domingo, 21 de outubro de 2018

BRASIL: MANIFESTO INTERNACIONAL CONTRA BOLSONARO É DIVULGADO

Angela Davis, Noam Chomsky e Pepe Mujica, junto com outros pensadores, políticos, ativistas e artistas, divulgam manifesto internacional contra Jair Bolsonaro e o fascismo

Leia: Manifesto Internacional contra o Fascismo no Brasil
 


Nós, mulheres e homens de várias partes do mundo comprometidos com a Democracia e os Direitos Humanos, expressamos o mais profundo repúdio ao candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro, que disputa o segundo turno da eleição presidencial no Brasil no próximo 28 de outubro.

As posições que o candidato tem sustentado ao longo de sua vida pública e nesta campanha eleitoral são calcadas em valores xenófobos, racistas, misóginos e homofóbicos.


O candidato de extrema-direita defende abertamente os métodos violentos utilizados pelas ditaduras militares, inclusive torturas e assassinatos.

Tais posições atentam contra uma sociedade livre, tolerante e socialmente justa.

Recenseamento eleitoral: PRS AMEAÇA AVANÇAR COM PROVIDÊNCIA CAUTELAR NO SUPREMO TRIBUNAL

Na nossa opinião o falso recenseamento eleitoral deve ser imediatamente interrompido, sob pena de o país vir a enfrentar uma grave crise pós-eleitoral. O que está a acontecer neste momento é gravíssimo, ou seja, está a ser preparada uma gigantesca fraude eleitoral orquestrada pelo PAIGCWOOD com a conivência dos representantes dos lobbies e mafiosos que apoiam DSP mas disfarçados com camisolas da comunidade internacional no nosso país. O Presidente da República, José Mário Vaz (Zeca Upá Caió) deve assumir desde já  as suas responsabilidades, ou seja, demitir o atual governo na medida em que não consegue organizar eleições transparentes e justas.
O diretor nacional da Campanha e igualmente um dos vice-presidentes do Partido da Renovação Social (PRS), Orlando Mendes Veigas, anunciou na tarde deste sábado, 20 de outubro 2018, que o seu partido vai intentar uma providência cautelar no Supremo Tribunal de Justiça contra aquilo que considera das “irregularidades’’ constatadas no processo de recenseamento eleitoral em curso no país.

Orlando Mendes Veigas falava em conferência de imprensa realizada num dos hotéis de capital Bissau, sobre o processo eleitoral na Guiné-Bissau. Na ocasião, Veigas explicou que o recenseamento em curso para além de ser fraudulento, é também viciado e seletivo aos bastiões do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

“Perante este cenário provocatório e de infantilismo político, o PRS quer assegurar ao Aristides Gomes e ao seu PAIGC completamente dividido e fragilizado de que jamais aceitará ser conduzido para abismo e muito menos para a situação de caos com consequências imprevisíveis no futuro. Embora seja do conhecimento geral que o PAIGC sempre tem conduzido este país para situações difíceis, como guerra civil de 7 de junho de 1998”, lê-se no comunicado apresentado por Fernanda Évora Pan, militante do PRS.

Líder do PAIGC: “QUEM PARTIR A CORDA DO GOVERNO ATUAL, ASSUMIRÁ AS CONSEQUËNCIAS” ??


DSP, és um mentiroso compulsivo, se pensas que vais continuar a manipular as mentes dos guineenses, estás completamente enganado. Toda  a gente sabe que o teu PAIGCWOOD, é um santuário de negociatas, corruptos,  mafiosos, "barrigas di meia", etc, etc. Não se aprende nada de bom na escola do PAIGCWOOD, só coisas ruins, por isso a Guiné-Bissau, está como está. Tenha vergonha na cara e deixe os guineenses em paz.
Vocês bloquearam o país há mais de três anos(fecharam o parlamento, expulsaram injustamente os deputados, assaltaram a sede do governo, criam caos no país com as marchas dos chamados MCCI, interferiram na justiça, denegriam o nome da Guiné-Bissau no exterior como narco-estado, orquestraram e encomendaram sanções contra as figuras da nação  na base de mentiras, lesaram o estado da Guiné-Bissau em milhões de dólares americanos com falso resgate aos bancos, ex-membros do (des)governo de DSP roubaram dinheiro e construíram mansões em Bissau e compraram casas de luxo no estrangeiro, carros para amantes, etc, etc) e não assumiram as consequências, agora pedem os outros para assumirem as consequências se a corda do atual governo partir. A corda do atual governo está podre e vai partir por razões óbvias, ou seja, o governo de Aristides  Gomes, está ao serviço e as ordens do PAIGCWOOD, está a organizar uma fraude eleitoral nunca vista na Guiné-Bissau, mas não vamos permitir que isso aconteça.
O líder do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, advertiu no fim deste tarde, 20 de Outubro 2018, que “quem partir a corda do governo atual, assumirá as suas responsabilidades”. O político falava durante um pequeno comício realizado no bairro militar (rua Gâ-biafata) que integra o círculo eleitoral n° 29.
Simões Pereira fazia assim referência à informação que ele avançou em como “há políticos que pedem o derrube do executivo liderado por Aristides Gomes, com o propósito de tomarem as rédeas da governanção para assaltar as finanças públicas”.
“Pedimos o Presidente José Mário Vaz que evite todo o tipo de brincadeira que sabemos que está acontecer e que deixe o processo do recenseamento se desenrolar normalmente. Porque se formos as eleições caberá ao povo decidir sobre quem vai entregar a governação do país”, exortou.

sábado, 20 de outubro de 2018

PONTE ENTRE SENEGAL E GÂMBIA ABERTA AO TRÁFEGO EM JANEIRO, DIZ PRESIDENTE SENEGALÊS

Ziguinchor, Senegal (PANA) - A ponte em construção sobre o rio Gâmbia será aberta ao tráfego a partir de janeiro próximo, anunciou quinta-feira à noite em Cap Skring, em Casamança (sul) o Presidente senegalês, Macky Sall.

O Presidente Sall fez este anúncio depois da sua chegada a Cap-Skring, que marca a primeira etapa duma digressão económica de cindo dias pela região.

