quarta-feira, 1 de abril de 2020


QUARENTENA EM ÁFRICA CONTRA COVID-19


É preciso reflectirmos, muito bem, as medidas de confinamento em África ditadas pelos cientistas da OMS contra COVID-19. Não basta dizer fiquem em casa! “Ficar em casa” na Europa não poderá ser adoptado ipsis verbis  pelos africanos. O modo de vida da população camponesa em África (em geral), faz, em si, uma grande diferença. Não queremos, com isto, apoiar as aglomerações por motivos das celebrações e cerimónias em aldeias de África, mas os trabalhadores agrícolas ou as vendedeiras que lutam dia-a-dia por um dólar para sobreviver, sem frigorífico, água potável, etc. É este dia-a-dia dos camponeses e vendedores que vimos sugerir a reflexão das autoridades africanas tendo em conta a medida mundial de confinamento contra COVI-19. Pois, o mais caricato nisto tudo, tem sido o facto de que nós africanos nunca termos criado “condições” em nossos países para que, de repente, pudéssemos aplicar as tais medidas científicas (de confinamento à maneira europeia) nos nossos territórios.

Na minha opinião, as medidas da OMS sobre o confinamento da população contra o COVID-19 nunca poderão ter o mesmo acolhimento em contextos de extrema pobreza, como em África.

Este pode até não ser o tempo de pensamento sociológico da medida, mas qual poderá ser o impacto de confinamento da maioria da população contra o COVID-19 quando aplicada ipsis verbis? Veremos!