terça-feira, 31 de março de 2020


COODENAÇÃO PARA O COVID-19

O POVO APELA À COORDENAÇÃO PLENA E NACIONAL DA AUTORIDADE CONJUNTA (SEGURANÇA E SAÚDE) NO SENTIDO DE DEFINIR, COM CLAREZA, O HORÁRIO DE CIRCULAÇÃO DAS VIATURAS, TENDO EM CONTA A PRODUÇÃO E O ABASTECIMENTO DO COMÉRCIO/MERCADO. PORQUE A QUARENTENA NÃO É SINÓNIMO DE MISÉRIA NEM DA FOME. OS AGENTES DE SAÚDE, SEGURANÇA, COMÉRCIO, BANCOS, ETC., PRECISAM DE CIRCULAR.

À NENHUM AGENTE DEVE SER PERMITIDO TIRAR DIVIDENDOS COM A PANDEMIA


GUINÉ-BISSAU CONTA COM SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL PARA O COMBATE À PANDEMIA DO COVID-19



A Guiné-Bissau regista, até ao momento, oito casos de Covid-19. No dia 26 de março autoridades decretaram o Estado de emergência que confere enquadramento legal às medidas que já haviam sido tomadas antes: suspensão de todas as actividades académicas, religiosas, competições desportivas e todas as actividades que impliquem concentração de pessoas, incluindo funerais, encerramento de fronteiras e restrições ao movimento de pessoas e ao comércio.

O Ministério da Saude já adoptou um Plano de Resposta Nacional, cujo custo ronda os 13 milhoes de dólares americanos e que conta com o apoio da OMS, do sistema da ONU em geral e de outros parceiros internacionais. No dia 27 de marco, depois de uma reunião, o Grupo de parceiros conhecidos como P5 – CEDEAO, CPLP, UA, UE e ONU - decidiu, “por razões de necessidade humanitárias e para combater a propagação do vírus, pedir ao Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas, ao Representante da OMS e ao Representante do Banco Mundial, para serem o ponto focal da comunidade internacional, para interagirem rapidamente com o país e, em particular, com a Comissão Interministerial criada para esse fim, a fim de operacionalizar o plano de ação aprovado, acompanhado de um modelo de financiamento adequado para mobilização recursos entre os diferentes parceiros.”, lê-se no comunicado do P5.

O plano nacional inclui o restauro de um edifício para isolamento de doentes no Hospital Nacional Simao Mendes, já concluído pela divisão de engenharia das Forcas armadas, campanhas de sensibilização, aquisição de equipamentos e medicamentos, entre outros. Entretanto já chegaram à Guiné-Bissau 20 mil kits para testes ao COVID e equipamento protector para médicos e enfermeiros, gracas ao apoio do Programa Alimentar Mundial.


Os primeiros casos de COVID- 19 - uma infeção por um vírus chamado coronavírus, semelhante ao vírus da gripe -  foram registadas na China no mês de novembro de 2019. No dia 11 de marco de 2020 a OMS declarou o COVID como pandemia devido à velocidade de propagação e abrangência geográfica. Os casos do novo coronavírus somam mais de 700 mil em todo o mundo, e o número de mortos já ultrapassou os 30 mil.



A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou esta segunda-feira que a pandemia de Covid-19 é "a maior crise sanitária global do nosso tempo" e apelou a que sejam realizados testes a todos os casos suspeitos.


Tedro Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, apelou em conferência de imprensa em Genebra, no dia 16 de março à solidariedade de todos: "o incrível espírito da solidariedade humana deve-se tornar ainda mais infecioso do que o próprio coronavírus". O diretor-geral da OMS concluiu pedindo para que os países se unam como nunca. O Secretário-geral da ONU, por sua vez, fez um apelo ao cessar fogo em todos os conflitos do mundo para permitir uma resposta mais eficaz à pandemia.
/blog faladepapagaio


quinta-feira, 26 de março de 2020


ARISTIDES GOMES I KON KU NA BIN LANTA I BAI

Como é possível dar constantemente tempo de atenta a um basbaque deste? Então, não foi o cidadão Aristides Gomes quem enviou pedido ao Primeiro-ministro Aristides Gomes solicitando pagamento da divida ao Estado, pedido esse que o Primeiro-ministro, Aristides Gomes despachou favorável para o Ministro das Finanças, Aristides Gomes, que mandou pagar o cidadão Aristides Gomes?

