sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

 PRISÃO DE GUANTÁNAMO À VISTA

 


Ele não tem medo de nós, o povo, de forma alguma! Acredita que está-nos amedrontando com recrutamentos de uma série de jovens, sem emprego e sem escolaridade mínima obrigatória, integrados em milícias fictícias enviadas para Cumeré.

Sua intenção é desorientar-nos, trazendo à tona a controvérsia sobre o término do seu mandato como presidente, numa discussão teórica que serve apenas como uma manobra dilatória (na findji dudu pa ka rema), com o intuito de postergar o fim de seu período no cargo. Todo esse plano tem um único propósito: evitar o risco de perder a imunidade, o que poderia levá-lo diretamente para a prisão americana em Guantánamo.

Durante seus cinco anos de mandato como Presidente da República, serviu-se daquela prestigiada função para realizar atividades ilícitas e criminosas, transportando drogas para diversas partes do mundo, totalizando um recorde de 83 voos em aviões que, segundo ele, eram emprestados por amigos. 

Ora ku bu odja kon riba di montanha... 

Na gasali tchon

Na kebra ramu

Na fertcha pedra

Kon, ke na bim lanta i bai...


quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

 

ADVOGADO DO DIABO

Em conformidade com a opinião de Beatriz Furtado, a propósito de análise sobre a actual crise política, o artigo 3.º da Lei 10/2013, de 25 de Setembro, diz que as eleições presidenciais devem ocorrer entre 23 de outubro e 25 de novembro do ano correspondente ao término do mandato presidencial. Porém, imaginem meus compatriotas, o atual Ministro dos Negócios Estrageiros, Carlos Pinto Pereira, tentando driblar a opinião pública nacional e internacional, teve a petulância de afirmar, no programa “Tem a Palavra”, que o mandato de Umaro Sissico Embaló, termina a 4 de Setembro de 2025, porque mesmo que não tivéssemos em conta a decisão do STJ, a Lei diz que “as eleições se realizam em outubro ou novembro do mesmo ano”.  

Pergunto: Senhor Dr. Carlos Pinto Pereira, em qual depósito de lixo colocou a frase: “…do ano correspondente ao término do mandato presidencial”? 

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

 EXCELÊNCIA, 

SENHOR PRIMEIRO-MINISTRO 

ENGENHEIRO RUI DE BARROS



Atenção a todos, sabemos quem é o Senhor Engenheiro Rui de Barros, o atual Primeiro-ministro. É importante, também, esclarecer que ele não nos solicitou para fazer estas declarações e que não temos nenhum vínculo familiar com ele. Nem nos pagou dinheiro para dizer estas palavras. Apenas reconhecemos nele um homem de bem, humano, competente, leal, diligente, humilde, de temperamento calmo e pacífico, que preza por ideias modernas e democráticas, longe da obsessão pelo poder.

Contudo, ao longo de seu mandato como Primeiro-ministro, ele tem-se sentido silenciado e desconsiderado pela arrogância e ambição excessiva do Presidente da República, cujo mandato está se aproximando do fim.

Por isso, Excelência, Senhor Primeiro-ministro, por meio desta mensagem, pedimos encarecidamente que considere a possibilidade de, prontamente, colocar seu cargo à disposição do Presidente da República que - para além de tentar retardar o fim de seu mandato - tem estado a problematizá-lo, antes, portanto, que ele o exonere, ou tente submetê-lo à humilhação. 


terça-feira, 28 de janeiro de 2025

 

O INTRIGUISTA-MOR 


O ministro do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé, revelou esta segunda-feira, 26 de janeiro de 2025, que o líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, ter-lhe-ia pedido para matar José Mário Vaz, ex-presidente da República.

“Se te perguntarem, diga que eu, Botche Candé, disse-te que Domingos Simões Pereira pediu-me para matar JOMAV, José Mário Vaz”, afirmou Botche com todos os dentes e língua que tem dentro da sua boca.

Agora, pergunto: se, ele próprio, Botche não fosse um traiçoeiro e intriguista, por que nunca revelou esse “segredo” ao próprio visado e ao Ministério Público?

Atenção: o tempo de mandato do Presidente da República começa a contar a partir de posse, e nunca de um outro diferendo ou contencioso judicial. Outra coisa: "Posse", há só uma e nunca duas ou três... 

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

 

DOIS PESOS DUAS MEDIDAS?

Vinte (20) anos se passaram e a história parece repetir-se, por razões diversas.

O ex-Presidente da República, Dr. Kumba Yala, assumiu o poder na Guiné-Bissau no ano 2000, após a queda de Nino Vieira, que foi deposto em decorrência de um conflito militar liderado por Ansumane Mané. Ele permaneceu no cargo até 2003, momento em que foi afastado por um golpe militar, chefiado por Veríssimo Correia Seabra, então Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.