"Brevemente em janeiro, terão a ponte na Senegâmbia que vós vai permitir ir e vir, de dia como de noite, sem parar a Farafegny (cidade fronteiriça)", regozijou-se o Presidente Sall.

Num outro plano, o chefe de Estado garantiu igualmente às populações da região de Oussouye o relançamento do setor do turismo, a primeira atividade económica nesta localidade, para permitir aos jovens encontrarem um trabalho.

TRIBUNAL DA GUINÉ-BISSAU CONDENA JORNALISTA POR DIFAMAÇÃO DE EX-GOVERNANTE

O Tribunal Regional de Bissau (TRB) condenou hoje a dois anos de prisão o jornalista e editor do jornal "Donos da Bola", Pedro de Carvalho, por difamação da ex-secretária de Estado de Cooperação guineense, Suzy Barbosa.
 
Pedro de Carvalho foi condenado a uma pena de dois anos de prisão convertida em multa de dois milhões de francos CFA (cerca de 4.500 euros), que devem ser pagos, dentro de 30 dias, sob pena de reclusão efetiva, além de oito meses de prisão, também transformada em multa de 1.905 mil francos CFA (2.900 euros), a serem pagos em 60 dias.
 
O jornalista disse à agência Lusa que não concorda com a sentença e que a partir de segunda-feira vai entrar com um recurso no TRB.
 
O caso relaciona-se com dois artigos publicados no jornal e assinados por Pedro de Carvalho, em 2016, sob os títulos: "Cônsul e Governo vendem passaportes aos estrangeiros a 25 mil dólares" cada.

A RÚSSIA PODE AFUNDAR TODOS OS PORTA-AVIÕES DOS EUA NAVEGANDO A LESTE DA GRONELÂNDIA

Por: Valentin Vasilescu*, Rede Voltaire
 
Num artigo precedente, Valentin Vasilescu havia demonstrado a impossibilidade para o Pentágono de montar um bloqueio anti-Russo no Mediterrâneo e, de uma maneira mais geral, de proceder a qualquer bloqueio naval, seja qual fôr, contra a Rússia. Prosseguindo o seu raciocínio, ele mostra hoje que os Estados Unidos já não têm a capacidade para conduzir uma guerra naval contra a Rússia a leste da Gronelândia. Moscovo já demonstrou a superioridade das suas armas terrestres, na Síria. Mesmo se, com cuidado, o confronto entre os dois Grandes foi evitado, hoje em dia está claro que a Rússia não teme mais um eventual ataque convencional dos EUA.
 
Os Estados Unidos tem uma posição geográfica isolada e possuem a força naval mais poderosa. Eles são capazes de intervir em qualquer parte do mundo. Um bloqueio imposto pelos Estados Unidos à Rússia no mar Negro e no Mediterrâneo, tal como declarou o Secretário do Interior, Ryan Zinke, em Pittsburgh, durante o evento Consumer Energy Alliance, é quase impossível, uma vez que os novos mísseis hipersónicos Kh-47M2 Kinzhal e 3M22 Zirkon podem neutralizar o grupo naval dos Estados Unidos a partir do Estreito de Gibraltar.
 
O Reino Unido anunciou que ia enviar 800 comandos para o Norte da Noruega para fazer face a uma possível «agressão» russa.

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA AFIRMA QUE PGR NÃO TEM CAPACIDADE E COMPETÊNCIA DE PREENDER NINGUÉM

Foto: internet
Estás enganado malandro. Se pensas que PRG não tem capacidade para prender ninguém, então penses bem que pensas mal, porque quando chegar a hora da verdade, nem os teus professores, padrinhos e amigalhaços  mafiosos conseguirão travar a tua detenção que no nosso entender já deveria ter acontecido há muito tempo. Um conselho, a melhor coisa que tu podes fazer é tomar um banho no porto de pindjiquiti e ir embora ou suicidar-se, porque não serás primeiro-ministro da Guiné-Bissau. Ponhas isso na tua cabecinha oca comandada pela máfia que a todo custo quer controlar e  explorar o nosso país através de alienados como tu.
 
O Presidente do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Domingos Simões Pereira, afirmou esta sexta-feira, 19 de outubro 2018, que o Procurador Geral da República não tem capacidade e competência de prender ninguém por ser um indivíduo sobre quem pendem várias suspeitas e acusações de envolvimento em negócios ilícitos e práticas fraudulentas.

Domingos Simões Pereira falava numa conferência de imprensa realizada na sede dos libertadores em Bissau.

Na ocasião, Simões Pereira explicou que o Procurador Geral da República, Bacari Biai aproveitou a sua ida aos lugares santos em plena cidade de Meca para proferir acusações públicas a responsáveis políticos do PAIGC, nomeadamente o seu líder e mais dois outros dirigentes.

PERGUNTA A TINA: AGORA NÃO CONSIGO EXCITAR PARA INICIARMOS A SEGUNDA RONDA


Foto meramente ilustrativa
Olá Tina. Estou bem e espero que desse lado também. Sou um jovem de 26 anos de idade e estou numa relação há dois anos, entretanto, a minha situação sexual com a minha namorada não é das melhores. O facto é que desde que começamos a namorar tenho tido dificuldades para manter um acto sexual prazeroso com ela. Nos primeiros meses do nosso namoro, mantivemos relações sexuais, em que, na segunda ronda, não conseguia ejacular. Era normal mantermos um acto sexual durante 30 minutos sem conseguir ejacular. Tivemos algumas melhorias, mas por pouco tempo. Entretanto, neste ano, a situação agravou-se.

Desde que começou 2018, a nossa situação tem sido catastrófica porque, nos primeiros meses não conseguia manter a erecção durante a segunda ronda (excitava e depois baixava, o que causava interrupções durante o acto) e agora não consigo excitar para iniciarmos a segunda ronda com o agravante de que, na primeira ronda, tenho tido ejaculação precoce algo que não acontecia comigo. Esta situação deixa-me ainda mais preocupado porque, nas relações extra-conjugais que já mantive (até há três meses) a situação foi diferente, tendo conseguido excitar, manter a erecção e ejacular durante a segunda ronda. Gostava de saber a que se deve esta situação e o que devo fazer para que tenhamos uma relação sexual prazerosa, pois, gosto muito dela e ela também demonstra o mesmo. Até ao momento tem se mostrado compreensiva em relação a esta situação, mas isso me preocupa, pois, não sei até quando isto continuará assim. Cada vez que a gente vai à cama, sofro um abate psicológico muito grande devido a esta situação. Parei de procurar fora para ver se as coisas se alteram, mas ainda estão na mesma. O que faço?