Não tarda nada, o cidadão Aristides Gomes vai dizer que lhe saiu o euro-milhões, em Paris!

É urgente acabar com a fanfarronice do cidadão Aristides Gomes de uma vez por todas, dando boa reprimenda ao senhor Michel Flesch, Embaixador de França, pela ingerência nos assuntos internos da Guiné-Bissau: ou se comporta como embaixador ou é declarado personae non gratae!


MEDIDAS OFICIAIS DE LUTA CONTRA O COVID-19



A protecção é basicamente pessoal/individual. Por isso, fique em casa! Não se deixe capturar por esta vaga e propagação de matança que se alastra pelo mundo inteiro, provocada pela infecção do Covid-19. A Guiné-Bissau precisa de todos os seus filhos.

segunda-feira, 23 de março de 2020


PEDIDO DE UM ANGOLANO A SEU PRESIDENTE, JOÃO LOURENÇO - CONTRA UMARO SISSOCÓ EMBALÓ.

ESCRITOR ANGOLANO MARCELO ARATUM 


Amigo, Malundo Kudiqueba, eu, Escritor Marcelo Aratum, compreendo a sua preocupação sobre a suposta ofensa do nosso Excelentíssimo presidente, General El Mocktar Umaro Sissoco Embaló contra a honra do seu presidente, LOURENÇO. Também, não deve se esquecer de que o nosso presidente da república tem HONRA e que deve ser respeitada.

Só que, há um PORÉM, em sua fala, senhor Malundo: Umaro Embalo não é um presidente AUTOPROCLAMADO e muito menos UM GOLPISTA. Senhor Malundo, o povo soberano guineense, foi às urnas, no dia 29 de dezembro de 2019, e votou massivamente em General El Mocktar Umaro Sissocó Embaló GARANDE.
Infelizmente, o paigc e seu candidato derrotado queriam dar democraticamente GOLPE DE ESTADO, usando certos juízes corruptos para legalizar o desejado - MAS NÃO DEU CERTO.

Umaro não deixou.

MADEM-G15, que é partido dele, não deixou.

Oposição de forma geral não deixou.

O povo guineense não deixou.

LOGO, GOLPE FALHOU, NÃO DEU CERTO.
Na realidade, o paigc pretende adotar o esquema do MPLA, para se eternizar no poder.

Muito embora temos a mesma história correlação à colonização, todavia, social e culturalmente somos diferentes. Isto é, o que ocorre em Angola, com o regime do MPLA, não tem espaço na República da Guiné-Bissau. A razão disso, o país vive de problemas e problemas, provocados pelo partido paigc, o qual o senhor está defendendo neste momento.

Malundo Kudiqueba, o senhor não deve-se orgulhar com o seu presidente e insultar o meu EXCELENTÍSSIMO PRESIDENTE, ao ponto de chamá-lo de autoproclamado e golpista. EU NÃO ADMITO ISSO.

Para concluir, vou fazer um pedido a Umaro Sissoco Embaló, como que você fez ao seu presidente João Lourenço.

SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, POR FAVOR:

"Responda de maneira firme e forte qualquer ataque por parte do presidente angolano. Também peço a todos os guineenses que honram a pátria a endereçar a mesma coisa a Umaro Sissocó. Umaro Embaló Garande, pela dignidade do povo guineense, por favor:
RESPONDA SEM INTIMIDAÇÃO QUALQUER ATAQUE À INTEGRIDADE DA NAÇÃO GUINEENSE. VISTO QUE, NESTE MOMENTO, VOCÊ NÃO É VOCÊ. VOCÊ É UMA INSTITUIÇÃO. VOCÊ É UMA REPRESENTAÇÃO. ENTÃO, NOS REPRESENTE BEM. A FALTA DE RECONHECIMENTO DA SUA VITÓRIA É MAIS QUESTÃO IDEOLÓGICA. SOBRETUDO, AS QUESTÕES TENDENCIOSAS".
ABRAÇOS!!!

