sexta-feira, 9 de agosto de 2019


RESULTADO DAS PRIMÁRIAS DO MADEM G-15: SISSOCO É O VENCEDOR

Úmaro Sissoco Embaló foi o vencedor das eleições primárias do Movimento para a Alternância Democrata – G 15, obtendo 297 votos a favor, 107 votos contra e 27 abstenções no universo de 428 votantes, durante a reunião extraordinária do Conselho Nacional.
O antigo primeiro-ministro e igualmente terceiro vice-coordenador do MADEM, foi o único candidato apresentado pela Comissão Ad’hoc encarregue de organizar o processo das eleições internas e consequentemente a apresentar-se como o candidato do partido às eleições presidenciais agendadas para 24 de novembro. 
De acordo com fonte ligada à  Comissão, de entre os três nomes pré-selecionados, o Umaro Sissoco (militante e dirigente do partido),  o Presidente José Mário Vaz e o Constitucionalista Carlos Vamain, os dois últimos acabaram por ser eliminados devido às suas ausências da sala, ficando  Umaro Sissoco  único candidato apresentado aos membros do Conselho Nacional presentes na sala. 
A fonte informou ainda que o regulamento recomenda que o candidato às primárias esteja presente na sala para a apresentação da sua moção de candidatura aos membros do Conselho Nacional, mas em caso da ausência a eliminação é imediata. 
Os membros do Conselho  Nacional aguardam agora a chegada do Coordenador Nacional,  Braima Camará e do candidato declarado vencedor das primárias, terceiro coordenador do MADEM,  Umaro Sissoco Embaló, para encerrar a reunião bem como para proferir o discurso do candidato do partido às presidenciais de 24 de novembro.
Salienta-se que as primárias do MADEM foram abertas na noite de quinta-feira, 08 de agosto de 2019, reunindo 475 membros do Conselho Nacional e registou-se ausência de 140 pessoas.