segunda-feira, 22 de abril de 2019


GOLPE FALHADO CONTRA CIPRIANO CASSAMÁ?


A pergunta que se coloca agora é de saber qual será a próxima cilada do PAIGC?

A abertura da Xª legislatura permitiu ao mundo (a dita comunidade internacional) conhecer o PAIGC prevaricador. Para os observadores atentos e desapaixonados, deu para ver de facto qual das três bancadas parlamentares (PAIGC, MADEM-G15 e PRS) tem vindo a jogar contra a paz e o desenvolvimento na Guiné-Bissau.

Como se sabe, nesta Xª legislatura, a “menina dos olhos” do DSP para o cargo de Presidente da ANP é o deputado Califa Seidi e não o anterior deputado Cipriano Cassamá. Mas, como o DSP não tinha como frontalmente convencer o Cassamá a desistir neste cargo, propôs o seu nome, imaginando que este nunca iria ser aprovado pela oposição, sobretudo pelos votos do MADEM-G15 e do PRS. A estratégia era para negar indirectamente o deputado Cassamá. Pelo menos 5 deputados do PAIGC não votariam no deputado proposto, para de seguida poder-se avançar com o nome do deputado Seidi. 

Mas, a oposição apercebendo-se da emboscada do DSP, votou em massa no deputado Cassamá que passou sem os votos do próprio DSP, da sua esposa, deputada Paula Costa Pereira, do deputado Herder Barros e mais de dois deputados do PAIGC, que no justo momento de votação resolveram ausentar-se do hemiciclo.

Meus irmão e amigos da Guiné-Bissau, a noite do dia 18 para 19 de Abril, foi longa. O flagrante foi quando o PAIGC encabeçado, como sempre, pelo DSP recusou aprovar a  candidatura do MADEM-G15 para o lugar a que tem direito (2.º vice-presidente da ANP), portanto, como forma de vingança pessoal antiga contra os "15 deputados expulsos do PAIGC". Outra leitura não podia ter. O pior aconteceu quando o DSP injuriou o líder do MADEM-G15, deputado Braima Camará. O contra-ataque do deputado Camará ao DSP foi devastador, chamando-o, na cara, de bandido e ladrão. Recordo-vos que foi este casal, apoiado hoje pelo Bispo de Bissau, que roubou o dinheiro da Cáritas e outos mais. Camará chamou o DSP de parasita, porque várias vezes foi hospedado por este em casa em Lisboa. O dito-cujo encolheu-se covardemente na cadeira, sem piar nem miar.

Amanhã, terça-feira, dia 23 de Abril, é o dia D na ANP, para os deputados da nação: ou vai ou racha!

ESPERAR PELO MELHOR E PREPARAR-SE PARA O PIOR