sábado, 13 de outubro de 2018

CIENTISTAS DESENVOLVEM TERAPIA PRA RECUPERAR VISÃO DE CEGOS

Cientistas modificaram geneticamente um vírus inofensivo para que ele carregue uma cópia do gene que falta.

Cientistas da Universidade de Oxford e do Imperial College de Londres desenvolveram uma terapia genética para salvar a visão de pessoas que a foram perdendo aos poucos.

Jonathan já havia perdido a esperança de um dia voltar a ler. Nos últimos 25 anos, a visão dele foi diminuindo e, em breve, ficaria totalmente cego, por causa de uma doença genética, chamada coroideremia.

Depois do novo tratamento, Jonathan teve uma surpresa quando viu o celular da mulher. "Quando voltei para casa, percebi que eu conseguia enxergar os números e ler o que estava na tela", lembra.

A doença de Jonathan é caracterizada pela falta de um gene na retina, que produz uma proteína capaz de impedir a morte prematura das células, o que causa cegueira.

Os cientistas modificaram geneticamente um vírus inofensivo para que ele carregue uma cópia do gene que falta. Usam uma agulha muito fina para injetar o vírus atrás da retina, no fundo do olho. Os vírus entram nas células e inserem o gene.

Os cientistas acreditam que será possível usar a técnica em outras doenças genéticas que causam cegueira, como explicou, pela internet, um dos pesquisadores, o professor português Miguel Seabra.

“A ideia da terapia gênica é repor esse gene que falta, como se fosse uma peça nos motores, portanto, nas células, de maneira que as células possam voltar a funcionar corretamente”, apontou.

Apesar de o tratamento ter sido feito em apenas 6 pacientes, os resultados foram melhores do que o esperado pelos cientistas. Em todos, a queda da visão foi interrompida como previsto. E dois deles passaram a enxergar melhor do que antes. O tratamento deve estar disponível daqui a 5 anos.