Pelo Escritor Marcelo Aratum via facebook

domingo, 22 de março de 2020


AOS EMBAIXADORES HIPÓCRITAS

 ACREDITADOS NA GUINÉ-BISSAU


Aviso desde já que as minhas perguntas não serão sobre a pandemia actual, mas, sim, sobre as hipocrisias diplomáticas no nosso país:

 1 - Onde estavam os senhores embaixadores hipócritas quando o Assessor de Imprensa do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Salimo Vieira, esclareceu na terça-feira, 21 de janeiro de 2020, de que em nenhum momento o Supremo Tribunal de Justiça pediu à Comissão Nacional de Eleições a recontagem dos votos tanto no primeiro Acordão 01/2020 como também no Acórdão N°. 01-A/2020 (Aclaração)?

2 - Realizaram-se por 4 vezes Apuramento Nacional e todos deram vitória ao General Umaro Cissoco Embaló. Uma delegação ministerial da CEDEAO, por exemplo, assistiu/participou num deles. Será que têm coragem de afirmar, senhores embaixadores, que não tomaram nota desse facto? Querem mais apuramentos nacional ou querem que vos faça um desenho do meu dedo do meio?

3 - Onde estavam os senhores quando a União Africana e a CPLP felicitam o povo guineense pela maturidade demonstrada na segunda volta das presidenciais?

4 - Pergunto: onde estavam os senhores embaixadores quando   Rafael Branco e Oldemiro Baloi, Chefes das missões de Observação Eleitoral da União Africana e CPLP falaram em conferência conjunta onde as duas missões de Observação Eleitoral consideram que a eleição foi livre e transparente em respeito aos princípios democráticos?

5 - Quando a CEDEAO declarou que a segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau decorreu num ambiente pacífico, e exortou a conclusão do processo com justiça e transparência, onde os senhores embaixadores estavam?

6 - Será que os senhores não tiveram acesso ao relatório preliminar da Observação Eleitoral da CEDEAO, que foi apresentado pelo Chefe da Missão, Soumeylou Boubéye Maiga, antigo Primeiro-ministro do Mali?

7 - Quando a senhora Silvina Tavares, coordenadora 480 observadores da Célula de Monitorização Eleitoral da Sociedade Civil da Guiné-Bissau, disse à DW África, que os pequenos incidentes registados não poderiam pôr em causa a credibilidade da eleição, onde estavam os senhores embaixadores?

Última pergunta: senhores embaixadores, que glórias coleccionarão com a vossa participação no jogo de esconde-esconde do exonerado Primeiro-ministro Aristides Gomes, retirado, furtivamente, da sua própria casa pelo senhor Embaixador da CEDEAO na Guiné-Bissau, expulso, e entregue ao Embaixador da França na Guiné-Bissau, e como que tudo indica, agora virou parte da panóplia da embaixada do Brasil em Bissau?




sexta-feira, 20 de março de 2020


DIARREIA VERBAL DE CADI SEIDI



Cadi Seidi, a senhora pertencia uma quadrilha de gatunos mascarados de ministros ou será que a senhora vai-me dizer que não tinha consciência da realidade? Olha que o desconhecimento da lei não absolve o infractor.

A senhora Cadi Seidi ousa escrever uma pataratice Carta abeta ao Sr. Umaro Cissoco Embaló? A senhora é pediatra? Está comprovado que a senhora Cadi Seidi não vê um palmo diante do nariz. Porquê que a senhora não dirigiu a patranha da carta ao teu venerado líder derrotado nas urnas por 4 vezes e agora foragido em Portugal? A senhora tem uma mentalidade enfadonha.

A senhora perdeu a oportunidade de ficar calada. Ainda a senhora Cadi Seidi tem o descaramento de escrever à Sua Excelência Senhor Presidente da República, Gen. Umaru Cissoco Embaló, nesse tom perguntando disparates? A senhora quer dar nas vistas? Está a perder o teu tempo.  

A senhora Cadi Seidi era ministra da quadrilha mascarada de ministros, mas nunca lhe ocorreu perguntar ao ex-Primeiro Ministro, Aristides Zambrano Gomes por que deixou fornecer comida para os doentes no hospital Simão Mendes?   Quantos biliões de francos a senhora Cadi Seidi e o bando de mentirosos e larápios desviaram do tesouro público a ponto de as finanças públicas ficassem de rastos?


O ROSTO DA DISSIDÊNCIA DO APU-PDGB

O foragido Marciano Indi


O senhor Marciano Indi, líder da bancada parlamentar de APU-PDGB, numa entrevista ao Público, disse que o actual Governo de Nuno Gomes Nabiam é inconstitucional e que eles estão com o derrubado Governo de Aristides Gomes a 100%.

