quarta-feira, 24 de junho de 2020


Presidente Sissocó anuncia apoio da Turquia para construção de novo aeroporto internacional  

Briefing de Sua. Ex.ª PR da Guiné-Bissau à chegada ao aeroporto Osvaldo Vieira 


Bissau, 24 Jun 20(ANG) - O Chefe de Estado guineense, Úmaro Sissoco Embaló, anunciou que o governo turco comprometeu-se em apoiar o governo da Guiné-Bissau na construção do novo aeroporto internacional, bem como na de um hospital de referência no país.

Embaló fez este anúncio terça-feira “Vamos receber igualmente um grande apoio para os setores da defesa e da segurança. Vou orientar o governo para estabelecer contatos com o governo turco para efeitos de materialização dos referidos  apoios”, disse.

Sissoco Embaló assegurou que o governo turco pretende abrir uma embaixada na Guiné-Bissau, pelo que a Turkia pediu às autoridades guineenses para abrirem também uma embaixada na Turquia.

Relativamente à sua deslocação ao Qatar, informou que aquele país asiático manifestou a vontade de abrir a sua embaixada na Guiné-Bissau.

Acrescentou que o Emir de Qatar, disse estar disponível para apoiar o país a para abrir a sua embaixada em Qatar.
“Vamos nomear brevemente um Embaixador em Angola, porque já temos a representação diplomática deste país em Bissau e nós devemos nomear também um Embaixador naquele país”, assegurou o Chefe de Estado, para de seguida sublinhar que a relação entre a Guiné-Bissau e Angola ultrapassa-lhe a ele e ao Presidente João Lourenço.

Realçou que os dois países que visitou mostraram igualmente a vontade de apoiar o relançamento económico da Guiné-Bissau. 

Em relação ao combate da corrupção que diz ser o seu lema, explicou que haverá apoios importantes para a Polícia Judiciária, acrescentando que, se a Polícia Judiciária estiver  bem capacitada com meios, então a economia do país vai andar no bom caminho.

“A Polícia Judiciária é um elemento de apoio que devemos ter para o desenvolvimento da Guiné-Bissau. O Ministério Público deve ser forte, bem como deve haver justiça para todos. As pessoas não têm a noção que a corrupção é pior que o coronavírus ou a cólera. Por isso, vamos dar todo o tipo de apoio a Polícia Judiciária e ao serviço de informação do Estado”, disse.

“Pedi ao Emir de Qatar que nos apoie em  recursos necessários para equipar a Polícia Judiciária, ou seja, o setor da justiça em geral. Devemos transformar a Guiné-Bissau em Singapura de África”, referiu.

O Presidente da República, explicou aos jornalistas que  no encontro de trabalho mantido com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, abordaram  questões relacionadas a  política internacional, em particular,  o conflito na Líbia.

Lembrou na sua comunicação que antes da sua deslocação à Turquia, reuniu com o Presidente Dinnis Sassou Nguesso, indigitado pela União Africana como mediador da crise líbia.

Na sua visita, o chefe de Estado fez-se acompanhar da ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, do ministro das Finanças, João Aladje Fadia e de  membros do seu Gabinete: Soares Sambú e Califa Soares Cassamá.
Fonte: ANG