quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

EMBAIXADA DA GUINÉ-BISSAU EM CABO VERDE ASSINALA 23 DE JANEIRO COM CONVERSA ABERTA ENTRE GUINEENSES


Embaixada da Guiné-Bissau em Cabo Verde assinala 23 de Janeiro com conversa aberta entre guineenses
A Embaixada da República da Guiné-Bissau em Cabo Verde promove, no âmbito da celebração de " Janeiro mês da reflexão", uma conversa aberta e almoço de confraternização, com pratos típicos da Guiné-Bissau, esta quarta, 23, na sede da Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria (ACOLP- ), na cidade da Praia.

A iniciativa arranca a partir das 13H 30 e visa assinalar a passagem do 23 de Janeiro, que é o dia dedicado aos "Combatentes da Liberdade da Pátria" na Guiné-Bissau.

Conforme recorda a Embaixada, foi nesse dia que as FARP-Forças Armadas Revolucionárias do Povo do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) atacaram a tropa portuguesa em Tite, onde situava um quartel, no sul do país e não muito longe de Bissau em linha reta, mas que por estrada fica muito distante da Capital guineense devido à necessidade de se contornar os rios.

Diante do seu significado histórico, a Embaixada da República da Guiné-Bissau acreditada na cidade da Praia, em colaboração com a Associação dos Combatentes da Liberdade da Pátria de Cabo Verde, pretende assinalar esta efeméride pela primeira vez em Cabo Verde. Tudo com o «objectivo de reestabelecer as ligações e os laços históricos existentes entre os dois países».