Estimado leitor, por aqui, também estamos bem. De facto, a tua vida sexual não está fácil. Mas dá para ver bem que a situação não é grave, e certamente tem solução fácil. Há milhões de homens no mundo que se debatem com problemas idênticos aos teus. E a causa deste desconforto está na própria cabeça da pessoa. Primeiro, tens que modificar a atitude que tens perante o sexo.

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

PARTIDOS EXTRAPARLAMENTARES ACUSAM A COMUNIDADE INTERNACIONAL DE FAVORECER O PAIGC

Só agora é que abriram os olhos? Vale tarde que nunca. Os mafiosos disfarçados com camisolas da comunidade internacional na Guiné-Bissau, sempre apoiaram e vão continuar a apoiar o cancro nacional sobejamente conhecido por PAIGCWOOD, na medida em que é um partido que se alinha na máfia e negociatas, não se importa receber umas migalhas ou uns cêntimos para assinar acordos não benéficos  ao estado da Guiné-Bissau, a título de exemplo, acordo de pesca, acordo aeroportuário, acordo na área de comunicação social, acordo na área de telecomunicação, acordo na exploração de bauxite, fosfato, areia pesada de varela, etc, etc, a lista é longa, Não é preciso ir aos "Djambacus, irãs ou murus"  para saber a razão, pela qual, a dita comunidade internacional sempre apoiou e apoia o vírus PAIGCWOOD. Devemos  nos unir para cortar o mal pela raiz. É agora ou nunca.

O porta-voz de Plataforma de cinco de partidos políticos sem assento parlamentar, igualmente líder do Movimento Democrático Guineense (MDG), Silvestre Alves, acusou ontem, 17 de Outubro 2018, a Comunidade Internacional de “tentar resolver sempre o problema do país de forma errada”, favorecendo o Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

“A comunidade internacional, no seu conjunto, continua a sonhar com ‘Dom Sebastião’ o que é uma falácia”, avançou.

A acusação foi feita depois da apresentação do memorando dos cincos partidos sem assento parlamentar, nomeada- mente, a Resistência da Guiné-Bissau/ Movimento Bafatá (RGB), Manifesto do Povo, Movimento Democrático Guineense (MDG), Partido Africano para a Liberdade Organização e Progresso e o Partido Democrático para o Desenvolvimento.

MUDANÇAS NO GOVERNO PORTUGUÊS SUSPENDEM ASSINATURA DE PROTOCOLO COM GUINÉ-BISSAU ????

 Mudanças no Governo português suspendem assinatura de protocolo com Guiné-BissauMais um truque à moda tuga. Os tugas não respeitam os guineenses, por isso, defendemos muito cedo uma tomada de posição das autoridades guineenses para pôr um ponto final nesta palhaçada e falta de respeito dos tugas para connosco, ou seja, cortar definitivamente as emissões dos órgãos de desinformação(RTP / RDP África) no território nacional.
 
A assinatura de um acordo na área da comunicação social entre os governos guineense e português ficou em suspenso depois das substituições no executivo de António Costa, disse, em entrevista à Lusa, o ministro da Comunicação Social da Guiné-Bissau.

O acordo, segundo o ministro Victor Gomes Pereira, consagrava um “intercâmbio que se podia fazer à volta da formação dos nossos jornalistas” e “alguns aspetos técnicos que referem, nomeadamente, os centros emissores” da RTP.

No entender de Victor Gomes Pereira, há necessidade de atualizar o acordo em vigor entre os dois países, com 21 anos.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

"CADOGO": O ÁS DA BATOTA

Este artigo é como o vinho do porto
 
 
CONHEÇO BEM a Guiné-Bissau. O país e muitos dos seus protagonistas políticos. Por isso quando vejo o antigo primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, vulgo "Cadogo", apresentado em Lisboa como exemplo das virtudes democráticas e da legalidade, o mínimo que posso fazer é sorrir. Convém ser claro e directo: "Cadogo" representa o pior da Guiné-Bissau, personifica a corrupção, as negociatas onde os seus interesses pessoais se sobrepõem a qualquer outro, as "chapeladas" eleitorais, a venda a retalho de um país, pouco se importando com o bem-estar do seu povo. Esse é o verdadeiro "Cadogo", o sócio dos plutocratas angolanos, das empresas portuguesas e sabe-se lá mais de quem... Foi com ele no poder que a Guiné-Bissau escancarou as portas ao narcotráfico e que a tribalização minou os frágeis alicerces de um estado já há muito debilitado. É esse "Cadogo" que, com o descaramento e impunidade próprios de quem sente as costas quentes e de quem está habituado à fraude eleitoral, proclama a sete ventos que "desta vez irei ganhar as eleições com 80 por cento do votos". Uma frase que diz tudo, que denuncia as intenções de um vulgar "batoteiro" habituado a jogar com as cartas viciadas... É este o candidato de um certo poder político português, sempre curvado e venerando perante os interesses económicos e expansionistas de uma Angola, e que sacrificou uma estratégia de defesa da língua e do espaço lusófono às tropelias e negociatas de um bando de meliantes a quem a política não passa de um meio para, tanto cá como por lá, encherem os bolsos à custa de um país abandonado à sua sorte.

GUINÉ-BISSAU: FORÇAS ARMADAS PROMOVEM IGUALDADE DE GÉNERO NAS SUAS FILEIRAS

A reunião que decorreu no Anfiteatro João Bernardo Vieira (Nino) contou com a participação de 326 mulheres combatentes. A ocasião serviu para o Chefe do Estado Maior General mostrar sua satisfação com a presença massiva das mulheres, dada esta ser a primeira reunião de género desde a independência. “Esta, é a primeira vez na história das nossas Forças Armadas que um Chefe de Estado-Maior General reuniu-se só com as mulheres militares”.

