O AVIÃO DE SISSOCO EMBALO
Esta notícia sobre aterragem de uma aeronave estranha caiu,
na tarde do dia 7, pelas 13h46, como uma bomba. O avião era proveniente da
Venezuela transportando a bordo cerca de 2.633,1 kg (78 fardos) de cocaína. Trata-se
de um Gilftream, com matrícula XA-SBT.
Nunca foi novidade para nós. Avisamos várias vezes aqui neste nosso blog de que a Guiné-Bissau já não era uma passagem internacional do tráfico da droga como se transformou na rota de passagem e uma das estações de venda e consumo.
Os dirigentes timorenses, na
pessoa de Mário Alcatiri e Xanana Gusmão, inclusive o ex-PM, Nuno Gomes Nabiam,
alertaram aos que, de momento, vão na Berlinda do Estado guineense sobre a mesma preocupação, mas todos
vieram ao terreiro negar a veracidade dos factos, através da comunicação pública e insultuosas do Conselheiro do Presidente, Dr. Fernando Delfim da Silva, cuja tese fora corroborada pelo PR guineense.
Desde o dia 4 de Dezembro de 2023 que a responsabilidade política do Estado ficou centralizada na figura de uma pessoa, Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, General Umaro Cissoco Embalo. Cabe a Ele e só a Ele, então, responder pelo sucedido, sem tentar sacudir a água do capote para o elo mais fraco, que são os seus ministros. Pois, bem sabemos que é, praticamente, o único Presidente da República no mundo, proprietário de jacto privado, que não reside a tempo inteiro, ou seja, por uma semana, sequer, em terra, dialogando com o povo que, alguma vez, o elegeu. O dinheiro que usa à margem do Orçamento Geral do Estado para aliciar seus adversários políticos, que nunca explicou a sua proveniência, etc, etc.
Tem que rolar
cabeças, a começar pela do PR da Guiné-Bissau.