Ora, quem não conhece o senhor Indi que o compre! Este senhor é um indivíduo que sofre de perturbação psíquica. Trata-se de um desarranjo mental hereditário. Quem não sabe que o seu pai também era uma pessoa petulante, que teve depois uma morte resultante de uma briga com catanas?

O senhor Indi não tem tratamento possível. Ele é um coronavírus em pessoa. E, para além da patologia reconhecida, o senhor Indi e os seus correligionários (tais como o senhor Armando Mango e outros) – gente até com formação em direito - não entendem e nunca poderão entender o significado de golpe de estado ou da noção da  inconstitucionalidade governativa do actual executivo, levando em consideração as circunstâncias da posse do Presidente da República eleito (apurado 4 vezes vencedor das eleições presidenciais) e a consequente nomeação do Governo de Nuno Nabiam.

Esses dissidentes do APU-PDGB estão sim com 100% com foco no dinheiro dos traficantes da droga mascarados de políticos: Domingos Simões Pereira e Aristides Gomes Zambrano. Estes dois embusteiros são, por sua vez, financiados pelo traficante-mor e vizinho de Domingos Simões Pereira em Lisboa/Sacavém, de nome Veríssimo Nancassa (Tchitchi).

quarta-feira, 18 de março de 2020


AVISO IMPORTANTE

O comunicado que se segue visa chamar a atenção ao grupo de criminosos e de meios de comunicação com o público, ligados a Domingos Simões Pereira, que têm vindo a ofender a honra do Presidente da Republica, ultrajando símbolos nacionais e regionais e e pondo-se em ligação com Estados estrangeiros (partidos, associações, pessoas, ou grupos estrangeiros) com intenção de destruir ou subverter pela violência a ordem constitucional:

CÓDIGO PENAL
(ANALOGIA)
Ofensa à honra do Presidente da República
1 - Quem injuriar ou difamar o Presidente da República, ou quem constitucionalmente o substituir é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa.

2 - Se a injúria ou a difamação forem feitas por meio de palavras proferidas publicamente, de publicação de escrito ou de desenho, ou por qualquer meio técnico de comunicação com o público, o agente é punido com pena de prisão de 6 meses a 3 anos ou com pena de multa não inferior a 60 dias.

3 - O procedimento criminal cessa se o Presidente da República expressamente declarar que dele desiste.

Ultraje de símbolos nacionais e regionais
1 - Quem publicamente, por palavras, gestos ou divulgação de escrito, ou por outro meio de comunicação com o público, ultrajar a República, a bandeira ou o hino nacionais, as armas ou emblemas da soberania portuguesa, ou faltar ao respeito que lhes é devido, é punido com pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa até 240 dias.

2 - Se os factos descritos no número anterior forem praticados contra as Regiões Autónomas, as bandeiras ou hinos regionais, ou os emblemas da respectiva autonomia, o agente é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias.
  
Ligações com o estrangeiro
Quem, com intenção de destruir, alterar ou subverter pela violência o Estado de direito constitucionalmente estabelecido, se puser em ligação com governo de Estado estrangeiro, com partido, associação, instituição ou grupo estrangeiro ou com algum dos seus agentes para:
a) Receber instruções, directivas, dinheiro ou valores; ou
b) Colaborar em actividades consistindo:
I) Na recolha, preparação ou divulgação pública de notícias falsas ou grosseiramente deformadas;
II) No aliciamento de agentes ou em facilitar aquelas actividades, fornecendo local para reuniões, subsidiando-as ou fazendo a sua propaganda;
III) Em promessas ou dádivas; ou
IV) Em ameaçar outra pessoa ou utilizar fraude contra ela;
é punido com pena de prisão até 5 anos, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal.

PERTURBADORES DE SERVIÇO:

Sana Canté, Lesmes Monteiro, Spac Men, Gervásio Silva Lopes, Djonis de Pina, Braima Gambiano, Cesário Ferreira Silva, etc.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO: Rádio Capital, Rádio Pindjiguiti, Rádio Bombolom FM, entre outras.

