quarta-feira, 3 de julho de 2019

Crise politica Guineense, CEDEAO manda calar bloco lusófono

Depois da aprovação ilegal de uma resolução pela Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, que teria destituído o Presidente da Republica democraticamente eleito, atribuindo tacho a um Presidente mal preparado Presidente do parlamento, surgiram varias opiniões de “lobistas” lusófonos.

Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Manuel Augusto, Ministro das Relações Exteriores de Angola, Ramos Horta, antigo Presidente de Timor Leste, tipo reconheceram implicitamente o Cipriano Cassamá, como Presidente da República, uma operação bem montada e que tinha como propósitos arrastar outros países e organizações a reboque, para um reconhecimento internacional, a semelhança da Venezuela.

Na sua cimeira de sábado em Abuja, a Comunidade Económica dos Estados da África de Oeste (CEDEAO), mandou calar os lobistas lusófonos, aprovando uma resolução que reconhece apenas José Mário Vaz, como Presidente da Republica da Guiné-Bissau ate a eleição e a tomada de posse de um novo chefe de estado democraticamente eleito pelos Guineenses.

Com essa decisão, a CEDEAO, organização sub-regional que foi mandatada pelas Nações Unidas para se ocupar da crise Guineense, travou mais uma investida de bloco lusófono que tinha como objetivos legitimar Cipriano Cassamá e, travar a sua eventual candidatura presidencial e lançar o Domingos Simões Pereira para as presidências de novembro.
Olesegum Obassanjo, antigo Presidente da Nigéria, também opinou na mesma altura, sem se aperceber que o objetivo era Domingos Simões Pereira. A investida do General Nigeriano é claramente Paulo Gomes, de quem é Padrinho e Sócio em alguns negócios.

Paulo Gomes, cobiçava apoio do PAIGC nas próximas presidências, alias foi esta a promessa de DSP que agora não tem outra alternativa que não seja ser candidato do seu próprio partido.

O apoio que DSP tem tido sobre tudo de Alpha Konde, chefe de estado da vizinha Republica da Guine Conacri, e mediador indicado pela CEDEAO, tinha como moeda de troca, PAIGC lançar Paulo Gomes como seu candidato Presidencial, razão pela qual já se militou no partido e, houve ate alteração pontual dos Estatutos PAIGC no ultimo congresso, dando poderes ao Presidente do partido para decidir quem será candidato do PAIGC.

Lamentavelmente, Domingos Simões Pereira, deslocou-se a Nova Iorque para iludir mais uma vez os militantes do PAIGC em como teria reuniões nas Nações Unidas sobre a Guiné-Bissau, numa altura em que o próprio Representante interino do Secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, que por sinal é Diretor de Assuntos Políticos para África Ocidental das Nações Unidas esteve presente na cimeira da CEDEAO em Abuja, juntamente com o Representante do Secretário-geral para África Ocidental e Central. Mohamed Ibn Chambas, antigo Presidente da Comissão da CEDEAO.

Talvez a sua presença em Nova Iorque serviu apenas para turismo, sessões de fotografias e ver uma amante??? 
Que agora vive la??? E casado com um dos seus ativistas nas redes sociais???
Amante? Que é irmã da cunhada da esposa dele??? Vive precisamente em Nova Iorque há alguns anos??'  Tudo isto corresponde a verdade??? Sim ou não??? (Quem, Carla???).

Npunta nan són

Fonte: dokainternacional