sábado, 1 de fevereiro de 2020


VERIFICAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO DOS RESULTADOS ELEITORAIS 

RECORDAR UM TRECHO DA CONVERSA (ÁUDIO) ENTRE A SENHORA ODETE COSTA SEMEDO E MMe BÉHANZIN:

"(...)
Há coisas que eles deviam fazer nas mesas de (votação) antes de encerramento das urnas, ou seja, antes do fim da votação. Pedi aos nossos fiscais para fazerem prints de atas para me enviarem, mas eles me enviaram apenas 17 em princípio, e logo me enviaram umas 50 atas, dizendo que tínhamos que alterar algumas atas que não nos beneficiavam, e deixar intactas apenas aquelas cujo resultados eram favoráveis.


Há coisas que... eu particularmente reconheço que houve falta de atenção por parte das pessoas que tínhamos enviado para as mesas de votação. Estamos tentando ver se podemos fazer correcções, mas mesmo assim será muito difícil, porque falei com o Primeiro-Ministro, e ele me disse que havia falado com uma pessoa sobre isso (para virar o resultado).


Estamos à espera das organizações sub-regionais (CEDEAO E UNIÃO AFRICANA) para que nos coloquem DOMINGOS SIMÕES PEREIRA na presidência, porque ele é uma pessoa preparada com ideias claras no que diz respeito ao desenvolvimento do país.


Por isso estamos procurando alguém que nos possa ajudar nesse sentido ( para virar o resultado). Não sei até que ponto você pode nos ajudar porque BACAI não me disse nada sobre isso. Ele só me tem dito de que você trabalha em organizações internacionais e que poderia nos ajudar neste sentido (de fraude) que estamos percorrendo.


Liguei muitas vezes ao Presidente da CNE porque aqui no nosso país, quem se ocupa do aspecto técnico das eleições é o ministério de administração territorial, mas depois é a CNE quem se ocupa de todo o processo. É diferente em relação aos países vizinhos onde o Ministério do Interior se ocupa do processo, desde a votação até à contagem dos votos.


Falei com o Presidente da CNE mas parece-me que ele tem muito medo, ele já não me atende o telefone tentei ligar-lhe mas não atende as minhas chamadas. Chamei-o pelo whatsaap ele atendeu a chamada, mas sua voz tremia. Não foi capaz de dizer- me sequer se isso poderia ser concretizado ou não, não queria falar comigo do assunto.


O Primeiro-ministro me disse que tinha chegado aqui em Bissau um especialista em informática de CEDEAO e alguém lhe tem dito ao Primeiro-Ministro de que aquele experto já teve acesso aos dados de votação na CNE e está fazendo trabalho já, não sei se é verdade ou não.


Estamos pensando em falar com esse perito também para ajudar-nos nesse sentido e espero que haja uma reacção positiva por sua parte.


A proclamação dos resultados será amanhã, mas nós gostaríamos que fosse depois de amanhã para que possamos reagir, o Primeiro-Ministro me tem dito de que amanhã publicarão os resultados, mas creio que é muito precipitado.


Todos os chefes de estado ligaram para o Primeiro-Ministro, e estão zangados com os resultados eleitorais e todos faziam a mesma pergunta “como é possível que façam isto?” não podem deixar esse miúdo mandar, a nossa resposta para todos foi “a culpa é da CNE” porque nenhum ministério organiza eleições, todos processo passam pela CNE, o governo está bloqueado, não podemos aproximar-nos da CNE não nos deixam.(...)"