A principal razão para a destituição do ex-Presidente Yala terá sido a falta de transparência democrática, manifestada pela dissolução do parlamento sem a convocação de novas eleições legislativas.

PUBIS KA BURRO!

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

 

CONFISSÃO DE UM CRIME GOLPISTA 

O prazo do mandato do actual Presidente da República termina, impreterivelmente, no dia em que havia forjado a tomada de posse como PR, em 27 fevereiro. Este ano, no dia 27 de fevereiro de 2025, completa os cinco anos de mandato, conforme estipulado no artigo 66º da Constituição.

Mas, o que o Presidente Sissoco vem alegando, agora, é de que o período entre 27 de fevereiro e 4 de Setembro de 2020, data em que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) o reconheceu como Presidente eleito, ele atuou como um impostor, fora-da-Lei e transgressor.  

“Ko-ko-ri-ko,

Assim ka ta dá…

Na Guiné-Bissau…”

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025


CAMPEÃO DA CORRUPÇÃO… 

Os contornos do caso Novo Banco, prometem fazer correr muita tinta! Se durante os primeiros depoimentos, o ex-administrador Carlos Brandão, tentou encobrir o ministro das Finanças guineense, Ilídio Vieira Té, dando a entender que as transações foram realizadas, com maior incidência nas atividades financeiras do pseudo-empresário do regime, Adulai Dafé (vulgo Cabral). 

a mulher do ex-homem forte do Banco, não poupou o ministro, e em várias passagens do depoimento, cita peremptoriamente que, o dinheiro era transportado pelo ministro Ilídio Vieira Té, tento em conta os privilégios e imunidades com que gozava na entrada no aeroporto de Lisboa!!! 

As “reuniões secretas” eram habitualmente feitas entre os três (tridilha de trafulhas)!!! Ou seja, o ex-administrador Carlos Brandão, o futuro, ex-ministro das Finanças Ilídio Vieira Té e o pseudo-empresário Adulai Dafé (burlão e vulgo Cabral)!!! 

No inquérito, a cargo do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e da PGR, ficaram claramente registradas “operações financeiras suspeitas”, sendo os três (3 n’kurbados) elementos suspeitos dos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento (lavagem de dinheiro) de capitais e falsificação de documentos. 

Definitivamente, vivemos, os últimos episódios do regime absoluto!!! Umaronismo está em queda livre! Se no mês de Setembro do ano findo, a apreensão do avião com 2,6 toneladas de cocaína em Bissau, deu-se o primeiro sinal da derrocada, de um dos dois pilares dos falsos ‘eixos’ que sustentaram o regime do USE, a saber: combate ao narcotráfico e à corrupção. 

Estas notícias graves, do envolvimento em atos de CORRUPÇÃO no Novo Banco do Ilídio Vieira Té, faz cair por terra, o último pilar e, essa propaganda política! Estamos realmente no fim deste regime atroz, violento e antidemocrático que, não me canso de chamar sanguinário! 

Digo mais, seria pura hipocrisia da minha parte, recorrer, ao ‘princípio da presunção de inocência’ sabendo tratar-se do ‘campeão da corrupção’ na Guiné-Bissau e ‘delfim’ da ditadura que se vive no país


Fonte: Amigos da TV, Bianca Cá

  

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

 

“OPERAÇÃO FINANCEIRA SUSPEITA”



Durante a investigação que envolve o ex-Administrador do Novo Banco, acusado de lavagem de dinheiro relacionada à Guiné-Bissau, como é possível rotular um caso tão sério como "palhaçaria"? Embora o nome da Guiné-Bissau esteja envolvido, o processo está sob sigilo judicial. Por acaso, a Justiça portuguesa teria solicitado que Vossa Excelência fosse questionado sobre essa questão?

Essa será a segunda reação absurda que vem fazendo, isoladamente, sem ponderação. A primeira foi a resposta desrespeitosa que mandou para os líderes timorenses, em junho do ano passado.

Como pretende combater a corrupção sendo que está envolvido nela até o pescoço?

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

 

SINAIS DUVIDOSOS DA POLÍTICA

Recentemente, observei que vários líderes proeminentes dos partidos políticos e de outras áreas estão demonstrando preocupação com a presença de pessoas mais velhas na política. Vejo essa situação como uma forma de cegueira política, já que o que realmente nos preocupa e é inaceitável na atualidade é ter à frente da administração pública um analfabeto, como é o caso evidente do Ministro de Estado da Ordem Pública, Aladje Botche Candé.

Pergunto: que conselhos podemos dar aos nossos filhos?

 



DOUBTFUL SIGNS FROM POLITICS

I have recently noticed that several prominent leaders of political parties and other areas are expressing concern about the presence of older people in politics. I see this situation as a form of political blindness, since what really concerns us and is unacceptable today is having an illiterate person at the head of public administration, as is the obvious case of the Minister of State for Public Order, Aladje Botche Candé.

I ask: what advice can we give our children?