quarta-feira, 2 de outubro de 2019


INCIDENTE DIPLOMATICO, COM SUZI BARBOSA - COM O TRAFICO DE DROGA E DE PASSAPORTES - DE PORMEIO (AINDA, A PROPOSITO DE): 

De novo, o meu 'post' inicial, foi so, sobre a 'quebra do protocolo'. Mas, ja que o assunto se alargou, entao, vamos a isso. Na minha opiniao, em termos politicos e diplomaticos, a decisao de enviar a Suzi Barbosa, neste momento, foi um tremendo desastre, a varios niveis (interno e externo), que - nem sequer justificou os custos desta deslocacao, completamente desnecessaria. A unica beneficiada, de mais este passeio, a New York, foi a propria Suzi. Nas circumstancias actuais, para evitarmos fazer a figura controversa que acabamos por fazer, a pessoa mais indicada e, com legitimidade, para discurssar nesta septuagesima-quarta sessao da Assembleia Geral das Nacoes Unidas, devia ter sido, o Representante Permanente da Republica da Guine-Bissau, Junto a Organizacao, o Embaixador Fernando Delfim da Silva (foto). Porque? Muitos justicam o facto de, no seu discurso nas Nacoes Unidas, Suzi Barbosa ter enaltecido, a figura do Primeiro Ministro Aristides Gomes, e nao, a do Presidente Jose Mario Vaz, como tendo sido por este ser um Presidente ilegitimo. Tal acto de baixo nivel e de natureza ostenssivamente provocatoria, no maior forum politico-diplomatico do Planeta, constituiu uma demonstracao completamente desnecessaria, de falta de tacto politico. As mesmas pessoas que falam da ilegitimidade de Jose Mario Vaz, como Presidente, pretendem convenientemente que, nao sabem que, tecnicamente, o proprio governo encabecado por Aristides Gomes, que a Suzi Barbosa veio representar, nas Nacoes Unidas, e tambem, em si propio, um governo ilegitimo, ja que, nao conseguiu apresentar e fazer aprovar, nem o seu programa, nem o seu 'OGE' (Orcamento Geral do Estado), dentro do prazo estipulado - uma violacao clara do preceituado, na Constituicao da Republica. 

Quando o nome da Suzi Barbosa foi circulado, como possivel Ministra dos Negocios Estrangeiros, da Cooperacao Internacional e, das Comunidades, avisei que a sua nomeacao para o cargo, era prematura. Agora que se materializou e, apos a sua intervencao na ONU, ficou provado que, foi uma irresponsabilidade. Em materia de conteudo, substancia, qualidade e maturidade politica, comparem honestamente, a intervencao da Suzi Barbosa, com as da jovem activista sueca de 16 anos, Gretta Thornberry (?) e, decidam, entre as duas, onde e que estao os sinais de ingenuidade. Por outro lado, ficou claro que, considerando as circumstancias do momento, com a questao do trafico da droga na agenda, o Presidente nao veio, o Primeiro Ministro tambem nao, este ultimo, sob um clima altamente embaracoso de fortes suspeitas de envolvimento de elementos ligados ao proprio governo, no narco-trafico, como fonte de financiamento ilicito da campanha do seu partido, nas eleicoes legislativas, de Marco ultimo. E neste contexto que, coube a Suzi Barbosa vir a ONU, fazer o papel de cara-de-pau, ja que a comunidade internacional esta absolutamente ciente do que se passa na Guine-Bissau, hoje. E, por falar nisso, o segmento do discurso da Suzi, sobre os esforcos do governo, para combater o trafico de droga, foi uma chacota completa. 

O facto de que a apreenssao dos 1.800 quilogramas de cocaina pura teve lugar, sob vigiliancia da 'DEA' (Drug Enforcement Agency), dos Estados Unidos da America, pode ter dado lugar a aquilo que, em ingles, e chamado de 'Sealed Indictment' ('indiciacao nao declarada publicamente, com possivel mandato de captura pendente), para alguem que, por uma questao de prudencia, decidiu nao chefiar a delegacao para a ONU. Portanto, se eu fosse conselheiro do Primeiro Ministro da Guine-Bissau, ate serem completadas todas as investigacoes em curso e, prestados os devidos esclarecimentos sobre o caso, eu nao o aconselharia a viajar para os Estados Unidos, nos proximos tempos. Isto, sobretudo, apos ter agendado mas, nao ter comparecido, na Assembleia Nacional Popular (ANP), para oferecer explicacoes. A mencao especifica, sobre a historia da criacao das Nacoes Unidas, feita pela Suzi, foi digna apenas, duma composicao escrita por um estudante liceal e, nao pelo Chefe da Diplomacia dum pais. Contrariamente ao que afirmou a Suzi: a ONU nao 'foi criada por causa dos conflitos do seculo vinte'. Para ser preciso, foi criada sim, muito antes da conclusao do seculo vinte, alias, logo ainda, nos finais da primeira metade desse seculo. Por causa do nivel da representacao, apesar da maquina de propaganda encomendada mas, mal-montada, vejam, no calendario das intervencoes, quando e que ela falou e, qual foi a audiencia que teve na sala. 

Por outro lado, porque e que, na Guine-Bissau, cada vez que se aborda questoes como o: cumprimento de leis e regras, do respeito pela competencia, o merito e, a corrupcao publica, parece que metemos o dedo numa colmeia (de abelhas 'kapangas' famintas)? Porque somos um pais de gente corrupta e, a prova esta no estado avancado de degradacao do pais que temos, em todos os aspectos. Ha algo muito especifico que tenho vindo a pedir e, que, ate hoje, ninguem me da. Sendo ela Ministra dos 'NEGOCIOS' Estrangeiros, deem-me exemplos concretos do que a Suzi Barbosa ja chegou a negociar internacionalmente - com successo - que a distinguiram e a qualificaram, para ser nomeada, para servir num tal posto. Qual e a dificuldade? Muito simples. Ela nao tem curriculo, para o posto. Alias, conforme ficou amplamente provado, na minha troca de comentarios, com o Adulai Cande, no meu ultimo 'post', muitos conterraneos nossos, jovens incluidos, andam por aqui a servir de 'caixa de ressonancia', apoiando, sem sequer saberem exactamente, o que estao a apoiar. 

O grande problema de muita gente e que, querem ver abandalhado o processo de nomeacoes para tais posicoes, alias, tal como tem sido o caso, na esperanca de que, eles tambem venham a beneficiar e subir para posicoes, SEM MERITO. Ou seja, a sua preocupacao e objectivos reais, nao sao o povo, ou o Estado e, as suas instituicoes, mas sim, o de quererem continuar a corromper todo o sistema, simples e unicamente, para proveito proprio. Senao, como e que chegamos onde estamos, hoje???

Pelo Embaixador da Guiné-Bissau na ONU, Dr. Fernando Delfim da Silva, via fecebook