EX-MINISTROS ASILADOS: Aristides Gomes, Domingos Simões Pereira, Geraldo Martins, Armando Mango, Juliano Fernandes, Odete Costa Semedo, Camilo Simões Pereira, Dionísio Simões Pereira, etc.

segunda-feira, 16 de março de 2020


O BANDIDO QUE AMEAÇOU O SENHOR FERNANDO CASIMIRO (DIDINHO) DE MORTE



APÓS O ACTO TERRORISTA DO PAIGC CONTRA A EMBAIXADA DA GUINÉ - BISSAU EM PORTUGAL, SURGEM AMEAÇAS DE TERRORISMO DO PAIGC ALÉM FRONTEIRAS. VITOR FONSECA NHAGA REVELA QUE O PALCO DE TERRORISMO DO PAIGC SERÁ AGORA LISBOA.

Vitor Fonseca Nhaga, coordenador do corpo de segurança de Domingos Simões Pereira ameaça " meter bala no ânus de Fernando Casimiro" . E diz que eles " virão a Lisboa meter bala pela surdina ( nô na djopoti)" . E salienta, "vocês pensam que isto vai acabar assim? Nós vamos limpar-vos a todos na Europa, um a um e se vocês forem à Guiné, havemos de persegui-vos até às vossas sepulturas e se vocês morrerem, nós iremos desenterrar os vossos cadáveres, vamos retira-los das sepulturas, vamos queima-los e disparar sobre os vossos cadáveres. Vamos meter-vos balas no ânus. Vamos estuprar a tua mãe em Lisboa". Palavras de Vitor Abílio Fonseca Nhaga, homem de mão do candidato derrotado, Domingos Simões Pereira, vulgo DSP. Caiu a máscara. Finalmente caiu a pele de cordeiro. O lobo DSP revela o seu verdadeiro carácter medonho e sinistro. Para DSP vale TUDO para sequestrar e inverter os resultados das eleições que ele perdeu porque a maioria dos guineenses nao confia nele. E AGORA O QUE SE VAI SEGUIR ? E A COMUNIDADE INTERNACIONAL NÃO VÊ ESTA POUCA VERGONHA? OU NÃO QUER VER? ATÉ QUANDO? ATÉ QUE DSP MANDE MATAR TODOS OS PATRIOTAS GUINEENSES?
Atenção: nós bem sabemos que a maior parte dos apoiantes de Domingos Simões Pereira vive no mundo do crime. Geralmente são traficantes de droga. Nunca têm compaixão pelo seu semelhante. A constatação é fácil: enquanto nós que ganhamos nas urnas abdicamos de “caça às bruxas”, os derrotados determinados em ameaças de morte. Vamos ver que sobrevive a pandemia do Coronavírus.

sábado, 14 de março de 2020


"É MUITO ESTRANHO QUE O PRESIDENTE DE UM PARTIDO POLÍTICO VENHA QUEIXAR-SE DE FRAUDE ELEITORAL NAS ELEIÇÕES ORGANIZADAS E CONTROLADAS POR GOVERNANTES ELEITOS PELO PARTIDO DO QUAL É PRESIDENTE", DIZ O MÉDICO GUINEENSE RADICADO EM PORTUGAL, ANTÓNIO NATIVIDADE SPENCER





E tudo isso se passou num país que tem sido dominado à ferro e fogo por esse mesmo partido durante perto de 50 anos. 

Num país onde os serviços de inteligência do estado sabem e controlam ao milésimo do segundo tudo o que se passa. Eu que era criança sabia das torturas e dos assassinatos de guineenses mas o presidente Luís Cabral não. Toda a gente sabia dos casos de tortura, assassinatos, tráfico de armas e de drogas mas o Nuno Vieira é o Ansumane Mané não. 

E para agravar tudo isso veja-se o estado miserável em que se encontra o país. O estado da saúde e da educação. O estado degradado de todo o património existente. Sendo a nossa pátria um dos Estados mais pobres do mundo com o povo a viver na mais absoluta das misérias. 

E perante tudo isso o PAIGC e os seus líderes continuam sem saber de nada. E quando muitos acreditaram que com DSP seria tudo diferente, sai-nos outra vez a fava. 

