segunda-feira, 20 de abril de 2020


“N'OBI NOTICIA KU BIN DI TERRA…”



Acabei de ler pelo facebook a notícia que dá conta que o Eng.º Cipriano Cassamá, esquizofrénico e filho da PIDE/DGS - que já não se pode considerar Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) por ter autoproclamado Presidente Interino - terá proferido - em plena época de pandemia e de estado de emergência - um discurso pedindo desculpas ao povo pelas recorrentes instabilidades políticas no nosso país. Safrai!

Não posso acreditar nessa pouca vergonha. Se isso na verdade aconteceu, então permitam-me responder, em primeiro lugar, o seguinte: só quem não quer entender é que não conclui que o tal discurso, do Eng.º Cassamá, para além de ser uma afronta às autoridades, é um falso remorso, um crime de traição à pátria e à democracia, por ter associado a uma súcia de malfeitores, mandou fechar a ANP durante três anos; e por último, ele deveria imediatamente ser detido pela Polícia Judiciária para responder pelos crimes cometidos. 

Jamais poderá, no meu ponto de vista, o Eng.º Cassamá, merecer a misericórdia nem na terra, nem no céu.

O que o Eng.º Cassamá tem consciência neste preciso momento é de que a actual direcção do PAIGC está esfarrapada, com pedaços espalhados pela África e Europa, em que ele se encarregaria de juntá-los. 

Entretanto, fala-se, a boca pequena na capital, da fuga ex-PM, Aristides Gomes, numa piroga, no dia 11 de Abril, e no intervalo entre o primeiro e o segundo estados de emergência, em direcção a Costa do Marfim, para se juntar a Jean-Cloud Kassi Brou, o presumível autor do recente Comunicado da CEDEAO, produzido, ainda que sem assinatura do Presidente da organização sub-regional.