terça-feira, 20 de novembro de 2018

GOVERNO GUINEENSE PRORROGA O FIM DO RECENSEAMENTO ELEITORAL ATÉ 05 DE DEZEMBRO

 
Não adianta prorrogar o recenseamento viciado e fraudulento. A única saída é anular esse processo.
O governo guineense decidiu prorrogar o processo do recenseamento eleitoral por mais quinze (15) dias, a contar de hoje, levando-o até 05 de dezembro, a nível do país e na diáspora.

A iniciativa do executivo foi tornada pública na tarde de segunda-feira, 19 de novembro 2018, através de um comunicado do Gabinete do Primeiro-ministro enviado à redação de O Democrata.

O processo do recenseamento deveria terminar amanhã, 20 de novembro, depois da primeira prorrogação de um mês, mas devido a vários constrangimentos, o prazo acaba de ser prorrogado por mais 15 dias para atingir mais potenciais eleitores.


O comunicado informa que até hoje, 19 de novembro, conseguiu-se recensear mais de 70 por cento dos eleitores. No entanto, as autoridades reconheceram no comunicado que existe um número considerável de cidadãos por recensear.

“Assim, aproximando-se o fim do prazo estabelecido para o registo dos eleitores, o governo vem comunicar à população guineense, sobretudo às pessoas com capacidade eleitoral ativa, que o processo será prorrogado por mais 15 dias, a contar da data de 20 de Novembro de 2018”, lê-se no comunicado.

Esta decisão, de acordo com o comunicado, vai ao encontro da preocupação do governo em conferir ao recenseamento um nível de participação mais aceitável visando garantir um processo mais justo e transparente. O executivo aproveitou a ocasião para apelar aos cidadãos eleitores ainda não recenseados a exercerem esse direito cívico por forma a não se auto-excluírem deste processo que considera de muito importante no exercício da cidadania ativa.



Por: Assana Sambú
odemocratagb.com