Um indivíduo que não aceita a derrota isso apesar de ter telefonado ao USE para o felicitar pela vitória. Um indivíduo que fala contra os fulas ignorando que o seu estatuto não lhe permite ter esse tipo de discurso de taberna. E faz tudo isso esquecendo-se do lema da sua própria campanha eleitoral de "Tchon ten ku fria pa Terra Ranka...". E tudo isso se passa num cenário em que não faltam filhos da Guiné com potencialidades e capacidades fora do normal. O teu irmão, Zé Rachid, o Titino é tido como um dos melhores engenheiros do mundo, isso dito por alguém isento. O Djoca é considerado um dos melhores professores de medicina dos USA. O Henrique é um dos melhores cirurgiões maxilo facial de Portugal. O José Garcia que foi director de serviço um melhores cirurgiões urologista de Portugal. Alguns dos, muito poucos, exemplos da capacidade dos filhos da Guiné. E de que nos vale tudo isso se, apesar de sermos dos melhores e termos tudo continuamos a ser filhos de um dos países mais pobres do mundo. Os nossos jovens sem poder estudar. O nosso povo morre sem qualquer assistência médica. Tudo isso, dirão alguns, nada ou pouco tem a ver com o PAIGC que tem que continuar à frente do destinos da Guiné porque é o partido libertador. Libertou o solo mas, como diria alguém, escravizou o povo.

Fonte: Blog. Conosaba do Porto


sexta-feira, 13 de março de 2020


O PROCESSO ELEITORAL NÃO ESTÁ AINDA CONCLUÍDO?

O Covid-19 parece continuar a baralhar as mentes neocoloniais europeias. O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell (na foto), declarou, ontem, que “As eleições presidenciais na Guiné-Bissau ocorreram em 24 de Novembro e em 29 de Dezembro de 2019, [mas] o processo ainda não foi concluído e todas as partes devem respeitar o quadro legal e constitucional para resolver a crise pós-eleitoral”.

Espero que o senhor Borrell não esteja neste preciso momento em quarentena por causa do Covid-19, e faça favor de me responder a seguinte pergunta: em que democracia no mundo, o órgão encarregue de gerir o processo eleitoral, no caso a CNE, faz 4 vezes o Apuramento Nacional e o processo continua a ser considerado inconclusivo?  

O senhor Borrell sabe a resposta racional à pergunta, mas a hipocrisia política empurra-o para a estratégia divisionista para melhor reinar. O senhor Borrell ainda teve o descaramento de vir ao terreiro aconselhar “ as partes” a respeitarem o quadro legal e constitucional, estando a organização que o senhor representa e o próprio cientes de que todo mundo assistiu, aplaudiu o civismo da população e reconheceu que as eleições foram livres, justas e transparente, e que o vencedor é o actual Presidente da República, General Umaro Cissoco Embaló?

Toma juízo, senhor Borrell, porque eu é que o aconselha a atiçar os seus cães de caça contra o burlão Domingos Simões Pereira, visto que foi quem intrujou a UE com o ovo no cu da galinha.

quinta-feira, 12 de março de 2020

REPRESENTANTE DA EU, RUA!




Mais uma prova provada das ingerências políticas da EU nos assuntos internos da Guiné-Bissau:



1.   As eleições presidenciais ocorreram na Guiné-Bissau em 24 de novembro e 29 de dezembro de 2019. O processo ainda não foi finalizado e todas as partes devem respeitar o quadro legal e constitucional para resolver a crise pós-eleitoral. As partes devem priorizar o diálogo e abster-se de qualquer ação unilateral que possa exacerbar ainda mais as tensões.


2. A este respeito, é importante que as forças de defesa e segurança da Guiné-Bissau não interfiram no processo e que a Missão da CEDEAO na Guiné-Bissau, ECOMIB, garanta a segurança das instituições e órgãos do Estado.


3. A União Europeia apoia o papel de mediação da CEDEAO e seus esforços para consultar o Supremo Tribunal de Justiça e a Comissão Nacional Eleitoral. Além disso, a UE acolheria vivamente uma missão política de alto nível da CEDEAO em Bissau para ajudar a acelerar os esforços para resolver a crise pós-eleitoral.


Atenção: podemos dizer com toda a propriedade que esta Representante falta a verdade. Onde estava a senhora quando a CNE realizava Apuramentos Nacional? De certeza, se encontrava deitada na cama... A CNE como única entidade responsável pela realização das eleições e publicação dos resultados do escrutínio, fez 4  apuramentos. Será normal em democracia? 

A senhora Representante da UE que esclareça a opinião pública onde quer chegar com as suas declarações. Fala logo sobre acorde de pescas entre a UE e a Guiné-Bissau e ponto final!

