quinta-feira, 25 de abril de 2019

CEGO PELO ÓDIO 

O procedimento do PAIGC na sessão de ontem (dia 24 de Abril de 2019), para além de vergonhoso, foi um tanto ou quanto suicida, tendo esse partido decidido "rasgar " o Regimento em vigor. Perigo à vista? 

Meus concidadãos, o Regimento da ANP não prevê o Método de Hondt na escolha dos deputados no hemiciclo para a constituição da Mesa da ANP, como alude o PAIGC. É uma mentira artificiosa e inconstitucional. O referido método se aplica apenas nas eleições legislativas. 

Outra nota é que, na sessão anterior do dia 18 e 19 de Abril, no justo momento da constituição da mesa da ANP, houve, na verdade,  concertação entre os três grandes partidos (PAIGC, MADEM-G15 e PRS) para escolha, sobretudo,  de Nuno Nabiam  (líder do 4.º partido mais votado nas legislativas) para o cargo de 1.º vice-presidente da ANP. Como contrapartida, o PAIGC votaria à favor da escolha de Braima Camara pelo MADEM-G15, contudo sendo de direito, para o lugar de 2.º vice-presidente da ANP. Entretanto, quando chegou a vez da escolha de Braima Camará, Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC, deu pirueta contra essa nomeação. Por exemplo, Nuno Nabiam terá confirmado de que recebeu ordens expressas de alguém (sem citar o nome) para votar contra a nomeação de Braima Camará.


Por quê, então, toda esta artimanha?

A visão tribalista, cega e odiosa de Domingos Simões Pereira, pressupõe que Braima Camará sendo escolhido como 2.º vice-presidente da ANP, poderá no futuro atingir ao lugar de Presidente da República interino,  por ser ele (Camará) o único entre os dois (Cipriano Cassamá e Nuno Nabiam)  que não aspira candidatar-se às próximas eleições presidenciais. 

"Mufunessa larga Guiné..."