sábado, 13 de dezembro de 2025

 

EXCERTO DO DISCURSO DO PRESIDENTE DR. FERNANDO DIAS DA COSTA

“(…) O compromisso e posição firme do Cedeao contra os golpes, tal como a sua posição sobre a tentativa de desestabilizar o Benim, dá esperança aos meus compatriotas e ao povo da sub-região do compromisso da nossa organização sub-regional de ajudar e acompanhar a Guiné-Bissau a sair deste ciclo de instabilidade.

O golpe militar para perturbar o processo eleitoral agrava o clima político e mantém o meu país na incerteza.

A vossa cimeira oferece-nos uma última oportunidade para reconstruir o nosso país, trazendo-o de volta ao caminho em que traçou a sua luta heróica pela libertação nacional que levou à sua independência em 1973.

A restauração do nosso país será feita por líderes escolhidos livremente pelo povo soberano da Guiné-Bissau.

Esperamos que, com a vossa valiosa ajuda, esta Cimeira resulte na publicação dos resultados eleitorais, que permanecem disponíveis apesar dos anúncios em contrário, para que o Presidente que os Bissau-Guineenses eleitos, pelos seus votos aqui em breve três (3) semanas, possa assumir as suas responsabilidades alta

Em cada um de vocês, mantenho a esperança de ser o desencadeador de um renascimento na Guiné-Bissau resgatado por países e povos irmãos.

Juntos vamos orgulhar o continente africano e sair da Guiné-Bissau, terra essa que já sofreu demais com erros político-militares, de uma crise que nem o seu potencial nem a sua história justifica.

Geralmente, apoio os vossos esforços para conter a onda de golpes militares na nossa região e agradeço-vos desde já por estarem ao nosso lado durante estas horas angustiantes.

Todo nosso povo está convencido que a conclusão final e feliz do processo eleitoral até agora impedido pelo golpe militar e as manobras do presidente cessante são o principal precursor.

Cedeao pode trazer de volta luz e esperança ao nosso país. Como ela poderia fazer em outro lugar da nossa região!”

 Por Fernando Dias da Costa

Ator político de Bissau-Guineense, foi candidato às eleições presidenciais de 23 de novembro de 2025.