“DIZ-ME COM QUEM ANDAS E DIR-TE-EI QUEM ÉS”


A viagem de Domingos Simões Pereira (DSP) a Luanda, em finais do mês de Fevereiro último, na companhia do falso empresário, Veríssimo Nancassa (Tchitchi), é revelador de dois factos políticos a saber: por um lado, renúncia tácita do DSP à liderança do PAIGC e, por outro, volte-face dos traficantes de droga no seio do PAIGC, transformando o seu líder (DSP) em refém ou garantia das suas exigências.


RTP ÁFRICA OU A VERTENTE DESINFORMADORA DE INTERESSES LUSOS OCULTOS NA GUINÉ-BISSAU?


Dr. Jorge herbert
A RTP África, um ramo da RTP financiada pelos contribuintes portugueses e quiçá dos PALOP's através de Acordos de Cooperação, insiste em ser um órgão de desinformação dos seus próprios financiadores!

Em relação à situação política atual na Guiné-Bissau, a direção desse tendencioso canal de desinformação insiste numa postura quase autista, denominando de forma persiste nos seus noticiários de "Autoproclamado Presidente da República", à um Presidente eleito pela maioria do seu povo que acorreu às urnas e tomou posse cumprindo todas formalidades previstas na legislação eleitoral guineense e dentro do prazo legal definido pelo Regimento da ANP...

Essa postura quase autista da linha editorial desse canal televisivo de financiamento público, não fica apenas por essa cacofonia, em que praticamente já é o único canal televisivo luso a persistir nessa retórica, como também não perde tempo em dar eco às comunicações do ex Primeiro-Ministro ou até rotular de golpe de Estado o derrube do governo que era liderado por este!

É caso para perguntar, que interesses faz mover a RTP África contra o atual poder executivo guineense?!

Julgo que chegou a hora do poder executivo guineense dizer basta à essa pouca vergonha persistentemente praticada por esse canal televisivo, financiado com dinheiro público, portanto também regulado pelo Estado!

É meu entender que é chegada a hora da Ministra dos Negócios Estrangeiros da República da Guiné-Bissau chamar o Embaixador de Portugal ao seu gabinete e exigir esclarecimentos sobre o comprometimento do governo português nessa saga desinformadora e caluniadora da RTP Àfrica, já que nada faz para moderar essa constante investida cacofónica contra o poder presidencial e executivo guineense, em que persiste esse canal televisivo público.

A Guiné-Bissau deve fazer-se respeitar no espaço lusófono, começando por calar essa pouca vergonha diária da RTP África.

Por: Jorge Herbert


quarta-feira, 11 de março de 2020

PERIGO DE FUGA?

Camaradas e compatriotas,
Digam-me se não conseguem travar os desacatos ao poder instituído e indícios existentes de evasão de gatunos do governo demitido de Aristides Gomes Zambrano? Senão, digam-me já, que vou lá eu e ponho-os todos, num ápice, em sentido. Brincadeira tem hora!

Atenção: o problema é que temos no nosso seio pessoas muito auto-confiantes, procurando incutir-nos, sistematicamente, uma linguagem politicamente correcta, sobretudo quando se está perante situações sociais catastróficas. Com que objectivo? De nunca atender os anseios do povo mas sim de  tentar cativar alguma simpatia da dita comunidade internacional, o que é não deixa de ser uma postura política muito grave e perigosa. É básico saber que em política, não se deve confundir nunca  ética política com moral religiosa.

terça-feira, 10 de março de 2020


HERANÇA CAÓTICA NAS FINANÇAS PÚBLICAS


Tomem nota do prólogo de uma grande tramoia financeira perpetrada, em cerca de três anos, pelo governo de Aristides Gomes:

O Actual Ministro das Finanças deixou dívida global de 80 biliões XOF. 

Herda hoje dívida global de 140 biliões XOF: 14 biliões dos bancos e 7 biliões de salário em atraso.  



domingo, 8 de março de 2020


RESPOSTA CÁUSTICA À MEDIDA DO FREGUÊS




CEDEAO: OFENSA DIPLOMÁTICA?

Atenção: a Guiné-Bissau não é casa da mãe Joana!

Reparem bem no nome do destinatário da missiva da Missão de Alto Nível de Especialistas da CEDEAO, enviada no dia 4 de Março de 2020. Se dependesse de mim, era muito simples: a dita missão não seria acolhida pelas novas autoridades e fazia-lhes, imediatamente, entender que o meu país não francófono.