terça-feira, 16 de junho de 2020


A LISTA DOS FISCAIS DO CAJU




A pandemia do Covid-19 abalou a economia mundial e os hábitos culturais de todos os povos do mundo. A Guiné-Bissau não foge a regra. O Governo de Nuno Nabiam tem feito todo o esforço para proteger a nossa economia, particularmente, o comércio da campanha da castanha de caju, do impacto nefasto do Covid-19.

Mas, acontece que, em termos de fiscalização da colheita deste ano, o Ministério da Economia parece ignorar a experiência dos governos anteriores em matéria de recrutamento de fiscais. Nem todo o passado é ruim.

Sobre a fiscalização do comércio da castanha de caju, o Ministério do Comércio publicou uma lista de fiscais, tanto ou quanto, confusa. A lista que publicada, hoje, pelo Ministério do Comércio obedeceu todos os critérios, manos o da transparência e da lei. Como pode deixou de fora todos os fiscais com mais de três anos de experiência de trabalho, para satisfazer os caprichos das claques partidárias, parentes e amigos?

Não acredito que o senhor Ministro do Comércio tenha conhecimento do assunto, mas esse comportamento tem nome: administração danosa.

As condutas de promiscuidade política têm que ser combatidas de cara levantada, doa quem doer, visto que não contribuem para o bem estar dos cidadãos e do povo.