quarta-feira, 3 de julho de 2019

Procurador-geral da República entrega pedido de demissão 


Bissau 02 Jul. 19 (ANG) – O Procurador-geral da República (PRG) entregou hoje ao Presidente da República o pedido de demissão do cargo , salientando que a “estabilidade da Guiné-Bissau está acima da sua pessoa”.

 Bacari Biai (na foto) proferiu estas declarações a saída de um encontro com o chefe de Estado e disse que apresentou o seu pedido de demissão “em nome da estabilidade, paz e desenvolvimento da Guiné-Bissau”.


“Eu sou um soldado desta Nação, por isso, a Guiné-Bissau está em primeiro, segundo, terceiro , quarto , e em  quinto lugar . Só depois vem o cidadão Bacari Biai . Por isso o meu interesse nunca estará em  cima da do país”, alegou.

A demissão de Bacari Biai foi determinada pela Cimeira de chefes de Estados e de Governos da CEDEAO realizado na semana passada em Abuja , na Nigéria. (Pergunto: Mas, com que fundamento jurídico-político?)

Questionado se sentiu pressionado pelas resoluções da última Cimeira dos Chefes de Estados da Comunidade Económica dos Estados da África ocidental (CEDEAO), Biai respondeu que não, e considerou  a resolução dessa cimeira de “descabida e sem fundamento”, apesar de a respeitar.

A PGR disse que mesmo nas leis da CEDEAO não há nenhuma disposição que habilite esta organização sub-regional de imiscuir naquilo que são assuntos internos da Guiné-Bissau, salientando que a CEDEAO envergonhou os cidadãos comunitários.

Bacari Biai disse que sai com sentimento de dever cumprido e  que, provavelmente, estará em melhores condições onde fôr, para “combater as teias de corrupção transnacional que está a consumir as estruturas do desenvolvimento da Guiné-Bissau”. ANG/MSC//SG


Nota: Alguns analistas já consideram que a razão desta exigência da mudança para um novo Procurador Geral da República, teria a ver com o facto do actual PGR ter notificado os golpistas parlamentares, na pessoa do Presidente da ANP, Cipriano Cassamá e do líder da bancada do PAIGC, Califa Seidi.

Esta é mais uma medida inconstitucional imposta pela CEDEAO.  A continuar nesta obediência cega, qualquer dia este organismo sub-regional pedirá, por exemplo, a cabeça do CEMGFA da Guiné-Bissau. Mas, vamos acompanhar o papel da famosa Justiça nesta matéria sobre os golpistas parlamentares. Para saber se os infractores serão ilibados, abrindo assim mais um precedente político criminoso para o nosso país.