Adiantou que o objectivo deste encontro é para reafirmar a proposição do Estado Maior General sobre a promoção da igualdade de género e a motivação da emancipação feminina no seio da classe e isso, no quadro da reestruturação das Forças Armadas. Porque, esta promoção constitui um dos principais pilares do seu programa de liderança.

Similarmente, o General Biaguê Na N´tan exortou as mulheres a se dedicarem e empenharem-se mais na formação académica para poderem concorrer no mesmo pé de igualdade com os rapazes na obtenção de bolsas de formação local ou externa. Pois, doravante as bolsas de estudos são concedidas aos candidatos através da demonstração prática da sua competência.

No universo de 900 mil: GOVERNO ANUNCIA A INSCRIÇÃO DE MAIS DE DUZENTOS MIL ELEITORES ????

Pubis ka burro. O recenseamento está a ser um fiasco. Chega de embuste.

O Governo guineense anunciou esta terça-feira, 16 de Outubro 2018, que até ao momento mais de 200 mil eleitores já foram recenseados para as eleições legislativas agendadas para o dia 18 de Novembro. Estes dados foram divulgados através de um Comunicado do Conselho de Ministros que a nossa redação teve acesso, no qual informa-se que o Conselho de Ministros reuniu-se extraordinariamente hoje com o propósito de analisar o processo do recenseamento eleitoral em curso no país.

O executivo reconhece no comunicado que apesar da insuficiência dos Kits, regista-se alguma evolução no processo que considera de positivo.

No entanto, o governo encorajou as entidades encarregues do processo (GTAPE e Brigadas de recenseamento) a prosseguirem com registo de eleitores, contudo recomendou-lhes a procurarem aperfeiçoar, cada vez mais, a metodologia de trabalho e o espírito de serviço, em ordem ao atendimento condigno dos cidadãos eleitores, em estrita observância do período fixado na lei.

GUINÉ-bISSAU: COMUNICADO DO CONSELHO DE MINISTROS

Clique em ler mais para ler na íntegra
 

MOTORISTAS DE TRANSPORTES PÚBLICOS PARALISAM O PAÍS COM GREVE QUE AFETA EDUCAÇÃO E SAÚDE

Vítimas de cobranças que consideram de abusivas da parte de elementos da Direcção Geral de Viação e Transportes Terrestres, da Direcção Geral de Polícia de Trânsito e da Brigada de Trânsito da Guarda Nacional, que igualmente efectua o serviço de controlos nas estradas, a Federação Nacional das Associações de Motoristas de Transportadoras da Guiné-Bissau iniciou esta segunda-feira, 16 de outubro 2018, uma greve de três dias com o intuito de exigir do executivo guineense o cumprimento de dez pontos acordados no memorando assinado entre as partes.
 
A greve “matou” parcialmente a capital Bissau. A greve afetou mais os sectores da Educação e da Saúde, dado que obriga os alunos e pacientes a fazerem o percurso a pé. Nas ruas da capital vê-se apenas a circulação de  viaturas particulares e motorizadas, para além de pessoas que resistem e deslocam-se a pé para os respectivos locais de serviço.

É TUDO UM EMBUSTE

Por: Paul Craig Roberts 

Um perito israelense em terrorismo e procedimentos de assassínio encoberto explica que o alegado ataque do GRU russo aos Skripals com um agente de nervos supostamente mortal é um embuste completamente óbvio para qualquer um que saiba alguma coisa disto.
russia-insider.com/... A narrativa oficial, afirma o perito, é "estupidez sobre estupidez".

Concordo com ele.

A questão é: Por que o governo britânico pensou que se podia sair bem com um embuste tão óbvio? A resposta é que as pessoas nos países ocidentais não sabem nada de nada. Elas vivem num mundo em que a sua realidade é um produto da propaganda que lhe é administrada por "organizações noticiosas" e filmes de Hollywood. Elas só recebem explicações controladas. Portanto, nada sabem acerca de como realmente funcionas as coisas. Leiam o relato do perito israelense para entender a ampla diferença entre o embuste do governo britânico e a realidade de como é conduzido um assassínio.

O perito israelense fez-me meditar na razão porque o governo britânico achou que alguém iria acreditar numa narrativa falsificada de modo tão transparente. Tendo acabado de ler o livro de David Ray Griffin e Elizabeth Woodwort,
9/11 Unmasked , e o livro de 2017 de David Ray Griffin, Bush and Cheney: How They Runed America and the World , a resposta torna-se óbvia. O governo britânico observou as populações idiotizadas do ocidente caírem na narrativa oficial da conspiração do 11/Set na qual uns poucos árabes sauditas, os quais não podiam pilotar aviões e não tinham o apoio de qualquer agência de inteligência, provocaram a falha absoluta de todo o aparelho de segurança dos Estados Unidos – e ninguém foi responsabilizado por esse fracasso total. O governo britânico concluiu que qualquer que pudesse acreditar numa narrativa tão obviamente falsa poderia acreditar em qualquer coisa.

GOVERNADOR DE GABÚ PREOCUPADO COM "SINAIS DO EXTREMISMO ISLÂMICO" NA GUINÉ-BISSAU

O governador da região de Gabú, Abdú Sambú, está preocupado com os "sinais do extremismo islâmico" na Guiné-Bissau e instou o Governo a reforçar a vigilância sobre certos grupos que operam no centro de Bissau, a capital.

"Preocupa-me a presença de uma corrente islâmica, transportada para o nosso país, por indivíduos da Guiné-Conacri. Não sei qual é o nome deles. A maioria das lojas e armazéns no mercado de Bandim são de indivíduos dessa corrente", afirmou, em entrevista à agência Lusa, o governador.

O mercado do Bandim, situado em pleno centro de Bissau, é o principal centro de negócios da Guiné-Bissau. Nos últimos anos, tem sido ocupado maioritariamente por comerciantes oriundos da Guiné-Conacri.

