segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Greve nas escolas públicas : SINDICATOS DE PROFESSORES EXIGEM IMPLEMENTAÇÃO DO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE

Os três sindicatos dos professores (SINAPROF, SINDEPROF e SIESE) iniciaram esta segunda-feira, 01 de Outubro 2018, a greve de 23 dias úteis nas escolas públicas para exigir, entre outros pontos, a implementação do estatuto de carreira docente.
Apesar do anúncio do governo sobre a abertura do novo ano escolar, as portas das escolas públicas continuam ainda fechadas e a maioria delas se encontram no processo de inscrição de alunos.
As três organizações sindicais da classe dos professores guineenses entregaram, no âmbito desta paralisação,  um caderno reivindicativo de 17 pontos ao executivo de Aristides Gomes.

Entre os pontos em reivindicação destacam-se a implementação prática do estatuto de carreira docente “com efeitos retroactivos da sua previsão orçamental”, conclusão de pagamento dos salários aos professores contratados e novos ingressos do ano letivo de 2017/2018, devolução de salários aos professores da Escola Superior da Educação e redução de números de alunos nas salas de aulas.
A greve iniciada esta segunda-feira deverá, segundo a posição dos três sindicatos (Sindicato Nacional dos Professores (SINAPROF), Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF) e o Sindicato dos Professores e Funcionários da Escola Superior de Educação (SIESE)), terminar a 31 do mês em curso, caso o executivo não cumprir com os 17 pontos exigidos pelas organizações sindicais dos professores.
De acordo com Domingos Carvalho presidente em exercício de SINAPROF, os sindicatos do setor do ensino “já enviaram ao atual ministro da educação nacional uma nota informativa detalhada das cláusulas não cumpridas por parte do governo” com intuito de se fazer cumprir. Tendo lembrado que o grupo dos sindicatos enviara ao governo um pré-aviso de greve desde 19 de setembro último, mas não teve nenhuma reação.
“Só esta manhã é que nos telefonaram, dizendo que o primeiro-ministro queria uma audiência connosco”, revelou, sustentando que a “greve é a última arma que têm para salvaguardar a dignidade e os interesses dos professores.
Os sindicatos de professores dizem que estão determinados em continuar  a sua luta sindical até que as suas reivindicações sejam atendidas, sem assinaturas de acordos já que muitos acordos assinados foram violados.
 

Por: Epifania Mendonça
Foto: Marcelo Na Ritche