quarta-feira, 8 de janeiro de 2020


A CARTA DE POVO PARA POVO

Prezado amigo,

Normalmente, as actas sínteses é que reproduzem a vontade expressa pelo eleitorado nas urnas. Os delegados ou representantes dos candidatos nas Mesas de Assembleias de voto estão lá para observar e verificar o não andamento do processo. Havendo quaisquer irregularidades ou ilegalidades devem reclamar ou protestar nas Mesas de Assembleias de voto aonde todas as questões devem ser resolvidas. E, quem não se revê na decisão das Mesas deve recorrer da decisão junto às CRE's e depois na CNE que, em última instância profere uma decisão. É esta decisão que pode ser objecto de impugnação perante o Plenário do Supremo Tribunal de Justiça. O que não foi o caso. Tudo o resto é problema da polícia e do Ministério Público que, aliás, teve representantes em todas as Mesas de Assembleias de voto e rubricaram as actas sínteses. O DSP não ganhou eleições na primeira volta, por isso houve uma segunda, que é uma outra eleição e perdeu. A título de exemplo, em 1999, o Malam Bacai Sanhá obteve mais votos do que Kumba Yalá ( com pouco mais de 27%) e este venceu com o apoio de todos os candidatos na segunda volta com 72% . Aonde é que está o problema? E isso foi sempre assim na Guiné-Bissau.

Camaradas e compatriotas,

Chegou a hora de travar este politiqueiro de meia tigela! 
Pergunto: onde andará a CEDEAO com as suas sanções milagrosas contra politicoides que conspiram contra a paz e estabilidade na Guiné-Bissau? 


DSP precisa de ser travado com a sua agenda de destruir a paz social na Guiné-Bissau e da sob-região. Não é possível que este confusionista que não tem feito outra coisa para além de criar problemas para bloquear o curso normal do país, continue à solta. O Governo do partido liderado por DSP, organiza as eleições presidenciais, à sua maneira,  em que o próprio se candidata, e perde-as. Agora quer, de novo, bloquear o país por mais 5 anos? Basta!