quarta-feira, 10 de julho de 2019


GOVERNAÇÃO BICÉFALA?

O Primeiro-ministro Aristides Gomes, nomeou o Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira (Decreto N.º 4/2019, de 8 de Julho), para o cargo de Conselheiro Especial do Primeiro-ministro e Coordenador do Gabinete de Apoio às Reformas.

O insólito de tudo isto está no facto de que o actual Conselheiro Especial do Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira, havia jurado de pés juntos ser o candidato do seu partido às próximas eleições presidenciais (de 24 de Novembro), caso não fosse nomeado Primeiro-ministro, por Sua Excelência Senhor Presidente da República da Guiné-Bissau.

Ficamos hoje, então, no dito pelo não dito, porque o actual Conselheiro Especial havia alertado à berlinda sobre a duração do novo Governo “Possível”, visto que já tem a promessa de ser nomeado, em Janeiro de 2020, Primeiro-ministro, caso um dos seus aliados, por exemplo, Eng.º Cipriano Cassamá - com quem tem um pacto firmado desde Cacheu - seja eleito Presidente da República.

Então, o que se pode concluir, neste momento, é de que podemos contar até 2020 com uma Governação bicéfala (ou anárquica)?