Presidente da Sociedade Civil: “NÃO VAMOS SUBSCREVER RECENSEAMENTO QUE NÃO ATINGIR 80 POR CENTO DE CIDADÃOS PREVISTOS”

O presidente do Movimento da Sociedade Civil da Guiné-Bissau, Fodé Caramba Sanhá ameaçou esta segunda-feira, 15 de Outubro 2018, que a organização que dirige não vai subscrever o recenseamento que não atinja 80 por cento dos cidadãos previstos para se recensearem.

À saída de um encontro com a direção do Partido da Renovação Social (PRS) com o propósito de analisar o processo do recenseamento, Fodé Caramba Sanhá, disse aos jornalistas que “não é realista” realizar eleições no dia 18 de Novembro, alegando o limite do tempo.

“Vamos posicionar ao lado dos que não forem recenseados devido ao curto período de recenseamento. Não mandatamos nenhum partido ou a CNE encurtar o período do recenseamento. Quem encurtar este parâmetro de 60 dias do recenseamento será responsabilizado”, advertiu o activista, que entretanto, promete accionar os mecanismos legais para que o recenseamento abrange todo o cidadão maior de idade, com base na lei eleitoral guineense.

Explicou que a iniciativa levada a cabo pelo movimento de estabelecer contactos com os partidos políticos, Grupo de P5 (Comunidade Internacional), Governo, a CNE e o GTAPE, visa ajudar na gestão do processo em curso na base da legalidade, tendo em conta as ondas de reclamações que recebem sobre a forma como decorre o recenseamento.

PRS ACUSA GOVERNO DE DEFINIR CRONOGRAMA ELEITORAL SEM PARTICIPAÇÃO DE PARTIDOS POLÍTICOS

Quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga.

O PRS e partidos aliados recorrentemente cometem os mesmos erros, ou seja, sempre entregam o processo eleitoral ao PAIGCWOOD depois se queixam. Sempre foi assim, mas porquê?

O líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), Certório Biote, acusou esta segunda-feira, 15 de outubro 2018, o atual governo liderado por Aristides Gomes de definir cronograma eleitoral sem a participação dos partidos políticos legalmente constituídos e muito menos a sua aprovação pela Assembleia Nacional Popular.

O político falava aos jornalistas depois de encontro mantido com o Movimento da Sociedade Civil, realizado na sede principal dos renovadores, em Bissau. Na ocasião, Biote assegurou que o seu partido está cansado de fazer denúncias sobre manobras delatórias que o chefe do governo está a fazer no processo do recenseamento eleitoral para favorecer o Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), desrespeitando as leis eleitorais do país.

“Em 2014, tivemos kits mais que suficientes, mas o recenseamento eleitoral decorreu durante 60 dias e este ano temos menos e decidiu-se encurta para 30 dias, como também está-se a fazer o recenseamento de forma seletiva. Portanto queremos exortar ao chefe do executivo para recensear toda gente com idade de votar a fim de evitar futuras consequências para o país”, advertiu.

MOÇAMBIQUE: COORDENADOR DA RENAMO AMEAÇA ENTORNAR O CALDO PORQUE AS ELEIÇÕES DE 10 DE OUTUBRO FORAM “UM VERDADEIRO FIASCO”

O líder interino da Renamo, Ossufo Momade, emitiu, no sábado (13), um mau sinal para as negociações sobre a paz em Moçambique, ao ameaçar romper com o processo, o que dá indicações de que, afinal, as últimas mexidas às leis eleitorais não foram razoáveis para conferir lisura, transparência e justeza às eleições. Segundo ele, não restam dúvidas de que as eleições autárquicas de 10 de Outubro não só foram caracterizadas por “inúmeras irregularidades”, desde o recenseamento eleitoral, como também foram “um verdadeiro fiasco”.

“O processo de votação foi um verdadeiro fiasco. Verificaram-se situações em que os presidentes das mesas entregavam dois ou mais boletins de voto a um eleitor previamente identificado como membro do partido Frelimo”, afirmou Ossufo Momade.

De acordo com ele, as anomalias a que se refere aconteceram um pouco por todos os 53 municípios, mas com maior incidência na Massinga, no Dondo, na Maganja da Costa, na Ilha de Moçambique, no Ribáuè e em Angoche, “com a cumplicidade e apadrinhamento” da Polícia da República de Moçambique (PRM), que prendia todos aqueles que tentassem denunciar tais ilegalidades.

GOMES JR.: CARTA FORA DO BARALHO

Mofinu Jr
Exilado desde o derrube do seu regime em Abril de 2012, é pela segunda vez que volta de Portugal e Cabo Verde a Guiné-Bissau, sua terra natal, país cuja Justiça considera parcial. Na sua primeira visita a Guiné-Bissau nós já havíamos previsto esses assalto cirúrgicos para confundir sobretudo a juventude que não o conhece e ávida pelo dinheiro que anda a distribuir.

Pode fazer as combinações e parceria que quiser, mas a mim, nunca poderá confundir. Eu e o senhor Carlos Gomes Jr., somos politicamente opostos. Gomes Jr., traiu o seu melhor amigo, quem o catapultou para a política, subtraindo todo o património do assassinado Presidente Nino Vieira e dos seus filhos; na qualidade de Primeiro-ministro, Gomes Jr., não se preocupou sequer em promover inquérito pelo assassinato de Nino Vieira. 

Como já referi, esta é a segunda vez que visita a Guiné sem a companhia da sua esposas, mas sobretudo sem nos trazer os restos mortais dos seus adversários políticos desaparecidos, como Roberto Ferreira Cacheu, Hélder Proença, Baciro Dabó, entre outros.

Ideologicamente, Gomes Jr., é um zero à esquerda ou finge-se? O "líder" usando  goro à imitar Amílcar Cabral faz romarias para as ONU na companhia dos lideres da direita portuguesa, como Paulo Portas. Gomes Jr., enquadra-se na direita salazarista. Foi inclusivamente, no passado que os jovens de agora apenas ouviram falar, furriel do exercito colonial. Gomes Jr tem na sua agenda riscar o nosso hino e rasgar a bandeira dos combatentes que deram as suas vidas por esta pátria sagrada,

Gomes Jr pode comprar e catapultar mundos na sua caravana, continuarei a acompanhá-lo de perto até ao purgatório.


