segunda-feira, 8 de julho de 2019


12 MILHÕES (USD) “SAMUEL ABRIGADA”?

Calúnias ou não?

Sua Excelência Senhor Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, pede esclarecimento sobre o alegado desaparecimento de 12 milhões de dólares dados por Angola, processo em que chegou a ser detido (2013).

Respondeu, José Mário Vaz, em entrevista à Lusa e à RTP:

 "Estamos no melhor momento para o Ministério Público averiguar essa situação, porque os protagonistas estão todos no país. Estou eu, está a ex-secretária de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, está o ex-secretário de Estado do Tesouro, está o ex-primeiro-ministro e está a filha do ex-primeiro-ministro"

Sublinhou,

"É um ajuste de contas que me deixou profundamente magoado porque não é possível o ministro das Finanças [cargo que ocupava na altura} ter roubado 12 milhões de dólares na presença da secretária de Estado do Orçamento, do ex-secretário de Estado do Tesouro, do primeiro-ministro e da filha do primeiro-ministro que trabalhava no banco onde estavam os 12 milhões e em que o primeiro-ministro era acionista".

Afirmou, José Mário Vaz,

"Se algum dinheiro foi desviado, não foi no meu tempo, como ministro das Finanças",

Disse, ainda,

"Não sei se é permitido vender ilhas. Mas eu pergunto, os 20 milhões de dólares, onde está o dinheiro e queria saber o grupo de interesses a quem vendi as ilhas? A quem vendi e onde estão os 20 milhões de dólares? Estamos na Guiné-Bissau, mas se estivéssemos num outro país, o Ministério Público estaria a ouvir essas pessoas"

 Concluiu:

"Relativamente aos hotéis de luxo que dizem que eu tenho. Não sei qual deles se estão a referir. Faço um apelo ao Ministério Público para esclarecer essa situação, que hotel, que percentagem tenho e é importante que se faça isso para esclarecimento da opinião pública".