quarta-feira, 18 de setembro de 2019


“UMA NO CRAVO E OUTRA NA FERRADURA”

"Uma no cravo, outra na ferradura" é uma expressão popular da língua portuguesa que normalmente se associa a alguém que faz algo bem e que imediatamente a seguir faz algo errado que parece apagar o bem que foi feito. Mesmo abstraindo-se, politicamente, do facto de que os dois acordos assinados, um de Incidência Parlamentar entre o PAIGC e o APU-PDGB e o de Apoio, declarado ontem, dia 17 de Setembro, no hotel CEIBA, à Candidatura do Eng.º Nuno Gomes Nabiam para as Presidenciais (entre o PRS e o APU-PDGB), não terem aparentemente nada a ver um com o outro, a actual direcção do PAIGC não deixará de torcer o nariz pelo impacto político que a decisão possa causar na governação do país, ainda antes das presidenciais marcadas para 24 de Novembro.

O mais triste, no meu ponto de vista, porque para mim tem que haver ética na política, foi quando o Eng.º Nuno Gomes Nabiam expressou com mágoa (provocada por golpe de traição), dizendo uma frase em crioulo, que traduzirei de seguinte forma: “quando assinei o Acordo de Incidência Parlamentar com o PAIGC, chamaram-me de crioulo, mas quando chegou a hora de me apoiarem para as presidenciais, virei e não encontrei uma viva alma atrás de mim, por isso resolvi voltar para os meus irmãos”.