MOFINU LARGA GUINÉ!

domingo, 14 de outubro de 2018

RECENSEAMENTO SEM KITS?

"Mesmo que eu fosse desempregado não iria correr atrás dos "kits ambulatórios". Nunca!" Isto é o que o povo tem estado a comentar neste processo que precisa de ser livre, justo e transparente. Contudo sabemos que se a Democracia e o desenvolvimento dependessem das eleições legislativas, o nosso país seria dos mais livres e desenvolvidos do mundo. 

Há um provérbio que diz Julgue cada dia pelas sementes que você planta. Os avanços e/ou recuos futuros estão a ser engendrados, de novo, neste preciso momento na Guiné-Bissau. O Governo do Dr. Aristides Gomes havia afixado  datas de 23 de Agosto a 23 de Setembro para o recenseamento dos eleitores e reafirmou a sua determinação em realizar eleições legislativas no dia 18 de Novembro. 

Como é sabido, o processo estima cerca de 900 mil eleitores. Mas, até a presente data, os registos biométricos têm sido do tipo ambulatório, onde se pode verificar, inclusive, cada "pastor" jogar/lutar pelo recenseamento do seu rebanho, correndo atrás dos agentes de recenseamento que saltitam de zona em zona. E cada mesa de recenseamento tende a ser dominada por agentes afectos a um determinado partido político. No universo previsto foram recenseados, até ao momento, apenas 10% de novos eleitores, faltando seis dias para o prazo limite avançado pelo Governo (dia 20 de Outubro). O Governo decidiu pedir emprestado 300 kits a Nigéria, tendo estado a operar-se com cerca 1/3 do previsto. Também o Governo do Dr. Aristides Gomes decidiu emitir cartões laminados em vez de cartões em plástico do tipo PVD (Policloreto de polivinila).

NEPOTISMO NO GTAPE?

Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) é uma das entidades responsáveis para condução do processo eleitoral, focalizando o recenseamento e actualização dos cadernos eleitorais. Trata-se de um dos órgãos que devia primar, antes de mais, pela transparência. GTAPE deu um péssimo sinal de falta de transparência. Os seus responsáveis permitiram a prática de favorecimento de amigos (funcionários) na atribuição de privilégios no processo de aluguer de viaturas. Apenas as viaturas dos próprios funcionários do GTAPE tiveram a sorte de entrar no contrato (alugados). Como é possível tudo isso? É caso para dizer: os cães ladram e a caravana passa.


Mofinu larga Guiné!...

SENEGAL É O PAÍS NÃO LUSÓFONO COM MAIS ESTUDANTES DA LÍNGUA E CULTURA PORTUGUESA

[REPORTAGEM] Quando o Infante Dom Henrique evocara as cinco razões de enviar 51 Caravelas portuguesas para conquistar a então Guiné-Portuguesa, atual Guiné-Bissau, em 1446, não previa que até hoje, 132 anos depois de Portugal ter cedido à França a região de Casamansa, a 13 de Maio de 1886, que aquela região de Senegal localizada ao Sul da Gâmbia e a Norte da Guiné-Bissau continuaria a ser a mais cosmopolita da República do Senegal onde a língua portuguesa é mais falada atualmente de entre os países não lusófonos.
Para o Infante Dom Henrique, a primeira razão da conquista da Guiné Portuguesa era a vontade de conhecer as terras que iam para além das Canárias e do Cabo Bojador; seguida por razões comerciais da troca de produtos; terceiro, por dizer-se, na altura, que o poderio dos Mouros daquela terra de África era muito maior do que comummente se pensava; a quarta era saber se haveria um Rei Cristão naquela zona de África Ocidental e a última era a expansão da fé cristã. Não visava, na altura, lançar semente para que a língua portuguesa perdurasse até hoje na região de Casamansa como um factor de resistência cultural dos casamansenses.
“A República do Senegal é hoje o país não lusófono onde há mais estudantes da língua portuguesa no mundo. Setenta (70%) por cento desses estudantes são da região de Casamansa”, afiançou ao DN o Formador de Professores de Português do Centro Regional de Formação das Pessoas da Educação (CRFPE) em Ziguinchor, o Professor Demba Thiam, que considerou “em virtude das nossas ligações históricas, culturais, linguísticas e religiosas com a Guiné-Bissau, muitos jovens de Casamansa optam por estudar a língua portuguesa nos Liceus, nos Colégios e nas Universidades” do Senegal.

sábado, 13 de outubro de 2018

Chegada dos Djurtus: PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO RESPONSABILIZA GOVERNO PELAS MÁS CONDIÇÕES LOGÍSTICAS DA SELEÇÃO

O Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Manuel Nascimento Lopes, vulgo Manelinho, responsabilizou hoje, 12 de outubro 2018, o governo pelas dificuldades logísticas que a seleção nacional enfrenta. Manelinho questiona as razões de o Estado Guineese não poder fretar um Avião para transportar jogadores da seleção, evitando “calvário” de longa trajetória de mais de 15 horas de voo.
Manuel Nascimento Lopes, falava à imprensa após a chegada da comitiva desportiva da seleção A, no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira,  o final desta tarde. “Djurtus” vão defrontar a equipa zambiana logo depois de amanhã, domingo 14, no Estádio Nacional 24 de Setembro, no jogo da quarta jornada do Grupo K da eliminatória para a Taça das Nações Africanas (CAN) a realizar-se nos Camarões, em 2019.
Na ocasião, Lopes, disse que é vergonhoso continuar a tratar os atletas que representam a bandeira da Guiné-Bissau a mais alto nívelGoverno guineense não alugou avião para os jogadores, mas os governantes trocam de carros de topo de gama 20 vezes em cada governação…isso não pode continuar”, atirou o presidente da FFGB.
Para o selecionador Nacional, Baciro Cande, a equipa vai fazer de tudo para ganhar o jogo contra Zâmbia para garantir apuramento para o CAN 2019. Nesse sentido, Cande pediu  a participação de todos os guineenses no Estádio Nacional 24 de Setembro.

