terça-feira, 16 de outubro de 2018

PRS ACUSA GOVERNO DE DEFINIR CRONOGRAMA ELEITORAL SEM PARTICIPAÇÃO DE PARTIDOS POLÍTICOS

Quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga.

O PRS e partidos aliados recorrentemente cometem os mesmos erros, ou seja, sempre entregam o processo eleitoral ao PAIGCWOOD depois se queixam. Sempre foi assim, mas porquê?

O líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), Certório Biote, acusou esta segunda-feira, 15 de outubro 2018, o atual governo liderado por Aristides Gomes de definir cronograma eleitoral sem a participação dos partidos políticos legalmente constituídos e muito menos a sua aprovação pela Assembleia Nacional Popular.

O político falava aos jornalistas depois de encontro mantido com o Movimento da Sociedade Civil, realizado na sede principal dos renovadores, em Bissau. Na ocasião, Biote assegurou que o seu partido está cansado de fazer denúncias sobre manobras delatórias que o chefe do governo está a fazer no processo do recenseamento eleitoral para favorecer o Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), desrespeitando as leis eleitorais do país.

“Em 2014, tivemos kits mais que suficientes, mas o recenseamento eleitoral decorreu durante 60 dias e este ano temos menos e decidiu-se encurta para 30 dias, como também está-se a fazer o recenseamento de forma seletiva. Portanto queremos exortar ao chefe do executivo para recensear toda gente com idade de votar a fim de evitar futuras consequências para o país”, advertiu.

Por outro lado, revelou aos jornalistas que o representante da União Europeia no país terá convidado um alto dirigente de uma formação política no país para um jantar, pedindo-lhe para sair na “mandjuandade” [companhia] do Partido da Renovação Social, porque quem ganhará as próximas eleições legislativas é o PAIGC. Nesse sentido, Biote disse que o seu partido tem muito respeito para diferentes organizações internacionais entre quais a União Europeia que tem a missão de ajudar no desenvolvimento da Guiné-Bissau, a condição de não interferir na política interna.

“Estamos acompanhar de forma atenta o processo de recenseamento eleitoral em curso no país e as manobras vergonhosas de certas pessoas que pensam que só num abrir e fechar dos olhos podem ganhar eleição. Exigimos que o recenseamento seja fiel, credível e justo. Qualquer partido que vier a ganhar nas urnas, teremos amabilidade de felicitá-lo no momento certo”, salientou Biote que é também um dos Vice-Presidentes do PRS.





Por: Epifânia Mendonça