sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

 ONDA DE SOLIDARIEDADE NA GUINÉ-BISSAU



Os guineenses estão de parabéns pela sua veia solidária. Os onze dias - a contar de 1 de Fevereiro até a data presente - têm sido marcados pelo recolhimento e pela emoção. A sociedade guineense, desde o simples cidadão, líderes e representantes das famílias e das comunidades, sociedade civil e partidos políticos, até os embaixadores e personalidades estrangeiras, souberam mobilizar-se e expressar, cada um por seu lado, o sentimento de solidariedade com o Presidente da República e o Executivo.  

A solidariedade é um valor humano universal, que está presente em todas as culturas. Trata-se de uma qualidade que está relacionada à bondade, à empatia e o amor. Ser solidário é se sensibilizar com a dor do outro e estender a mão para ajuda-lo de alguma maneira.

O Papa João Paulo II afirmou que solidariedade não é um sentimento vago de compaixão pelos infortúnios das outras pessoas e sim uma determinação firme perseverante de se comprometer com o bem comum. Nesse sentido, ser solidário vai além de realizar gestos esporádicos de caridade, envolve realmente abraçar as causas e se tornar parte delas.

Neste caso em concreto, haverá pessoa ou organização da sociedade civil ou políticas, no nosso país, que, certamente, poderão não estar envolvidas em abraçar causas humanitárias ou até que se sintam alheias a essas mesmas causas.

Sabemos, pois, que a Organização das Nações Unidas, instituiu na Assembleia Geral de 2005, o Dia Internacional da Solidariedade Humana, que é comemorado em 20 de Dezembro.

Será só nesta data (20 de Dezembro) que o PAIGC se dignará manifestar sua "solidariedade" para com o Presidente da República, o Primeiro-ministro e o Executivo?