quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

CHRISTOPHE DABIRÉ NOMEADO PRIMEIRO-MINISTRO DO BURKINA FASO



Ouagadougou - Christophe Dabiré, de 71 anos, foi nomeado primeiro-ministro em substituição Paul Kaba Thiéba, que apresentou a demissão do seu governo na sexta-feira.
O novo chefe do Executivo terá a difícil tarefa de combater a insegurança num país confrontado por ataques jihadistas e violências interétnicas.
Dabiré foi ministro da Saúde de 1992 a 1997 e posteriormente trabalhou como titular da pasta do Ensino Superior e Pesquisa Científica, de 1997 a 2000.
O chefe de Estado de burkinabe disse na rede social Twitter que foi “a ele que depositou a confiança na liderança do governo”.

Eleito deputado de 1997 a 2007, o novo primeiro-ministro foi igualmente comissário (administrador) na União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA), uma organização que o Burkina Faso partilha com sete outros países francófonos da África Ocidental.
Christophe Dabiré, membro do Congresso para a Democracia e Progresso que exerceu funções parlamentares sob a bandeira deste partido de Blaise Compaoré, irá formar o seu governo nos próximos dias.
Devido à insegurança, o governo decretou no mês de Dezembro, o estado de emergência em várias regiões.