quinta-feira, 22 de junho de 2023

 POVO “CIVILIZADO” DO DSP

Quais são as pessoas, comunidade ou povo a quem o DSP tem destinado ou endereçado os seus discursos ou mensagens? Não acredito que o destinatário das suas mensagens mora na Guiné-Bissau.

Raciocinem comigo: imaginemos um país como nosso, com mais de noventa porcento de analfabetos. Recordemos que a maior parte dos seus adeptos ou seguidores não entendem patavina do que ele fala em português. O país tem como língua nacional, o crioulo que é a língua mais falada nos centros urbanos. No interior, a predominância é das línguas locais ou étnicas. Por que o DSP insiste em comunicar mal na língua oficial portuguesa, e se ele próprio expressa em portunhol e não em português? A resposta direta à esta questão é de que o dito-cujo não passa de uma marionete (fantoche), complexado, agindo a mando do salazarismo. Os seus seguidores consideram-no de “civilizado” ou seja, não indígena ou autóctone. Ele próprio quer parecer com os tugas, mas a natureza não o ajudou muito.

Que esperar do PAI-Terra Ranka?  

Com a vitória eleitoral do PAI-Terra Ranka, qual será a estratégia política do DSP? Tendo concorrido as legislativas como “Cabeça de lista” do PAI-Terra Ranka, o seu foco será prepara-se para as presidenciais, daqui a um ano e meio. Estrategicamente, não irá chefiar o XII.º Governo Constitucional. O PAI-Terra-Ranka poderá governar sozinho, optando-se pela aliança com o PRS, o que significa a continuação de uma obsessão pela política pela intimidação militar, com dois objetivos, caso seja difícil vitória nas urnas: derrubar o atual PR Umaro Cissoco Embaló e libertação dos prisioneiros do caso 1 de Fevereiro.

Estamos de olhos bem abertos!