CIENTISTAS DESENVOLVEM TERAPIA PRA RECUPERAR VISÃO DE CEGOS

Cientistas modificaram geneticamente um vírus inofensivo para que ele carregue uma cópia do gene que falta.

Cientistas da Universidade de Oxford e do Imperial College de Londres desenvolveram uma terapia genética para salvar a visão de pessoas que a foram perdendo aos poucos.

Jonathan já havia perdido a esperança de um dia voltar a ler. Nos últimos 25 anos, a visão dele foi diminuindo e, em breve, ficaria totalmente cego, por causa de uma doença genética, chamada coroideremia.

Depois do novo tratamento, Jonathan teve uma surpresa quando viu o celular da mulher. "Quando voltei para casa, percebi que eu conseguia enxergar os números e ler o que estava na tela", lembra.

O FUTURO DA DEMOCRACIA OCIDENTAL ESTÁ EM JOGO NO BRASIL


Por: Pepe Escobar [*]         
      
 No Brasil está em jogo nada menos do que o futuro da política de todo o Ocidente – e do Sul global.

Despojadas até à sua essência, as eleições presidenciais brasileiras representaram um choque direto entre a democracia e um neofascismo do início do século XXI, entre a civilização e a barbárie.

As repercussões geopolíticas e económicas mundiais serão enormes. O dilema brasileiro ilumina todas as contradições que rodeiam a ofensiva populista de direita do Ocidente, justapondo-se ao inexorável colapso da esquerda. Os riscos não podem ser maiores.

Jair Bolsonaro, apoiante ferrenho das ditaduras militares brasileiras do século passado, que tem sido apresentado simpaticamente como o "candidato de extrema-direita", ganhou a primeira volta das eleições presidenciais no domingo com mais de 49 milhões de votos. Foram 46% do total, a pouca distância da maioria necessária para uma vitória imediata. Isto, só por si, já é um desenvolvimento incrível.

O COMPLEXO MILITAR-INDUSTRIAL-HUMANITÁRIO: A EXPANSÃO DA HEGEMONIA OCIDENTAL COM O PRETEXTO DA VIRTUDE

Por: Tomasz Pierscionek [*] 

Shakespeare escreveu uma vez que até o diabo pode citar as Escrituras para alcançar os seus objetivos. Hoje em dia, vemos termos como "humanitário" e "democracia" serem usados de forma abusiva para justificar a morte e a destruição.

Palavras tradicionalmente dignas, como "humanitarismo" e "democracia", adquiriram um significado sombrio e cínico depois de sua apropriação indevida para justificar a invasão de nações soberanas e promover o domínio militar e cultural ocidental pelo mundo. Os grandes media, ao lado de alguns ativistas de direitos humanos, ajudam este empreendimento colaborando na difusão de mentiras e aproveitando as emoções de medo, hostilidade e repulsa para tornar a opinião pública dócil e fazer com que a agressão contra um Estado soberano pareça justificada.

Em consonância com às mentiras vindas de políticos de que Saddam Hussein possuía armas de destruição em massa que podiam ficar disponíveis em 45 minutos, foi lançada uma estratégia para chocar a opinião pública e aceitar a invasão através de manchetes que chamavam a atenção para indignar leitores com "provas" das carnificinas de Saddam, gerando fortes reações emocionais que levariam as pessoas a pensar com seus corações e não com suas cabeças. Uma dessas histórias, escrita pela parlamentar trabalhista Ann Clwyd e publicada no
The Times dois dias antes da coligação liderada pelos EUA começar a destruir o Iraque, afirmava que Saddam possuía uma "máquina destruidora de humanos" na qual os adversários eram transformados em comida para peixes. O artigo, intitulado: "Vejam homens feitos em pedaços e depois digam que não apoiam a guerra", teve o duplo efeito de levar o leitor a sentir repulsa e de fazer os grupos contra a guerra parecessem insensíveis e indiferentes à situação do povo iraquiano. A existência de um triturador de humanos foi posteriormente contestada e tal máquina nunca foi encontrada.

Eleições de 18 de novembro: PRS DENUNCIA “RECENSEAMENTO SELETIVO”

O PRS e partidos aliados recorrentemente cometem os mesmos erros, ou seja, sempre entregam o processo eleitoral ao PAIGCWOOD depois se queixam. Sempre foi assim, mas porquê?
 
O Partido da Renovação Social (PRS), denunciou esta sexta-feira, 12 de outubro 2018, que o processo de recenseamento eleitoral, em curso no país, está a ser feito de forma seletiva, excluindo partidos políticos que deviam fiscalizar o processo.
A denúncia foi feita pelo vice-presidente do PRS, Orlando Mendes Veigas, à saída de encontro com a comunidade religiosa para analisar o recenseamento eleitoral e o processo político em curso no país, na sua sede em Bissau. Na ocasião, Veigas, assegurou que o seu partido não vai compactuar com o processo se os 900 mil eleitores estimados  não forem recenseados, porque “de acordo com a lei, o recenseamento é um ato obrigatório no qual todos os cidadãos com idade de votar (18 anos) devem tomar parte.
O dirigente da segunda força política do país disse que qualquer cidadão nacional sabe que o processo de recenseamento eleitoral não está ser conduzido dentro do quadro normal, sendo assim, deve merecer a preocupação de todos os guineenses porque é um problema nacional.

BAD DÁ 50 MILHÕES DE EUROS PARA NOVA ESTRADA ENTRE A GUINE-CONACRI E A GUINE-BISSAU

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou hoje que vai disponibilizar 50 milhões de euros [32,8 bilhões de francos CFA] à Guiné-Conacri e à Guiné-Bissau para o lançamento da primeira fase da construção da estrada entre Boké e Québo.

“Os governos da Guiné e Guiné-Bissau vão beneficiar de 50 milhões de euros em doações e financiamento de empréstimos para a primeira fase do projeto de desenvolvimento da estrada Boke-Quebo, corredor rodoviário entre Conacri e Bissau”, lê-se num comunicado disponível no site desta instituição multilateral de desenvolvimento.

