domingo, 4 de novembro de 2018

EUA: POR QUE OS IMIGRANTES EUROPEUS CONSEGUIRAM ALCANÇAR, DE ALGUMA FORMA, SUCESSO ECONÔMICO E OS NEGROS, NÃO?

O vídeo abaixo, compartilhado do YouTube, é o trecho de uma entrevista de Martin Luther King à NBC News em maio de 1967, 11 meses antes do seu assassinato.

Nela, Luther King discute a nova fase da luta pelos direitos civis e descreve objetivamente os obstáculos históricos que diferenciam os negros de qualquer outro grupo étnico.

MLK obviamente se refere à condição do negro nos Estados Unidos, mas a explicação serve quase que perfeitamente também para o Brasil, onde os cidadãos brancos também ignoram as condições de "recomeço" que a população negra teve no país.



"É um escárnio cruel dizer a um homem sem ferramenta alguma que ele tem que construir tudo por si próprio. E muitos negros, milhões de negros, foram deixados sem ferramentas como resultado de todos esses anos de opressão e como resultado de uma sociedade que deliberadamente fez de sua cor um estigma, algo sem valor e degradante," explica ele, de forma bem singular.


Um dos principais pontos, portanto, além do estigma que se torna a cor da pele, é o fato de os negros terem sido libertados e largados sem nenhuma base econômica, enquanto os camponeses vindos da Europa recebiam terras para cultivar, algo que de certa forma também aconteceu no Brasil.

A entrevista completa, sem tradução, pode ser vista aqui:

https://www.nbcnews.com/video/martin-luther-king-jr-speaks-with-nbc-news-11-months-before-assassination-1202163779741?v=b - Fonte: Compartilhado do Facebook:https://www.facebook.com/incontrito/videos/1942641469143341/ - Imagem: Jean-Baptiste Debret (1768-1848), foi um dos principais pintores das condições dos escravos no Brasil Imperial, condição essa muito parecida com a dos negros norte americanos.