um dia, na presença de alguns camaradas e velhos companheiros de luta no seio do Partido Libertador, para me convidar, face aos problemas que enfrentava no seio desta grande e respeitável força política, a juntar-me ao MADEM-G15 onde se encontravam alguns dos meus verdadeiros amigos e parceiros políticos de longa data.

Perante esta chamada e pelas afinidades políticas e não só uni-me de força e coração ao MADEM-G15 e onde encontrei um espaço político consentâneo com a minha visão política e ideológica com a vantagem de ter como Coordenador Nacional um camarada aquém me une uma grande amizade de anos e com o qual tive a grande honra de ter participado no Congresso de Cacheu fazendo parte da sua equipa e cuja afinidade política se manteve e foi reforçada ao longo de todos estes anos.

Há ainda a recordar, eu devo a minha vida ao Braima Camará, pois foi ele quem salvou ambas as nossas vidas num momento político crítico, dos muitos que infelizmente o nosso país já registou ao longo dos seus 50 anos de independência.

Espero que compreenda as minhas razões e as minhas opções, ditadas pelo meu ardente sonho de ver a família MADEM-G15 unida, coesa e solidária. Talvez um dia, com a ajuda de Deus, isso venha a concretizar-se. Basta colocarmos os superiores interesses do país sobre os nossos interesses pessoais.

Respeitosamente,

António Óscar Barbosa "Cancan"

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

 

CONGRESSO ANARQUISTA

Sempre ouvi os mais experientes dizer que "o arroz se coze dentro da panela” ou que "o futebol não se joga fora das quatro linhas". Qual poderá ser o significado dos limites: “Panela” e “Quatro linhas”? Na política ou nos partidos políticos, são os “Estatutos” que balizam os comportamentos dos militantes.

Este general de gabinete que se diz,  também, jurista, sempre foi anarquista e golpista



quinta-feira, 15 de agosto de 2024

 

UFÉ VIEIRA,

FILHO DE NEPOTISMO

Ufé Vieira, não passa de mais um filho do nepotismo e corrupção do actual regime instalado na Guiné-Bissau. Como chegou aquele posto? É filho de Biombo e basta! Ufé Vieira não tem perfil de funcionário público e administrativo, mas sim de um companheiro canino do actual Ministro das Finanças. 


UFÉ VIEIRA
Boca de aluguel

 

 

JACKSON, O BURLISTA 

Este era o nome pelo qual era conhecido durante a sua adolescência, no bairro de Cupelum de Cima. Como é possível que hoje esteja em evidência e a enganar todos à sua volta?

 Os partidos políticos são quem realmente tempera o sistema democrático de um país, mas como pode um Presidente da República que se define como “mafioso de todos os mafiosos” ter uma influência invisível nas disputas internas dos partidos?

Um grupo golpista, composto por dirigentes marginais do Madem-G15 e liderado por um advogado desonesto e avarento, também promovido a general, marcou para sábado, dia 17, um congresso com o objetivo de fomentar a anarquia partidária nesse movimento e facilitar a criação de uma república das bananas na Guiné de Cabral.

 “Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.” 

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

 

PARA OS DA BERLINDA


"Espelho meu quem é mais bela do que eu"? 

Que se façam ouvir os narcisistas, que estão presentes em toda parte da política e se autodenominam os criadores e proprietários de tudo. Até compram simpatia pelo dinheiro.  Eles estão emocionalmente marcados pela tentativa de assassinato ocorrida em 1º de fevereiro de 2023. O funcionamento de suas emoções os impede de agir de forma adequada. A partir dessa data, para eles, tudo começa a ser percebido como algo pernicioso. Já não confiam na população que os elegeu, o que os leva a evitar visitar as comunidades rurais e até seus próprios representantes. E quando os fazem é para dividir a população em prós e contra. Formaram milícias para sua proteção; até quando isso será necessário? Já fazem tempos que deixaram de ser os representantes de todos os guineenses, sem se darem conta da realidade à sua volta.

Existe um ditado muito antigo que diz: “Quem não confia não é digno de confiança”!

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

 

MEMÓRIAS DA GUINÉ PROFUNDA

 

Tivemos a ocasião de assistir e ver homens gabando-se de “Super-Homem” neste país. Homens que diziam ter corpo fechado e imortais. Grandes estrategas militares que dirigiram o país entre 1980 e 1998, cerca de 18 anos, acabando por se vergar, da pior maneira possível, diante do seu martirizado povo. Já vimos de tudo, meu pombo-correio. Mensageiro de coisas visíveis e invisíveis. Continua comprando simpatia com dinheiro sujo. 

Não comparem a nossa Guiné com o Congo, Senegal ou Mali. Quando os nossos valorosos combatentes lutavam pela liberdade, eles cantavam… 

É preciso conhecer a Guiné profunda para mandar nela!