O projeto, no total de 117,19 milhões de euros, envolve um financiamento de 30 milhões da União Europeia, sendo que para a primeira fase o total do custo ronda os 80 milhões de euros, acrescenta o documento.

APOIO DA UNIÃO EUROPEIA À ECOMIB NA GUINÉ-BISSAU JÁ ULTRAPASSOU OS 27 MILHÕES DE EUROS

Para aqueles que pensam que se trata de uma ajuda da UE ao país, desenganem-se, não há almoços grátis. A UE ganha muito com a instabilidade política no nosso país que ela própria(UE) financia para depois fazer papel de  bombeiro. A título de exemplo, há muitos anos que os ladrões da UE exploram o nosso riquíssimo mar por causa da instabilidade, por isso, não querem que a mesma tenha um fim.  Esses bandidos(UE, UA e CPLP) não estão na Guiné-Bissau para ajudar, mas sim para defender interesses da máfia, da qual, fazem parte.
 
A União Europeia já disponibilizou, desde 2015, mais de 27 milhões de euros para apoiar a presença da Ecomib, força de interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, na Guiné-Bissau, disse fonte diplomática.

Desde 2015, a União Europeia já disponibilizou 27,6 milhões de euros de apoio à Ecomib", disse à Lusa fonte da União Europeia.

A União Africana felicitou na sexta-feira a União Europeia pelo seu apoio à Ecomib e por ter manifestado disponibilidade para o continuar a fazer até agosto de 2019 e pediu à comunidade internacional para manter o apoio financeiro das operações daquela força de interposição.

DETIDO DIRETOR-GERAL DAS COMUNIDADES DA GUINÉ-BISSAU - FONTE PJ

A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau deteve hoje o diretor-geral das comunidades no âmbito de um inquérito para investigar um caso de alegado auxílio à emigração ilegal, disse fonte daquela força investigação criminal.

diretor-geral das Comunidades, Malam Sambu, foi detido depois de ter sido ouvido durante o período da tarde nas instalações da PJ em Bissau, segundo fonte daquela força policial.

Em causa está um pedido de atribuição de visto de entrada para o espaço Schengen a três pessoas para uma missão de sensibilização na diáspora guineense em Itália sobre a sua participação no processo eleitoral.

GUINÉ-BISSAU VAI TER ENERGIA ELÉTRICA FORNECIDA POR CENTRAL FLUTUANTE DE EMPRESA TURCA

A empresa turca Karpowership assinou com o Governo da Guiné-Bissau um acordo de fornecimento de eletricidade a capital guineense, que prevê aumentar a potência de abastecimento de 15 para 36 megawatts num espaço de um ano.

O acordo foi assinado na quinta-feira ao final do dia entre o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, e um representante da Karpopowership, que pertence ao grupo Karadeniz Energy Group, com sede em Istambul, na Turquia.

A empresa Karpowership, segundo a sua página oficial na Internet, é a única no mundo que possui centrais elétricas flutuantes.


Atualmente, a empresa turca é responsável por parte do fornecimento de eletricidade, através de centrais flutuantes, em país como o Líbano, Gana, Moçambique, Gâmbia, Indonésia, Zâmbia e Iraque.

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

MOVIMENTO PRS VERDE +1


Mais uma vez, o blogue epicentro de mentiras ( ditaduradeconsenso) e os seus condiscípulos promotores de calúnia e difamação, ficaram com as calças nas mãos . 
As imagens desmentem todas as inverdades nele divulgadas. Ontem, o Secretário Geral do PRS, Dr. Florentino Mendes Pereira, esteve em Canchungo para exercer o seu Direito Cívico e manter alguns contactos políticos.
 
O que resultou em festa de centenas de pessoas que o esperavam e , o acompanharam da Sede Regional do PRS, passando pela Av. Principal para as mesas do recenseamento. Ao avistar uma das mesas do recenseamento, constataram que estavam sentados o deputado da União para Mudança e o administrador sectorial, em jeito de coordenação dos trabalhos dos recenseadores, certamente as funções que não são deles. 
 
Rapidamente um agente de segurança, mal preparado que recebeu a instruções das citadas personalidades para provocar a desordem com o fito de impedir o Secretário-geral recenseasse.

PM GUINEENSE DIZ QUE NÃO CONTROLA "GREVES POLÍTICAS" REFERINDO-SE À PARALISAÇÃO DOS PROFESSORES

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, disse hoje que não consegue controlar "greves políticas", referindo-se à paralisação de 21 dias decretada pelos sindicatos de professores que está a impedir milhares de crianças de irem à escola.
 
s greves políticas nós não podemos controlar. Existem greves por razões políticas, por aqueles que querem abater o Governo para fazerem participar o maior número de gentes para que se possa fazer o assalto aos cofres de Estado. Nós conhecemos essa lógica. São as próprias populações da Guiné-Bissau que se têm de erguer a determinado momento a dizerem basta", afirmou Aristides Gomes.
 
O primeiro-ministro guineense falava aos jornalistas durante uma conferência de imprensa, que decorreu no Ministério das Finanças em Bissau para fazer um balanço sobre o processo eleitoral e dos cinco meses do seu Governo.

PM GUINEENSE PEDE A PARTIDOS POLÍTICOS PARA CONFIAREM NO SISTEMA DE RECENSEAMENTO

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, pediu ontem, 09 de Outubro, aos partidos políticos guineenses para terem confiança no sistema de recenseamento e de eleições, salientando que é dos melhores da sub-região.

“Queremos lançar um apelo aos partidos políticos para terem confiança no nosso sistema de recenseamento e no nosso sistema de eleições. Nós temos um dos melhores sistemas eleitorais da nossa região. Em todos os atos conducentes às eleições, quer dizer do recenseamento até à votação, todos os partidos políticos legalmente constituídos no nosso país têm a possibilidade de ter uma participação estruturada”, afirmou Aristides Gomes.

Segundo Aristides Gomes, que falava aos jornalistas durante uma conferência no Ministério das Finanças, os partidos políticos podem participar na fiscalização do recenseamento, acompanhar o trabalho do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral e da Comissão Nacional de Eleições e podem recorrer aos tribunais.