segunda-feira, 19 de abril de 2021

 “DERROTA  ELEITORAL”: UMA DAS VIAS

POSSÍVEIS EM DEMOCRACIA

O discurso semanal do líder do PAIGC é prova provada de sua incapacidade conviver com opiniões contrárias às dele, dentro e fora do seu partido. Em vez de atender às graves reprimendas tecidas pelo seu antigo porta-voz, António Óscar Barbosa (Kan-kan), contra a sua liderança no PAIGC, resolveu trilhar, como sempre nos habituou, o caminho de calúnia e de intimação. O caso até dava para convocar o Comité Central e, consequentemente, o Congresso.

No discurso do DSP não se vislumbra nenhuma visão estratégica. Ele não é mais que um líder situacionista, apalpando “casos”, como Idrissa Djaló do PUN, que aparece para atiçar fogo, em vez de apagar o incêndio.

O DSP é um líder sectário visto que não aceita diferença de opinião e não admite a “derrota eleitoral”, como uma das vias possíveis em democracia.   A atitude da líder do PAICV, em Cabo Verde, Janira Hopffer Almeida, não deixa de ser um exemplo de democracia ao colocar o seu lugar à disposição face à derrota nas legislativas do dia 18 de Abril. Afirmou a líder dimissionária: "A política não pode ser encarada como profissão nem como carreira. Nos próximos dias apresentarei a minha demissão."