REPRESENTANTE DA EU, RUA!
Mais uma prova provada das ingerências políticas da EU nos
assuntos internos da Guiné-Bissau:
1.
As
eleições presidenciais ocorreram na Guiné-Bissau em 24 de novembro e 29 de
dezembro de 2019. O processo ainda não foi finalizado e todas as partes devem
respeitar o quadro legal e constitucional para resolver a crise pós-eleitoral.
As partes devem priorizar o diálogo e abster-se de qualquer ação unilateral que
possa exacerbar ainda mais as tensões.
2. A este respeito, é importante que as forças de defesa e segurança da Guiné-Bissau não interfiram no processo e que a Missão da CEDEAO na Guiné-Bissau, ECOMIB, garanta a segurança das instituições e órgãos do Estado.
3. A União Europeia apoia o papel de mediação da CEDEAO e seus esforços para consultar o Supremo Tribunal de Justiça e a Comissão Nacional Eleitoral. Além disso, a UE acolheria vivamente uma missão política de alto nível da CEDEAO em Bissau para ajudar a acelerar os esforços para resolver a crise pós-eleitoral.
Atenção: podemos dizer com toda a propriedade que esta Representante falta a verdade. Onde estava a senhora quando a CNE realizava Apuramentos Nacional? De certeza, se encontrava deitada na cama... A CNE como única entidade responsável pela realização das eleições e publicação dos resultados do escrutínio, fez 4 apuramentos. Será normal em democracia?
A senhora Representante da UE que esclareça a opinião pública onde quer chegar com as suas declarações. Fala logo sobre acorde de pescas entre a UE e a Guiné-Bissau e ponto final!